SuperDownloads, do UOL para o iG

Olá leitores da Agência Mestre,

Super Downloads

Hoje pela manhã recebi um email interessante de uma representante do SuperDownloads com a seguinte informação:

Olá, bom dia.

Preciso de uma ajuda sua para alterar todos os links apontados para o
Superdownloads. Não usaremos mais o .uol na URL. Todas as URLs com .uol foram
desativadas.

Como não estava sabendo desta suposta saída do SuperDownloads da rede do UOL, decidi investigar e o usuário @virgiliosousa do Twitter me informou com uma notícia do portal da Abril sobre o caso. Segundo a notícia, depois da perda do Baixaqui para o Terra, o iG voltou ao mercado de downloads, realizando a aquisição do portal SuperDownloads, que estava associado ao UOL.

Sabendo que o mercado de downloads é bem interessante, pois possui uma enorme competição, decidi analisar qual o impacto desta alteração de domínio do SuperDownloads.

A mudança de URLs

O primeiro ponto a ser analisado é que o SuperDownloads encontrava-se em um subdomínio do UOL, sendo a sua URL http://superdownloads.uol.com.br e agora voltou ao modo original http://www.superdownloads.com.br.

O primeiro problema acontece aí, pois ao tentar acessar http://superdownloads.uol.com.br você é direcionado com 301 para http://downloads.uol.com.br. Neste ponto o UOL ganhou e muito nesta mudança pois todo o linkjuice atrelado ao SuperDownloads foi repassado para o novo produto do UOL. Já pela ótica do SuperDownloads, a mudança foi péssima, pois o UOL não ofereceu um redirecionamento para o novo domínio do portal, resultando em uma perda drástica em termos de trust e indexação. Portando, ao entrar em acordo com um grande portal, para associar-se ao grupo de sites, faça uma cláusula onde caso haja uma desvinculação das marcas (websites), um redirecionamento 301 deve ser oferecido de todas as páginas para o novo endereço.

Problema de Branding

Um problema de branding começa a surgir para o SuperDownloads, pois ao digitar a palavra “super downloads” no Google, o primeiro resultado leva ao website do UOL:

Busca por Super Downloads no Google

Problemas de Indexação

Em uma simples análise no Google, através do comando site:superdownloads.com.br é possível identificar que o website ainda não está com uma boa indexação, onde a sua página inicial sequer aparece na listagem.

Análise de Backlinks

Voltando ao email que motivou todo este artigo e discussão, o trabalho da equipe do SuperDownloads, pelo que me parece, é de ajustar todos os links que apontavam para as suas páginas internas do antigo domínio. Ainda no email, a funcionária do SuperDownloads ainda afirma:

Para todos os outros links segue a mesma regra, basta excluir o .uol da URL.

Fico aguardando as alterações o mais rápido possível para que os links não
fiquem indisponíveis.

Diante desta parte, resolvi analisar um dos links que tenho apontando para o antigo endereço do SuperDownloads. A URL em questão é http://superdownloads.uol.com.br/download/147/curriculo-elegante/. Ao tentar acessar esta URL notei que fui redirecionado para a URL http://downloads.uol.com.br/, assim como ao tentar acessar qualquer página antiga do http://superdownloads.uol.com.br/. Ao analisar o cabeçalho da requisição, podemos notar que o redirecionamento é feito através de 302! Exatamente! Um redirecionamento 302 de todas as páginas internas do http://superdownloads.uol.com.br apontam para http://downloads.uol.com.br/.

Redirecionamento 302 de todas as páginas internas do SuperDownloads

Entenda aqui que todo o linkjuice e indexação que o UOL ganharia para o seu novo produto será perdido ao longo do tempo por causa do redirecionamento 302, pois quando se efetua este tipo de redirecionamento a página que o faz ainda rankeia nos SERPs mas com o conteúdo da página alvo, e o seu linkjuice não será passado corretamente juntamente com o trust associado.

Processo de ajuste de backlinks

Se tem uma coisa que eu gostei dessa mudança foi saber que a equipe do SuperDownloads está analisando os seus backlinks, pedido aos webmasters que alterem os seus links que apontavam para o antigo endereço e para que eles apontem para a nova URL. Este tipo de atitude reflete em pontos bem positivos:

  1. Todos os webmasters saberão que o SuperDownloads está em um novo endereço;
  2. Todos os links passam a funcionar realmente, pois o UOL não efetuou um redirecionamento de 1:1 mas sim apontando para a home do seu novo produto, onde o usuário deverá fazer a busca pela informação que já esperava obter;
  3. Boa parte dos backlinks será estabelecido para a nova URL do SuperDownloads, trazendo linkjuice e trust para o domínio

Um ponto importante para analisar o quão influente este trabalho é, veja os dados fornecidos pela ferramenta Open Site Explorer, que mostra que o SuperDownloads possui em sua antiga URL 49.127 inbound links de 1.103 root domains diferentes.

Com base nestes dados e na ferramenta, o ideal seria analisar os principais links com alta autoridade e solicitar que eles façam a alteração de URL, desta forma o impacto será bem maior.

Conclusões

O que eu gostaria de ressaltar é que caso você possua um website e está em negociações com algum grande portal para associar a sua marca dentro do domínio do grande portal, pense duas vezes. Sempre opte por inserir uma cláusula no contrato, especificando que você deve receber um redirecionamento 301 em caso de desvinculação / término do contrato. Já você, grande portal, ao realizar uma troca de produtos, observe bem os códigos de redirecionamento para aproveitar corretamente todo o linkjuice atrelado ao conteúdo que já estava estabelecido.

É importante ressaltar que não participei e não participo de nenhuma das equipes, onde esta análise foi apenas para ressaltar como os websites brasileiros devem analisar quaisquer mudanças de URL.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

29 Comentários para “SuperDownloads, do UOL para o iG”

  1. Fernando

    O 302 acredito eu que seja apenas por um período minimo de tempo, afinal o UOL tem que ter tempo para arrumar todos os links

    Responder
  2. Diego

    Uma promoção tenho como uma das regras um link sem rel=”nofollow”, é um bom meio para conseguir autoridade novamente.

    Uma promoção no twitter também é uma boa, assim como Edney Souza realizou esse ano durante o Campus Party. Parece que UOL realizou uma trapaça.

    Responder
  3. Eduardo C. Fontana

    Parabens Fábio, em um curto espaço de tempo você fez um grande trabalho.

    O pessoal do SuperDownloads deveria te dar um cachê por essa assessoria gratuita! hahaha

    Abraços!

    Responder
  4. Bruno Borges

    Excelente artigo, Ricotta! Parabéns. Tecnicamente muito bem escrito e me chamou atenção sua agilidade pra abordar o assunto tão recente com essa profundidade. Obrigado!

    Responder
  5. Fabrício Sahdo

    É, da maneira que estamos vendo, o portal uol não foi nada justo com o superdownloads!
    E outra, bem lembrado as cláusulas de contrato, isso é muito importante, pois assim assegura seus direitos, o superdownloads antes da parceria já era bem famoso e agora? Perde tudo? pof

    valeu a dica Fábio!

    Responder
  6. Ricardo

    Olá Fábio, será que o site Super Downloads ou mesmo o IG, devido à importância e dimensão nos mercados em que atuam, não terão tratamento especial e personalizado do google? Ou seja, provavelmente a rapidez na mudança de resultados será maior do que para um site comum. Penso que seja legítimo existir esse ajuste por parte do google.

    De qualquer forma isto não invalida em nada o artigo que está excelente e serve como aviso para quem passe por isso.
    Abraço

    Responder
  7. Helder Santana

    Fala Fábio! Beleza?

    Reparei hoje de manhã essa bola fora deles, e o pior, não foi a primeira vez que isso aconteceu.

    Quando o superdownloads saiu do falido portal Ubbi, eles perderam todas urls antigas e favoreceram também o surgimento do Ubbi Downloads.

    Até acho que eles tenham colocado isso em pauta na quebra de parceria, justamente por seu maior concorrente (ex parceiro do IG) estar bem posicionado nos resultados de busca.

    Raramente um contrato de parceria prevê esse tipo de direito. Já acompanhei esse processo na migração da revista Caras do Uol para o IG.

    Pena para eles, sorte para concorrência.

    Abraço!

    Responder
  8. Alan Niemies

    Nossa, que trabalhão danado a UOL deixou ao SuperDownloads, hein!

    Achei muito interessante sua análise, Fábio, parabéns! Como o Bruno disse acima, foi muito bem escrito e claro, mesmo abordando um assunto, no mínimo, “complicadinho”.

    Mas mesmo assim o SuperDownloads terá uma quedinha de relevância nas buscas por um tempo, não é mesmo?

    O negócio vai ser apelar para o Marketing normal para mostrar ao máximo dos conhecedores (e, principalmente, dos blogueiros) possíveis do SuperDownloads que o domínio mudou. Um viral, até mesmo mini, daria uma boa ajuda.

    Um grande abraço!

    Responder
  9. Gabriel CP

    Cara, muito bom esse seu texto, parabens, achei bem interessante isso pois ja fiz uma mudança de endereço e perdi muito com isso, bom saber como contornar isso, abs

    Responder
  10. Mirko Mayeroff

    Fabio,
    Acompanho vc desde o primeiro SMX – Brasil.

    Tecnicamente fantastico seu artigo/relatorio, apenas vale dizer q boa parte das suas propostas estavam em nossos planos de migraçao. Foram desfeitas por aquilo q seu leitor, o Diego, chamou de “trapaça do UOL”, e eu prefiro nem dar nome.

    Ao Diego, Eduardo, Helder e Alan, quero agradeçer as sugestoes, e ao mesmo tempo garantir q temos um planejamento para passar por tudo isso.

    Tentamos sair, de quem achavamos ser um grande parceiro, e ir para uma grande parceria da forma mais correta, transparente e clara possivel. Recebemos em troca, aquilo q o Helder chamou (corretamente!) de “bola fora”, o desrespeito, o descaso e a falta de seriedade…esse eh meu sentimento.

    De qquer forma, somos uma “pequena GRANDE EQUIPE”, disposta a trabalhar. Fizemos uma GRANDE PARCERIA com o IG, e contamos com as dicas e sugestoes (espero q com a torcida tambem!) de pessoas sérias, focadas e interessadas, como vcs, em fazer o mercado evoluir.

    O http://www.superdownloads.com.br vai se recuperar, a ideia eh resgatar parte do q, por direito, considero nosso!

    Fabio, + uma vez, OTIMO artigo!
    Mirko

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Mirko,

      Obrigado por expor a sua versão dos fatos e espero que entenda que esta análise foca apenas um estudo de SEO e que não estou defendendo qualquer uma das partes.

      Espero que tanto o UOL quanto vocês encontrem o sucesso em ambos os projetos.

      Um abraço e apareça mais por aqui.

      Responder
  11. @FVenturini

    Excelente artigo, não estava sabendo do caso.

    Concordo completamente foi uma puta sacanagem o que o UOL fez..

    O pior de tudo é que o UOL acaba de criar o UOL Downloads se acessar agora o http://superdownloads.uol.com.br/ agora você será redirecionado para o http://downloads.uol.com.br/ e qualquer outra página com o .uol.com.br

    Sendo sincero eles perderam muito em relação ao SEO, pagerank, indexação, entre outros. Por outro lado ganharam MUITO sendo um parceiro do IG sei que eles vão gostar muito mais do que o UOL

    Trabalho com o portal UOL e já trabalhei com o IG também.. So muito mais o IG :)

    É isso ai,
    Valew, muito bom mesmo…

    Responder
  12. Ivan Vasconcelos

    É, o pessoal do Superdownloads tem um belo trabalho pela frente, mas aparentemente as questões contratuais não vão ajudar muito. Bom levantar esse assunto Fábio, pois assim os gestores de sites e portais tem mais uma coisa pra pensar. O lado bom é que a equipe esteja empenhada em fazer dar certo. Já é um grande começo, pois vemos cada coisa por aí…

    Responder
  13. Leonardo Marques

    Esse artigo e os comentários são muito importante para quem tem blog e pensa em se associar aos grandes portais.
    Esse não é o primeiro caso de parceria caracu feita com esses portais.
    Indo para o lado do SEO, por melhor que seja esse tipo de parceria eu acho que não vale a pena mudar a URL do site, querendo ou não você vai ficar na mão do grande portal.
    Fábio Ricotta, mas uma vez deu um show com um artigo excelente!

    Responder
  14. Luis Alexandre

    Nos dias 6 e 7 de Fevereiro o Fabio Ricotta ministrou mais um Curso de SEO em São Paulo, do qual fiz parte como aluno.

    Entre os alunos havia o dono de um Portal de Lentes de contato, que levantou justamente esta questão de integrar seu site em um grande Portal.
    Ele foi orientado a tomar as devidas precauções, as mesmas listadas neste artigo, para não ser prejudicado numa possível quebra ou fim de contrato.

    Tudo ficou bem claro na aula, mas foi surpreendente ver isso acontecer com um site tão importante e tão grande como o Superdownloads.

    Parabenizo o Fabio pelo post originalíssimo e de alta repercussão.

    Responder
  15. Ricardo

    O UOL tem uma política defasada, devido sua origem coservadora.. Um portal do porte deles não deveria agir desta forma, pois possuem capacidade e profissionais altamente gabaritados para fortalecer seu conteudo, mas isso é coisa de gente mal intencionada, infelizmente o maior portal do Brasil deu mais uma bola fora.

    Responder
  16. Cleyton Rodrigues

    CACHORRADA! Para mim é isso que defino a atitude do UOL hoje. Isso foi um golpe muito baixo. Aproveitar do sucesso do superdownloads dessa forma foi muita sacanagem.

    Espero que o UOL pague caro por isso.

    Além do mais, Superdownloads é uma marca. Espero que o proprietário da marca não deixe isso barato para eles.

    Talvez não seja possível um redir para o dominío atual, mas ao menos impedir o uso do subdomínio “superdownloads” pelo UOL, para fazer redir para o “downloads”, é possível.

    Além disso, uma queixa formal ao google poderia, talvez, gerar uma penalização ao UOL que mexeria com eles. Afinal, não é tráfego verdadeiro. Estão enganando quem clica nos links nos resultados de pesquisa.

    Responder
  17. Rb.

    mais no caso, se o domínio for cadastrado no google web master tools, não teria como fazer a alteração de domínio partir dele? assim todo o conteúdo indexado mudaria de URL.

    No mais, acho que foi isso que o SD fez.

    Responder
  18. Luana

    Muito bom seu artigo. Mas pelo que entendi a opção foi do SuperDownloads de ir para o Ig, eles tinham conhecimento do que iria acontecer, se não estava no contrato não podemos culpar a Uol, que não é o seu caso e foi parcial, mas de muitos que estão criticando por ae, preferiram uma graninha extra do Ig hehe

    Responder
  19. Camila

    Tava pensando uma coisa… Eles romperam com o UOL pra ir pro IG, mas venceu o contrato com o UOL ou abandonaram assim “do nada”? Eu não conheço os contratos, então não sei que tipo de cláusulas tinha em caso de abandono da parceria por parte do SuperDownloads. Mas se vcs verem o lado do UOL, “pode ser” que eles tenham feito isso de raiva pela perda do SD, e talvez até mesmo constasse no contrato, coisa que o pessoal do SD não divulgou.

    Antes de acusar um ou o outro, seria bom esclarecerem isso.

    Responder
  20. gigantesdobrasil

    Nesta data muito já foi feito, o Superdownloads já está bem posicionado no Google, resta saber em outros buscadores.

    Responder
  21. clayton.miranda

    Numa situação dessa, pensei na seguinte estratégia:

    Utilizando o exemplo:
    flores.portal.com.br

    Colocar uns 30 dias antes da saída do portal, os futuros servidores respondendo por um 2º domínio (flores.com) com o mesmo conteúdo atual presente no flores.portal.com.br.

    Quando acontecer a migração final, fazer 301 de todas as requisições do flores.com.br para flores.com.

    Em 30 dias é possível que o Google indexe grande parte desse conteúdo.
    Sei que teremos problemas de conteúdo duplicado, mas quanto será essa implicação?

    Seria uma boa alternativa para não perder tanta audiência?

    Valeu!

    Responder
  22. Bruce

    Eu não conhecia essa história. De qualquer forma, não rolaria algum processo, mesmo sem haver um acordo assinado pela a UOL?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>