Como Fazer um Site Facilmente Indexável

Olá,

Hoje quero falar sobre “como pensar” na montagem do um site – desde a escolha do domínio até a escrita do conteúdo – totalmente otimizado. Nunca se esqueça: você está fazendo sites para pessoas e não para os Search Engines – o que não nos impede de facilitar a vida deles! Um site facilmente indexável é aquele que usa as Técnicas de SEO, possui bom conteúdo e se mostra nos lugares certos. Como fazer tudo isso? Confira. E lembre-se, se ficar em dúvida sobre algum termo de SEO, confira nosso glossário.

Em primeiro lugar: a escolha do domínio. Como aplicar o SEO no endereço do seu site?
Não colocando muitos hífens, tomando cuidado com a extensão do nome e encaixando o melhor possível sua keyword principal ou sua marca. Esta questão de fortalecer o nome da marca ou o foco do site depende da estratégia de marketing que você pretende usar, mas há benefícios em colocar a palavra-chave no domínio.

Pronto, agora você tem um domínio e precisa escolher seu servidor. Procure empresas que ofereçam um bom suporte e que sejam de confiança, afinal, manter seu site sempre no ar é fundamental para que o SEO dê resultados. Dê sempre preferência para hospedagem local, pois, além de a sincronização ser bem mais rápida, os search engines valorizam essa relação. Veja mais sobre a influencia dos servidores no SEO.

O próximo passo? O Template. Embora o design do site dificilmente influencie em seu ranking – a não ser que você utilize técnicas de Black Hat SEO – ele está intimamente ligado à estrutura do site. E a arquitetura do site pode fazer toda a diferença. Crie Templates utilizando tableless, cores distintas para links e nunca deixe cores semelhantes de fundo e texto. Não colocar textos em imagens, flash e outros aplicativos sem uma alternativa textual é o próximo passo.

Escrever um bom conteúdo é importante, mais ainda que ele seja original. Caso a página já exista em um site antigo, faça um redirecionamento permanente. Verifique se realmente não há conteúdo duplicado. Agora nos resta aplicar as técnicas de SEO para aumentar o tráfego do seu site. Campanhas de links patrocinados também podem ser uma boa pedida. Confira algumas dicas para montar sua campanha de Adwords.

Depois de feito o site, o trabalho de SEO apenas começou. Ainda é preciso acompanhar os resultados. Para isso existem ferramentas de análise gratuitas na internet muito boas. O Google Analytics, o Keywords Tool, entre outros. Disponibilizar Feeds e divulgar em Social Bookmarks também é sempre interessante. Agora é mãos a obra. Arregace as mangas, porque o trabalho não é fácil. E boa sorte.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Como Fazer um Site Facilmente Indexável”

  1. Clara Senne

    Olá Diego,

    Fico feliz que temos ajudado! 60.000 pageviews diários é realmente um bom número!

    Responder
  2. Frank Marcel

    Porfolio web designer, mais uma vez, eu prefiro responder dúvidas de pessoas à dúvidas de keywords, mas vamos lá…

    Eu apostaria em divulgar sim e aconselho, você pode testar e nos contar o resultado! =)

    Abraços!

    Responder
  3. Maria Teresa

    quero construir um site mas sou zero.acabo de achar vc vou tentar tuas dicas.Muito Obrigado

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>