Usabilidade: O que é Usabilidade?

Conforme foi prometido no post acessibilidade e usabilidade estarei detalhando cada um deles. Começando por usabilidade.

O que é usabilidade?

Usabilidade é fazer um site fácil para o usuário, que ele entenda logo que entra, sabendo do que se trata o site, e que ele consiga navegar exatamente para onde ele precisa ou deseja ir. Há muitos modos de melhorar a usabilidade:

  • Usando uma linguagem simples e clara
  • Títulos limpos para os links
  • Fácil Navegação
  • Estrutura do site fácil de ser entendida
  • Conteúdo Objetivo
  • Páginas específicas para assuntos específicos (nada muito generalizado)
  • Estrutura de links bem definida e fácil
  • Contato em destaque
  • Sempre fazer uma página com informações sobre você.

Benefícios da Usabilidade

Um site com uma boa usabilidade é aquele em que o usuário consegue encontrar rapidamente a informação desejada. Se você vende algum produto ou serviço, mesmo que não atraia mais visitantes, se você melhorar a usabilidade, fatalmente irá aumentar o seu número de vendas, pois com um boa usabilidade, o usuário sentirá muito mais confiança no seu produto/serviço.

Além das vendas, se o seu site apresentar linguagem simples, títulos limpos de links e os outros fatores citados acima. Ele será muito mais fácil de ser encontrado pelo buscador e aumentará consequentemente o seu número de visitas.

Fonte: http://www.improvetheweb.com/using-usability-to-improve-site-profit

No próximo post, darei outras dicas de como melhorar a Usabilidade do seu site. Veja também, como funciona o posicionamento de sites nos search engines. Gostaria de convidar o amigo Rochester a dar sua opinião a respeito do assunto.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Usabilidade: O que é Usabilidade?”

  1. Rochester

    Opa, convite expresso, que honra!

    Sobre usabilidade, vale lembrar da sempre grande referencia do Nielsen (useit.org) que mostra resultados através de estudos usando eyetracking (que segue o olho do usuário durante sua visita no site, um campo muito interessante de se estudar).

    Mas a base é essa mesmo, fácil de usar, fácil de reconhecer, e facil de lembrar.

    Sobre a navegação em específico o livro do Steve Krug “Nao me faça pensar” fala muito bem do assunto, com foco nas breadcumbs tratadas no post anterior :D

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>