PageRank: segredos, mitos e realidades – Parte 3

Continuarei a discussão do Leo Baiano sobre o PageRank do Google.

Sobre os backlinks

Como já citado pelo nosso amigo Rafael em seu post sobre o assunto, a qualidade dos links que chegam ao seu site é o principal fator. As pessoas falam que tem mais de 1000 backlinks para seus sites e possuem um pagerank pequeno. Isso é até normal de acontecer, pois não seria incomum se, desses 1000 backlinks, apenas 1% tiver pagerank maior que 0. Muita gente com pagerank pequeno pode linkar pra você. E outra coisa que acontece muito são os feeds que as pessoas pegam de outros sites e postam em seus blogs ou site. Isso aumenta exponencialmente o número de links.

Sobre as “calculadoras” de pagerank

Na minha opinião, a maioria desses “preditores” de pagerank são furados, pois não usam a API do Google e não calculam o pagerank de cada backlink.

Sobre o Pagerank

Mais uma coisa, O PAGERANK DEMORA PRA ATUALIZAR. Não adianta fazer uma otimização e esperar que o pagerank suba em uma semana. Estima-se que, atualmente, o pagerank é atualizado de 2 a 4 vezes por ano.

Dica e verdade

Todas as técnicas de SEO que você encontrar são meras especulações empíricas, ou seja, tentativa (ou não) e erro. A não ser que você conheça o algoritmo do Google, nada do que você encontrar aqui será 100% correto. Mas reafirmo: Não tente dar uma de espertão com o GoogleBot.

Bom, pela minha experiência em trabalho, são essas minhas opiniões sobre o assunto.

Convido os amigos Frank Marcel, Celso Ribeiro e Fabio Ricotta para completarem a discussão com suas opiniões.

Fui!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “PageRank: segredos, mitos e realidades – Parte 3”

  1. Frank Marcel

    Demétrio, o método de calcular o PageRank é composto por diversos fatores, muitos deles são suposições.

    Eu acredito que as duas coisas sejam levadas em conta. Tanto o Pagerank do site (página inicial), que representa o Trust (confiança+credibilidade) do site, quanto o PageRank da página específica, que tem sua própria importância.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>