PageRank Atualizado – Entenda Melhor

Como foi anunciado pelo Matt Cutts do Google e amplamente comentado por toda blogosfera, neste final de semana o Google divulgou novos valores para o PageRank de páginas e sites na Internet. Para não deixar passar em branco, vou escrever mais um post sobre a pequena barrinha verde do Google.

Hoje o PageRank está bem difundido, mas, se por acaso alguém não conhece, recomendo a leitura do post do Heron sobre o que é PageRank.

PageRank – Como Funciona Mesmo?

O PageRank é uma certa classificação das páginas na web que acredita muito na democracia da Internet, ele interpreta cada link de uma página para outra como um voto da primeira página para a segunda. Mas não é suficiente ter a maior quantidade de votos para ganhar essa eleição.

Além da quantidade de links (votos) que uma página recebe, o Google avalia também a qualidade da página que está votando para fazer a matemática do PageRank, de modo que links de páginas importantes são mais eficientes no processo de tornar outras páginas importantes também. Naturalmente, páginas importantes são identificadas por receberem um alto valor de PageRank.

Mas ainda assim, simplesmente ter o maior PageRank não é suficiente para fazer uma página aparecer primeiro nas buscas, é extremamente importante que os termos de uma busca combinem com o conteúdo de uma página para que então sejam buscadas as páginas de maior relevância para tais termos de busca.

Entre outros fatores, ao determinar que uma página é relevante em um resultado de uma busca, o Google examina links para a página (quantidade e, principalmente, qualidade), examina o próprio conteúdo da página (se os termos da busca aparecem na página, quantas vezes – tome cuidado com keyword stuffing) e até mesmo o conteúdo das páginas que votaram na página que está sendo avaliada, o que é muito importante.

A avaliação do conteúdo das páginas que votam é a principal razão para nós sempre recomendarmos o cuidado quando se toma parte em um esquema de links como anéis ou alianças de sites, ou atualmente, as chamadas “Parcerias” – “Eu te dou um link e você me dá um também”. Esse esquema de links recíprocos para promoção de sites é duvidoso. Se as parcerias não são com sites relacionados, o link dos sites não relacionados contaram muito pouco ou nada. E, independente de serem sites relacionados ou não, não se sabe qual é a barreira entre a troca de links aceitável e o Link Farm e abuso de links recíprocos – Técnicas black hat punidas pelo Google.

Portanto, para aumentar o PageRank do seu site, é bom entender como funciona o PageRank e tomar como base as técnicas de white hat SEO, a produção de conteúdo interessante e fazer um link building inteligente. Parabéns a todos que tiveram um aumento de PageRank nesta última atualização do Google e continuem acompanhando nossas dicas e informações sobre otimização de sites.

Não deixem de comentar e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

30 Comentários para “PageRank Atualizado – Entenda Melhor”

  1. Frank Marcel

    E aí Rodrigo!
    Olha, sempre que acontece uma atualização de PageRank eu me deparo com comentários informando que o PageRank atualiza aos poucos, que nos 2, 3 dias seguintes o PageRank pode ainda mudar e por aí vai…
    Sinceramente, eu nunca vi isso acontecer. Mudou, mudou; não mudou, não mudou. Mas quem sabe… No máximo pode ser uma questão de informações diferentes em Datacenters (servidores de base de dados do Google) diferentes que ainda não sincronizaram, não trocaram as figurinhas. Mas eu acho bem improvável que isso leve tempo para acontecer. E de qualquer forma, o PageRank é atualizado a todo instante e somente publicado de vez em quando. São coisas bem diferentes…

    E aí Cayo! Que pena essa queda! Ainda não tive a oportunidade de acompanhar uma queda assim. Bom, se você tiver o seu blog cadastrado no Webmasters Tools do Google, veja se não há nenhuma mensagem por lá, corrija eventuais erros que sejam acusados no painel do Webmasters Tools. Conteúdo duplicado também pode ser uma causa para isso, mas acredito que não seja o seu caso, não é? Links recíprocos, link farm ou a perda de links importantes que você tinha apontando para o seu blog também podem ser causa para a queda.
    Mas não se abale! Continue o trabalho sério, white hat, que o resultado vem logo em seguida!

    Abraços e obrigado pelos comentários!

    Responder
  2. Cayo Medeiros aka. yogodoshi

    Valeu a dica, já tinha dado uma olhada por lá e não vi nenhum mensagem. De qualquer forma irei dar uma investida em SEO e veremos o que acontecerá na próxima atualização… =)

    Abraços!

    Responder
  3. rodrigo

    hehehe

    Fiz a pergunta na esperança de que ainda houvesse a possibilidade do aumento do PR do index….

    Apesar da manutenção de 4 para a home, analisei melhor e percebi que algumas páginas secundárias novas saltaram de 0 para 3…e outras antigas, sairam de 2 e foram para 3 também…

    Certamente, isso denota que meu site ja foi atualizado…

    obrigado e até o SMX !!

    Responder
  4. Durval

    Tenho uma duvida, quando eu verifico meus links na pagina de ferramentas para web master do google, recebo duas informações diferentes, no menu links – paginas com links externos, tenho 152 links (com PR entre 2 e 6), e em estatísticas do índice – links:www.meusite.com.br, não tenho nenhum. Qual destes vale para o pagerank, pois quando eu tinha apenas 1 link (de pagerank – 3) em ambos, meu PR foi de 0 para 1, agora que fiz um grande esforço para subir no rank, continuei nesta atualização com PR 1.

    Responder
  5. Web Designer Demétrios

    Dúvida 1: Apesar do Google atualizar para nós somente agora e em média 4 vezes por ano, o page hank é atualizado constantemente em “background” e ficando atualização somente nos datacenters ?

    Se a resposta for sim, tenho outra dúvida: Após a atualização pra nós (usuários) há mudanças de posição nas buscas já que o page hank já estava atualizado nos datacenter?
    Pergunto isso pq tinha uma página com page hank 1 e aparecia na 1ª página, agora que esta com page hank 2 ela aparece na 3ª página, procurando pelo mesmo termo.

    Responder
  6. Fábio Ricotta

    Olá Demétrios,

    Sim, é atualizado em background nos datacenters do Google, mas para nós só é atualizado de tempos em tempos.

    Não existe uma relação conhecida, pois o Google trabalha com o PageRank “atualizado”, que é o que ele fica rodando em background, e não com aquele que aparece na toolbar. Assim, se o seu site caiu é um sinal que ele está fraco em determinada keyword.

    Abraços

    Responder
  7. Frank Marcel

    Durval, o Google não apresenta dados muito precisos na busca link:nomedosite.com.br, mas eu confesso que não entendi ainda o “Páginas com links externos” do webmasters tools. As informações ali não ficaram muito claras pra mim.
    Sobre questões de valor de PR é ainda mais complicado. Como eu mostrei no post, a quantidade de esforço de ir de 0 para 1 é menor do que de 1 para 2, que é menor do que de 2 para 3 e etc., o algoritmo do Google sempre muda, então, talvez, o esforço de sair de 1 para 2 pode ter aumentado.
    Existe ainda um fator muito importante que a maioria das pessoas esquece: o Tempo. Quanto mais antigo um domínio/site, mas importante ele se torna, isso também faz diferença no posicionamento e no PR.

    Abraços!

    Responder
  8. Durval

    Caro Frank, obrigado por ter respondido minha duvida. Bem quando eu me refiro a “Páginas com links externos” do webmasters tools, falo sobre uma lista de sites que apontam para as paginas de seu site.

    Dentro do webmasters tools, no menu links existe um opção chamada página com links externos com esta descrição “Veja quais páginas em seu site possuem links que apontam para elas a partir de outros sites. “, nesta opção existe uma lista de sites que aparentemente deveriam tornar-se link para o meu site(153 links). Digo isto porque, esta lista de sites é muito parecida com a lista de links para meu site no yahoo, e é composta pelos mesmos sites que são indicados como referência ao meu no google analystic.
    Espero que tenha ficado um pouco mais claro.

    Obrigado,

    Durval

    Responder
  9. Frank Marcel

    Oi Cristina! Obrigado! Continue visitando nossos posts! Abraços!

    E aí Durval! Acho que eu me expressei mal nessa questão dos links. Eu conheço essa seção que você citou no Webmaster Tools, a minha dúvida é sobre a precisão das informações apresentadas ali e como elas são coletadas. Para mim os dados apresentados ali são muito vagos, comparando ao Google Analytics, onde é possível obter informação e não somente dados. Entendeu?

    Abraços!

    Responder
  10. Roni

    Quer dizer então que não é muito recomendável fazer esquema de parceria (troca de links) entre sites e blogs?

    Tenho a seguinte dúvida… Vamos supor que tenho links apontando para artigos de meu blog, esses links, também valem para aumentar o rank do index?

    Responder
  11. Frank Marcel

    Pois é Roni.. esquemas de troca de links sao sempre duvidosos.. podem te ajudar, podem te atrapalhar e podem nao fazer nem uma coisa nem outra…

    Quando for fazer links externos, e entrar em “parcerias”, reflita se o link vai ser realmente útil ao visitante do seu blog. Se nao for, evite…

    Quanto aos links, diz o google que todo link é link. Todo link conta como voto. Entao a resposta é sim, vai ajudar.

    Responder
  12. Reisman Alianças

    Olá Novamente Frank
    Eu gostaria de tirar uma duvida contigo. Se eu criar um site paralelo com as fotos dos meus produtos e direcionar as fotos para meu site principal será uma quebra das diretrizes? Estou meio perdido ainda nestas questoes.

    Obrigado pela sempre ajuda!
    Marcelo

    Responder
  13. Frank Marcel

    Olha, eu acho que você vai ter melhores resultados se dedicar seu tempo ao seu site principal, do que dedicando-se a novos sites.
    E, de acordo com a sua proposta, você vai estar gerando conteúdo duplicado, certo? Não é uma boa…

    Responder
  14. Vilson

    Olá Pessoal, olá frank, olá fábio…
    Gostaria de saber como inflencia muitos links direcionados a um site.

    O conteudo de um link entre as tags a, tem valia tbm ? e os parametros, como o title ?

    Obrigado, e abraço pro6 galera.

    Responder
  15. Frank Marcel

    Olá Vilson!

    O texto âncora tem muito valor sim, mas é mais em relação ao posicionamento do que em relação ao valor do PageRank.

    O PageRank depende basicamente de links, mas o resultado geral é influenciado por texto âncora, relacionamento de conteúdo, importância da página que fez o link, entre outros, também.

    Responder
  16. Carloos

    olha muito bom as suas dicas, o que tenho para lhe perguntar e se caso meu blog e novo e ainda “nao tem” um PR ainda após eu vir a ganhar irá melhorar meu posicionamento no google ou o pr nao influencia em nada disto?
    Desde já grato.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Carlos,

      essa questão eu debati em um outro artigo:
      PageRank – Atualização e Informação

      Neste artigo, eu explico que o PageRank de uma página somente aumenta quando esta página melhora, seja em qualidade de backlinks ou quantidade, e aí sim ela pode ganhar rankings.

      O ponto é que a página não melhora porque o PageRank subiu, o PageRank é que sobe quando a página melhora.

      Recomendo a leitura do artigo. Comente por lá!
      Abraços!

      Responder
  17. Carloos

    Perfeito entendi perfeitamente e agradeço a atenção, mais me resta uma “duvida” quanto mais pagina e artigos meu blog possuir maior sera a chancer de eu ir subindo de rankeamento? apenas backilinks poderam me ajudar nesta questao?

    peço-lhe desculpa novamente o incomodo mais gostaria de tirar essa minha duvida com você. Abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      Isso não é uma relação direta, é uma correlação.

      É comum um site que tenha muito conteúdo acabe recebendo muitos links e, por fim, tenha bons rankings.

      Mas é o contexto geral da história, e não simplesmente “ter muito conteúdo implica em ter bons rankings”, entende?

      Responder
    • Frank Marcel

      O PageRank foi o grande diferencial do Google em seu nascimento, gerou um grande buzz sobre a marca, sobre rankings, compra e venda de links, funcionamento de algoritmos e rankings, mexia até com o ego de webmasters.

      Enfim, teve um papel muito importante em outro momento e, esse papel importante, faz muitas pessoas confundirem o seu valor hoje em dia e sempre visam esclarecer este ponto: como as pessoas realmente devem interpretar e tratar o PageRank.

      Responder
  18. Rodrigo

    Olá, não percebi uma coisa. Qual o sentido do pagerank? Qual o melhor? 10 ou 1 ? E o pior?

    Responder
    • Frank Marcel

      De certa forma, existem “duas” atualizações de PageRank. Na verdade, os dois itens seriam a atualização e a divulgação da atualização.

      A atualização em si ocorre praticamente a todo momento. O Google tenta percorrer a Internet e encontrar novas informações o tempo todo, justamente para manter o seu índice de resultados o mais atualizado possível. Então, a cada novo link que ele encontra para uma página, ele atualiza o PageRank dela (ou algo assim, de forma dinâmica).

      Por outro lado, a divulgação dessas atualizações ocorre (ou costumava ocorrer) a cada 3 ou 4 meses. Ou seja, o número que ele mostra pra você (de 0 a 10) é uma foto daquele momento específico que ele fez a divulgação do valor. Mas depois daquele momento (e mesmo antes), é provável que o cenário mude, e você só vai saber das mudanças 3 ou 4 meses depois.

      Segue essa linha. Entendido?

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>