SEO, o Desafio Diário

Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje farei um artigo um pouco diferenciado. Não vou falar das últimas técnicas de SEO, ou ainda discutir uma inovação tecnológica, muito menos trazer uma série de ferramentas para lhes ajudar no trabalho de SEO. O meu artigo de hoje traz a motivação de se trabalhar com SEO.

Agência Mestre Google

Não sei se já falei publicamente isto, mas quando entrei em 2005 na Deals Consultoria (antigo nome da Agência Mestre), a vaga que eu preenchia era de webdesigner. Todos os dias eu via e ouvia, meus colegas de trabalho discutindo algumas coisas estranhas como PageRank, linkagem, keywords, e eu nem fazia idéia do que aquilo se tratava. Mas era algo estranho que mudava, pois logo alguém descobria algo novo e já noticiava. Era interessante, pois era bem mais dinâmico do que aprender CSS ou HTML, que não mudam sempre.

Pois bem, cerca de 2 meses depois estava eu lá “fuçando” e “caçando” informações sobre o tal SEO que a empresa já respirava. Vejam bem, estou falando de 2005. Não era tão fácil encontrar informações sobre SEO e nem existia conteúdo em português. Foi um sacrifício, mas valeu a pena. Foram horas de dedicação. Centenas de posts em vários fóruns, sobre os assuntos mais variados. E quando você achava que estava fazendo tudo certo, vinha a “maldita” atualização de PageRank. Assim, tudo o que você mudou, planejou, ou tentou, ia por água abaixo. Era hora de aprender mais. E foi assim, que comecei na área de SEO.

De 2005 para cá, muito mudou. Estudei mais, mas o Google continua esperto (óbvio). Só que uma coisa não mudou: a minha capacidade de renovação. Eu poderia simplesmente pensar que de nada adiantou eu aprender centenas de técnicas, que hoje são consideradas Black Hat, se o Google pode me punir hoje ou ainda, que não valeu apena eu ler 5 ou 6 livros de SEO, pois hoje são considerados livros básicos e desatualizados. Mas é aquele ponto, se eu não tivesse estudado estas técnicas, ou lido estes livros, hoje eu não teria este conhecimento básico. Eu não teria aprendido como é difícil fazer SEO e aprender SEO. Como é necessário acordar a cada dia e pensar que o Google pode mudar tudo em um estalar de dedos (uma atualização do “maldito” PageRank), ou pior, pode surgir uma nova ferramenta que mude todo o cenário mundial de buscas. Isto é o que o SEO proporciona: inovação, medo, receio, renovação.

Você que trabalha com SEO, ou ainda faz por hobbie, sabe pelo menos um pouco do que eu me refiro. Não é fácil a nossa vida, mas é cativante, é um tipo de trabalho em que tudo o que se faz hoje, pode não valer amanhã, mas mesmo assim você não se sente derrotado, mas sim desafiado a estudar e aprender mais e mais, aplicando todo o seu conhecimento naquele seu projeto.

Já você, que não está nesta área maravilhosa, lhe convido a aprender um pouco mais. Leia o nosso blog diariamente, comente, me siga no twitter e discuta comigo novas idéias de SEO. Eu asseguro que você vai gostar.

Um abraço a todos.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “SEO, o Desafio Diário”

  1. Bruno Miranda

    “Não é fácil a nossa vida, mas é cativante, é um tipo de trabalho em que tudo o que se faz hoje, pode não valer amanhã, mas mesmo assim você não se sente derrotado, mas sim desafiado a estudar e aprender mais e mais…” Acho que essa frase resume bem todo nosso trabalho! Esforço e Dedicação estão totalmente ligados a SEO!

    Responder
  2. Bruno Nassar

    Belo texto Fábio!

    Muito inspirador por sinal. Eu vivi isso a pouco tempo, entrei na empresa e só ouvia esses termos “estranhos”, depois de um tutorial lido e inúmeras perguntas, posso dizer que sei um pouquinho de SEO.

    E realmente é muito bom trabalhar com essa área, me sinto motivado cada dia mais. E nada melhor que ter um exemplo de que com esforço tudo pode dar certo!

    Abraços

    Responder
  3. Luiz Gustavo

    Esse texto representa exatamente como é o trabalho de SEO no dia a dia. De todas as áreas de quem trabalha com web, essa é a mais desafiadora pois é altamente mutável. O que hoje é fato, amanhã pode ser mito. Trabalhar com SEO é estar sempre a frente do que está acontencendo hoje para não sermos “engolido” pelo mercado competitivo. Mas isso se torna uma religião, é algo que você vive e acredita, passa a fazer parte da sua vida e por isso essa área é tão fascinante.

    Ótimo texto Fábio, resumiu tudo que pensamos ao trabalhar com SEO.

    Responder
  4. Cassiano Travareli

    Sem comentários Fábio!!!
    Passou para palavras o sentimento do dia a dia!!

    E esse desafio do dia a dia é o que torna tão atrativo e incentiva mais e mais a descoberta de novas técnicas para nos mantermos ali, no topo da pirâmide!!

    Parabéns pela ótima reflexão!

    Abraços,

    Cassiano M. Travareli
    http://www.brasilseo.com.br/

    Responder
  5. Jaqueline Benedicto

    fábio,
    Motivador suas palavras, acredito que no ano de 2005 as coisas não tenham sido realmente fácil, mas sem dúvidas valeu a pena todo esforço e dedicação.
    O site Agência Mestre está de parabéns pelo ótimo conteúdo, comecei recentemente a querer aprender mais sobre SEO e acompanho o site diariamente, espero aprender muito com vocês, e quem sabe um dia poder colaborar com algum artigo.

    Abs,
    Jaqueline Benedicto

    Responder
  6. Thiagonasc

    Muito interessante o texto. Venho lhe acompanhando no twitter e mais atento a seus trabalhos desde que palestrou a respeito, ano passado na UFLA.
    Trabalho (ainda que freela) na web desenvolvendo sites, sou mais inclinado para a área de design mas dou meus pulos também na programação. E todo o ‘aparato’ e a importância de SEO venho aprendendo e acompanhando aqui. E mais interessante ainda é ‘entender os bastidores’ de tudo isso.

    Parabéns pela publicação!

    Grande abraço.
    Thiagonasc.

    Responder
  7. Celso Hora

    Cara, é isso aí mesmo.
    Naquela época era tenso achar algum material. Eu comecei a pesquisar isso em 2006, e só encontrava material em Inglês!

    Mas SEO é assim: camarão que dorme a onda leva… tem que sempre estar por dentro das novidades, lendo bastante, e sobretudo praticando bastante também!

    Parabéns pelo texto… Abraços!

    Responder
  8. Flávio Raimundo

    Pois é Fábio, bela historia. Senti uma ponta de nostalgia e aperto no coração…rs
    Aliás quem tem problema no coração não pode trabalhar com SEO. Mesmo sendo bom em engenharia reversa, quando as coisas mais forte acontecem, é da noite para o dia, nem dá tempo saber de onde vem a ripada. Estou no mercado há muito mais tempo, ja era pra ter umas 3 pontes de safena…

    A imagem que faço de SEO é de uma pessoa que está em um circulo, nas bordas é areia movediça e logo em depois o inferno. E nesse circulo você está de olhos vendados não sabendo exatamente em que parte do circulo você está, e mesmo quando está parado, o circulo se mexe ao seu redor

    Quando se tem um grande empenho financeiro baseado em SEO então, cada dia que você acorda e nada mudou, é mais um dia de felicidade.

    Mais uma vez parabéns pelo post e pelas pessoas que aqui comentam. E acho até que o Google deveria criar um algoritmo para atribuir relevância pela quantidade e qualidade de pessoas que comentam um post. Né uma boa idéia? O Pedro Dias que com certeza nos lê, pode sugerir essa implementação…

    Abraço mineiro
    Flávio Raimundo

    Responder
  9. Erick Formaggio

    Olá Fábio, tudo bem?

    Poxa, bacana o post. Certamente tuas palavras expressam muito do que todos nós que trabalhamos com search sentimos todos os dias. Em 2005 as coisas eram bem diferentes… principalmente em relação ao mercado propriamente dito. Penso que a “palavra-chave” que mais resume tudo isso, bem como a beleza instável de nosso mercado é “inovação”.

    Best!

    Responder
  10. Nil Motta

    Ótimo texto!!!!

    Passei por isso a menos de 1 mês, quando entrei na empresa. Aprendi um pouco sobre SEO, com muito estudo e ajuda dos tutoriais que li.
    Estou gostando muito de trabalhar nessa área, nunca tive tão motivado.

    Parabéns pelo Post.

    Responder
  11. Mariana

    Nossa, ao ler seu post fui me identificando no meu dia-a-dia, rsrs.
    É bem isso que falou. Trabalhar com SEO é uma mistura de medo, motivação, desafio…
    Gostei muito do post. Parabéns!

    Responder
  12. Anna Bassetti

    Adorei o post…
    Acho que se refere a tudo, e não somente a SEO.
    O que você aprende hoje, tem que ser atualizado sempre, senão você fica estagnado…
    Beijos

    Responder
  13. Georgiana Guinle

    Sensacional esse post tão abrangente e elucidativo! estou engatinhando no fascinante mundo SEO e aprendi com esses conceitos…enquanto marketeiros, somos web-perdigueiros farejadores de target.Com esta nova quebra de paradigma, a contratação de um profissional de SEO bem antenado com a celeridade do web-world, inverte o posicionamento-É ele que contribui para tornar o target potencial no farejador dos sites, blogs, etc.agregando um valor fenomenal ao web-produto! De caçadores de internautas, oportunamente viramos caçados rsrs..O sucesso desta alavancada de marketing viral, se deve muito a profissionais competentes como você! Parabéns!
    Beijos

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>