SEO: Como os Search Engines Trabalham com os Inbound Links

Como sabemos o links são importantes para o SEO de um site, ou seja, eles influenciam no posicionamento das páginas do site nos resultados de busca. Existem vários tipos de links e hoje vamos analisar a importância dos links de texto, mais precisamente os inbound links.

Link Building: Inbound Links

Por que os links de texto são importantes?

A maioria dos search engines prestam muita atenção para o texto âncora dos links. Uma página é considerada mais relevante para uma determinada keyword se esta keyword não aparecer somente no conteúdo, mas também for usada no texto âncora dos links que apontam para essa página, os inbound links. É possível encontrar páginas com um ranking elevado para uma determinada keyword mesmo que não exista nenhuma ocorrência no conteúdo. Isso acontece quando esta página recebe links de outros sites contendo essa keyword no texto âncora. Temos como exemplo os famosos Google bombs.

Como os search engines trabalham com os links de texto?

Sabemos que os links de texto são importantes para os search engines, mas não é tão claro qual o peso dos links quando uma página é indexada. Quando um link de texto é encontrado e seu texto âncora é convertido em tokens, por exemplo:

Suponhamos que o search engine encontre um link com texto âncora “Dez Dicas Rápidas”. Convertendo em tokens:

  • “Dez Dicas Rápidas”
  • “Dez”
  • “Dicas”
  • “Rápidas”
  • “Dicas Rápidas”
  • “Dez Dicas”
  • “Dez Rápidas”

Após o texto âncora do link ser convertido em tokens o algoritmo do search engine calcula o peso de cada token, baseando na quantidade de vezes que esse token aparece em textos âncora dos inbound links dessa página e na index do search engine. Então, se o peso do token exceder o mínimo, então a página é indexada para este token.

Mas o que isso contribui para o SEO do site?

A maioria dos search engines usa esse método para rankear as páginas da web. Então, se você quer melhorar o posicionamento do seu site, verifique se ele possui bons inbound links com os textos âncora certos. Otimizar as páginas do site é importante para dizer aos search engines que seu site é relevante para suas keywords. Bons inbound links com texto âncora certo irão reforçar a relevância das suas páginas para as keywords.

Agora você deve estar se perguntando, como posso utilizar os inbound links para tentar ocupar as primeira posições nas SERP’s?

  1. Otimize as páginas do seu site para suas keywords. Seu site terá um bom ranking se ele tiver inbound links suficientes para as keywords. Ficará mais fácil conseguir um bom posicionamento para uma determinada keyword se a página do seu site for otimizada para essa keyword.
  2. Como sabemos os search engines consideram cada link como um voto, então tente conseguir o máximo de inbound links possíveis. E o resultado será ainda melhor se no texto âncora dos links para seu site existirem suas keywords. Contudo, não use sempre o mesmo texto como texto âncora dos links. Varie utilizando expressões diferentes, porém relacionadas.

Portando, se você está com a intenção de aumentar o PageRank, melhorar o posicionamento nos resultados de busca e ainda aumentar as visitas do site, invista em uma campanha de Link Building. São muitos os benefícios que os links trazem para o site, principalmente se o Link Building for feito corretamente. Então, fique esperto, você pode ganhar links e reputação atráves do Link Building. Só tome cuidado com o Link Farm.

Não deixe de assinar nosso feed e comente, sua opinição é muito importante.

T+..

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “SEO: Como os Search Engines Trabalham com os Inbound Links”

  1. Web Designer Demétrios

    Parabéns pelo post, muito boa a sua explicação. Dessa fez nem dúvidas fiquei…..quer dizer quase, me veio uma agora:

    Digamos que fiz trabalho de inbound links em 10 sites, qual a forma mais fácil para saber se os mesmos já estão indexados nos buscadores?

    Responder
  2. Nathalia

    Olá..

    Bom o modo mais fácil de descobrir se um site já foi indexado pelo search engine é ir até a página de busca do mesmo e pesquisar por:
    site:www.nomedosite.com.br

    Assim ele mostrará quantas páginas desse site já foram indexadas…

    E obrigada pelo comentário…

    Responder
  3. Web Designer Demétrios

    Acho que expressei errado: Na verdade minha dúvida é como saber se nos 10 sites que fiz o trabalho de links externos já estão indexados no google, porque pelo que entendi só vou ter 10 votos quando o google ver e indexar estas páginas externas.

    Responder
  4. Frank Marcel

    Demétrios, você pode consultar o cache das páginas e ver a data do cache, dá pra tirar uma idéia da data da indexação e começar a ter uma idéia de quando os links foram contados, mas só que aí entram muitos outros fatores técnicos e procedurais das search engines para contabilizar links, verificar para onde apontam, contexto e outros tantos fatores de SEO que nós já tratamos por aqui.

    Responder
  5. Rafael Perozin

    Ótimo post.

    Além de deixar bem posicionado nos buscadores, anchor text ajuda as pessoas a entenderem melhor os textos que escrever e também conhecer mais conteúdos do seu site.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>