Troca de Domínio – Como Fazer?

monstermove1

A troca de domínio é um processo delicado, especialmente quando se deseja migrar todo o conteúdo que está em um domínio para o novo. Mas existem algumas boas práticas para iniciantes, e para desenvolvedores mais experientes também, que evitam dores de cabeça e, principalmente, preservam todo o trabalho de SEO desenvolvido.

As dicas para uma mudança de domínio saudável, eu achei em um post do próprio blog para Webmasters do Google (em inglês). Vamos às dicas.

7 Dicas para Trocar de Domínio

1. Testar

O primeiro passo é testar o redirecionamento que é necessário fazer. Aqui na Agência Mestre, o Fábio Ricotta publicou um artigo com exemplos de código de redirecionamento 301 em diversas linguagens de programação. Um deles deve te ajudar.

Para testar, a sugestão é redirecionar apenas uma parte do conteúdo, em um primeiro momento, como um subdomínio ou pasta. Aguarde até que se tenha a confirmação de que o Google está indexando este conteúdo redirecionado como parte do novo domínio para continuar o processo.

2. Redirecionar o Conteúdo e Ligar os Pontos

Com a certeza de que o conteúdo redirecionado para o novo site está indexando corretamente (ou seja, como conteúdo do novo site), é hora de redirecionar todo o conteúdo. A principal dica aqui é redirecionar cada página do domínio antigo para a respectiva página no novo domínio. Isso pode exigir muito mais trabalho e dedicação, mas é o mais apropriado a se fazer.

E por que não redirecionar tudo para a nova página inicial? Um motivo é que o visitante do site vai ter uma experiência ruim se ele tentar acessar uma página de conteúdo específico e ir parar na página inicial, de conteúdo geral do site. Isso pode acontecer por um link de favoritos ou link de outro site.

Outro motivo, importante para o SEO do site, é que ao fazer o redirecionamento 301 de uma página para a respectiva nova página, preserva-se o trabalho de SEO na página antiga (links e PageRank) na página nova. Assim, ao invés de ter uma nova página “crua” em fatores de rankeamento, ela já surgirá competitiva, herdando a força da página anterior.

No caso de nem todas as páginas serem mantidas no novo domínio, o mais adequado é o redirecionamento para uma página de conteúdo relacionado.

3. Mudança de Marca e/ou Layout

Um ponto importante de se ressaltar é o motivo da mudança. Em caso de mudança de layout ou criação de uma nova marca, cada coisa deve acontecer separadamente, ou seja, primeiro muda-se o conteúdo e depois o layout. No caso de criação de uma nova marca, é bom deixar explícita a mudança nos primeiros meses para evitar que o visitante se perca entre uma marca e outra e para não ter uma alta taxa de rejeição (Bounce Rate).

4. Verificação de Links

Através do Google Webmasters Tools é possível ter uma relação de sites que possuem links para suas páginas. Embora trabalhoso, pedir para os editores desses sites atualizarem os links é uma boa idéia para reforçar o novo domínio, mas não é uma obrigação, já que o redirecionamento 301 cumprirá este papel.

A parte mais difícil, provavelmente, será certificar que os links internos estão todos corretos. O recomendado é ter links com caminhos absolutos (href=”http://www.agenciamestre.com/ferramentas-de-seo” em vez de href=”/ferramentas-de-seo”), o que implica em atualizar cada link interno para a nova URL. Um pouco de expressão regular, scripts podem ajudar, bem como algum software que tenha isso implementado.

Alternativamente, o Google Webmasters Tools também oferece essa informação de links quebrados, mas demora mais a aparecer e, além do mais, o objetivo é que, nem o Google, nem um visitante, se depare com links quebrados.

5. E o Domínio Antigo?

O recomendado realmente é não se desfazer do domínio antigo. Se você conseguir que todos links externos sejam atualizados para o novo domínio, manter o controle sobre o domínio antigo por cerca de 6 meses é suficiente. Mas domínios são baratos, fique com o seu domínio antigo para garantir o redirecionamento.

6. Avise o Google!

Pois bem, com o domínio redirecionado, é fundamental avisar o Google sobre o seu novo domínio. Para isso, valide o novo site no Webmasters Tools, faça um sitemap.xml e o cadastre na ferramenta do Google. Isso vai ajudar na indexação do novo site.

7. Double-check

Essa é uma das minhas principais regras para tudo: Verifique e verifique denovo. Com tudo feito, continue sempre acompanhando o Webmasters Tools para não perder nenhum erro detectado. E para conferir que o redirecionamento 301 das páginas está correto, ou seja, retorna o código 301 para o redirecionamento permanente e o código 200 (OK) para página de destino encontrada, consulte a nossa ferramenta HTTP Header Checker, a mais recente das nossas ferramentas de SEO . Lembre-se: páginas não encontradas retornam o código 404.

Em caso de maiores dúvidas, procure por pessoas que já passaram pela experiência de fazer a mudança de um domínio. Como eu disse antes, é um processo delicado, mas tomando-se esses cuidados, tudo corre bem.

Por último, o link para o post original: best practices when moving your site. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

65 Comentários para “Troca de Domínio – Como Fazer?”

  1. junior

    Pois é, bom texto.
    Pergunto como fazer se a troca de dominio será de um blog no wordpress.com para outro dominio.
    Abraços

    Responder
    • Frank Marcel

      E aí Junior!

      Isso é um problema mesmo. Será necessário verificar se o wordpress oferece alguma opção para isso ou se é possível adicionar um plugin que faça isso pra você.
      Utilizar blog no wordpress.com restringe bastante a liberdade de ação. É necessário pesquisar mesmo.

      Valeu pelo comment! Abraços!

      Responder
  2. Vilson Carlos

    Tenho uma dúvida Frank, como faço para cadastrar um site no google corretamente, pois cadastrei um site 8 dias atrás e ainda não está no Google, existe alguma outra forma ? o site é esse http://www.fazendamille.com.br

    Grato

    Responder
    • Frank Marcel

      Vilson, é o caso de ter paciência. Vamos considerar que o Google tem bastante conteúdo para indexar na Internet, e o seu está entre milhões de páginas e requisições. Vai chegar a sua vez.

      Cadastrar o site no Google, é cadastrar e validar o site no Webmaster Tools oferecido pelo Google, seguido de envio de um sitemap.xml (ou outra versão, mas preferencialmente xml) com a sua lista de URLs. A partir daí, você deve acompanhar o status do sitemap, de suas páginas indexadas e toda outra informação reportada no Webmasters Tools.

      Tipicamente, é pura questão de tempo até o Google indexar o seu site.

      Abraços!

      Responder
  3. Flávio Raimundo

    ….Com a certeza de que o conteúdo do novo site está indexando corretamente, é hora de redirecionar todo o conteúdo…..

    tem certeza dessa frase cara?

    Responder
  4. Frank Marcel

    Então Flávio, pode não ter ficado claro, ou com a linha de raciocínio cortada, mas este é o passo seguinte ao teste, que é justamente selecionar uma porção de conteúdo e redirecionar.

    Se esta porção estiver redirecionada corretamente e indexada corretamente, então é possível partir para o redirecionamento de todo o site, confere?

    Primeiro, pegue uma pasta de conteúdo e redirecione, ou seja, remova do site velho, coloque no novo e redirecione do velho para o novo. Uma vez que o Google indexe as páginas do novo site, aí você termina de redirecionar o resto do conteúdo.

    Exatamente o que você está pensando, exatamente o que eu disse! =)

    Responder
  5. Flávio Raimundo

    Pois é irmão, como nossa língua é terrível, o Google é mais terrível ainda e tem muita gente fazendo bobagem e o algoritmo é cego, surdo, mudo, não tem perna nem braço mas faz calculo e comparação como doido, eu escreveria esse fragmento assim:

    ….Com a certeza de que o conteúdo que foi redirecionado do antigo site está indexado corretamente no novo, é hora de redirecionar todo o conteúdo restante….

    Responder
  6. Olavo Mello

    Frank,

    em primeiro lugar parabéns pelo artigo.
    Minha dúvida é a seguinte, qual a melhor solução para sites com dois domínios, um principal e o outro redirecionamento ( apenas visando seo ).

    Ex.: estacionamentodozé.com.br ( principal ) carrosnovoseusados.com.br ( redir )

    Agradeço desde já .

    Responder
    • Frank Marcel

      Depende do que se deseja alcançar. Qual a estratégia para os dois sites? Por que está redirecionado? Por que um é um estacionamento e o outro é de carros novos e usados? Como eles se relacionam? Existem diversas melhores soluções, depende do problema!

      Responder
  7. Vilson Carlos

    Frank acho que só faltava o cadastro no google webmasters, valew cara, e com a ajuda de vocês estou com um site em primeiro lugar nas buscas para um certo termo, obrigado.

    Responder
  8. Frank Marcel

    @Flávio: entendi. É que o novo site não tem conteúdo, né? O único conteúdo que ele tem é o que foi redirecionado. Mas eu entendi a sua preocupação.

    @Olavo: A melhor solução é não usar um domínio de redirecionamento visando apenas SEO. Se o Google interpretar este “apenas visando SEO”, os sites são banidos. Afinal, para quê redirecionar de um domínio “bom” para um “ruim”? Use o domínio mais adequado como principal.

    Valeu pelos comments!

    Responder
  9. Olavo Mello

    Frank,

    quer dizer que não deve ser utilizado mesmo que este novo domínio aponte para uma área do site com conteúdo pertinente ?

    Obrigado pela atenção mais uma vez.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olavo, essa semana mesmo o Matt Cutts (engenheiro-chefe do time de webspam do Google) publicou um vídeo respondendo justamente essa questão. Ele disse que não tem problema você redirecionar domínios para “consolidação” do domínio, ou seja, redirecionar estacionamentoze para estacionamentoDOze, ou estassionamentodoze para estacionamentodoze e todas as formas de escrita errada de domínio.

      Porém, se você abusar disso, ou usar para puramente para SEO e fizer redirecionamento de termos não relacionados, isso pode ser considerado spam. Embora o seu exemplo sugira um grau de relacionamento (carrosnovoseusados x estacionamentodoze), eu evitaria. No fim prático, estacionamento e carros novos e usados são coisas diferentes e você está fazendo isso somente por SEO. Eu não recomendo.

      Responder
  10. Olavo Mello

    Frank,

    obrigado pelos esclarecimentos. Mudaram muito minha visão sobre o assunto e com certeza pensarei duas vezes antes de utilizar novos domínios.

    Grande abraço.

    Responder
  11. Bruno Chagas

    Quero fazer um Redirect 301 de um domínio velho para um novo, porém as páginas do novo domínio já estão indexadas. Há algum problema nisso?

    Responder
  12. Mauricio

    Frank, tenho uma duvida.

    é possivel redirecionar um dominio já redirecionado? Explico:

    Um blog hospedado no google (blogger) que já utiliza o recurso para redirecionar para um outro dominio (próprio via CNAME) é possivel redirecionar para um outro (novo) dominio? Ex. meublog.blogspot.com já está direcionado para blog.meublog.com porém, com a mudança de tema surgiu a necessidade de redirecionar o blog para http://www.meuNOVOblog.com. Qual a melhor forma de fazer sem perder toda a divulgação que ja foi feita em cima do blog.meublog,com (antigo)?

    Responder
  13. Frank Marcel

    @Olavo: pois é, se você vai criar um novo domínio, uma nova marca, aí tudo bem. Mas se você for trocar um domínio de lugar, é bom ter bastante cuidado e atençao.

    @Bruno: se você quer o conteúdo do domínio velho, no domínio novo, entao o correto é fazer o redirect 301. Se o conteúdo do domínio novo que está indexado é idêntico ao conteúdo do domínio velho, entao é obrigatório que você faça o redirect 301, para ficar bem com o Google.

    @Maurício: é possível sim. O Google só nao segue “infinitos” redirecionamentos, mas até 3 ele deve seguir sem problemas. Se você puder utilizar algum método de automatizaçao de redirecioamento (como o .htaccess em servidores apache), é melhor. Se nao puder, faça um link em cada página indicando o conteúdo novo. Eu fiz isso em meu blog pessoal e nao tive problemas.

    Valeu pelos comments pessoal!

    Responder
  14. Marco Túlio

    O que percebi foi que após ser indexado no novo domínio acontece uma leve queda de posições no google, termos que eu era 3º fui para 7º por ex. Como se fosse uma pequena punição.

    Responder
  15. Frank Marcel

    Olá Marco!

    O redirecionamento 301 não garante que toda força seja passada adiante para a nova página. Somente parte dela. Pode ser que por isso o site tenha perdido algumas posições.

    Nos redirecionamentos que nós trabalhamos aqui, não houve nenhum problema.

    Com certeza, em breve o ranking volta ao normal. Um abraço!

    Responder
  16. lucasaugustomcc

    Olá,

    Estou pensando em adquirir um site que está meio abandonado, mas que tem uma ótima posição em palavras-chaves e um bom conteúdo, porém o proprietário não quer vender o domínio por um preço razoável. Ele também não tem um SEO bem elaborado, mesmo estando em boas posições no Google.

    Pretendia alugar o domínio por um período para tranferir todo o tráfego e o conteúdo para outro domínio relacionado ao tema. Além de utilizar melhores práticas de SEO.

    É viável? Ou assim que eu devolver o domínio não vai ter valido a pena e vou começar praticamente do zero o PageRank?

    Responder
    • Frank Marcel

      Lucas, o ideal é aproveitar o próprio domínio. A sua alternativa, redirecionar o tráfego e links, é a segunda melhor.

      A terceira, emprestar o domínio e depois devolver, tem seus bons efeitos também, mas não se compara aos outros dois casos.

      Responder
  17. Kauê Fernandes

    Caro Frank,

    Primeiramente obrigado pelas dicas.
    No meu caso estou prestes a mudar o meu site de notícias para um novo domínio, utilizo o joomla como gerenciador e atualmente temos 6.170 urls de acordo com nosso sitemap. O problema é, redirecionar com 301 página por página se torna inviavel, e humanamente impossivel para um “equipe 2 pessoas”. Gostaria de saber se é possivel um redirecionamento 301 que redirecione todas essas urls para as suas respectivas urls no novo domínio sem ter que fazer uma por uma.

    Abraços!

    Responder
      • Kauê Fernandes

        Frank,

        Obrigado pela resposta, me ajudou muito, porém gostaria de uma dica, meu site de noticias atual tem um número consideravel de visitas diárias, e muito boa colocação no google em determinadas pesquisas da nossa região. Com a mudança para um novo domínio (novo mesmo, registrado 21/2/2010) usando esse metodo 301 via htaccess você acha que meu site tem muito á perder em visibidade nos motores de busca?

        Obrigado desde já

        Abraços

        Responder
  18. Fabricio Sahdo

    Frank, li todos os post’s mas não encontrei nenhum em minha situação.
    No caso estou refazendo todo o site de um cliente antigo so que na programação antiga as paginas estão tudo por ID http://…com.br/index.php?ir=verEmpresa.php&Empresa_Id=12662

    Cada empresa tem um id diferente.. e nas url’s novas estou fazendo da maneira certa http://…com.br/empresas/mestre-seo

    como fazer este redirecionamento? identificar cada ID e redirecionar para as páginas novas.. algo em especial?

    Valeu pela força!

    Responder
  19. Frank Marcel

    Isso. Ou o inverso disso.

    Ao receber /empresa/mestre-seo carregar o conteúdo de index.php?ir=verempresa.php&empresa_id=12662

    Você precisa relacionar cada empresa/url amigável com a respectiva ID e fazer essa conversa transparecer da maneira correta no site. Não tem mágica, nem milagre. Tem que suar a camisa! =)

    Responder
  20. Edilson

    Olá Frank
    Tenho uma duvida
    A algum tempo atrás coloquei meu site em uma hospedagem com um domínio. Depois resolvi mudar de domínio ou seja coloquei mais um domínio apontado para este site. Mas so divulgo o segundo domínio que já tem uns 3 anos.
    Quando acesso meu site posso acessar pelos dois domínios.
    Como a hospedagem foi feita com o domínio antigo e teria que contratar uma nova hospedagem e migra meu site para so utilizar o segundo domínio, deixei como esta, devido ao trabalho que daria.
    O domínio principal para hospedagem continua sendo o antigo.
    Isto atrapalha numa boa indexação das paginas do meu site?
    Atrapalha no Page Hank

    Te alguma forma de resolver?

    Responder
    • Frank Marcel

      Não entendi muito bem a salada que você aprontou aí, mas, a princípio, o melhor é você escolher um único domínio, concentrar todo conteúdo e esforços nele e, caso existiram domínios anteriores, redirecionar com código de retorno 301 para o domínio atual.

      Responder
  21. Valderes

    Olá, Frank.

    Inicialmente, parabéns pelo artigo.

    Recentemente (antes de encontrar este artigo) tive de fazer uma mudança: tinhamos: http://www.site.com.br/antigo, http://www.site.com.br/antigo2, com urls amigáveis, etc. E mudamos para http://www.antigo.com.br, http://www.antigo2.com.br. Não tive problemas com conteúdo, redirecionamento, nada disso. Saiu tudo perfeito. Porém, em função do volume de conteúdo, para não redirecionar página por página, eu fiz o redirecionamento 301 via .htaccess. Agora ao analizar http://www.antigo.com.br, vi que ele está com PR 0. Pergunto para preservar a maior “força” possível de cada página. qual seria a melhor solução? deixar como está, com .htaccess, ou aplicar um redirect 301 em cada página?
    Suponho que seja natural que o PR fique em zero, pelo menos até a próxima divulgação. Ou devido ao redirecionamento 301, o novo domínio deve ter herdado PR, embora não seja visível?

    Sem mais, agradeço à sua atenção.

    Responder
    • Frank Marcel

      Valderes, a atualização de PageRank não é instantânea, então, uma vez feito o redirecionamento 301 corretamente, o destino do redirecionamento recebe a maior parte da força do redirecionado. É questão de tempo o PageRank mudar.

      A princípio, a melhor solução é redirecionar “ponto-a-ponto”: cada URL antiga para sua respectiva URL nova.

      Responder
  22. Lauro Daniel

    Olá,

    Tenho um site com vários subdomínios importantes dentro dele, já possui mais de um ano e muito conteúdo, gostaria de saber se não tem como fazer algum redirecionamento automático de todas as páginas, dois dos sites são em wordpress.

    Abraços e parabéns pelo artigo.

    Responder
  23. Sérgio

    Frank, meu blog funcionava em blogpenadigital.blogspot.com, mas adquiri um domínio “.com”. Através CNAME e do painel do Blogger, fiz o redirecionamento automático para o novo domínio. Nesse caso, eu também preciso efetuar o “redirecionamento 301”?

    Como tenho pouco conhecimento de tudo isso, gostaria de saber outra coisa. No código do modelo do blog, mudei o código de verificação do “Google Ferramentas para Webmasters”, para envio de sitemap, pois entendi que, havendo mudança de domínio, eu necessitaria colocar o código desse novo domínio e enviar novos sitemaps. Fiz certo ou eu poderia ter deixado o código anterior?

    Obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Não e não seria possível fazer o 301 a partir do blog no blogspot.

      No caso da verificação, sim, cada domínio tem sua verificação única.

      Responder
  24. Richard

    Olá, amigos. Sem querer abusar da boa vontade, mas gostaria de saber se poderia me esclarecer. Eu tenho um blog PageRank 3, que eu mesmo desenvolvi em ASP. Faz quase cinco anos que uso essa plataforma própria e agora queria transferir para o Blogger, fazendo um cName do domínio no Registro.br. Será que vou perder meu PageRank com essa alteração?
    O conteúdo que eu queria aproveitar já redirecionei para novoblog.blogspot.com por meio do redirect 301. Agora só falta fazer o cName no registro. Será que vou me dá mal?
    Grato

    Responder
    • Frank Marcel

      Você não vai se dar mal, mas saiba que toda URL nova começa com PageRank N/A (ou cinza, ou zero). Não meça o desempenho do seu site baseado no valor de PageRank, meça pelas visitas e outras métricas mais interessantes e úteis.

      Existem diversos relatos de sites que perderam PageRank, mas passaram a receber mais visitas.

      Responder
  25. Lauro Daniel

    Olá,

    O Conteúdo do antigo domínio deve ser deletado ou deixar todo o conteúdo antigo no ar e apenas fazer o redirecionamento 301?

    Responder
    • Frank Marcel

      Essa é uma questão sutil. De modo geral, você não precisa manter o conteúdo no domínio antigo, o que você precisa manter ativo é a resposta de redirecionamento 301 de todas URLs para sua respectiva URL no novo domínio.

      Responder
  26. Raphael

    Frank, eu usava um domínio gratuito e ele foi excluído. Como faço para criar um novo domínio e usar o conteúdo do meu blog, que ainda continua armazenado no servidor ?

    Responder
    • Frank Marcel

      Várias opções para você… comprar um domínio e contratar uma hospedagem; contratar uma hospedagem que já contemple um domínio; iniciar um blog no blogspot; iniciar um blog no wordpress.com; iniciar um blog wordpress em um domínio próprio; …

      Basta escolher uma e seguir em frente.

      Responder
  27. Jefferson Albuquerque

    Bom dia Frank, tudo bem? Eu tenho mais de 47 domínios redirecionados que o meu próprio provedor oferece esse serviço. Não indexei nenhum deles, apenas o principal. Como posso fazer para eles me ajudarem a melhorar a minha posição e se esse tipo de atitude (comprar vários domínios) é recomendável? Ótimo artigo e obrigado desde já.

    Responder
  28. Frank Marcel

    A princípio, o melhor é não utilizar os vários domínios no intuito de fazer um (ou um grupo) deles ganhar rankings.

    Ao utilizar vários domínios, o melhor é fazer cada um deles como uma entidade independente.

    Responder
  29. Ana

    Olá Frank,

    Estou com dificuldades para implementar o redirecionamento 301 no meu site. Tenho mais de 600 páginas construídas num construtor em php e estou aos pouquinhos passando elas para o HTML.

    Já criei a HOME e mais outras 100 páginas. Minha dúvida é: esses redirecionamentos devem ser feitos página à página? Que códigos eu devo usar? E como ficaria na minha HOME?

    Ficaria grata se pudesse me dar uma ajuda.

    Obrigada,

    Ana

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Ana,

      você pode acessar nosso artigo sobre códigos de redirecionamento e checar qual se adequa ao seu caso. Basicamente, depende da linguagem que o site foi desenvolvido.

      O redirecionamento não precisa ser feito página a página. Como você vai ver no artigo que eu citei antes, o .htaccess pode acelerar esse processo. Porém, é necessário, sim, que cada página seja redirecionada com código 301 de sua URL antiga para sua respectiva URL nova.

      Responder
      • Ana

        Olá, Frank,

        Consegui fazer os redirecionamentos conforme as instruções, porém, notei uma queda nos meus acessos após implementar os códigos.

        O que poderia estar causando isso?

        Grata,

        Ana

        Responder
        • Frank Marcel

          Oi Ana,

          na verdade, bastante coisa pode levar a queda nos acessos. Coisa complicada como uma punição no Google, ou coisa que a gente olha para trás e dá risada, como esquecer de colocar o código de rastreamento (código do Google Analytics, por exemplo) nas páginas do site; ou uma mudança sazonal (entrada de férias, saída de férias, feriado, inverno, calor, preço do dolar, greve, …).

          Para ter uma visão melhor, é importante ter um relatório periódico de acompanhamento do site, sempre fazendo comparativos com outras épocas do ano, anos anteriores e, se possível, com concorrentes. Aí você passa a entender melhor quedas e aumentos de acesso no site.

          Dentro do seu cenário, seria importante certificar que os redirecionamentos estão corretos e que o site está funcionando corretamente.

          Responder
  30. Larissa

    Olá Frank!
    Tenho uma dúvida.
    Criei um domínio .tk para meu blogspot e fiz todo o processo para o redirecionamento.
    Acontece que o domínio, não sei bem porque, foi cancelado.
    Agora estou tentando fazer o endereço voltar a ser do blogspot e não consigo.
    O que devo fazer? Como configuro para que o endereço volte a ser blogspot.com.br?
    Agradeço desde já,
    Larissa.

    Responder
  31. Lucas Cruz

    Olá, eu fiz a migração de um site meu e redirecionei TUDO através do .htaccess, usando o redirecionamento 301, porém meu site perdeu cerca de 5 mil visitantes únicos por dia após a mudança. Hoje fazem 5 dias que eu joguei o arquivo .htaccess e avisei ao Google sobre a mudança do domínio. Estou ficando bastante preocupado com essa situação. O site geralmente tem 26 mil visitas por dia e até agora e ele não passou de 21 mil, é uma queda bem considerável. Isso é normal? Como procedo? Muito obrigado!!

    Responder
  32. Bruno Castrioto

    Boa tarde Frank.
    É o seguinte:

    Tenho um fórum em php na plataforma phpbb3.
    o domínio do fórum é equipesul4x4.com.br e preciso mudar para jipebrasil.com.br
    O domínio antigo eu vou deixar do jeito que está, mas vou focar tudo no domínio novo.
    Além de eu apontar o domínio novo pro dns da hospedagem e avisar eles, o que eu preiso fazer mais?
    Eu preciso fazer esse redirecionamento 301? Qual o motivo exatamente?
    Obrigado cara.

    Responder
    • Frank Marcel

      Bruno, eu não entendi como o seu cenário se encaixa no conteúdo deste artigo.

      Se eu não entendi errado, você vai criar um site novo, o jipebrasil.com.br, e vai manter o domínio antigo do jeito que está, com o fórum e etc. É isso?

      Responder
  33. Patrick

    Olá Frank.

    Cara, eu tenho uma dúvida e agradeço se puder me ajudar, pois não sei muito sobre seo e coisas do tipo…

    Eu tenho um blog (wordpress.org) com um domínio já registrado, porém tenho a intenção de trocar o domínio atual para um novo domínio.

    Minha dúvida são:

    1 – As estatísticas de compartilhamento (dos plugins), curtir, +1 do Google Plus, todas essas estatísticas serão perdidas ao trocar de domínio? Tem alguma forma de mantê-las?

    2 – Em questão de rankeamento no Google, os artigos que eu tiver nas primeiras páginas vão perder indexação ou seguindo as dicas que você nos deu eu poderei mantê-los nas mesmas posições?

    3 – Meu ranking no Alexa.com, esse provavelmente eu vou perder, né?

    Abraço!

    Responder
    • Frank Marcel

      Patrick, nesse tutorial eu tentei passar uma forma segura de fazer a troca de domínios, mas realmente não temos garantia de que qualquer tipo de processo seja 100% seguro.
      Mas este é sim o meio mais confiável e o esperado é que não aconteçam catástrofes, mas seria natural alguma perda no momento inicial da mudança (alguns poucos rankings), mas nada que não possa ser recuperado se mantida a qualidade na produção e desenvolvimento do site.

      Isso em termos de SEO, nas redes sociais, pelo que já vi até hoje, as métricas são associadas às URLs e não é possível transferir de um lado para o outro.

      Já o Alexa, imagino que será perdido mesmo.
      Mas considerando que ele faz suas contas basicamente olhando volume de acesso de pessoas que usam os plugins de browser que eles tem, em questão de um mês o ranking deve voltar (ou no referido intervalo de tempo que o Alexa usa para calcular rankings).

      Responder
  34. Felipe

    Prezados somos uma agencia web e surgiu uma dúvida que só os mestres podem responder.

    Temos o site da agencia e terminamos o blog essa semana, são sites distintos, com ID visual diferenciada, etc

    a pergunta é, onde devo inserir esse Blog?

    a) Dentro do diretorio do site principal meusite.com.br/blog
    b) Abrir um novo dominio só prá ele? meusite.blog.br

    (o que é melhor?)

    Responder
  35. Luis Eduardo Pirollo

    Olá Frank, tudo bem!!!
    Fiquei com uma pequena dúvida, criei o novo domínio, já redirecionei, está tudo funcionando perfeitamente… Já fiz o teste pelo programa indicado com os dois domínios, está tudo correto…
    Permaneço com os dois domínios no GFW.
    Minha dúvida, devo deletar o domínio antigo do Google Ferramenta Webmasters?
    Parabéns pela excelente postagem, me ajudou muito!!!
    Abraços e muita paz!!!

    Responder
  36. Igor Tadeu

    Oi, muito bom o conteúdo. Gostaria de saber se esses passos servem para migrar um domínio “.ueuo.com” para “.br” e também se todas a visualizações que tenho no Google Analytics vão permanecer. Valeu.

    Responder
  37. Elaine

    Fiz o redirecionamento 301 de vários domínios para um só.
    Mas que utilizar os domínios que foram redirecionados para colocar novos conteúdos.
    Após quanto tempo posso fazer isso.

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Elaine,

      Uma vez realizado os redirecionamentos, você não pode utilizar aquela página para atualizar conteúdo. Caso faça isto, você precisará remover o redirecionamento, o que não é muito recomendável.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>