PageRank – Atualização e Informação

Está confirmada mais uma atualização de PageRank – ontem, o @brunonassar percebeu algumas alterações e nós passamos a testar alguns sites e páginas para conferir a mudança. Conforme eu escrevi no post Atualização de Pagerank – 23/06/2009 ontem, a verificação da mudança só estava sendo possível através do uso de proxy.

Hoje, os valores já estão atualizados e você pode utilizar seguramente a ferramenta da Agência Mestre para verificar o PageRank:

Verifique o PageRank de qualquer página da web instantaneamente:
Esta ferramenta gratuita é fornecida por Agência Mestre.

Ontem ainda, estava revendo alguns dos artigos da Agência Mestre sobre PageRank quando disparei a seguinte mensagem no Twitter:

uma página não muda de posição pq o pagerank melhorou; o pagerank é q muda quando a página melhora em qualidade #seo #google #pagerank

Depois de alguns ReTweets, recebi um reply do @RafaelROliveira levantando uma situação oposta, um caso em que um site teria melhorado de posição devido ao aumento de PageRank, já que as posições melhoraram no dia seguinte a uma atualização.

Colocar isto como: “Primeiro, o PageRank aumenta, somente depois a página e o posicionamento melhoram”, oposto do que eu disse no Twitter, é algo que não segue a linha do PageRank. Por que eu não acredito nesta relação de dependência inversa ao meu Tweet?

Pagerank – Informação

Conforme o Heron escreveu em seu post O que é PageRank,

Para calcular o valor do PageRank, o Google considera basicamente a quantidade de links que a página recebe. Funciona de modo semelhante a uma eleição, onde cada link  é como um voto endossando a qualidade da página que recebe o link

ou seja, o algoritmo do PageRank é baseado em popularidade, em democracia. Assumir que o PageRank possa aumentar sem que a página melhore (ganhe mais links ou seus backlinks aumentem em qualidade), seria como um presidente ganhar a eleição sem contagem de votos, não de todos (considerando uma democracia ideal).

Uma página subindo de PageRank aleatoriamente seria como o Google deliberadamente entregar mais pontos a uma página, independentemente de fatores como links, independente da qualidade da página.

Outro ponto importante a se destacar sobre os valores de PageRank é que, embora eles sejam divulgados, tipicamente, 3 ou 4 vezes por ano, o seu real valor para uma página é calculado a todo instante e, portanto, é atualizado a todo instante, somente não é divulgado a todo instante.

Eis a justificativa do meu Tweet, o PageRank de uma página é dependente dela, e não o contrário. O Google não “dá” PageRank às páginas; as páginas tem o seu PageRank calculado com base nos links que recebe, portanto, uma mudança neste valor, depende da mudança do quadro geral da página.

E um aumento no valor também não implica em troca de posições, já que o PageRank é dos fatores mais fracos que influenciam o posicionamento de sites nos resultados de uma busca. São diversos os casos onde páginas de valores menores posicionam-se melhor do que páginas com valores maiores.

Sendo assim, não fique aí parado esperando que o PageRank de suas páginas aumente: produza mais conteúdo, otimize o conteúdo que você já tem, revise e atualize esse conteúdo, aplique uma estratégia inteligente de Link Building para ganhar mais links e, aí sim, ter melhores posições e o aumento do PageRank de suas páginas.

pagerank-loading

Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

18 Comentários para “PageRank – Atualização e Informação”

  1. HeavyTutorials

    PR2 finalmente saiu do 0, achei que ia passar mais 3 meses no zero.
    Estava entre os primeiros do google em diversas palavras.

    Obrigado pela informação.

    Responder
  2. Luis Fernando Mizutani

    Frank,

    Muito boa tua análise sobre PageRank. Divido a mesma opinião tua que o PageRank é reflete como a página está e primeiro há uma melhora no posicionamento que leva, em alguns casos ao aumento do PageRank e não o contrário. Abraço

    Responder
  3. Eduardo Monteiro

    Artigo interessante. Eu não sabia que o PageRank era atualizado o tempo todo e divulgado apenas algumas vezes por ano.

    Eu tenho uma dúvida em relação ao PageRank… A prática de divulgar sites através de artigos em EZines realmente melhora o PageRank ou pode levar a penalidades? Se melhora, qual seria a quantidade ideal de artigos publicados mensalmente nessas EZines?

    Responder
  4. Frank Marcel

    Valeu pelos comments pessoal!

    @Eduardo: a cada novo link, ou conjunto de links, encontrado um site precisa ser reclassificado. Se não fosse assim, os resultados ficariam estagnados por 3 meses. Para não falar diversos conteúdos novos que não seriam bem rankeados. Por isso, é fácil ver que é sempre atualizado, mas somente de vez em quando divulgado.

    Sobre Ezines, as duas coisas: tanto pode melhorar, como punir o posicionamento de um site. Provavelmente melhorar, dificilmente punir. Quanto a frequência, não acredito em uma quantidade ideal, é mais interessante pensar na qualidade ideal.

    Responder
    • Diego

      Não é bem assim.

      É uma das 1ª primeiras coisas.
      Pagerank é o coração do Google.

      Pagerank significa a confiança do google em seu website. Quanto melhor, melhor no google.

      Responder
      • Frank Marcel

        Olá Diego,

        O Google realmente se edificou em torno do PageRank, mas ele não é assim tão influente em rankings e, mais do que isso, o Google desencoraja essa glorificação do PageRank e até já o removeu das suas Ferramentas para Webmasters.

        Acho interessante que você leia o artigo O Fim do Pagerank? O Google Remove o PageRank do GWT do Fábio Ricotta.

        Existes outros insights por lá.

        Responder
  5. Brunbo

    Pelo o que vi poucos sites mudaram o pagerank, alguns que tinha um 4 caiu para 3 e muito que tinha um 2 ou 3 fico no mesmo.

    Meu site tem 5 meses e ainda to no 2, por enviar muitos posts para redes sociais e cadastro em diretorios de feed pensei que ia pegar um 3 mas nada agora é esperar o proximo.

    Responder
  6. Frank Marcel

    @Reyner: pois é. Não faz muito sentido correr atrás de PageRank por si só. Mas é legal acompanhar.

    @Guilherme Cândido: ficou para a próxima!

    @Brunbo: Eu também não vi muita mudança, mas também não procurei muita mudança!

    @Guilherme: é como eu disse no post, o PageRank baseia-se em links, proximidade de conteúdos e o próprio PageRank da página que faz o link. Se você quiser ler um pouco sobre o PageRank nas palavras do Google, hoje em dia, aí vai o link:

    http://www.google.com/corporate/tech.html (inglês)

    @todos: valeu pelos comments!

    Responder
  7. Diego Alves

    Ola amigos, antes das duas ultimas atualizacoes de page rank meu blog tinha pagina inicial com page rank 6 depois de mais 2 atualizacoes a pagina inicial de meu blog caiu para page rank 1 e todos as categorias estao com page rank 4, incluindo varios outros posts de page rank 4, 3 e 2.
    Minha duvida aqui é a seguinte, pq meu page rank da index caiu e nao subiu mais?

    Responder
  8. Frank Marcel

    Olá Diego!

    Existem alguns motivos para a queda de PageRank, como uma punição ou simplesmente a não evolução do site contra a evolução do algoritmo do PageRank.

    Se suas visitas não sofreram impacto,pode não ser uma punição. Continue o trabalho, verifique se não ocorreu nenhuma estratégia Black Hat e as coisas devem recuperar com o tempo.

    Responder
  9. Dirceu Brant Queiroz

    Eu acho que com o tempo a metodologia para o page rank vai mudar drásticamente, pois os critérios de avaliação são muito pragmáticos com resppeito à utilisação de links.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>