PageRank 3 na Primeira Atualização? Saiba Como e Por quê

Sempre que noticiamos uma atualização de PageRank, como a que aconteceu no começo deste mês (PageRank Atualizado – Abril/09), diversos comentários surgem de pessoas relatando que seus blogs e sites receberam, logo de começo, um PageRank 3 ou, até mesmo, 4, e todas elas ficam fascinadas e empolgadas com a bela arrancada de um site recém criado. Mas por que isso acontece? Por que sites e blogs recém criados já recebem um PageRank “alto”?

Antes de mais nada, vamos relembrar a fórmula do PageRank:

PR(A) = (1-d) + d (PR(T1)/C(T1) + … + PR(Tn)/C(Tn))

Na fórmula, PR(A) é o PageRank da página A; T1 à Tn são as páginas com links para a página A; d é um fator de depreciação que pode ter valores entre zero e 1 (normalmente é usado 0.85); e C(Tx) é o número de links para outras páginas a partir da página Tx.

Atenção: esta é a fórmula original do PageRank, ou seja, ele já não é mais calculado exatamente desta maneira, embora o princípio geral ainda seja o mesmo. Uma mudança fundamental foi a adição de fatores como grau de relacionamento de conteúdo entre as páginas e a análise de contexto entre as páginas envolvidas no link. Contudo, esta fórmula servirá para o ensaio sobre o comportamento do PageRank que eu apresento neste artigo.

PageRank 3 na Primeira Atualização – Como?

Vamos supor que eu acabei de criar o meu site A e, logo nos primeiros momentos, consegui links de outros 10 sites. Cada site com os seguintes valores de PageRank:

  • (Meu site) PR(A) = 0
  • PR(B) = PR(C) = PR(D) = 4
  • PR(E) = PR(F) = PR(G) = PR(H) = PR(I) =3
  • PR(J) = PR(K) = 2

E, para facilitar as contas, vou repetir os links que cada um dos 10 sites tem da seguinte maneira:

  • C(B) = C(C) = C(D) = 10
  • C(E) = C(F) = C(G) = C(H) = C(I) = 8
  • C(J) = C(K) = 9

Portanto, os 3 sites com PageRank 4, linkam para 10 páginas, os 5 sites de PageRank 3 linkam para 8 páginas e os 2 sites com PageRank 2, linkam para 9 páginas. Hora das contas:

  • PR(A) = (1-0.85) + 0.85*(PR(B)/C(B) + … + PR(K)/C(K))
  • PR(A) = (1-0.85) + 0.85*( 3*4/10 + 5*3/8 + 2*2/9)
  • PR(A) = 3.14

Voi-la! Com 10 links de entrada e PageRank variando de 2 a 4 nesses links, é possível conseguir um PageRank 3 logo na primeira atualização de PageRank que o site cruzar!

Um Site Novo com PageRank 3 e o meu Antigo com 2. Por quê?

Especialmente quando a atualização está bem próxima do lançamento do site, o Google ainda não coletou e processou informação suficiente sobre o site, sobre os links que ele faz e links que recebe e ainda não tem histórico suficiente para obter um valor mais condizente, sendo assim, valores “absurdos” podem ser atribuídos a sites e blogs recém criados.

É claro que eu condicionei este meu experimento a uma situação específica para mostrar o ponto que eu queria, mas é mais que o suficiente para levantar hipóteses mais consistentes sobre a razão de sites recém criados obterem valores mais altos de PageRank logo no início de sua história.

Numa situação real, talvez os 10 links que eu utilizei como exemplo, sejam na verdade 1000, mas o conceito ainda é válido: são 1000 links ainda não totalmente avaliados e, com as informações que o Google obteve, atribuiu um PageRank 3 para o site.

Extendendo o conceito para o percentual de ganho de links entre as atualizações, o site tinha antes 0 links e agora tem 10, ou 1000, links de entrada – um aumento de mais de 100% na quantidade de links do site, um bom motivo para aplicar um valor mais generoso de PageRank.

Como ficou o seu site? Qual a sua teoria? Você concorda comigo? Comente!

Divulgue este artigo

117 Comentários para “PageRank 3 na Primeira Atualização? Saiba Como e Por quê”

  1. Amauri

    Olá,

    Frank, a algum tempo eu observei isto em alguns sites novos, agora em seu artigo ficou claro melhor explicado esta questão. Muito bom artigo.

    Valeu.

    Responder
  2. Amauri

    Frank,

    Sim Tinha feito está pegunta obrigado por esclarecer melhor esta questão.

    Abraços
    Amauri
    TI News

    Responder
  3. Amauri

    Boa Tarde,

    Tenho um site desativado a 3 meses tenho o conteúdo completo que está indexado pelo google ele tinha Pagerank 4, seu reativar o pagerank retorna para 4 ?.

    Amauri

    Responder
  4. Marcelo Moraes

    Interessante. Eu havia visto isso em alguns blogs que estavam “saindo da casca” e me perguntava: “como assim?”

    No meu caso, o meu PageRank só mudou nesta atualização, pois na anterior(quando ele era um recém criado), nada tinha mudado. Acho que agora faz sentindo, né? rsss

    Abraço.

    Responder
  5. Lundquist

    Boa, eu fiquei com duvidas a respeito disso, pos acabei de criar um blog sobre tops e logo de cara ja temos pagerank 2, estranhei porque a pesquisa link:siteurl no google só me retornou dois links.

    Responder
  6. Frank Marcel

    @lundquist: você deveria testar a fórmula do PageRank nesse caso para verificar o resultado. Mas vale lembrar que quando você usa o operador link: no Google ele NÃO mostra TODOS seus backlinks, apenas um conjunto aleatório dos backlinks. De qualquer forma, é interessante para ver o resultado. E contar pra gente depois!

    @Marcelo Moraes: Pois é, faz mais sentido quando um blog/site recém criado não recebe altos valores de PageRank logo de cara, mas é válido também.

    Responder
  7. Frank Marcel

    @Eduardo: pois é. É muito comum sites novos saírem com PR4 logo no começo e depois caírem pra 3 ou 2. No seu caso, o PageRank subiu – muito bom!

    @Guilherme: nada como um pouco de contas…

    @Amauri: o site está no ar ou você desativou mesmo o site? Se por reativar você quer dizer criar novos conteúdos, links, visitas, etc., então sim, o site pode ir para PR 4 e além.

    @João Paulo: hahaha.. foi por acaso que eu acabei me deparando com esse caso, mas resolvi mostrar pra todo mundo, gerar alguma discussão em cima.

    @Bruno: então, é muito provável que, hoje, a fórmula tenha ganho outros parâmetros, mas acredito que na essência ainda tem muito do original. Acredito nas contas que apresentei hehe.

    Responder
  8. Eloir A. Oliveira da silva

    Olá Frank! A muito tenho acompanhado seu trabalho, gostaria de parabenizá-lo pela ajuda aos netties. Já tinha notado esse fator de pagerank alto para sites novos, e concordo com sua teoria.

    O que notei também é sites com um bom número de visitas (com ranking em torno de 400,000 no Alexa) possuindo pagerank 2, e outros com míseras visitas (ranking em torno de 25,000,000 no Alexa) com page rank 4. Isso notei em vários casos, e minha teoria é de que esses sites com pagerank alto e poucas visitas não possuem palavras chaves bem selecionadas para disputa nas primeiras páginas. Se você tiver alguma experiência nesse caso, eu ficaria muito feliz em trocar ideias.

    Abraço!

    Responder
    • André

      Olá Eloir! quanto ao seu post tenho algo a dizer, não adianta ter um pagerank alto se o site não for otimizado com qualidade de conteúdo e como você disse, boas palavras chave. Eu tenho alguns clientes de sites com pagerank 0 e que esta a frente de concorrentes com pagerank 6 graças ao conteúdo somado as técnicas de SEO

      Responder
  9. Aurelio Martuscelli

    Olá, amigo Frank! Ou deveria chamá-lo de Frank einstein (morou?)rs
    Cheguei agora de um trabalho, li suas exposições, mas neste momento minha mente pede pinico, não está dando nem para somar 2 mais 2. E, como gosto de ser coerente, logo mais deixo um comentário bem maneiro para uma postagem do capricho!
    Por enquanto boa noite, obrigado por ter me lembrado do post.
    Abraços

    Responder
  10. fabiano

    essa conta é uma loucura rsrs

    mas realmente o pagerank faz algumas coisas estranhas, mas é bom consultar as vezes.

    Responder
  11. Frank Marcel

    @Eloir: acho que é interessante considerar também o tamanho do site, a quantidade de conteúdo que o site possui e a qualidade de SEO do site também. Tudo isso influencia. Conteúdo é o mais importante também sobre as visitas e pagerank.

    @Aurelio: ahahaha.. ok, fico no aguardo. Valeu pela visita!

    @Fabiano: hehe.. matemágica.. valeu pelo comment!

    Responder
  12. Amauri

    Olá

    O site está fora do ar.
    Quero reativar usando o conteúdo que já tenho e está indexado no google e continuar a alimentar com novo conteúdoe e links etc.

    Responder
    • Frank Marcel

      Amauri, com o site fora do ar, o Google provavelmente já zerou o PageRank do domínio. Ele normalmente faz isso com site fora do ar…
      Mas se você tem um conteúdo qua já foi PR4 guardado aí, é uma boa utilizar, atualizar e aumentar. Mãos à obra!

      Responder
  13. Jackson

    Olá Frank!

    Qnd o Profissionais TI apareceu com PR3 (com 1 mês e 28 dias de vida) a primeira coisa que me venho a cabeça foram os comentários que fiz em blogs com PR3, 4, 5 ou mais.

    Logo, pensei que na próx. atualização cairiamos para no mínimo PR2 pq a Google já conheceria nosso conteúdo e já teria uma base melhor do que era o PTI.

    Como trabalhamos legal em 3 meses, passamos para PR4 e agora estamos novamente na batalha para no mínimo manter o nível :)

    A “enquete” de ontem no twitter resultou num post muito bacana. Parabéns!

    Abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      E aí Jackson! Na verdade o post veio antes da enquete, mas a partir do post e da conversa no Twitter, estou bolando uma pesquisa diferente. Vamos ver no que dá!
      Abraços!
      Valeu pelo comment!

      Responder
  14. Alexandre Brendim

    Isso leva a crer, que com o passar do tempo, estes links que me levariam a um pr 4, serão os mesmos responsáveis, pelo meu pr cair para 1 ou 2?

    E o que também me faz crer, que é muito interessante formar links com sites de pr altos, próximo a uma reavaliação de pr, independente de sua relevância ou não?

    E abusando da sua boa vontade, isso me faz crer, que me desfazer daqueles links sem correlação com o meu site, próximo a reavaliação, passa a ser mais interessante também?

    Responder
  15. Frank Marcel

    Não não. O problema é o Google não ter tanta informação e, portanto, fazer contas “pela metade” (hipoteticamente).

    Conseguir links com PR alto é sempre bom – não se esqueça de um detalhe: o tempo de existência do link para o seu site também é importante.

    É melhor se esforçar em conseguir link relacionados. Links não relacionados que acontecem naturalmente, tudo bem, mas não vale a pena correr atrás desses…

    Será que eu ajudei? Atrapalhei? hehe
    Abraços!

    Responder
  16. Amauri

    Frank,

    É o que vou fazer, estava na dúvida agora esclareceu, vou colocar o site no ar e incluir mais conteúdo.

    Valeu.

    Obrigado

    Amauri

    Responder
  17. Frank Marcel

    @Amauri: manda bala!

    @Cátia: bom, eu não sei de onde eu tirei a informação que o PageRank atualiza a cada 3 ou 4 meses, porque já faz tempo hehe, mas as datas eu sei por acompanhar mesmo. Como eu trabalho com isso, qualquer alteração é percebida de imediato, no dia. E aí nós publicamos a atualização de PageRank com a data. =)

    Responder
  18. Everton WF

    Frank…Como prometido, estou aqui outra vez.

    Olha, ate entendi a teoria, pelo pouco que sei, foi a melhor resposta encontrada ate agora, pois como disse a vc no dihitt: O meu site com 3 meses de vida ganhou PR 4, pois não havia entendido nada.
    Aqui encontrei algumas respostas, como.
    Não é preciso ser linkado por deus e o mundo, basta ter bons links direcionados para si. Foi oque deu a entender.
    Seu post mais uma vez me clareou as ideias.

    Forte abraços amigo..excelênte explicação.

    Responder
  19. Frank Marcel

    É, essa métrica vale sempre, ganhar links de qualidade é sempre importante, seja site novo ou não.

    Valeu pela visita e pelo comment!

    Responder
  20. noe

    Ola amigos!
    Eu não tinha conhecimento destas fórmulas utilizadas pelo Google e fiquei super feliz de cair de para-quedas neste site, vejo que ele é excelente para aprender SEO. Eu também criei um blogue que pelos vistos esta a safar-se muito bem e no primeiro PR recebi um generoso 3 (dia 2 de Abril). Se vocês me perguntarem o que eu fiz para tentar melhor o PR, sabem o que respondo? Não fiz nada e fiz tudo!!

    O que eu consegui perceber nos primeiros dias de indexação dos motores de busca é que era possível eu estar na primeira página do google com PR 0 e com concorrência de peso. Eu utilizava a técnica do “unico”, melhor dizendo, sempre me preocupei em ser o primeiro artigo falando do assunto em lingua portuguesa, e resultava, quando ia verificar por palavra chave lá estava o meu artigo junto aos gigantes da área.
    ( tive sempre atenção em optimizar os titulos, o artigo e as tags, também é muito importante).

    De resto deixei as coisas acontecer, atualizo de 7 a 10 vezes por dia e tenho recebido bastantes links, aliás o dia mais sonante foi quando o iSpazio me linkou em um artigo (o melhor site do mundo sobre iPhone), esse link trouxe-me em 24 horas 2795 visitas….fiquei doido!!!!

    Também tenho bastante orgulho que cheguem ao blogue e façam copiar/colar, ainda para mais falando de sites e fóruns muito conhecidos. Um grande problema que tenho passado é no que toca aos créditos, copiam, copiam, copiam, mas só costumam colocar o nome sem link, mas o que se ade esperar de pessoas que só tem duas 2 teclas no computador( ctrl + v).

    Eu tenho tudo para fazer do blogue um monstro na área: tempo, persistência, coragem, humildade, e acima de tudo muita calma.

    A minha maior preocupação foi e será sempre os visitantes, não a quantidade das visitas ou até mesmo o retorno financeiro. Ainda nem coloquei publicidade no blogue e já conto com médias de 1600/1800 visitas, podia ganhar algum, mas tudo a seu tempo.

    Para finalizar vou deixar a minha opinião para todos os iniciantes como eu: não se preocupem tanto com o PR, nem em tentar angariar toneladas de visitantes, ou até mesmo andar com a ideia de ficar rico com o blogue.

    Em vez disso tentem se diferenciar dos outros trazendo o seu próprio estilo, opinião e uma personalidade forte, é disso que os visitantes gostam, sentirem-se seguros com você.

    Um grande abraço a todo o staff do mestreseo e claro também a si.

    Muitos sucessos!!!

    Responder
  21. Frank Marcel

    E aí Noe! Parabéns pelo sucesso!
    Seu comentário foi praticamente um novo post: “Como ter um blog de sucesso”.
    Diferenciar e focar no conteúdo é realmente o principal.

    Valeu pelo comment!

    Responder
  22. Artur

    Ola Frank.
    Bom post sobre PR.
    Melhor expicado que isso é dificil.

    Tenho perdido PR quando coloco links pagos (linkworth) nos meus blogs, e tenho casos em que passei de PR3 para PR0 dum dia para outro. O que vale é que – e ao contrário de alguns “pro-bloggers” dizem – o PR em nada influencia o meu posicionamento no Google, e apesar de ter perdido o PR, continuo bem posicionado e a ter visitas.

    Força ai colega …
    Abraço,
    Artur

    Responder
  23. Frank Marcel

    E aí Artur!

    Interessante esse seu caso com o linkworth – PR3 pra 0 de um dia pro outro é bem o caso de ser punido pelo Google.

    O PageRank é o último fator que entra na hora de definir o posicionamento dos sites e influencia muito pouco na “equação geral”.

    Abraços!

    Responder
  24. Frank Marcel

    Olá Albertino!
    Muito obrigado!

    Não deixe de sempre nos visitar e deixar comentários com suas dúvidas, sugestões, ponderações e tudo mais. Abraços!

    Responder
  25. Criação de Sites

    Interessante o ponto de vista.
    A parte “ruim” é termos que ficar acompanhando e tentando descobrir as novas fórmulas do Google para o cálculo de Page Rank. Todavia, já não considero mais o PR como fator principal para uma boa colocação do site nos buscadores. SEO é mais do que um PR 4, 5….

    Abraços.

    Responder
  26. Frank Marcel

    Como eu disse antes, o PageRank é o último fator a entrar “nos cálculos” de posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa e conta muito pouco. É muito comum encontrar páginas com PageRank 0 ou 1 à frente de páginas com PageRank 4.

    Valeu pelo comment!

    Responder
  27. Renan Pereira

    Muito interessante o artigo Frank, já tive um site que em pouco tempo teve PR3 e isso já faz tempo, agora compreendi o porque do PageRank “alto” em menos de 1 mês.

    Já acompanho o seu blog a um tempo, tive que assinar o RSS, cada vez artigos melhores.

    Parabéns

    Um Abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Renan!
      Valeu pelos elogios!
      Acho que o que eu apresentei no artigo faz sentido. Até agora ninguém opinou em contrário hehe..

      Abraços!

      Responder
  28. JOSE CARLOS

    ELOIR
    Esse ALEXA é furado.
    Tenho varios dominios um deles tenho mais de 300 mil visitas dia e no Alexa me dá que tenho omente 25 mil no total.
    Em compensação tenho um outro que esta desabilitado a meses e no ALEXA me dá que tenho 600 milhões de visita.
    totalmente absurdo pois este ultima não tinha 5 mil dia.
    ALEXA é totalmente furado.
    Outro detalhe tenho um Firewall que impede de monitorar os sites, porque descobrimos que alguns deles ficavam o dia inteiro pindurado e derrubavam o servidor.
    A minha intenção foi mostrar para voce que esse ALEXA e nada é a mesma coisa é totalmente furado.
    abraços
    sucesso
    J.Carlos

    Responder
  29. Frank Marcel

    Olá José! O Alexa tem evoluído, é bom não descartá-lo simplesmente, mas é verdade, ele deixa bastante a desejar.

    Valeu pelo comment!

    Responder
  30. bruno

    nossa muito bom este artigo, isso da para termos uma noção e ter um bom sucesso com o Google PR
    Flw!

    Responder
  31. Fabrício Araújo

    Frank o meu primeiro site que eu tive que era desenvolvido no XOOPS teve um salto bem grande logo quando atualizou o PR isso a um ano atrás, saltou de 0 para 4. Esse novo domínio que eu estou saltou de 0 para 3 em menos de 3 meses…

    Abraço, e parabéns por mais essa postagem.

    Responder
  32. Vera

    Oi Frank
    Eu já tinha lido esta postagem pois recebo por e-mail, via Feed. Penso que meu blog,nos três primeiros meses, obteve PR2 por ter links externos, como você expôs aqui. Depois, caiu para Zero, acho que pelo template ter um código malicioso, como você me alertou, em resposta aos meus questionamentos.Com a mudança do template no início de abril, apareceu o PR3 e ele tem 8 meses que foi criado. Mas, foi banido do adsense!?…erros cometidos!!! Vamos ver como ficará na próxima atualização, já que eu tenho seguido tuas sugestões e corrigido os tais erros. Tenho outro blog com 6 meses no ar, que agora subiu de PR1 para PR3. E este já me rende uns trocados em dólar pelo Adsense…rs. Vou tentar melhorar, cada vez mais! Muito obrigada pela ajuda e pela atenção.
    Beijo

    Responder
  33. Frank Marcel

    @Fabricio: Dois saltos importantes para uma primeira atualização. Parabéns! Continue o bom trabalho! Sucesso!

    @Cesar: obrigado!

    @Vera: o adsense às vezes atrapalha em vez de ajudar hehe. Mãos à obra pra arrumar os problemas e seguir em frente!

    valeu pelos comments!

    Responder
  34. Siriguela

    Meu site ainda nao tem pagerank, estranho pois esta todo indexado já, alguns calculadores dão pagerank 1 e outros dão 0. O calculador desse site deu 0.

    To achando estranho isso

    Responder
  35. Frank Marcel

    Há quanto tempo o seu site está no ar? PageRank normalmente aumenta com o ganho de links, talvez o site não tenha conseguido links o suficiente para sair do zero.
    Outra possibilidade é a de punição. Site punido perde PageRank e pode ir para zero ou unranked.

    Existe a possibilidade de valores diferentes para datacenters diferentes do Google, mas acho improvável.

    Responder
  36. noé

    Ola pessoal, embora fuga um pouco ao tópico fiquei bastante curioso e provavelmente alguém me saberá explicar melhor a razão.

    Ontem abri o google digitei a url do meu blogue e deparei-me por baixo da descrição o seguinte
    [produto], algo que nunca vi em site algum! Passado umas horas desapareceu e acho que fui penalizado pelo Google, porque as visitas diminuiram 80%. Fui pesquisar na net e verifiquei que o fórum que vem copiar o meu conteúdo tinha os artigos melhor posicionados.

    Esforço-me por trazer cunteudo relevante e por fim os que fazem plagio ainda se ficam a rir. Alguém sabe o porque do google colocar [produto]?

    Responder
  37. Frank Marcel

    Noé, cópia de conteúdo é um problema frequente no Brasil. Eis a importância de se ter um site bem otimizado, com uma boa estratégia de links para não sofrer com copiadores.

    Talvez você tenha sido penalizado sim. Você pode denunciar ao Google essa ação spammer de quem copia seu conteúdo e explicar o seu caso através das Ferramentas para Webmasters (Google Webmasters Tools).

    Também, conseguir links para o seu conteúdo vai ajudar.

    Um abraço!

    Responder
  38. Maxwel Oliveira

    Interessante, o meu blog foi para PR2 em dois meses, fiquei feliz pois eu tinha outro blog com 1 ano e PR1… Eu uso o sistema blogspot, fico pensando se seria maior se fosse um domínio próprio?

    Responder
  39. Everson

    Olá Frank,
    Tudo Bem?
    Gostaria de saber como consigo aumentar meu pagerank, tem meses que não sai do 2.
    Nao estou entendendo, acho que está faltando algo. Se tiver como você avaliar, ficarei muito grato.
    Esse seu modo tem como ser aplicado no meu site?
    Obrigado

    Responder
  40. Frank Marcel

    Everson, o principal é mesmo produzir um bom conteúdo e fazer a divulgação para que as pessoas conheçam o seu site. Assim, você ganha links, que é o principal fator para mudança de PageRank.

    Mas não fique muito preocupado com PageRank, é o fator mais fraco para posicionamento dos sites.

    Responder
    • Robisson Motta

      Quero melhorar meu hank, estou Lutando oque devo fazer, devo por link de outros sites nos meus ?ou por links dos meus sites em outros sites ?

      Responder
  41. Everson

    Uma outra questão Frank:
    E quais são os fatores importantes para obter posicionamento dos sites, e como fazer?

    Responder
  42. Frank Marcel

    São vários fatores, Emerson. Recomendo a você a navegar pelas categorias do site, que abordam cada um deles: navegação, organização de conteúdo, organização de código fonte, ganho de links, divulgação e diversos outros detalhes.

    Boa leitura! =)

    Responder
  43. Erick

    Pagerank foi atualizado recentemente e eu fiquei bem feliz q o meu deu PG4 =)

    mas é isso ai é um site novo graças a esse artigo não vou me decepcionar muito se cair depois

    abraços e parabens pelo artigo

    Responder
  44. robind12

    Portanto, se me site novo começar com um pagerank alto pelo fato do google ainda não ter informação suficiente para dar um pagerank consiso para meu site, nas proximas atualizações de pagerank eu posso perder o meu pagerank antigo?

    Responder
  45. yli

    desculpa pelo meu portugues. nao e minha idioma.
    entao… eu criei um site de anuncios gratuitos. ainda nao e completo mais em 28 dias de cuando comprei o dominio pasei de rank 0 ao rank 4 com 500.000 paginas indexadas por google.
    o site e http://topanuncio.com.br . sera que o rank 4 foi por a cuantidade de paginas?

    Responder
    • Frank Marcel

      Hola!

      Eu não conheço nenhum caso, nem nunca ouvi falar de se ganhar PageRank por ter muitas páginas indexadas. Você ganha PageRank, ganhando links, independentemente da quantidade de páginas.

      Mas com tantas páginas assim, existe muito conteúdo do seu site para receber links, o que pode justificar essa subida de PageRank em pouco tempo.

      Hasta!

      Responder
  46. max775

    Ou não entendi direito ou a coisa não é bem assim.
    Veja: Digamos eu tenha mais de 3 páginas com pagerank 4, digamos e eu tenha 25 páginas com pagerank 4. A formula ficaria assim
    (1-0.85) + 0.85*( 25*4/10 + 5*3/8 + 2*2/9)
    O resultado será 10.62 de pagerank.
    Sabemos que a coisa não é tão simples assim.
    Estou errado não minha afirmação?

    Responder
  47. Luciano Robson

    Muito bom o post, meu blog tem um mês de vida passo horas em frente o computador depois do serviço fico até de madrugada, espero que meus esforços sejam recompensados e meu blog me dê algum retorno.

    Responder
  48. f4binhuu

    Bom, nao sou muito bom em matematica, por isso achei essa formula e os termos meio complicado… mas mesmo assim, Muito bom o post X)

    na primeira atualização meu blog nao tinha dominio proprio, e nao atribuiram nenhum pagerank (nao sei porque, talvez por ser “pequeno”) mas depois da compra do dominio, na primeira atualização, já ganhei um PR3, fiquei muito feliz com isso, acho que é o sonho de qualquer blogueiro/webmaster ter um bom pagerank,

    só tenho uma pequena dúvida rapaz, um pagerank pode simplesmente.. CAIR?

    Abraços!

    Fabio Rodrigues.

    Responder
  49. Gizaa

    Olá!

    Ótimo post! Estava “encucada” com esse PR e vc esclareceu minhas dúvidas, obrigado =)

    [ ]s

    Responder
  50. Jonathan Dos Santos

    olá, gostei muito do tópico e eu tenho uma dúvida não referente a este post mais vamos lá, eu sou web designer e como sabem normalmente colocamos no rodapé do site quem desenvolveu aquele site uma forma de “assinar” o site, a questão é que se eu coloco links em todo rodapé de site que faço o Google pode me punir? ou ele não da relevância para links no rodapé, simplificando alguma coisa pode me prejudicar com isso?

    abraço’

    Responder
    • Frank Marcel

      Jonathan, essa é uma questão que sempre gera dúvidas mesmo.

      A princípio, assinar os seus trabalhos não dá problema. Mas dependendo do texto âncora utilizado no link, pode sim resultar em punição.

      Links de rodapé podem ser desvalorizados sim, mas também varia caso a caso.

      Responder
  51. fabriciosahdo

    É assim como todos tinha a mesma dúvida, sou um novato do SEO, e estou aprendendo muito com os posts aqui de vocês grandes mestres, valeu por compartilhar a experiência! :)

    Responder
  52. Luis

    Já eu não tive tanta sorte, ou melhor competencia quanto a voce Frank. Meu site é PR2, e demorou mais de uma ano pra conseguir. MAS tambem não posso reclamar. Pois está sendo razoavelmente visitado.

    Responder
    • Frank Marcel

      Isso varia bastante Luis. O valor de PageRank é o menos importante. Se você está sempre com aumento de visitas, conversões, etc., aí está tudo bem.

      Responder
  53. Juliana

    Ola, eu naum entendi muito bem o calculo que vc mostrou no post, você poderia fazer o calculo do meu site se for possivel?

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Juliana!

      O cálculo é puramente demonstrativo, a fórmula do PageRank hoje em dia já não é mais a mesma e não vale o esforço de se calcular o PageRank.

      Se você quer simplesmente saber o valor, utilize nossa ferramenta para Verificar o PageRank.

      Se você quiser comprovar o valor, é provável que não funcione e que você chegue a um valor meramente aproximado.

      Abraços.

      Responder
  54. Luis

    Inclusive Frank eu gostaria de relatar algo estranho que ocorreu. Acredito que a ultima atualização do pagerank da google deve ter sido em dezembro/janeiro agora. Foi exatamente quando meu site pulou de PR1 para PR2 e consequentemente(nao sabendo o porquê) teve um aumento significante de visitas disarias desde então. Coincidencia? Eu realmente não sei.

    Responder
    • Frank Marcel

      Essa atualização foi na virada do ano, Luis. Dia primeiro de janeiro foram publicados novos valores para o PageRank.

      Acho interessante estudar a sua ferramenta de análise de tráfego e web stats, conferir o comportamento do volume de buscas em ferramentas como o Google Insights e por aí afora, para filtrar todas variáveis que alteram a quantidade de visitas de um site.

      E aí fazer a relação de causalidade, se existir.

      Responder
  55. jucileide

    Olá,

    estava a procurar por mais informações a respeito do page rank,esta foi a melhor explicação de todas, parabéns!Há algum tempo eu pesquiso sobre criação de sites e otimização, criei meu primeiro site e coloquei no ar a apenas 17 dias, estou feliz com minhas mais de 1.700 exibições de páginas e quase 500 visitantes, mas sei que estou engatinhando e busco sempre melhorar pelos meus leitores. Acredito que por meu site ser tão novinho ainda não tem page rank, mas apesar disso gozo de estar bem posicionada nas pesquisas no Google, estando na primeira página para muitas das pesquisas acima de sites importantíssimos no meu segmento. De qualquer forma, é sempre bom ampliar os horizontes e buscar mais informações. Sabia que o page rank era relacionado com links, mas a sua informação foi a mais completa que encontrei. Para o caso do meu site, será que só após o primeiro mês que terei o page rank medido? Abraços e Sucesso mestre SEO. :.)♥

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Jucileide!
      Na verdade, o Google não atualiza o PageRank baseado no tempo de vida do seu blog em particular, mas de acordo com o próprio tempo que ele define, pois ele atualiza o PageRank de todos os sites de uma vez, e não um site aqui outro ali, entende?

      Assim, pode ser que com 15 dias, 30 ou até 90 dias o PageRank do seu site seja atualizado. É ficar sempre de olho para não perder a informação.

      Responder
  56. João Henrique

    Bom, como já comentei em outro post aqui no Agência Mestre, tive de primeira atualização do Pagerank em 01/01/10 um PR04 e na segunda caiu pra 3, mas tive outros que subiram de 2 pra 3 de 1 pra 3 e de 0 pra 2, não entendo como o Google classifica nossos links em redes sociais como o Twitter, etc…
    Bom artigo Frank, Abraços!

    Responder
  57. BR Classificados

    Meu site tem 1 ano de idade, tem alexa rank 353.000, 1500 links a maioria de sites com pr de 3 a 5
    poucos com 6. E até agora meu site está com pr 0.
    Porque? :(

    Responder
  58. lucas

    Vlw aew msm as contas sendo dificil e eh verdade meu blog velho de 1 ano quase 2 ainda ta page rank 2 e meu novo q deve ter no maximo 4 meses deu PR 3 na primeira atualizaçao

    Responder
  59. Agnaldo nascimento

    li varias tecnicas de seo, fiz algumas até aqui que eu aprendi , fiz todas otimizei imagens titulos,emfim tudo e meu page rank ainda zero, mas porque não aumenta usei regras no folow e tudo mais não tem virus participo do web masters tolls, google analitcs que posso fazer para aumentar meu page rank ???

    Responder
    • Frank Marcel

      O primeiro ponto é esperar o tempo passar. O PageRank não atualiza instantaneamente, então não adianta fazer alguma coisa agora e esperar que de noite algo tenha mudado. “Internamente” o Google atualiza o PageRank a todo momento, mas ele somente divulga esse valor umas 3 ou 4 vezes por ano – há uma divulgação a chegar nas próximas semanas.

      Fora isso, o PageRank é algo ligado a links, então o seu site precisa de links de outros sites que o referenciem, aí o Google começa a mexer no PageRank dele.

      Porém, dado que esse valor de PageRank só muda 3 vezes por ano (ou 4), ele é a pior métrica de todas para medir evolução do seu site. Ao contrário, olhe para o Google Analytics: se os reports mostram aumento de visitas dia-a-dia, semana-a-semana, mês-a-mês – sucesso (independente de PageRank subir ou descer).

      Responder
  60. kelly

    Muito boa a explicação! Meu site com 3 meses de vida ganhou pagarank 2 nessa última atualização.

    Responder
  61. Miller - Kbaus

    Cara, eu só estou com uma dúvida que tá me COMENDO O JUIZO Oo.

    Eu tenho um um site, a menos de 2 meses, e tenho page rank 1, porém

    sou leitor aciduo do CriarSites do celso que até hoje está com page rank 0 – oO

    A minha dúvida é a seguinte, como pode um site como o CriarSites que tem mais de 5 mil indexações pelo Google e sempre nas primeiras posições ter um page rank 0 ?

    sem falar no Alexa !!!.

    e o meu, recém criado a menos de 2 meses ter page rank 1 e outros com até menos idade com page rank 3.

    Começo a acreditar que o Blogger tem muita influência perante o google, já o WordPress !!!.

    Abraços !
    Miller.

    vou estar acompanhando pra ver se consigo colocar isso na cabeça.. t+.

    Responder
    • Frank Marcel

      A melhor pergunta seria: por que as pessoas dão tanta atenção ao PageRank se vários sites de PageRank 0 ou valores baixos dão certo e fazem sucesso?

      O PageRank é 1 em mais de 200 fatores que o Google usa para classificar sites. E o próprio PageRank conta com diversas características para composição do seu valor. A importância dele isoladamente para rankings pode ser tão baixa quanto 0.5% – meio porcento (fazendo uma divisão direta 1/200).

      Ele é útil justamente quando se observa uma variação de algum valor (3, 4, 5, …) para 0 – isso pode indicar um problema. Mas necessariamente não é.

      A análise de Blogger versus WordPress é bem complexa. Em tempos recentes, o Google “declarou guerra” contra os freehostings (justamente o que wordpress, blogger e outros oferecem – criar um site de graça, em minutos). Eu nunca confrontei os dois neste quesito, mas talvez o esquema de interlinkagem de um, seja melhor que o do outro, entre outros fatores que eventualmente vão influenciar mais do que “é um blog do blogger, que é do Google, então é melhor.”

      Se alguém fizer tal análise criteriosa, ou conhecer uma, por favor, divulgue!

      Espero que as considerações o ajudem!

      Responder
      • Miller - Kbaus

        Com certeza ajudaram Frank;

        Sei que não devemos dar tanta importância assim ao PageRank, porém, considero uma injustiça e sinceramente uma falta de consideração com muitos sites de qualidade.

        Bom, creio que nos dias de hoje podemos realmente considerar que as “Leis” da internet poderiam passar a ter nome, “Diretrizes do Google”.
        Mas… Qual seria o futuro da internet sem a Gigante !

        É só uma opinião pessoal.

        Responder
  62. Lincoln

    Muito bom o post! Super interessante esse tema. Ficava me perguntando por que site/blogs recém criados alcançam page-rank tão alto em tão pouco tempo, mas agora entendi… Valeu e obrigado!
    E gostaria de parabenizá-lo pelo site… Sucesso!

    Responder
  63. Adriano

    A formula tem fundamento, porém você deveria utilizar um valor menor para o número de depreciação.
    De 0.85 para 0.15 mais ou menos, ou até menor.
    Pois você falou que “geralmente” o valor é de 0.85, se geralmente o valor fosse esse mesmo, a internet estaria “geralmente” cheia de sites com pagerank maior que 5.
    Fiz esse cálculo com um site que atualmente tem PR 1 e resultado apontou para PR 5. ao todo são 2 com PR3 com 2 links, 16 com PR2 com 16 links e 16 com PR1 com 16 links.
    Depois disso posso acreditar que além do sistema do google ser falho ele tem muitos bugs, pois um site de 3 meses não consegue cerca de 1.000 links de qualidade de forma honesta para compensar o valor de depreciação.
    O fato é que além de ter um bom site você tem que ter sorte, muita sorte mesmo para o google errar a seu favor. seu favor.

    Responder
    • Frank Marcel

      Concordo em partes com você. Primeiro e mais importante: veja que no artigo eu ressalto a informação de que esta foi a fórmula original do PageRank, que provavelmente está modificada. E o fator .85 era um fator comentado na época de publicação deste artigo.

      Hoje em dia, não só isso, como muitos outros elementos, com certeza, mudaram.

      Conseguir 1.000 links de qualidade em 1, 2 ou 3 meses é possível, sim. Claro que não vai acontecer todo dia, toda hora. Esses fenômenos ficam reservados realmente para sites que apresentam uma qualidade ou diferencial tão supreendente quanto conseguir esses 1.000 links, ou se o site já estiver abaixo e um grande guarda-chuva (se é uma grande empresa que está lançando o site e tem uma força de marketing online de qualidade).

      E para fechar, sim, o Google não é perfeito. Devem existir vários bugs e percalços para eles corrigirem em um sistema tão complexo.

      Responder
  64. luis claudio

    porque meu blog estava com pagerank 1 agora esta com zero sendo que ele esta sempre ativa e um outro que quase não atualizo permanece com pagerank 1sinceramente não entendo o google se puder me audar agradeço e o que posso fazer para retornar e aumentar o page rank da meu blog

    Responder
  65. André Luiz

    Frank, tira uma dúvida minha.
    Esses comentarios em Blogs com Nome e URL podem ser considerados links de qualidade para o meu site?
    Somam ponto para o Pagerank?
    Aguardo sua resposta!
    Obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Considerando que não existe nenhum bloqueio no link, nem no site (como nofollow, por exemplo), e considerando que o site seja de qualidade, então, sim, é um link de qualidade para o seu site e vai para a conta do PageRank.

      Responder
  66. Paulo

    Eu assustei quando vi o PR do meu site em 8, é isso mesmo em 8.
    Inclusive este artigo me ajudou a entender os motivos deste PR.

    Parabéns muito bom o artigo.

    Responder
  67. Gonzalez

    Eu somente acho estranho que o meu site ja tem 1 mês e 15 dias de vida e já tem links que faz 1 mês que ja consegui, porém o google não contabilizou ainda nenhum e o meu PageRank está horrível…
    Mas eu tenho certeza de que eu possuo pelo menos 9 links DoFollow de boa qualidade apontando para o meu site…
    O que srá que pode estar havendo?
    Desde ja agradeço a resposta

    Responder
  68. Francisco Matheus Santiago Barbosa

    Realmente muito boa a sua postagem, me ajudou a compreender um pouco mais sobre pagerank, mas acho que o Google tem levado menos a sério o page rank, vejo site com page rank baixo e conteúdo ruim na frente de páginas bem escritas, queria realmente entender isso

    Responder
  69. Renata

    Olá, estou entrando em contato, pois estou aflita. Um de meus blogs tinha pagerank 3. Há uns 4 meses +- mudei de ” .blogspot.com ” para “.net “. Meu pagerank ficou zerado e continua zerado até agora.

    Há pelo menos 5 sites com page rank entre 3 e 5 que linkam para o meu site já como ” .net “, mesmo assim o pagerank está zerado. O que posso fazer?!

    Grata,
    Renata

    Responder
  70. Moises Nazareno

    Eu não entendo o porque dessa questão de Page Rank. Meu blog indexa praticamente tudo, tenho mais de 7500 publicações e Page Rank 0. Eu estou mais é preocupado com meus ganhos do Adsense do que com essa questão. Mais esse foi o melhor texto que já vi sobre o assunto. Mas só pra saber, porque meu page rank é 0?

    Responder
  71. Rick

    Muito bom o post, ajuda bastante a iniciantes entenderem a questão do PR! Mas nesse mundo de Google há muitos fatores que influenciam!

    Abs.

    Responder
  72. Matheus

    Textos como esse merecem favoritar, pois, as vezes nos esquecemos de algumas informações que são sempre boas de relembrar :D

    Responder
  73. Luciano

    Será que ainda hoje, isso é verdade ? Parece que com as mudanças de algoritmo do google o pagerank está perdendo importancia. Mas se ainda existe, pra alguma coisa eles ainda devem usar.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>