SEO para Meta Description – Conheça mais sobre esta Meta Tag

Meta Description

Olá leitores da Mestre,

Um dos pontos fundamentais quando ensinamos SEO ou executamos um projeto de SEO é um elemento muito conhecido, chamado de meta description.

Definimos em SEO, que a meta description é uma tag de marcação onde o webmaster indica à ferramenta de busca um “mini-resumo” sobre a página. Em seguida, o mecanismo de busca lê esta informação e exibe em seu resultado de busca, quando entender que este “mini-resumo” faz sentido para o termo que o usuário está pesquisando.

Meta Description

No código fonte da página, a meta description é inserida com a seguinte formatação:

Meta Description - O Código Fonte

A Importância e Forma de Uso da Meta Description

A meta description é essencialmente para o usuário, não sendo um fator de rankeamento, ou seja, o que você escrever nela não irá influenciar no seu posicionamento. Assim, o foco principal da meta description gira nos seguintes pontos:

  • Descrever o conteúdo da página com precisão e sucintamente
  • Servir de uma pequena propaganda para atrair mais usuários através da busca orgânica

Essencialmente, em um projeto de SEO, escrever uma boa meta description para uma página pode contribuir com uma quantidade maior de cliques de usuários, desde que esta meta description seja bem atrativa.

7 dicas de para Meta Description

1. Dizer a Verdade

Descreva honestamente o conteúdo, sem tentar enganar o usuário ou o buscador. O importante aqui é ser persuasivo, mas sem perder o foco em informar o usuário sobre o que ele vai encontrar ao clicar no seu link.

2. 153 Caracteres

Recomendamos que normalmente a meta description não tenha mais de 153 caracteres. Isto por que a maioria dos buscadores exibem esta quantidade de caracteres e caso ultrapasse, eles irão incluir reticências (…).

3. Propaganda

A meta description perfeita deve ser apelativa e informativa. Apelativa no sentido de chamar e prender a atenção do usuário. Recomendamos muito o uso de call-to-action no final da meta description para que você encerre o “texto” com uma chamativa ao usuário.

4. Testar

É interessante ainda testar as meta descriptions frente aos resultados obtidos nos mecanismos de busca. Fazer alterações e avaliar o retorno baseado nas taxas de cliques nos resultados (CTR). Utilizamos exatamente os dados de CTR fornecidos dentro do Google Search Console.

5. Anúncios x Meta Descriptions

Ainda que se pareçam, um bom anúncio no Google Adwords não necessariamente se transformará em uma ótima meta description e vice-versa. Seria lógico pensar assim, mas as pessoas enxergam as coisas de modo diferente, por isto é importante testar ambos para saber se realmente funcionam.

6. Palavras-chave

Ainda que a meta description não seja um fator de rankeamento, você pode fazer uso de palavras-chave pois elas normalmente são marcadas em negrito para os usuários, dando um reforço visual para o usuário. Contudo, você precisa entender que se você exagerar no uso de palavras-chave, os mecanismos de busca podem optar por não exibir a sua meta description. Assim, a recomendação é que elas apareçam naturalmente, dentro do contexto da descrição da página.

7. Usar sempre?

Ainda que você tenha a opção de incluir ou não uma meta description em cada página, recomendamos que sempre você crie uma meta description, fazendo com que as suas chances de receber um clique aumentem. Uma forma de encontrar quais páginas não possuem meta descriptions é através do Google Search Console.

Quais CTAs (call-to-action) usar?

Uma pergunta que sempre recebemos quando falamos da dica número 3 (acima) é: quais call-to-actions/gatilhos posso utilizar em uma meta description? A resposta é que não existe uma receita de bolo mas podemos mostrar algumas que sempre utilizamos em nossos projetos. São elas:

  • Compre agora
  • Compre já
  • Cadastre-se
  • Frete grátis
  • Parcele em 3x
  • Preço baixo
  • Veja o preço
  • Clique e confira
  • Clique já
  • Somente hoje

Agora é mão na massa!

Espero que com este artigo você tenha uma noção clara de que a meta description é essencialmente para usuários, desta forma, você precisa preocupar-se em criar um texto bem descritivo e persuasivo, atraindo bem os cliques na busca orgânica.

Gostou do artigo ou ficou com dúvidas? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • Bom conteúdo.

    Me responda uma coisinha, para que usa um software como o Dreamwave onde a meta description já vem pronta, sabe me responder se ela ta com qualidade???

  • Pingback: Glossário SEO e SEM()

  • Spock,

    Não entendi. O Dreamweaver monta automaticamente uma meta description para uma página? eu desconheço (desconhecia) essa funcionalidade. E afirmo que o melhor mesmo é você produzir a meta description da página. Sem sombra de dúvidas.

    Abraços

  • O Google ainda lê e dá algum peso para meta description e keywords? E quanto ao Yahoo e Msn live ?

  • Demétrio, os buscadores não dão muita bola pra meta keywords hoje em dia. Quanto à meta description, elas fazem diferença sim, recomendo que sejam muito bem elaboradas, conforme já comentamos algumas vezes aqui no SEO Dicas!

  • Pingback: Técnicas de SEO | SEO Dicas()

  • Show de bola, no meu site coloquei um plugin que monta a frase em relação ao conteudo.
    Muito bom.

  • Interessante Erik, mas eu sou a favor de gerar meta description manualmente. Que plugin é esse?

  • Pingback: Melhore a indexação de seu blog com o plugin All in One SEO Pack. | LeoCabral.com()

  • Thales

    Algo esta me atrapalhando muito, a data do meu post, aparece na “Description” nos buscadores.. existe algum método pra camuflar a data do post, de forma que ele não aparece na “Description” dos buscadores? aguardo reposta.. obrigado!

  • Thales, na verdade não é bem a data do post que aparece no snippet das buscas, é a data que o Google passou pela página. Eu já vi data de postagem diferente da data exibida no snippet.

    Com isso, a intenção do Google é mostrar a data que ele encontrou a página. Eu gostei da idéia. Odeio ter como resultado página antiga, quando na verdade eu estou procurando por novidade. Ter a data ali é uma boa ajuda. Mas bem que ele poderia não encurtar o snippet…

  • Thales

    Frank, no meu caso realmente é a data do post.. um exemplo, em todas as minhas páginas indexadas no google, no meio da “description” aparece “10 nov, 2008 Publicado Por admin.”

    essa data “10 nov, 2008 Publicado Por admin.” fica abaixo do titulo, eu queria camuflar ela nos resultados da busca, entendeu ?

  • Entendi, Thales.
    É o seguinte: para cada termo buscado, o Google procura exibir o melhor snippet, ou seja, nem sempre será exibida a meta description (você usa nos seus posts né?). Por exemplo, é muito comum nas buscas com o comando “site:”, não ser exibida a meta description na snippet, mas um outro trecho qualquer. É esse o seu caso?

    Se não, pode ser o caso de melhorar a meta description, ou dar um pouco de tempo para o Google encontrar um trecho melhor para o snippet.

  • Thales

    Frank, uso meta description nos posts sim. então, meu site tem 3 meses, sera que o google ainda vai corrigir esse erro ? você pode me add no msn pra mim lhe informar o site, e você dar uma olhada?

    abraços.

  • E aih Thales! Por mais incrivel que possa parecer, eu nao uso msn, quase nunca. Voce nao tem twitter? Pode me mandar uma direct msg, Vai aparecer somente pra mim. http://twitter.com/frankmarcel

  • No caso do WordPress, qd vc preenche o campo description da página de categoria ele fica sendo o mesmo para as /page/s das categorias, isto acusa erros no web master tools. O que devo fazer? Obrigado!

    • Olha Diego, você pode restringir o acesso às páginas de categorias via meta robots noindex ou robots.txt.

      Já que a paginação estaria competindo pelas mesmas keywords, não faz sentido otimizar todas… concorda?

      Abraços!

      • Frank, obrigado pela resposta. Mas não creio que as paginações estejam competindo pelas mesmas keywords. Por exemplo. tenho uma categoria Dinheiro na internet. Nela, trato sobre Adsense, Web Analitics, SEO, e outros assuntos do mercado Web. Ou seja, pode acontecer de um paginação ter mais sobre SEO e outra mais sobre Web Analytics. Neste caso a única coisa que atrapalha, pelo menos que é indicado pelo GWT são as metadescrições que ficam duplicadas. Ou não? Se sim, não seria o caso de as meta descrições nas categorias na verdade atrapalharem mais do que ajudar? Não e melhor deixar sem descrição?
        Obrigado!

  • Outra coisa que gostaria de perguntar. É melhor ter muitas ou poucas categorias num site? Devo decidir isto com base em quais parâmetros? Meu site tem uma média de 250 textos e 11 categorias, isto é muito ou pouco?

    Meus conhecimentos específocs em WordPress se encontram aqui: http://www.culturalivre.com/wordpress/

    Mais uma vez obrigado pela atenção, feliz natal e um grande abraço!

    • Olá Diego, vou responder as duas aqui:

      1. Cada paginação de uma categoria vai ter sempre o seu conteúdo sendo alterado a medida que entram novos posts, mas o tema geral de cada paginação é o mesmo. Ou seja, a categoria Dinheiro na Internet é sobre dinheiro na Internet, e não sobre SEO, Web Analytics, …
      Se alguém buscar “SEO”, qual o melhor resultado no seu site? A página 7 da categoria Dinheiro na Internet ou o artigo “O que é SEO?”?
      – Mantenho a resposta dada no outro comentário sobre o que você deve fazer.

      2. Isso é uma questão de bom senso mesmo. Você deve ter tantas categorias (e subcategorias, se for o caso) quantas forem necessárias, não existe nenhuma fórmula para isso. Se você acha que um tema consegue ter tantos artigos que seja possível criar uma categoria para ele, então faça. Se um tema vai render 1, 2 artigos e nada mais, pode ser interessante não separar uma categoria para ele. Depende de como você preferir fazer mesmo.

      • Obrigado pela resposta @Frank, então você considera que todos devem bloquear a paginação das categorias? Pois todos os textos da paginação serão sempre relacionados à categoria como acontece com meu site não?

        • Sempre que este cenário se desenhar, sim. Até o momento, acho que é uma estratégia muito interessante. Especialmente trabalhando com o noindex.

  • Boa tarde Frank,
    Quando olho o código fonte da minha página no IE (ele abre o MAX´s HTML Beauty)as Description Tags aparecem com caracteres trocados assim:(Tem uma porção de coisas…). Uso UTF-8, cheguei a pensar que pode ser alguma coisa no banco de dados. Tenho receio de que eu esteja perdendo visitas em função disso.
    Como o Google entende os caracteres acentuados?

    Se puder me dar uma dica agradeço.
    http://www.viladoartesao.com.br/blog
    Ps. Como posso fazer um orçamento com vocês?

    Abração

    Grande abraço

    • Olá Marcelo!

      O Google reconhece caracteres especiais normalmente, não é necessário nada especial – ç, ã, á, ü, etc.

      O problema no seu site, aparentemente, é que a codificação de caracteres do banco de dados está diferente da codificação indicada no HTML e, por isso, os caracteres saem trocados no código HTML.

      Isso é um problema, pois se está escrito “porção”, o Google entende que está escrito porção; mas se está escrito “porção”, então é isso que ele vai interpretar.

      Você precisa alinhar as duas codificações.

      Para pedido de orçamento você pode entrar em contato através do formulário do site:

      Fico no aguardo, um abraço!

  • Olá Frank,
    Muito obrigado pela sua agilidade na resposta.
    Verifiquei no meu banco de dados e esta UTF8_general_ci.
    Em qualquer outro browse que olho aparece tudo normal, somente no IE e quando eu cadastro o blog em outros sites como o Digg.
    Será que o código UTF8 é esse mesmo ou seria o unicode?
    Ok, ok essas perguntas não estão mais fazendo parte do post, porém acredito que isso até poderia ser tema de um post futuro pois vejo muito desses problemas por ai.
    Desculpe-me por tantas perguntas.
    Grande abraço
    Marcelo

    • Sem problemas, Marcelo. Pode continuar perguntando, a gente vai enriquecendo o post pelos comentários.

      Bom, acredito que seja mais comum o uso do UTF-8 Unicode mesmo. Se é só o IE que dá o problema, é bom você verificar diretamente nos resultados do Google se há o problema ou não.

      Mas o fato de dar problema no IE já é suficiente para se procurar corrigir, ele ainda é o browser mais usado, então o usuário está sendo prejudicado, antes mesmo que a Search Engine.

      Abraços!

  • @Frank, mas quando este cenário não se desenharia? Pelo que entendi, sempre acontecerá isto não?
    Estou insistindo neste assunto pq no site do WordPress oficial não indica bloquear o /page/
    E como colocar noindex só nas /page/s? Elas são o mesmo php da category…

    Um grd abço e feliz ano novo, sua ajuda tem sido de muito valor! Obrigado!

    • Acho que sim Diego. Acho que esse caso se repete bastante.

      Bom, esse “bloquear” era pra ter o mesmo sentido do “restringir” de antes. Se você não quiser/puder usar o noindex, então use o robots.txt. Recomendo o noindex mesmo.

      Acredito que algum plugin resolva isso, senão, resolva por programação PHP mesmo. Se a URL tiver “/page/”, então inclua o noindex, senão, deixa sem.

      Abs,

      • E quanto tempo talvez demorará para ter uma melhora na audiência devido ao bloqueio da /page/ pros buscadores pelo robots.txt?

        Obrigado!

        • Provavelmente, o tempo varia com o crawl rate das suas páginas.

  • Mas ainda n me respondeu. N consigo imaginar qd isto não irá acontecer. Se um texto está dentro de uma categoria sempre isto irá acontecer ué. Em que caso isto não aconteceria?

    E pq vc acha que no site oficial do wordpress não está indicando esta restrição ao /page/?

    E quanto ao tempo para ver um melhora na audiência, não tem uma média não? Minha craw rate está no automático.

    Obrigado!

    • Olha Diego, com o tempo e contato com diversos sites, desenvolvedores, modelos de dinâmicas de sites, etc., você encontra bastante coisa diferente… Pode ser que exista algum site que fuja desse padrão.

      – “E pq vc acha que no site oficial do wordpress não está indicando esta restrição ao /page/?”
      Boa pergunta. Se essa é uma diretiva de SEO do WordPress, então ela deve corroborar com alguma estratégia que eles tenham desenvolvido.

      Não, não existe uma média. Quanto mais frequente for a atualização de uma página, mais vezes ela será visitada. É absolutamente granular.

      • @Frank, obrigado pela resposta. Então a moral da história é que se não está indicando esta restrição no site do WordPress é porque provavelmente não deve ser boa coisa fazê-la? Provavelmente eles fizeram testes para indicar isto lá né?

        Obrigado mais uma vez!

        • A moral da história é que você deve avaliar qual a melhor estratégia para o seu caso e testar por conta própria. Assim você descobre de fato a melhor maneira de proceder.

  • e aii frank blz?! kra mais uma vez mostro minha admiracao pelo seu entendimento de seo e algo incrivel, bom estou aqui novamente para lhe encher o “s**o” rsrsrsrs, vc acha que eu configurando bem minha title tag e meta descripition concerteza subireii muito no que diz respeito ao rankeamento? em relacao ao meu blog se puder dar uma olhada e me dizer se esta bom quais os erros que cometii lhe fico muito grato, até mais abrçs fera ^^.

    • E aí Carlos!
      “com certeza” e “subir muito” ainda, só por meta tags eu não garanto não. Mas que elas fazem parte do processo, isso fazem. E sempre recomendo deixá-las muito bem otimizadas.

  • Daniel

    Fala Frank, tudo beleza?
    Cara, me tira uma dúvida? como um site com um SEO score de 7 pode ficar acima de um site com um SEO Score de 9 em determinada palavra chave?
    Eu testei as duas url’s e mesmo a que fica em primeiro lugar no google está com o SEO Score de 7.0, pra vc ter uma idéia nem description tag o site tem, tem apenas um link para um PDF, será q isso conta?
    obs. pesquisa organica do google!

    Abraço!

    • As métricas do Google contam com mais de 200 fatores, então, enquanto o site pode estar mal no onpage, outras métricas podem estar fazendo a diferença para o site.

  • Opa Frank. To tentando achar um modo de modificar uma meta descripitin q tenho em meu site… ja fiz a alteração, ja gerei uma meta diferente. Re-solicitei a incersão dos sitemaps modificados e tals.
    E de nada adiantou… a data que aparece na frente da description permanece a mesma… Sabe de alguma forma como modificar isso. Esta questao da data conta NEgativamente ou positivamente nos sistemas de pesquisa.
    Aguardo sua resposta. []’s

    • A data é inserida pelo próprio Google, acredito que seja a última data que o Google visitou a página, ou atualizou o cache, ou encontrou a página pela primeira vez, ainda não verifiquei isso.

      Mas é critério do Google mesmo, não há muito o que fazer.

      Contar negativamente ou positivamente depende da intenção da busca. Se eu estiver buscando resultados recentes e o seu é recente, é bom. Senão, é ruim. Se eu estou procurando resultado antigo e o seu é novo, então é ruim. Senão, é bom.

      Particularmente, eu gosto de ver a data próximo a snippet, acho muito útil.

  • Edson Souza dos Santos

    Frank,

    estou com um problema.

    Uma mesma página aparece no Google, ora com a descrição da meta tag description, ora com a descrição dos links dos tópicos recentes.

    Depende da palavra que pesquiso: Se a palavra da pesquisa existe na descrição da meta tag, aparece essa descrição.

    Se a palavra que pesquiso é uma palavra de algum outro título que está nos tópicos recentes, aparecem na descrição os títulos dos tópicos recentes.

    Naõ gostaria que aparecesse essa segunda descrição.

    Sabes o que está acontecendo?

    Um abraço.
    Obrigado.

    • É o comportamento padrão. O Google monta a snippet de acordo com a busca realizada. Uma snippet que apareça o termo buscado tem maior probabilidade de receber o clique, assim, o Google exibe na snippet um trecho da página o qual contenha o termo buscado, seja meta description, ou não.

      A sugestão pode ser reconstruir sua meta description de modo a incluir todas essas palavras. Crie uma frase diferente que englobe as palavras de forma inteligente. Talvez assim você consiga o que pretende.

      • Edson Souza dos Santos

        Entendi o comportamento do google.

        Mas veja a situação:

        Tenho um texto que fala sobre saúde chamado “Boa saúde”, por exemplo.
        E nos meus links recentes tenho um link chamado “carros e motos”.

        Se faço uma pesquisa com a palavra “carros”, aparece:

        Título=”Boa Saúde”
        snippet=”carros e motos”
        link para o texto boa saude

        Se a pessoa clica, vai para um texto sobre saúde e ela queria carros.

        Como posso impedir que ele acesse palavras dentro da minha página que não tenham a ver com o texto. Veja no exemplo que ele pegou como snippet um link que não tem a ver com o assunto tratado naquela postagem.

        Um abraço.
        Edson.

        • Edson, o Google está entendendo que a sua página de saúde é a melhor referência do seu site sobre carros. Talvez, um volume de backlinks com o texto âncora carros esteja provocando isso.

          Ele entende que o seu site também trata de carros, mas a página que ele julga mais relevante é a errada, ou seja, você precisa otimizar e orientar o Google (através de SEO) qual a página correta no seu site para ter rankings em carros.

          Cada uma das partes nessa história tem um pouco da culpa.

          • Edson Souza dos Santos

            Frank,

            no exemplo que dei, quando é pesquisado por “saúde” aparece a página da seguinte forma:

            Título=”Boa Saúde”
            snippet=”descrição da meta tag sobre saúde”
            link para o texto boa saude

            Ou seja, a página está otimizada para o google e aparece corretamente.

            Só que ela também aparece da forma que eu falei anteriormente. E eu não queria.

            Não sei se estou me preocupando sem necessidade, pois quando na pesquisa é utilizada uma palavra chave que tem a ver com o texto aparece corretamente no Google.

            Quando é utilizada uma palavra chave que não tem a ver com o texto, mas está nos artigos recentes, a mesma página aparece da forma que falei.

            Um abraço.

  • Edson Souza dos Santos

    Isso me faz pensar sobre o peso das palavras-chave.

    Me preocupo tanto com elas, mas qualquer palavra digitada para pesquisa vale para indexar, mesmo não sendo chave. Basta que esteja em alguma parte da página, inclusive não fazendo nem parte do texto.

    Edson.

  • Edson Souza dos Santos

    Frank,

    identifiquei o que está acontecendo, embora não saiba como resolver.

    Uma postagem está sendo indexada por palavras-chave de outra postagem.

    Na verdade, aparentemente, uma postagem está sendo indexada por todas as palavras-chave do blog, além das suas.

    Não há como evitar isso? Trato sobre assuntos diferentes.

    Edson.

    • É mais ou menos assim Edson: seu domínio tem uma grande relevância em um contexto geral, seja carros, saúde, futebol, moda, etc.
      Porém, essa relevância que o seu site acumulou está mal distribuída entre as páginas que ele possui, e está concentrada nesta página de Boa Saúde.
      Como esta página tem um trecho sobre carros e é muito relevante e está dentro de um domínio que tem relevância geral, o Google assume que aquela página é a melhor, mesmo para carros.
      Este é o quadro típico. Já vi acontecer outras vezes. É comum acontecer com comentários. Um termo não relacionado que está no comentário do post faz o post aparecer em resultados de busca.
      A solução é aumentar a relvância das páginas certas nos seus respectivos termos.

  • Edson Souza dos Santos

    Oi Frank!
    Li vários artigos do site. São ótimos, mas fiquei com algumas dúvidas sobre Keywords:

    1) As variações das palavras-chave (long tails) devem também ser keywords (meta keywords) ?

    2) Existe diferença para as pesquisas do google o fato de uma palavra que aparece muito no meu texto ser ou não meta keyword?

    Exemplo: Se eu tenho um texto sobre carro esporte em que o termo “carro esporte” aparece muitas vezes e houver uma pesquisa com o termo “carro esporte”.

    Existe alguma diferença no resultado da pesquisa se eu tiver somente “carro” com meta keyword ou eu tiver “carro esporte” como meta keyword?

    Existe alguma diferença na pesquisa se eu não tiver meta keyword?

    Estou com essas dúvidas, pois não ficou claro nos artigos que li aqui a importância de definir as meta keywords. Fala muito em trabalhar as Keywords e suas variações, nas URL, nos títulos, heading tags, meta descriptions, conteúdo, texto ancoras, alt tags das imagens, mas não fala se tenho que defini-las como meta keywords e qual a diferença nas pesquisas em estarem ou não definidas como meta keyword.

    Desde já agradeço.

    Edson.

    Obrigado.

    • Pois é… não falamos em meta keywords justamente por elas não fazerem diferença nos rankings. As 3 search engines declaram que não consideram a meta keywords nos seus algoritmos de rankings.

      • Edson Souza dos Santos

        Frank,

        muito obrigado.

        Comecei a otimização do meu site com base no que li e nas tuas respostas.

        Com certeza volto aqui para falar dos resultados.

        Um grande abraço.

        Edson.

  • Estou iniciando um site de anúncios grátis de carros e motos e segui muitas de vossas orientações, obrigado! Porém, quando submeti o site no Google Webmasters, ele indexou a página inicial porém, quando procura-se dentro do Google pelo site, quem aparece como descrição, logo abaixo de título, é (era) um texto que estava dentro da página (eu mudei-o) e não a tag de descrição que tanto eu penei para deixar mais ou menos dentro das orientações. Porque isso aconteceu? COm o passar do tempo esta descrição, errônea, é subtituída? Agradeço

    • Gustavo, a meta description é um orientador sobre o que uma página se trata. Através dela tentamos realmente escrever um resumo do que a página se trata, porém, o Google nem sempre usa o texto que escrevemos por lá.

      O que ele faz é tentar exibir um trecho de texto que tenha encontrado na página que seja mais relacionado ao que o usuário buscou – assim o usuário percebe que naquela página existe assunto muito próximo ou igual ao que ele quer.

      Quando a meta description tem esse texto, então o Google a usa. Quando não tem, ele tenta identificar outro trecho de texto. Em alguns raros casos, ele pode até apresentar título ou meta description diferentes, criando suas próprias combinações e, denovo, visando apresentar uma informação que seja muito compatível com o que o usuário buscou.

      O caso geral é que tendo uma meta description bem escrita e relacionada a informação buscada pelo usuário, ela apareça. Mas podem ocorrer variações.

  • Bom dia, excelente artigo, no entanto, tenho uma dificuldade com meta description duplicada, pois depois que adicionei a description nas categorias do meu blog wordpress, a description é adicionada tanto para a primeira página da categoria como para as seguintes, gerando assim meta description duplicada, queria saber se tem como imprimir esta description somente na primeira página da categoria no wordpress.

    Vi que aqui na Agência Mestre vocês conseguiram fazer com que a description seja indexada apenas na primeira página da categoria, como vocês fizeram isso, usaram algum plugin ou hack?

    • Tem duas chances, ou um hack direto no código (não sei te confirmar se fizeram isso aqui); ou pode ser o plugin WordPress SEO.

    • Excluir as categorias do seu sitemap é uma opção.
      O plugin Yoast tem essa opção.

  • Estou com um sério problema de conteúdo duplicado, existem 3 urls pra cada post, não sei de que forma posso corrigir esse problema, veja os resultados no Google Webmasters Tools
    eventos/festivais/festival-de-danca-de-rua-em-paraiba/
    eventos/festivais/festival-de-danca-de-rua-em-paraiba/?comments=true
    eventos/festivais/festival-de-danca-de-rua-em-paraiba/?postcomment=true

    Procurei muito sobre como evitar o conteúdo duplicado, mas não encontrei nada que solucionasse o problema, você pode me ajudar?

    • Klaylton, você pode usar a meta tag robots com valor noindex nessas páginas de comments em um primeiro momento e, posteriormente, caso seja interessante, aplicar o robots.txt para bloquear o acesso do Google a essas páginas.

      • Frank, se não for pedir demais, como eu posso fazer isso, através de plugins ou manualmente? Que código eu uso para fazer isso? qual plugin?

  • Klaylton, não conheço plugin que resolva isso corretamente, vai de processo manual mesmo.

    Sobre a meta tag robots e o valor “noindex”: Meta Tags e SEO

    Sobre robots.txt: Tutorial de robots.txt

    Se você for assinante de um dos planos da Agência Mestre (bronze, prata ou ouro):
    Remover Página do Google: Métodos e Implicações

  • Olá, Frank!

    Eu alterei a meta description e o title do meu site há 3 dias. Li que o google pode demorar até 1 mês para atualizar essas informações e eu queria que fosse mais rápido que isso. Já me sugeriram usar a meta “REVISIT” e usar um plugin de sitemap. Essas estratégias são realmente boas para o Google atualizar title e meta description mais rapidamente? Grata! Leda

  • Olá,

    Poderiam me responder porque o description esta sendo alterado nos resultados de buscas?
    Como consta:
    Roupas Infantil, Santa Catarina, SC, Fábrica de Roupas Infantil em Santa Catarina, SC, Roupas Infantil Atacado em Santa Catarina, SC

    Como aparece:
    +70 itens – Fábricas de Roupas Infantil Atacado. A Revista Santa Têxtil …
    ♤ Moda Infantil e Infanto Juvenil na linha Feminina. Rua São Leopoldo Nº 8 …
    Confecções Infanto Juvenil. Rod. Ivo Silveira Nº 9325 – Barracão – Gaspar / SC …

    Agradeço pela ajuda

  • Frank parabéns pelo artigo, continue esse trabalho, pois está muito bom!

  • Marcos

    Ola, fiquei com uma dúvida.

    Por exemplo, trabalho com loja virtual, a cada produto que eu for adicionar o bom seria uma meta-description-tags diferente, cada produto com sua meta-description-tags relacionada. Estou correto?

  • Adriano

    Este artigo foi escrito em 2007, o google ainda usa esta meta description tags? Ou ele verifica o real conteudo escrito. Será q não é uma forma ultrapassada que nem o page rank?

  • Olá Frank Marcel, gostaria muito de saber se ter arquivos pdf no site ajuda no ranking ou atrapalha?

  • é amigos para quem está começando como eu é muita informação, minha cabeça ta fervendo de muitas duvidas, porem confesso que esse site é o melhor que ja vi sobre seo, parabéns para todos do site

  • fabio

    Ótimo post!

    Amigo, já a uns três meses estou tentando atualizar a meta description de um site em wordpress no google. Atualizei a head, enviei o sitmap, mas não atualiza no google. O curioso é que no bing as páginas estão atualizadas. O mesmo possui muitas páginas.
    Saberia de alguma dica que possa me ajudar?

    • Oi Fábio, qual a página e consulta que você faz no Google?

  • Fábio muito show… será que tem como me tirar uma dúvida?

    Pensando em link building.. Você como um SEO Profisisonal, acha que tem problema em fazer link building 2 vezes na semana? Para um blog de 4 meses…

  • Joseph Redfield

    Eu posso usar um meta description para minhas páginas internas? Tem algum problema?

  • Vera Lucia Costa

    Adorei esse post, tirou minhas duvidas. Parabéns

  • Erick Camara

    Olá sou iniciante com wordpress, gostaria de saber como eu coloco a meta description, é com o plugin do yoast?