Tipos de Punições do Google

Olá leitores do Agência Mestre. Hoje falarei um pouco sobre os tipos de penalidades aplicadas pelo Google em sites que não seguem suas recomendações, tentando esclarecer quais os tipos de punições e como fazer para evitá-las. Felizmente eu nunca tive esse problema com nenhum dos meus sites, então, esse artigo será baseado na experiência de webmasters que já sofreram com algum tipo de penalidade do Google.

Seu site tem menos de 6 meses?

Se o seu site tem menos de 6 meses e você sumiu repentinamente das buscas, é bem provável que não tenha havido uma punição exatamente. Levando em conta que os domínios registrados para fazer spam são na maioria das vezes comprados por um ano e depois descartados, o Google olha com desconfiança para todos os sites recém criados, visando evitar que esses sites spam fiquem longe de suas buscas. O filtro do Google responsável por isso chama-se Sandbox.

Mas você deve estar se perguntando, se o registro do domínio é um ano, por que só se aplica a sites com menos de 6 meses? Isso é muito discutido pelos webmasters, e a maioria das opiniões divergem quando o assunto é esse, alguns afirmam que 6 meses, outros um ano e alguns dizem que leva até mais de um ano para sair do Sandbox.

Na minha opinião, 6 meses são suficientes para você provar pro Google que seu site não é spam e começar a rankear (espero que ele não seja spam). Porém, rankear na maioria das vezes, não quer dizer que você pode concorrer de igual pra igual com sites que já estão há muito tempo no mercado para keywords competitivas. Mas isso é uma outra discussão, que diz respeito a idade do domínio, e não está diretamente ligada ao efeito Sandbox.

Seu site não é spam e você caiu no Sandbox? Existem várias coisas a fazer para ganhar ou recuperar a confiança do Google. O fator mais importante nesse caso, é conseguir links de sites de confiança. Para fazer isso, leia mais sobre link bait e link building, temos vários artigos detalhando como conseguir links utilizando técnicas permitidas pelos Search Engines. Outros fatores que ajudam a ganhar a confiança do Google são produzir conteúdo de qualidade, fazer os redirecionamentos adequados para que não caia em um 404 ou página não encontrada, não se envolver em nenhum esquema de troca de links, compra de links, link farm, cloaking… Ou seja, fazer um site de qualidade sem se envolver em nenhuma técnica black hat.

Outras informações sobre como evitar o Google Sandbox você encontra nesse artigo, onde eu entro em detalhes de como evitar e como sair do Sandbox.

Agora vamos falar sobre as punições do Google mais discutidas pelos webmasters.

Quantos tipos de punições existem?

Um membro do Forum WebProWorld disse que existem 3 tipos de punições. São elas:

  • Penalidade -30
  • Penalidade -950
  • Exclusão

Há rumores de que a penalidade de -30 afeta todo o domínio, enquanto a de -950 serve para páginas individuais. Nesses tipos de punições, a busca pelo nome do domínio aparece normalmente, mas os resultados caem no mínimo umas 3 páginas. Alguns acham que não existe o -950, mas sim uma punição onde o site aparece sempre no final dos resultados.

Essas punições na maioria dos casos, são resultados de técnicas de otimização não permitidas (ou black hat). E as mais comuns nesse caso são

keyword stuffing: excesso de repetições ou variações semânticas da keyword principal ou quaisquer outras keywords e
Link Building: técnicas para obter links. Esse tipo de punição por link building não permitido é comumente chamada de BLOOP (Backlink Over Optimization).

Com certeza existem outros tipos de punições, como por exemplos essa Google Ranking #6 Penalty / Filter, que foi detalhada pelo Aaaron Wall do SEO Book .

Em que ele se baseia para fazer essa análise?

Se você tem um site que obtém em média 20 backlinks diários e certo dia consegue 2000 links, pode parecer bastante suspeito. Quando muitos links aparecem em um curto período de tempo, o Search Engine faz uma análise e pode aplicar a punição. Nesse caso o motivo pode ter sido algum script ou um software para link building (ambos proibidos).

Nesse post, Rand Fish do SEOmoz, nos mostra um bom exemplo de uma técnica não permitida de linkagem do ramo de Real Estate (um dos mais concorridos). Para subir nas buscas, cada site faz uma página de links e aponta para diversos outros, com o intuito de subir nas buscas através de links desses sites relacionados. Isso acarretou uma punição e um prejuízo enorme obviamente, para vários sites envolvidos.

Exclusão

Esse tipo de punição resulta na exclusão total de um site dos índices do Google. Esse tipo de punição geralmente se aplica a violações mais sérias das Guidelines do Google, como o uso de cloaking (técnica de mostrar para o usuário um conteúdo diferente daquele mostrado para o search engine) ou doorway pages que são basicamente páginas criadas com o intuito de enganar o search engine aparecendo para determinadas buscas e enviando os usuários para páginas diferentes daquelas que foram buscadas.

Como evitar as penalidades do Google?

Há muitas soluções discutidas por webmasters na internet. Darei aqui algumas dicas mais comuns:

  • Não usar as keywords excessivamente na página
  • Não linkar, nem se envolver com qualquer site que faça manipulação de links.
  • Faça uma campanha consistente de link building, tentando variar os textos âncora dos links
  • Não utilize cloaking nem faça doorway pages
  • Faça seu site pensando no usuário, e não só no search engine

Você conhece alguma outra punição? Já passou por alguma dessas? Não deixe de comentar!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

29 Comentários para “Tipos de Punições do Google”

  1. Frank Marcel

    E aí Rafael!

    Excelente post!
    Eu acho que o tempo que um site permanece no sandbox é totalmente dependente do próprio comportamento do site, quer dizer, se em pouco tempo o site mostrar que não é spam, ele sai da sandbox.
    Quanto mais tempo o google levar para reconhecer que um site não é spam, mais tempo ele irá ficar no sandbox.

    Eu tive a experiência de ficar preso no sandbox com um site, que em cerca de 4 meses saiu de lá.

    Parabéns pelo post!

    Responder
  2. JaKi

    Ultimamente o internauta se apegou ao Google e os serviços oferecidos por ele, e esqueceu que existe outros sites na web com serviços tão bons quanto aos que estamos acostumados. Falo de inovação, novidade e sites que estão começando agora, porém que têm tudo para crescer. Um exemplo disso é um novo site que vi como um dos concorrentes para prêmio iBest, e que pela sua colocação ganhou a simpatia dos internautas: Zymaps (http://zymaps.zymboo.com), que é um serviço de mapas que traça rotas e ainda apresenta previsão do tempo, clima, notícias e estabelecimentos comerciais, todos relacionados ao local que marcamos!
    A empresa que criou esse site ainda oferece outros serviços que achei bastante interessante: Zymboo (www.zymboo.com), um portal de notícias e SearchNow (www.searchnow.com.br), o único buscador do Brasil que busca notícias e imagens de toda web em apenas alguns décimos de segundos! Vale a pena conferir!

    Responder
  3. Luis

    Muito bom seu post.

    Acho que meu blog está passando pelo tal SandBox. O domínio é novo (finalzinho do ano passado) e desde então ele tem oscilado muito nos resultados das buscas.

    Normalmente ele fica um periodo (alguns dias) com ótimos resultados e depois despenca, dias depois volta a melhorar e depois despenca de novo. Isto é normal do SandBox?

    Luis

    Responder
  4. Marcio Gazetta

    Eu to no -30 ou -60 dependendo do humor do Tio Google. Pior que não sei direito o que causou. Ja fiz o pedido de reconsideração e estou aguardando. To nessa desde o dia 09/05

    Responder
  5. Bruno

    Existe algum tipo de punição para a utilização do value “always”, dentro do parâmetro do sitemap?

    Responder
  6. LeoCabral

    Muito tenho lido sobre não utilizar palavras chaves excessivas no blog, mas tenho um dúvida: – Existe uma forma de mensurar o que é excessivo ou não?

    Responder
  7. Fábio Ricotta

    @Bruno: não existe este tipo de punição. O seu sitemap é apenas um indicador para o Google e não algo que ele DEVA fazer.

    @Stroke: depende da punição. Se for muito grave, costuma durar um bom tempo. Já vi punições de 1 semana, 1 mês, 3 meses. Depende do tempo e se o webmaster tira o problema do site.

    @LeoCabral: Pense sempre assim: “Isto incomodaria o meu usuário? Parece que tem muita palavra aqui?” Se por um instante você falar “eu poderia tirar uma”, então tire. Tente ser o mais natural possível.

    Abraços a todos

    Responder
  8. ezequiel

    pois é ricotta,meu site ta ate bem nas buscas quando digita em campinas muitas coisas aparecem em primeirto lugar,porem ocorreu uma coisa estranha,quando digito meu proprio dominio,ele aparece na quarta pagina.
    tem alguma dica aí?estava lendo seu artigo e vi que as keywords ,não podem ser repetitivas,,vou ser o que da se eu mudar.. mas aguardo uma noticia boa aí pra gente..grato

    Responder
  9. Bruno

    Muito Bom esta dica.

    A Penalidade 950 deve ter passado com o meu site?
    Não sei o que aconteceu mas a pagina index, e mais outras duas sumiram, simplesmente, já não existe mais no google???
    O que será alguma penalidade?
    É estranho porque a unica que fiz foi inserir a minha pagina em blog´s onde diz deixe seu comentario, e inserir dentro, de minhas contas de youtube etc…

    Alguem me poderá informar o que se passa????

    Desde já agradeço!

    Responder
  10. Bruno

    Pessoal antes de mais gostaria de informar que já voltou tudo ao normal do nada??????
    Bem sinceramente não sei o que é, mas na boa!

    Saude a Todos.

    Responder
  11. Gomes

    Pow meu site foi pundio so fica em ultimo agora afff, e agora quanto tempo dura essa punição??

    Responder
  12. Leonardo

    Muito bom e instrutivo essa matéria. Vou seguir a risca para que meu site não tenha nenhuma das punições acima mencionadas. Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    Responder
  13. Joao N

    Uso o Google Analytics para controlar as visitas no meu blog, só que há dois dias o medidor de visitas do analytics mostra zero visitas? Será que é alguma punição?

    Responder
    • Frank Marcel

      Pode ser sim. Mas confira alguma alteração recente que você tenha feito no site, algo que possa estar bloqueando a execução do javascript do Analytics, ou mesmo se o script ainda está corretamente instalado em todas páginas do site.

      Verifique também se o site não está hackeado e as visitas redirecionadas para outro site.

      Responder
  14. Internetador

    Já tive esse problema várias vezes João N, e como o Frank já falou, foi a falta do código que se perdeu depois de trocar template.

    Responder
  15. Renan

    Recebi ontem a noite uma penalidade do Google, e as visitas (que vem em sua maioria do Google) caíram para bem menos da metade. Já olhei no webmasters e não encontrei nenhuma mensagem, e aparentemente lá está tudo normal. Mas as visitas ainda não voltaram ao normal, e em pesquisas que eu estava na primeira página, agora não me encontro nem na terceira página.
    Pior que isso foi bem um dia depois de eu fazer uma geral nos links, onde removi links para sites que já estão fora do ar.
    Vai entender né…

    Responder
  16. nlopes

    Aee pessoal, axo que meu site tb foi punido, ele aparecia na terceira pagina e agora nao estou mais encontrando.

    Recentemente eu fiz o redirecionamento 301 de “www.dominio.com” pra “dominio.com” pois o google estava achando que era conteudo duplicado e desde entao venho postado em blogs da area pra tentar subir mais o meu site nas buscas, porem ele caiu.

    Como saber qual foi a punição e pq eu fui punido?
    Ja não sei oq fazer….
    Ja não sei oq fazer

    Responder
  17. Francisca Cleide

    Obrigadão pela dica! Pois, eu não havia entendido como aconteciam essas punições, e sofri acho que as de -950 por alguns dias, pois instalei o google analytcs só pór curiosidade e um dia comecei a perceber que as visitas caiam e fiquei abrindo por 4 dias seguidos e sempre vendo cair (isso depois que fiz propaganda de um concurso que estou participando através de um link). Valeu mesmo!

    Responder
  18. Rafael Seabra

    Olá, pessoal!

    Adquiri recentemente a ferramenta SEOmoz e, entre outras coisas, ela faz uma contagem de aparições de keywords em determinadas páginas. O problema é que muitas delas superam a quantidade recomendada pela aparição da keyword nos comentários.

    Minha pergunta: isso causa problema ou o Google diferencia o que está no conteúdo do artigo e o que está nos comentários?

    Se causar, o que devo fazer?

    Abraço e parabéns pelo grande trabalho!

    Responder
    • Frank Marcel

      Provavelmente você tem esta configuração a bastante tempo e se tivesse acontecido algum problema, você provavelmente teria notado.

      Meu palpite é que não há problema, visto que muitas outras palavras devem ser mencionadas no comentário também.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>