Search Engine Ranking Factors 2009 – SEOmoz

Mais uma vez o SEOmoz realizou e divulgou os resultados de sua pesquisa com 72 especialistas em SEO para levantar quais os fatores de rankeamento mais importantes atualmente – quais os principais fatores a se otimizar para ter a melhor performance nos resultados de pesquisa em Search Engines?

Entre os grandes nomes que participaram da pesquisa estão Aaron Wall (SEOBook), Michael Graywolf (Wolf-Howl), Ann Smarty (DailySEOTip), que está ficando popular entre as tuitadas brasileiras, e o próprio Rand Fishkin (SEOmoz).

search engine ranking factors 2009

Sobre a Pesquisa

A pesquisa é realizada a cada 2 anos pela própria equipe do SEOmoz e conta com a participação de quase 100 experts em SEO espalhados pelo mundo (EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e outros), e cada participante responde sobre a importância de mais de 100 fatores de rankeamento em Search Engines.

O resultado da pesquisa é mais que um indicativo de quanta importância deve ser dada em cada atividade, é um guia de otimização de sites.

Search Engine Ranking Factors 2009

Os fatores avaliados na pesquisa contam com uso de keywords em conteúdo (título, texto na página, uso no H1 da página, …), em domínio (seja root domain ou subdomínio, URLs), imagens e, claro, links. Outros fatores mais conceituais também foram levados em conta como:

  • existência de conteúdo único no site
  • recência de criação da página (se é uma página nova ou não)
  • frequência de atualização de uma página
  • confiança (Trust) do domínio
  • presença em redes sociais/redes de conteúdo
  • e muitos outros fatores

Os 5 fatores que mais se destacaram positivamente foram:

top seo ranking factors

  1. Texto âncora de links externos (73%)
  2. Uso de keywords no título (66%)
  3. Simples popularidade de links – quantidade de links (64%)
  4. Diversidade de domínios com links para o site (64%)
  5. Uso de keyword no nome de domínio (60%)

Rumos de SEO em 2009/2010

Com base nesta pesquisa e nestes top 5 ranking factors, pode-se estabelecer por onde caminhar e dedicar o maior tempo dos esforços com a otimização de sites.

É evidente a força que o link building tem – 3 de 5 fatores contam ganho de links:

  • Otimização de texto âncora de links externos
  • Popularidade de links
  • Diversidade de domínios com links para o site

Outro fator ainda crucial é a otimização do título (title tag). A keyword no título tanto influencia o posicionamento quanto o clique, ou seja, quando o usuário vê a keyword no título (no resultado de busca), ele fica mais convencido a clicar no resultado.

Por fim, um dos fatores que mais ganharam força recentemente: o uso de keyword no nome do domínio. Isso significa que um domínio cujo nome seja o termo exato buscado por uma pessoa (notícias online – www.noticiasonline.com.br), ou, pelo menos contém uma ocorrência do termo pesquisado (SEO – www.mestreSEO.com.br) ganham força.

Isso vale especialmente para o primeiro caso, quando o nome de domínio é exatamente um termo pesquisado.

Não deixe de conferir a pesquisa completa do SEOmoz: Search Ranking Factors – leitura obrigatória para todo SEO. Mas volte aqui e dê sua opinião! Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Search Engine Ranking Factors 2009 – SEOmoz”

  1. Domicio Neto

    O que eu acho principal quando o assunto é link building é o simples fato de que uma pessoa só irá linkar para o seu blog se você for relevante.
    Você não tem como manipular isso, pelo menos não de forma ética.
    Parabéns pelo post e pela quantidade de informação presente no Agência Mestre.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>