Semântica e Link Building

Olá! Hoje vou dar uma dica de SEO sobre a semântica dos links – o seu texto âncora.

Texto em âncora

É o texto que usuários clicam para seguir um link. Bom, provavelmente vocês já sabem! =)

Exemplos:

1. Para ótimas dicas de SEO, confira http://www.agenciamestre.com.
2. Para ótimas dicas de SEO clique aqui.
3. Um site com ótimas dicas de SEO.

Qual a melhor opção de linkagem?

Para quem já tem conhecimentos em SEO, rapidamente conclui que os exemplos 1 e 3 são melhores que o segundo exemplo. O exemplo número dois fornece um link, o que é bom, mas não agrega ao link nenhum valor semântico, quer dizer, mestreseo.com.br/blog não é uma referência para “clique aqui”. Se “clique aqui” fosse usado em uma busca, com certeza o mestreseo.com.br/blog não apareceria nas primeiras posições.

O exemplo 1 contém o nome mestreseo, que é o próprio nome do domínio, mas se alguém procurar por mestreseo rapidamente vai encontrar o nosso site.

Outra coisa importante a se notar é que uma URL informativa, porém concisa, ajuda para a relevância que o crawler agrega a uma página, ou seja: se um post tiver a URL www.mestreseo.com.br/posts.php?id=12 , ele não terá nenhum valor semântico para o conteúdo do post. Você consegue supor o assunto de tal post?

Por outro lado, www.mestreseo.com.br/seo/o-que-e-seo torna-se muito mais informativo e relevante, agora é possível supor do que o post trata.

Finalmente, o exemplo 3 é sem dúvidas a melhor linkagem. Da forma que está escrito, ele forecene o link e, principalmente, campo semântico para o conteúdo daquele link. Quando o buscador chegar a esta âncora linkando para www.mestreseo.com.br e ainda com o texto “dicas de SEO”, ele vai entender que o site é referência para dicas de SEO.

Link Building

Escolher as palavras certas para nome de domínio e nome das páginas ou posts vai facilitar ainda o Link Building, já deixando indicado as palavras para usar no âncora quando se for fazer um link.

Por exemplo, o nome Agência Mestre é muito bom pois quando alguém linkar o site, provavelmente vai linkar utilizando as palavras “SEO” e “Dicas”, como em: “Ontem eu li no Agência Mestre uma dica interessante…”, e assim, o site ganhou um texto âncora muito interessante, contendo as palavras SEO e Dicas.

Para um post ou página, a relação é a mesma.

Sendo assim, construa sempre links com textos que descrevem o conteúdo do link!

Por hoje é só! Até a próxima dica de SEO! =)

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “Semântica e Link Building”

  1. Frank Marcel

    Demétrio, o atributo title do link não é um fator decisivo, é complementar. Eu gosto dele pelo fator usabilidade – saber onde o link vai me levar. Colocar “SEO Dicas – Tudo sobre SEO” tem a diferença de indicar o dono do conteúdo linkado, além do conteúdo do link.

    Responder
  2. marcos

    Opa, tudo blz?
    talvez aqui nao seja o topico certo mas tem a ver com linkagem, gostaria de saber se a url passada por parametro influenciará negativamente nos motores de busca, url do tipo http://www.nomedosite.com.br/index?pagina=home por exemplo.

    Continuem com o ótimo trabalho de vocês. Parabens pelo site

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>