Sitemap Segmentado e seus Benefícios na Prática

Sitemap segmentado: entenda sua importância

A importância de se ter um Sitemap segmentado já é de conhecimento da maioria dos analistas de SEO. Porém, poucos realmente sabem na prática quais são as melhorias que essa segmentação pode trazer, tanto para o site, quanto para o dia a dia do analista.

Muitas pessoas já se questionaram sobre a real importância da segmentação.  Outros comentaram no artigo Sitemap.xml: HTML, Utilidades e Mitos solicitando mais informações sobre o tema.

Porque Criar

Através desse tipo de Sitemap é possível obter diversas melhorias que vão ajudar na indexação das páginas, pois, através da segmentação, as URLs ficam mais fáceis de serem acessadas pelo robô de busca, que consegue alcançar e indexar com êxito páginas mais profundas.

Além de ajudar o crawler, o Sitemap segmentado também auxilia a vida do analista, pois é possível identificar facilmente qual categoria está indexando, ou não, de forma correta. Mas falaremos sobre isso mais tarde.

Sitemap Segmentado possibilita analisar a indexação da categoria do seu site. #CursoAgência Mestre

Assunto explorado no Curso de SEO da Agência Mestre.

Como Fazer

Muitas pessoas pensam que fazer o Sitemap segmentado é algo de outro mundo. Para ser sincero, é um pouco chato, mas nada que um plug-in do WordPress não resolva.

Um dos mais conhecidos e utilizados, que gera de forma automática um Sitemap, é o Google (XML) Sitemaps Generator for WordPress.  Porém, o que pouca gente sabe é que, no site, existe uma versão beta que já segmenta automaticamente o Sitemap para você. É só baixar, instalar e ativar o plug-in.

Caso você tenha alguma dúvida, o Fábio Ricotta fez um artigo que explica tudo direitinho. Porém, caso você já tenha esse plug-in instalado e configurado, apenas será necessário baixar e atualizar que automaticamente ele já irá segmentar para você.

Mais fácil impossível, não?

Sitemap Segmentado x Único Sitemap

Para que vocês possam entender melhor como funciona, abaixo segue um comparativo com o Sitemap segmentado da Agência Mestre e o não segmentado do site do Fabio Ricotta.

Assim como ele também não cobrou nada pela dica dada ao pessoal do SEOmoz durante o MOZCation sobre divulgação e mídia social, também não irei cobrar nada por essa dica para ele segmentar o Sitemap de  seu site.

Comparativo de Sitemap Segmentado

Observe que, no primeiro caso, a URL www.fabioricotta.com/sitemap.xml só contem um XML com todas as URLs juntas. Caso o Google encontre um erro em qualquer uma dessas URLs, ele irá reportar como se o Sitemap inteiro estivesse inacessível. Já no segundo caso é possível perceber todos os Sitemaps segmentados por data e um Sitemap com todas as páginas das categorias.

Como Submeter

A grande dúvida que as pessoas têm em relação a esse assunto é se precisam enviar um novo Sitemap para o Google Webmasters Tools (caso já tenham) e se é necessário o envio manual e individual de todos os Sitemaps.

Para a sorte de nós, analistas de SEO, basta solicitar o reenvio do Sitemap antigo, clicando no item “Enviar novamente” mostrado abaixo.

Sitemap - Sem Segmentação - GWT

Após poucos segundos, o robô irá atualizar o seu Sitemap e automaticamente aparecerá já segmentado como mostrado na figura abaixo. Tudo muito rápido e direto.

Sitemap Segmentado - GWT

Identificando Problemas

Como citado no início desse artigo, o Sitemap segmentado é uma “mão na roda” para que os analistas possam identificar categorias com defeito. Recentemente, passei por um problema de servidor no meu site, somado com algumas trocas de categorias que prejudicaram, em partes, o desempenho do Sitemap.

Problemas nas Categorias - Sitemap Segmentado

Observem que graças à segmentação, foi possível notar de forma rápida e fácil onde estava o problema, sem impactar negativamente em qualquer outro Sitemap. Uma solução boa para o analista e boa para o crawler.

Ok, meu site é pequeno e seria fácil corrigir isso caso tivesse apenas um Sitemap, mas já pensou como seria identificar isso em um e-commerce? Complicado, não?

Para solucionar o problema, primeiro você precisa verificar se sua página está acessível e ver exatamente que o Google relatou sobre esse Sitemap.

Identificando Problemas no Sitemap Segmentado

Após verificar e corrigir o erro, clique em “Enviar Novamente”, logo abaixo da data, que ele irá mudar o status para “Download Pendente…”, como é possível verificar na imagem abaixo.

URL Envio - Sitemap Segmentado

Conclusão

O Sitemap segmentado não é apenas bom para o robô de busca indexar mais páginas. Mas também para manter o site mais organizado, facilitando, e muito, a vida do analista na hora de identificar sérios problemas de indexação ou instabilidade do servidor.

E vocês, quais experiências já tiveram com o Sitemap segmentado? Ele já te salvou de algum problema? Você tem costume de usá-lo no site dos clientes? Comente!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

19 Comentários para “Sitemap Segmentado e seus Benefícios na Prática”

  1. Zeca Feitosa

    Show de bola artigo ótimo, mais vocês poderiam disponibilizar algum sitemap para vermos o código mesmo em si para podermos fazer também para quem não usa wordpress ?

    Show de bolaaa

    Responder
    • Domicio Neto

      Olá, Zeca Feitosa.

      Obrigado pelos elogios e a sua solicitação será o assunto do próximo post sobre Sitemap Segmentado :)

      Abraços,
      Domicio Neto

      Responder
      • Zeca Feitosa

        hahahahahahaahha beleza Domicio estou no aguardo =D

        Abração e parabéns pelo postt =D

        Responder
  2. Eduardo Arsani

    Não vi nenhuma diferença que impacte na indexação, o único ganho que vi foi na organização pessoal, você conseguir saber qual categoria ou período mais indexado, mas até ai existem várias ferramentas que fazem isso! Eu uso Webceo para acompanhar as categorias e a indexação.

    Responder
    • Domicio Neto

      Olá, Eduardo.

      Nesses exemplos não tivemos ganho direto de indexação, porém, se você for analisar melhor, antes a Agência Mestre tinha enviado 925 URLs e agora, após a segmentação, enviamos 845 URLs (quase 10% a menos). Isso significa que o sitemap está mais limpo e organizado, o que em um site grande poderia impactar diretamente na indexação.

      Segmentei o sitemap do meu site pessoal há um tempo atrás agora (infelizmente ainda não encontrei os prints) mas posso lhe garantir que antes eram indexadas mais ou menos 80% das páginas enviadas, depois da segmentação, pulou para 98%!

      Assim que encontrar as telas do print, vou fazer um update no post para que essa dúvida seja sanada 100%, combinado?

      Abraços

      Responder
  3. Daniel Macedo

    Show de bola Domicio. Só pra constar, o plugin wordpress seo yoast ja deixa o sitemap segmentado, e estou usando e é bem funcional.

    Abraços.

    Responder
  4. Victor Gamarra

    Olá Domício,
    Mais um excelente artigo!
    Só para complementar, não podemos esquecer que o WordPress SEO by Yoast também cria o sitemap segmentado porém seu url principal é:

    http://www.site.com/sitemap_index.xml

    Ele divide em tags, categorias, posts e páginas.
    Também é possivel fazer um “hack” no plugin, transformando a URL acima para:

    http://www.site.com/sitemap.xml

    Se quiser poderei disponibilizar como fazer esse hack aqui, basta falar!
    Grande abraço!
    Victor

    Responder
    • Domicio Neto

      Olá, Victor.

      Obrigado pelos elogios e sim, o plugin do Yoast também faz a segmentação e é uma ótima dica.

      Em relação a alteração da URL pode ficar a vontade para contribuir informando como fazer essa alteração da URL. Realmente é muito melhor termos o sitemap principal com /sitemap.xml do que termos sitemap_index.xml.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Responder
      • Victor Gamarra

        Olá Domício,
        Venho aqui agora dar minha humilde contribuição, dica de como transformar a URL do Sitemap principal do WordPress SEO que, agora está em sua versão 1.0.1.

        Primeiramente a URL estará assim:

        site.com/sitemap_index.xml

        Para transformar no formato padrão (/sitemap.xml) você deverá acessar o arquivo “wordpress-seo/inc/class-sitemaps.php”, e trocar a linha 83 disso:

        add_rewrite_rule( ‘sitemap_index\.xml$’, ‘index.php?sitemap=1’, ‘top’ );

        para isso:

        add_rewrite_rule( ‘sitemap\.xml$’, ‘index.php?sitemap=1’, ‘top’ );

        Simples e funcional!
        Grande abraço Domício,
        Até a próxima!

        Responder
  5. Giovanni sonnberger

    Antes de tudo gostei muito do post…
    Porém para segmentar sitemap no wordpress seria necessário um cuidado extra garantindo que cada post esteja somente em uma categoria para não repetir a informação?

    E criar um sitemap para tags seria mesmo necessário já que estas incorporam posts das categorias?

    Bom não testei nada com o sitemap segmentado… Vou testar esta semana e posto os resultados aqui….valeu pela dica

    Responder
    • Domicio Neto

      Olá, Giovanni.

      Acredito que essa sua dúvida da categorização não deva ocorrer apenas por causa do sitemap e sim por uma questão de arquitetura realmente.

      Você ter um mesmo post em duas categorias diferentes realmente não e interessante, além de que, se não tiver canonical tag para a URL principal, irá gerar conteúdo duplicado.

      Em relação as tags, não é bom você inserir no sitemap não, por também gerar conteúdo duplicado. Na verdade, para as tags, é bom até que você insira a meta robots com noindex e seja apenas acessível para o usuário que está navegando em seu site, ok?

      Fico no aguardo do seu retorno com os teste.

      Abraços,
      Domicio Neto

      Responder
  6. Aguirres

    Olá Dominicio,
    Essas dicas de sitemap segmentado com a ferramenta do google só funciona para WordPress?
    Alguma dica para e-commerce?

    abraços

    Responder
  7. iago

    Bem para quem não quer usar o plugin a outras formas de ter um sitemap, existem varios geradores de sitemap, basta procura no google ( Gerador de sitemap)

    Responder
  8. Tiago

    Olá Domício tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo artigo, muito bem explicado, porém surgiu uma dúvida. Caso tenha um artigo publicado, porém listado em duas ou três categorias ao mesmo tempo, quando criar um sitemap segmentado, o URL deste artigo, aparecerá nos dois ou três sitemaps nos quais foram listados, ou somente em um?

    Fico no aguardo

    Att

    Tiago Souza

    Responder
  9. Humberto W. Rondeico

    Obrigado por compartilhar essas informações.

    Eu estava rastreando mas só achei informações duvidosas.

    Já adicionei o site em meus Favoritos.

    Parabéns pela matéria. Bem explicada e bem escrita (coisa meio rara na web)

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>