PageRank Atualizado – 31/12/2008

Olá leitores do blog da Agência Mestre! Ficaram sabendo da última de 2008? O PageRank foi atualizado no último dia do ano, 31 de dezembro. Houve um engraçadinho que previu que este seria o último update de PageRank de 2008.

O nosso blog e o domínio mantiveram suas marcas anteriores, PageRank 4:

PageRank

Você pode conferir como ficou o PageRank do seu site ou blog usando a ferramenta para medir PageRank da Agência Mestre: Medidor de PageRank.

Será que novas métricas entraram em cena? Nós já sabemos que conteúdo novo e atualizado é importante, em especial para o rastreador do Google estar sempre visitando o seu site, mas nos tempos recentes o Google incluiu a exibição da data do documento junto ao seu snippet em algumas pesquisas. Será que a data e a idade do documento vão ganhar mais importância? Teremos que acompanhar o andamento das coisas em 2009.

Voltando às previsões, a próxima atualização de PageRank deve acontecer em Março ou Abril, seguindo a média de 3 ou 4 meses de intervalo entre atualizações. Até lá, bastante SEO, Link Building e produção de conteúdo ainda vai acontecer. Bom trabalho e Feliz 2009 para todos!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

39 Comentários para “PageRank Atualizado – 31/12/2008”

  1. Alexandre Brendim

    Pelos resultados que tive nos meus sites, eu realmente não entendi os critérios deles, mas quem somos nós, reles mortais, para discutirmos…o lance é tocar em frente…

    Responder
  2. Frank Marcel

    @ Rodrigo parabéns! E mão na massa porque PageRank 5 dá mais trabalho! Boa sorte!

    @Alexandre eu vi sites subirem de forma surpreendente também. Um início muito rápido pode levar pra um recuo muito rápido também. O importante é manter um bom trabalho.

    Responder
  3. Terramel

    O meu continuou como 4. Tava contando com um PR5, mas nao deu :(

    Mas tudo bem. Parece que muitos andaram perdendo PR com essa atualização, o que vai ser ótimo para nós que mantivemos o mesmo pagerank. Isso significa que provavelmente o monte de lixo que só fica postando foto de quem posou nua em playboy, downloads e essas besteiras provavelmente vao ter menos relevancia para o Google :)

    Responder
  4. Frank Marcel

    É.. essas atualizações de pagerank são assim mesmo. Site sobe, site desce, site não muda. Há um burburinho aí de que redes de conteúdo vão ficar menos importantes no ranking, muita coisa pode mudar.

    Responder
  5. Helio

    Bom mesmo foi com o meu, além de está dando timeout em meu robots.txt eu simplesmente caí de 4 para 0. =(

    Até agora não entendi o motivo e já enviei email para o suporte google. Agora é rezar por uma resposta!

    Responder
  6. Cristina

    o meu foi de pr3 pra pr4. achei legal, mas como disse o alexandre não entendo muito os criterios do big boss Google

    Responder
  7. Silvio Junior

    O meu continua no mesmo P3 em meus 2 blogs. Estou feliz por só ter eles a 3 meses mais para 2009 tenho planos em pelo menos ter um PR4 pois será de grande importância.

    Abraço ;)

    Responder
  8. Jackson

    Oi Frank, tudo blz?

    Bom, eu realmente fiquei satisfeito. Com apenas 2 meses de blog já pulei para PR3. Agora é trabalhar pra ganhar algo a mais até a próxima atualização.

    Grande abraço a todos. Desejo-lhes um ótimo 2009.

    Responder
  9. Jeferson Campano

    Incrivelmente o meu Blog JM DIGITAL passou de 0 para 4 com apenas 4 meses de existência. Sinceramente é dificil dizer quais são os critérios.

    Responder
  10. Philipe Cardoso

    O meu assim como o Terramel continuou 4 queria pelo menos 5 também mas como foi dito melhor do que cair rs…

    Parabéns a todos e vamos ao trabalho.

    Responder
  11. Frank Marcel

    @Helio problema diferente esse seu… com certeza o robots não é o responsável pela queda, mas assim como ele está dando timeout, suas outras páginas também devem estar com esse problema. Isso sim justificaria a queda de PR.

    @Cristina é difícil apontar precisamente os critérios e suas importâncias no PR, mas a gente faz uma idéia né!? hehehehe

    @Silvio manter em 3 já é um bom sinal, um pouco mais de tempo e trabalho deve levar o blog pra 4 sim. Boa sorte!

    @Jota valeu cara! E sucesso com o blog!

    @Catarino parabens!

    @Jeferson eu tb já passei por essa experiência de sair do nada para PR4 em alguns meses. Acho que é um erro ou incentivo do Google pra você fazer um bom trabalho e não se enveredar para Black hats

    @Philipe é isso aí! Não cair já é um sinal de que mais tempo e trabalho pode aumentar!

    Responder
  12. Carlos Machado

    Amigos,

    Com a atualização do PR de 31.12.2008, um site nosso baixou 1 ponto e os demais subiram vários pontos.

    A concorrência está grande, bem como as dicas deste site nos auxiliam a impulsionar negócios.

    Sucesso a todos!

    Responder
  13. Helio

    Frank,

    ontem notei que outros blogs e sites do mesmo servidor que eu sofreram o mesmo problema. Logo, está descartada a possibilidade de punição por domínio. Acredito que algum nó do tracer do servidor esteja com problemas em passar os dados dos robots e isso impossibilita a leitura do sitemaps e consequentemente do indexamento do site.

    Abraços!

    Responder
  14. Frank Marcel

    Helio, quando o Google não encontra o robots.txt, ele assume que está liberado para indexar o site, e não o contrário. Se você cadastrou o sitemap no webmasters tools, ele pode já ter os links, ou avisar de problema para fazer o download do sitemap; e isso é independente do robots. E mesmo que você não tenha nem robots, nem sitemap, ainda assim, se ele encontrar links para o seu site, ele tenta indexar.

    O timeout é um problema para ler o robots, para ler o sitemap e para ler as páginas do site.

    Abraços!

    Responder
  15. Helio

    É. Também pensei isso, Frank.

    Mas, o que quis dizer é que o robots.txt não sendo lido e gerando-se um timeout com isso devido à algum bloqueio num nó da rede, pode estar associado a um problema análogo no ato da leitura do sitemaps.xml.

    Não sei se os IPs do servidor entrou em alguma blacklist. Ou está havendo alguma restrição obstrusiva no servidor. Mas, um blog como o acertodecontas que está la no mesmo servido está com os mesmo problemas (PR zerado, não indexa, timeot no robots.txt)

    Responder
  16. Frank Marcel

    Ok, então estamos falando a mesma coisa!

    Pode ser algum problema com o servidor mesmo. Eu já vi o IIS da Microsoft bloquear o Googlebot hehe.. por mais absurdo que isso seja…

    Boa sorte aí!

    Responder
  17. Frank Marcel

    E aí Marcio! Bom.. é praticamente impossível que todos os data centers (os servidores do Google) sejam atualizados todos ao mesmo tempo. Você deve ter pego um dos primeiros a atualizar!

    Responder
  18. Frank Marcel

    E ai Fabio! No inicio era simplesmente ter links, quantidade de links. Com o tempo, o Google foi aprimorando esse sistema e entraram outros fatores. Links de paginas relacionadas, links de sites diferentes, links de sites importantes entre outros.

    Obrigado pela visita e pelo comment!

    Responder
  19. VonNaturAustreVe

    Hi,blz?

    Meu blog ta no 0 :P comecei semana passada vou fazer o possível para conseguir 1 pontinho pelo menos no próximo update do pagerank.

    []’s

    Responder
  20. Criação de Sites

    Nosso site caiu para o PR 3. Estava em 4.
    Todavia, fizemos agora em 2009 uma reformulação completa, desde estrutura e design até na programação dos sistemas. Otimizamos o conteúdo de forma mais semântica possível, visando a acessibilidade e padrões web. Com isso, esperamos subir no conceito do Google e retomar o PR 4 ou quem sabe, subir ao 5!
    Nosso site: http://www.faorclick.com.br

    Em 2009, quero ativar meu site (http://www.marciosantos.com.br) que por sinal, mesmo sem conteúdo no Blog, já alcançou o PR 1.

    Abraços

    Responder
  21. Jackson

    Ouvi rumores hoje pela manhã que já começou uma nova atualização, é isso mesmo? Alguém sabe como está isso?

    Responder
  22. Márcio R.

    é complicado porque o google da preferência a sites que sejam “clientes” deles, por exemplo a galera que tem blog hospedado no blogger.com sempre vai ter pagerank maior do que a concorrência dele para mesmo conteúdo….o Google não é besta, é um meio de atrair webmaster atras de pagerank alto….só que não deixa de ser sacanagem porque o sistema de buscas deveria ser democrático e escolhido o nível do pagerank por qualidade de conteúdo!

    Responder
  23. Frank Marcel

    Márcio, não concordo com você. Blogs do blogger (ou blogspot) não são favorecidos. O pagerank é medido por quantidade de links, não por análise de conteúdo.

    Por outro lado, o pagerank tem pouca influência no posicionamento dos sites. É muito fácil encontrar resultados de 1a. posição com pagerank mais baixo que os outros 9 resultados.

    Os resultados sim são organizados por relevância de conteúdo.

    Responder
  24. Carlos Lourenco

    Amigos, deixo uma pergunta:

    Quando teremos um espaço de tempo menor para atualização do Page Rank?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Carlos! Na verdade, algumas até ocorrem em tempos menores, mas são para resolver coisas pequenas e somente alguns poucos sites percebem a mudança.

      O Google não atualiza com mais frequência para dificultar a Engenharia Reversa do Algortimo do PageRank.

      Responder
  25. Fernando Medeiros

    Meu page rank em 2 meses de blog foi direto para PR4, achei o máximo, claro.

    Se antes eu não conseguia entender como nosso amigo google calcula isso, agora fiquei mais perdido ainda, rs.

    O que eu também não consigo entender é como o meu posicionamento no google ao digitar na pesquisa “fernando medeiros” fica tão abaixo de páginas com PR menor.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>