TrustRank e Links Relevantes – Como Melhorar o Trust de um Site?

Para melhorar os resultados de busca – tanto pela eliminação de páginas consideradas spam, quanto pela procura de páginas que mais se aproximam do que o usuário realmente procura – os algoritmos utilizados pelas Search Engines vem passando por várias alterações ao longo do tempo. Uma de suas alterações mais significativas foi agregar a qualidade dos links de entrada para determinar a qualidade de uma página, ao invés de considerar apenas os fatores onpage.

Ou seja, nem todos os links são considerados pelos algoritmos – links sem relevância agregam pouco ou nenhum valor ao site e, em alguns casos, podem levar até mesmo a punição do site.

Mas, o que seriam links relevantes?

O Que é Relevância?

Segundo o dicionário Houaiss, relevância é:

aquilo que se destaca em escala comparativa ou de valores

Portanto, os links relevantes são aqueles que agregam algum valor para o site – e não estamos falando unicamente de PageRank. Para entender melhor o que é um link relevante, vamos primeiro verificar alguns dos fatores utilizados pelas Search Engines para avaliar um link:

Interno ou Externo?

Embora a estrutura de links internos de um site seja extremamente importante, os links externos são aqueles que passam um valor maior para o site. Um link externo tem maior valor porque ele é equivalente a uma opinião positiva sobre o site, endossando seu conteúdo.

Autoridade do Domínio

A autoridade do domínio geralmente é uma combinação de valores como: popularidade, importância e confiabilidade do site do qual o link veio. Ela não é calculada somente a partir de links que o site recebe, mas também pela idade do domínio.

TrustRank

De maneira simplificada, o TrustRank é uma métrica que avalia o grau de confiança de um domínio com base na confiança dos links que ele recebe. Quanto mais próximo de sites tidos como confiáveis, maior a confiança do site que recebeu os links.

O termo “Trust Rank” se refere ao nível de confiança de um site. Em uma pesquisa realizada por engenheiros do Yahoo!, denominada “Combating Web Spam With TrustRank“, pesquisadores partem da premissa de que páginas de confiança se linkam diretamente, ou seja, quanto mais níveis de links existem entre o site dito confiável e um determinado site, menor será a confiança desse site. Conforme exemplificado na figura abaixo, onde os círculos representam os sites, as setas os links entre eles:

trust

Segundo o algoritmo proposto por essa pesquisa, o primeiro passo é setar, manualmente, o que seriam os sites “100% confiáveis”, a partir dos quais será calculado o grau de confiança dos outros sites. Na figura acima esses sites estão representados pelos círculos dentro da área demarcada em vermelho. Conforme é possível perceber, quanto mais longe um determinado site está de um site confiável, mais clara é sua cor – ou seja, menor é o seu Trust.

Embora o estudo citado tenha sido realizado por engenheiros do Yahoo!, o Google e outras Search Engines possuem sua própria versão de TrustRank para qualificar um site como confiável ou não.

Esses três itens não são os únicos avaliados pelas Search Engines no momento de atribuir um “valor” para um link. Entretanto, esses fatores em conjunto é que vão nos dar uma idéia melhor sobre o que seria o Trust de um site e como ele é calculado.

Porque o TrustRank é Importante?

No início desse ano, Rand Fishkin (SEOmoz) elaborou um gráfico sobre como ele viu a variação de peso dos fatores de rankeamento ao longo dos últimos anos:

estudo SEOmoz - relevância fatores rankeamento

Como é possível reparar no gráfico acima, a confiança e autoridade do domínio foram os fatores que tem apresentado maior relevância para a classificação das páginas na visão do Rand Fishkin.

Como Melhorar o Trust do Meu Site?

Existem algumas maneiras de melhorar o Trust do site. Sendo elas:

Certificados SSL

O SSL é uma tecnologia que codifica os dados que trafegam entre o computador do usuário e o seu site, com a finalidade de proteger esses dados. Seu uso é essencial quando há a necessidade de obter informações sigilosas do usuário. Portanto, em sites de e-commerce e afins seu uso é indispensável.

Serviço e Selo de Hacker Safe

O serviço de Hacker Safe tem a finalidade de prevenir o administrador do site quando existem falhas de segurança, que possibilitariam a um hacker entrar no servidor e visualizar e/ou alterar informaçoes internas. Quando um site contrata esse tipo de serviço e não tem falhas de segurança, possui um logo semelhante ao demonstrado abaixo:

hacker safe ico

Idade do Domínio

A criação de domínios hoje é muito maior do que há alguns anos atrás e, infelizmente, grande parte desses novos domínios são de má qualidade. A maneira que as Search Engines encontraram para filtrar parte desses domínios foi dar uma certa preferência para os domínios mais antigos.

Endereço e Informações para Contato Acessíveis

Ao exibir as informações de contato e endereço você torna possível que seu usuário te encontre. Essa é uma maneira de estabelecer um laço de confiança entre você e seu cliente. Entretanto, o endereço só se faz necessário quando seu estebelecimento comercial tem um endereço físico próprio.

Links de Qualidade

Embora citado por último, esse item não é menos importante. O ideal é que as estratégias de link building tenham como objetivo mais que apenas obter links, mas sim obter links de qualidade, que serão os links de sites relacionados mas que tem autoridade no assunto abordado e algum Trust.

Embora o TrustRank não seja o fator de rankeamento mais discutido, ele é, também, muito relevante, pois as Search Engines têm dado mais importância para fatores relacionados ao Trust do site.

Por isso, melhorar o Trust de um site deve ser sempre uma preocupação e um processo contínuo, conseguindo links relevantes, fornecendo conteúdo de qualidade e, dessa maneira, melhorando o posicionamento do site, a fim de se tornar uma autoridade em um determinado assunto.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

15 Comentários para “TrustRank e Links Relevantes – Como Melhorar o Trust de um Site?”

  1. gabriel

    Estou formatando nesse exato momento uma proposta, e uma das dicas veio na hora certa. Valeu, ótimo artigo!

    Responder
  2. Rodrigo Guedes Barboza

    É importante saber disso. Muita gente sai em busca de qualquer tipo de link para melhorar seu posicionamente e nem se preocupa com o conteúdo. Conheço um site sobre materiais plásticos, sem qualquer tipo de conteúdo adulto, que fez uma troca de links com um site pornográfico!

    Responder
      • Mário Luan

        Renato,

        No meu ponto de vista, se a Search Engine fizer uma avaliação de um link nofollow e perceber que o link é totalmente relevante, pode ser que passe.

        Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Renato

      O TrustRank pode ter alguma relação com o uso ou não de nofollow – afinal, o uso original de nofollow era dizer para as SearchEngines que links seguir ou não.

      Entretanto, a finalidade do InfluenceRank é identificar as influências, ou seja, quem é mais referenciado para um determinado assunto (ou seja, quem é autoridade naquele assunto).

      Qualquer dúvida, entre em contato.

      Abraços.

      Responder
  3. junior

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se há alguma forma (ferramenta) para medir o Trust Rank.

    Ele é mnsurado de 0 a 10 como o Page Rank?

    Alguém pode me ajudar?

    Junior

    Responder
  4. Rafael Amaral

    Muito bom o artigo Fabiane!
    Tenho lido outros também e percebido que, para ter um bom posicionamento do site nas pesquisas não basta apenas aplicar uma técnica em si, mas sim um conjunto delas.

    Abç!!!

    Responder
  5. Renato

    Ótimo Post!

    A Tendência é que cada vez mais o trust rank seja importante em detrimento do pagerank.

    Abraços!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>