Textos com Fundo: Black Hat ou Nao?

Olá amigos do Agência Mestre

Serei bem simples nesse post e conto com a opinião de todos para enriquecer este artigo.

Técnica de SEO: Esta semana, estávamos discutindo uma estratégia de cabeçalho para o nosso site. Então sugeri que colocássemos um texto e um background somente com as cores setado por CSS. Isso para que tivesse a ocorrência das keywords aparecendo bem antes no código, dando maior relevância.

Há quem diga que isso é um risco, passivo de provável punição do Google, e que é melhor por uma imagem mesmo, para evitar qualquer tipo de problema. Isso porque a combinação acima citada pode não expressar o que realmente é, e poderíamos ser interpretados erroneamente. Principalmente porque muitos usam essa técnica para esconder textos.

Imagem
Tutorial de SEO

Texto com imagem de fundo

Tutorial de SEO

Também há quem diga que os benefícios não serão muitos, e é mais vantajoso deixar uma imagem, pela quantidade de coisas que você pode fazer nela e não poderia fazer em um simples texto.

O que vocês acham das sugestões acima? Concordam? Discordam? Sem cordam? Usariam ou não? Até que ponto isso pode ser um Black Hat?

Convido meus amigos Rafael, Fabio Ricotta, Frank, Fabiano, Rochester, Maurivan e Leo Baiano para esta discussão.

Está aberto a outras coisas desse gênero. Sugestões a vontade. Se conhecem mais alguma técnica perigosa e arriscada, queremos conhecer e debater.

It’s up to you!
Abraços

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

13 Comentários para “Textos com Fundo: Black Hat ou Nao?”

  1. Fábio Ricotta

    Heron, faltou você citar que você queria fazer o famoso Image Replacement. Você queria colocar um texto “escondido”. Foi isso que eu falei que era errado.

    Polêmica no SEO Dicas!!!!

    Responder
  2. Leo Baiano

    Se você estava querendo esconder texto com keywords a partir de image replacement tenho que concordar com o Fabio, é errado e certamente será punido pelo Google, cedo ou tarde. Se simplesmente criou um cabeçalho com um background e texto aparente não tem nada de mal a maioria dos blogs atuais usam a técnica.

    Responder
  3. GabrielCP

    Cara,
    eu acho que não agrega muito valor ao site, mais também não é motivo para ser punido.

    No meu ponto de vista, por o texto se repetir em todas as páginas do site, imagino que o mecanismo não de grande valor.

    Porém….
    Acho que um título em texto com as palavras-chave do site é melhor que nada, ou seja, uma imagem.

    Responder
  4. Rochester

    Acredito que é melhor a imagem ao fundo e o texto “como texto”.
    1°- risco de punição zero
    2°- Você tem mais liberdade pra editar o texto
    3°- Uma questão bem importante é que os titulos costumam ser links e o estado over dos link é MUITO importante. faze-lo em imagem pesaria demais pra pouco resultado.

    acho que é só. pessoalmente prefiro não usar image replacement

    Responder
  5. Maurivan Luiz

    Aloha Heron!.
    Estou na mesma do Fábio Ricotta! :]

    Esconder conteúdo é considerado black hat. Se você for utilizar o Image Replacement apenas para desenvolver um simples Header, não vejo problemas. Aliás, nem os motores de busca vêem problemas.

    Poderiamos considerar Black Hat se você escondesse várias keywords perdidas no site com image replacemente.

    []´s
    Maurivan Luiz

    Responder
  6. W_Junior

    uma busca no Google por “image replacement” retorna zilhões de páginas… certamente por ser uma prática muito usada… será que o google puniria todos os sites indiscriminadamente? acho que não… eu como muitos uso a técnica para que meu site tenha acessibilidade ou seja, pessoas portadoras de necessidades especiais sejam capazes de usa-lo de um modo melhor (se o navegador exibe imagem mostro o logotipo se não mostro o texto), ou mesmo pessoas com navegadores com menos recurso o use de foma mais efetiva. Imaginem só o Google punindo esta iniciativa? Noticiários denunciando o Google de punir iniciativas que prejudicam um deficiente visual… se eu algum dia for punido por iniciativa nobre, acredito que o Google também será punido algum dia.

    Responder
  7. Antonio

    A questão do Image Replacement é um pouco mais complexa do que simplesmente esconder textos. Os titulos (h1, h2, h3, …) sao de extrema importancia pra hierarquirar o site. Em navegadores para cegos ou aqueles que nao tem suporte a imagem e css, sao esses titulos que serao levados em conta.
    (ver explicacao do Diego Eis, do tableless.com.br)
    Portanto, nesses casos, considerar que isso é uma tecnica de black hat é erroneo.

    Responder
  8. Jeferson Quadros

    Não acho nem que as técnicas de image replacement nem a colocação de textos com imagens de fundo são erradas. Digo isso em nome da semântica e da usabilidade, e, em última análise, tags de título fazem muito mais sentido do que imagens dentro de tags de título com seu texto no atributo alt. Não só por causa dos leitores de tela para cegos, por que eles lêem os atributos alt das imagens, mas por causa do desenvolvimento de aplicações, e muitas outras coisas que só não se têm ainda por causa da falta de semântica.

    Sobre o fato de o Google considerar ou não isso como uma técnica de Black Hat, eu digo o seguinte: Se deixarmos de fazer algo que é certo (ou não é errado) para não ser punido pelo Google (e conseguir um melhor posicionamento), estamos fazendo exatamente uma técnica black hat: arrumando artifícios para nos localizarmos melhor além do simples uso correto e inteligente das linguagens.

    Espero ter exposto de maneira clara minha opinião.

    Att;

    Jeferson Quadros

    Responder
  9. Zeca Feitosa

    E no caso de CSS Sprite ?

    Cria um menu no header com ul li, escondendo os textos e só mostrando as imagens também pode ser punido ? ou só no caso com as headings tags ?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>