SEO de Emergência: 10 Dicas Para Voltar Rapidamente Ao Google

Bom dia caros leitores do Agência Mestre, meu nome é Bruno Nassar e sou um novo membro da equipe e a partir de hoje estarei dividindo alguns conhecimentos com vocês no nosso blog. Irei falar hoje sobre um assunto delicado para os profissionais de SEO. Seu site foi punido pelo google e você está desesperado para retornar ao google, aqui vão 10 dicas para facilitar a sua vida.

Verificação no Google

Entre no buscador e faça uma pesquisa da seguinte forma: “site:www.seusite.com.br” para verificar se você ainda está na index.

Caso, você não veja nada ou somente sua index , sim o seu problema é bem grave, mas não se desespere, o que você tem que fazer é trabalhar rápido, identificar o(s) problema(s) e arrumá-los.

Agora caso você verifique que algumas das suas páginas continuam idexadas, pode respirar aliviado que a situação não é tão grave. Tente pesquisar agora o seu site da seguinte forma: www.seusite.com.br (sem o site:) se você não aparecer então é porque o google identificou algo anormal no seu site, será que você está tentando usar um pouquinho de Black Hat SEO? Não sabe o que é Black Hat? Verifique se você não está usando algumas técnicas de Black Hat SEO “sem saber” . Se identificar qualquer uma delas, reformule seu site rapidamente e sem tais técnicas o mais rápido possível.

Se você está sendo indexado das duas formas acima citadas mas mesmo assim seu rankeamento foi altamente comprometido, isso pode ter sido gerado por uma série de fatores, entenda melhor o PageRank.

Mudança no Sistema de Rankeamento

Outro possível motivo para sua queda no rank do google, pode ser de uma atualização no sistema de rankeamento do google, pois os algoritimos responsáveis por estas tarefas sofrem alterações constantes.

Procure Erros com o Google Webmaster Tools

Utilize esta excelente ferramenta disponibilizada pelo google, que pode ser a chave para identificação dos problemas que o seu site possui. Se vocês desconhecem esta ferramenta, eu a recomendo pois pode ajudar em muitos pontos, principalmente as pessoas que estão começando a trabalhar com SEO, e também aos profissionais do ramo, que mesmo sendo profissionais são humanos e erram. Leia nosso artigo sobre esta ferramenta: Otimizando o site com o Google Webmaster Tools.

Alterações Recentes

Muitas vezes esses problemas são gerados por novas implementações feitas nos sites, como por exemplo: mudança de servidor que pode gerar quebra de links gerando 404 mas calma isso não é um bixo de sete cabeças aprenda Como Fazer o erro 404 Trabalhar para Você, redirects errados com 301 entre outros. Faça essas verificações e arrume-as, caso não consiga identificar o(s) problema(s) faça um rollback do site com o backup. Verifique exaustivamente as mudanças até identificar o problema , não adianta manter a página no ar sendo que seu tráfego está caindo e seu site está perdendo força.

Verifique se Você não foi Punido Como Spamer

Muitos profissionais de SEO, acham que podem enganar os Bots e tentam se utilizar de técnicas um tanto quanto suspeitas que não chegam a ser Black Hat , mas tem um lado negro da força incorporadas e são chamadas de Gray Hat SEO. Não sabe também o que é Gray Hat? Aprenda um pouco sobre Gray Hat SEO. Como eu posso identificar se fui punido por spam ou porque eu fui punido? O que é sabido sobre punição de spam é que geralmente seu rank cai algo entorno de 30 posições para algumas de suas keywords. Para saber mais sobres as punições leia nosso artigo sobre Tipo de Punições do Google. Agora que você sabe das técnicas de Black e Gray Hat SEO, você pode, o que eu não indico de maneira alguma, maneirar por um tempo com uso dessas técnicas até a “poeira abaixar”, ou passar a estudar a fundo Técnicas de SEO e aplicá-las e não correr mais riscos. Entretanto se o Google o tirou completamente dos resultados das pesquisas, é melhor você se apressar para conseguir voltar a aparecer nas buscas.

Verifique Seu robots.txt

Muitas vezes erros na progamação do robots.txt impedem que os crawlers cheguem até o seu conteúdo. Faça essa checagem, use o Google Webmaster Tools para ajudá-lo, caso encontre dificuldades em entender o robots.txt leia nosso Tutorial de Robots.txt.

Concorrência

Se você atua numa área, na qual, nenhum dos seus concorrentes sequer sabe o que é SEO, e muito menos para que serve isso, será fácil você dominar as keywords e ter um ótimo rankeamento, então fique de olho na concorrência , caso eles tenham acordado pra vida e passado a tentar aplicar um pouco que seja de SEO isto pode afetar diretamente seu rankeamento.

Conteúdo Duplicado

O bot do google tem um ótimo algoritimo para identificar conteúdo duplicado e evita-los. Para identificar tais conteudos leia alguns de nossos posts relacionados a este assunto como: Evitando Conteúdo Duplicado Acidental, Encontre Conteúdo Duplicado com o Google Webmaster Tools e aprenda 7 Formas de Corrigir Problemas de Conteúdo Duplicado.

Uma maneira de se identificar algum conteúdo duplicado é utilizar o filter 0, digite no google uma parte de um texto que esteja no seu site e faça a busca verifique sua colocação caso não encontre nas 3 primeiras páginas adicione ao fim da URL &filter=0, cheque novamente caso seu site aparece na busca isso significa que há conteúdo duplicado no seu site.

Problemas Relacionados ao Servidor, Hospedagem e Domínio

Toda e qualquer troca de servidores, hospedagem e domínios tem de ser muito bem planejadas para que não afete seu rankeamento, pois uma mudança desastrada, pode por experiência própria, acabar com longos meses de um trabalho árduo de SEO.

Atente nesses casos a todos os redirects, possíveis 404 e etc como já foi citado acima.

Concluindo

Uma perda grande de rankeamento, pode ser gerada basicamente por três fatores:

1- Alguém, em algum momento fez alguma alteração no site; Caso tenha sido este o problema, desfaça tudo , ou seja, volte o backup!

2- Você está exagerando nas técnicas de BlackHat e GrayHat SEO; Caso este tenha sido o problema, desista destas técnincas  e aprenda o que é SEO de verdade, material aqui no nosso blog tem de sobra!

3- Houve uma mudança drástica no mercado em que você atua; Caso este tenha sido o problema, aprenda com a concorrência veja o que eles mudaram , como, quando, verifique se é viavél fazer o mesmo , um pouco de espionagem faz parte do negócio!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “SEO de Emergência: 10 Dicas Para Voltar Rapidamente Ao Google”

  1. Web Designer Demétrios

    Muito boa sua explicação, parabéns !!!!
    Tenho uma dúvida: é valido para o SEO redirecionar através do .htccess a página de erro 404 para a página inicial do site?
    ErrorDocument 404 http://www.site.com.br

    Pergunto isso porque se fizer aqueles testes online de SEO aonde o mesmo procura a página de erro 404 no diretório não vai encontrar. Por outro lado, para o usuário é muito válido assim ele sempre cai na página atualizada do site, a home !

    Responder
  2. Bruno Nassar

    Bom dia Demétrios,

    Bom eu não aconselharia isso, não por motivos de SEO, porque na verdade essa questão não tem relação alguma com o SEO mas sim com a usabilidade do seu site.
    Imagine que um usuário entre no seu site e tente acessar um página mas ao invés de navegar no site até chegar ao local desejado ele resolva digitar a URL por exemplo: http://www.mestreseo.com.br/blgo ele ao dar enter irá cair novamente na index, e com certeza não vai reparar que digitou a URL erroneamente, e isso seria confuso para o usuário pois ele ficaria sem saber o porque não está chegando aonde quer, e com o erro 404 ele na hora iria notar que estava fazendo algo errado.

    Abraços.

    Responder
  3. Alex lima

    Uns dos meus sites foi punido porque o tema ainda tinha algumas palavras em inglês , a cada dia o negocio tá ficando estreito, bom para o pessoal que usa o SEO para o bem

    Responder
  4. Tadeu

    Creio estar passando por este problema, na 1ª etapa perdi todas as visitas vindas do google, verifiquei o site, troquei o tema wordpress, pedi reconsideração, o blog voltou parcialmente, mas não buscava meus artigos recentes, então mudei novamente o thema por um mais leve, resultado perdi todas as visitas novamente.
    Aparentemente não tem nada errado (apesar de conhecer pouco do assunto), consultei as ferramentas de diagnosticos, sitemaps… e não consigo detectar o problema, os artigos aparecem como indexados, http://www.papo.., tambem consta mas or artigos não.

    Se algum colega puder me auxiliar de alguma forma, ficarei eternamente grato,
    um abraço e sorte a todos…

    Responder
  5. Fábio Ricotta

    Olá Tadeu,

    Você fez a mesma pergunta no grupo de Webmasters do Google e a solução para melhorar a indexação do seu site é rever o seu robots.txt . Nele você pode tirar as seguinte linhas:
    Disallow: /category/
    Disallow: */category/
    Disallow: */category/*

    Pois você necessita que a categoria seja indexada para que os posts sejam indexados.

    Um abraço

    Responder
  6. Sergio

    Olá,Meu Site foi Punido Pelo Google,Nap sei por que motivos,Gostaria que alguem Me Ajudece Ficarei grato pela ajuda De Vcs,obg

    Responder
  7. Juliano

    Bom dia. Meu site nao aparece mais no google, ele entra apenas quando coloco “site:jpseries.com ai eu o vejo mas nas pesquisas por palavras nao.Ja corrigi os erros e nao sei mais o que fazer. por favor ajuda.

    Responder
  8. Lysandro

    Boa tarde,

    Estou tendo muitos problemas com meu servidor atual de hospedagem, minha dúvida é a seguinte: Mudando de servidor as páginas de meu site perdem classificação no google?

    obrigado pela ajuda…

    Responder
    • DavidsonDFGL

      Opa, creio que sim viu Lysandro, pois seria outro domínio/subdomínio,e,creio eu, para os bots do Google, isto seria um outro site.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>