SEO

Site em Construção, site em Reforma ? E agora ?

Por Luis Matos

Uma dúvida comum que muitos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO tem é o que fazer nos casos em que o site está em...

Luis Matos

Uma dúvida comum que muitos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO tem é o que fazer nos casos em que o site está em construção, transição ou migração. Afinal, por mais que você prepare o conteúdo previamente e planeje a sua migração de site, você vai sempre precisar de tempo para fazer uploads, corrigir eventuais falhas não planejadas, ajustar parâmetros do seu servidor, etc… no caso de um site novo sendo desenvolvido vale a mesma coisa.

Site em reforma: Cuidado para não destruir o que havia antes...

O perigo de se manter um site inacabado no ar é justamente esse: o googlebot encontrar seu site e ele ser indexado de um modo que não devia, ou então ele ser indexado de um modo diferente do que ele havia sido indexado antes. A primeira dica para essa situação, embora muita gente ache que o correto é justamente o oposto, é jamais fazer upload de uma página do tipo “Em contrução” substituindo a página do seu site antigo.

O risco que você corre colocando no ar uma página assim justamente é o Googlebot reindexar a sua página como tendo “conteúdo vazio”, isso é ruim primeiramente porque as suas keywords que previamente podiam estar bem classificadas podem cair de ranking e também por que uma vez que o googlebot pode marcar o seu site como conteúdo irrelevante e nos sites com classificados como sites de pouco conteúdo, o Googlebot demora mais para voltar, mesmo depois que você acabar o serviço e o novo site esteja pronto vai levar um tempo para o crawler voltar e reconsiderar a situação.

O melhor a se fazer nessas situações é utlilizar o códido de status HTML 503, que vai indicar ao crawler que o site não está pronto e vai convidá-lo para voltar em breve. Esta função pode ser implementada da seguinte maneira: header(‘HTTP/1.0 503 Service Unavailable’); com este código inserido no seu header. Outra opção também é bloquear o site usando o robots.txt, usando a linha de comando: “Disallow: /”, no caso usando o robots.txt o efeito é o mesmo, só que sem avisar o crawler para voltar depois. Por enquanto é isso, qualquer dúvida só deixar seu comentário ou então consultar nosso Glossario de SEO, até a próxima.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Ótima dica!! Eu procurei por algo parecido na Internet mas não encontrei nada tão esclarecedor como esse artigo.

    Aproveito aqui para parabenizar os editores do blog pelo ótimo conteúdo!

    Um grande abraço a todos e conteinuem com o ótimo trabalho!

  2. Avatar

    Interessante isso.

    Nunca havia pensado em usar o 503, valeu!

    Creio que dê para usá-lo mesmo com uma página com uma mensagem “amigável” para os visitantes, sem precisar redirecionar para a página de erro padrão do navegador.

  3. Avatar

    Que bom que você está gostando do nosso trabalho Guilherme.

    A nossa idéia é sempre trazer e divulgar o melhor conteúdo da internet sobre otimização e desenvolvimento de Sites para os nosso leitores. =)

  4. Avatar

    Boa tarde Marcos

    Sem dúvida usar o código 503 é a melhor maneira de fazer uma boa transição ou migração em se tratando de sites.

  5. Avatar

    Olá Luis.

    Vou precisar migrar meus blogs de servidores (novo host). Neste caso, há algum cuidado especial que devo tomar?

    Luis

  6. Avatar

    ótima dica!

    Só não entendi como isto ficaria no código HTML, entre quais tags, etc…dê um exemplo.

    Valeu

  7. Avatar

    Olá Demetrius

    Uma opção para poder implementar o código 503 é implemeta-lo através de PHP, usando a função:
    < ?php header('HTTP/1.0 503 Service Unavailable'); ?>
    Basta inserir este trecho de código, logo no inicio do header do seu site.

    Você pode encontrar mais referências sobre a função header do PHP neste site:
    http://br.php.net/manual/pt_BR/function.header.php ( em inglês )

    Qualquer outra dúvida deixe seu comentário.

  8. Avatar

    Obrigado pela dica Luis !

  9. Avatar

    Como faz para usar essa solução usando somente HTML? É algum tipo de meta?

  10. Avatar

    Não… esta solução é um tipo de retorno que você indica no cabeçalho de conexão. Pelo HTML você não consegue fazer isso.

  11. Avatar

    Me ajude por favor. Vou tentar passar para vcs o que aconteceu, Na sexta feira dia 26/09/2008, mudei meu site que era em flash para html, foi tudo normal. Mais o problema agora é que eu estou caiundo muito rápido no google, estava sempre em 2° lugar no google agora estou na 2ª página e estou caindo ainda mais.O que aconteceu????
    me ajudem

    Obrigado.

  12. Avatar

    botei fé ai na parada!

    abçs

  13. Avatar

    Muito boa a sua dica! isso aconteceu comigo meu site ficou indexado quando ainda éra no puro HTML agora com o wordpress o google não quer indexar ele ( novo ) de geito nenhum! até indexa ( quando clico sobre o link abre o site atual ) mais o problema é que as meta continuam as antigas agora to usando o GOOGLE SITEMAP XMl + ALL SEO ( os 2 juntos ñ tem pra ninguem!) agora é só aguardar!

    ————————–
    http://audiofestas.no-ip.info

    breve .net ( Site novo 2010 promete! confiram )

  14. Avatar

    E como inserir esse código em página html?

    Grato
    abrs

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?