PageRank – Agora Você Vai Entender

Olá leitores da Agência Mestre! Ultimamente andei lendo em vários blogs do Brasil discussões acerca de como funciona o PageRank (PR) e a “perda” ou “vazamento” de PageRank quando você linka para outro domínio (link externo) a partir do seu site.

A maioria das pessoas interpreta isso como: “Se uma página tem links externos, então o PageRank dessa página vai diminuir.” – Errado!

O PageRank é um medidor da importância de uma página em um contexto muito generalizado e cada página da internet tem seu próprio PR. Uma parte desse PR é dividido e distribuído entre todos os links que a página possui (não me refiro aos links que ela recebe, mas aos que ela provê).

Como Funciona o PageRank

Vamos considerar uma página com links internos e links externos (links para outros domínios). O PageRank dessa página vai ser dividido e distribuído entre todos esses links, cada um recebendo uma quantidade x1 de PageRank. Agora, se todos os links externos fossem removidos, a nova divisão e distribuição de PageRank resulta em uma quantidade x2 (com x2 maior que x1) para cada link, que agora são somente links internos.

Daí surgem as expressões “perda” ou “vazamento” de PageRank. Essas expressões se referem ao fato de você mandar PR para fora e não que o PageRank da página que possua links externos vai diminuir por causa deles. O PageRank não funciona assim. A página simplesmente não vai ter o mesmo poder de subir as páginas internas.

Mas de maneira alguma os links externos devem ser abolidos do seu site. Os links externos fazem parte do desenvolvimento e saúde da internet. Somente deve-se ter cautela para não disperdiçar uma página com PageRank alto linkando somente para outros domínios ou com muitos links externos.

Acho que isso esclarece tudo, não é? – Não? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

50 Comentários para “PageRank – Agora Você Vai Entender”

  1. Eliseu sb

    Olá, mais uma vez parabéns a todos pelo conteúdo, vale a pena ler.

    OBS: Não tem nadaver com o conteúdo do post, mas a coluna de “Últimas referências” está muito bagunçada, desrespeitando a própria opinião desse post, http://www.agenciamestre.com/usabilidade/usabilidade-introducao-e-6-fatores-para-deixar-seu-site-mais-usual , sobre os padrões de links, e está tudo junto, parece uma sopa de caracteres. Eu como usuário do blog, não me sinto satisfeito com essa caixa de informação.

    Abraços

    Responder
  2. Patrick Negri

    Olá Frank, me desculpe mas acho que você interpretou errado o conceito de vazamento de PageRank. Ele é usado quando você divide o seu próprio PR entre as páginas internas do seu site. Isto é, os links INTERNOS, não externos.

    Sobre a perda de PR, programo há 10 anos e faço testes diretos com algoritmos e cálculos de PR, inclusive estou trabalhando em uma ferramenta que analisa o PR de um site até a quarta profundidade e posso te dizer com segurança que, se você linkar para muitos sites com PR baixo, sim, vai afetar seu PR.

    Para os que sabem inglês, a ultima pesquisa da SEOmoz, com as maiores autoridades sobre o assunto no momento:

    http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors#f46

    Então, no final das contas:

    Vazamento de PR é quando você altera a estrutura do seu site de forma a não compartilhar o seu PR com as páginas internas sem importância. O Google faz muito isto em suas páginas, por ex, a página principal do Google linka para a Ajuda, mas na página de Ajuda, o rodapé muda completamente não possuindo mais links para todas as partes do site, fazendo um afunilamento de links, e não permitindo o vazamento de PR para páginas menos importantes, no final das contas, o PR do Google é compartilhado principalmente com a página principal e a central de ajuda.

    Perda de PR é quando a maioria dos links externos do seu site apontam para sites de PR muito baixo ou sites de link spam.

    Bem é isso.
    Patrick Negri

    Responder
    • Leonardo

      Patrick muito bem colocado sua observação. Lendo o artigo havia entendido uma coisa e com sua explicação ficou mais claro para mim. Vou continuar buscando informações em outras fontes para comparar as divergências. Grato.

      Responder
  3. Frank Marcel

    Olá Eliseu! Muito obrigado pela sua visita! E obrigado pelo critica sobre a coluna de últimos posts! Vou conversar com o resto do pessoal para uma mudança!
    Valeu!

    E aí Patrick! É o seguinte:
    discordo de você nos pontos:

    1.”Ele (n.a.: termo vazamento de PageRank) é usado quando você divide o seu próprio PR entre as páginas internas” – PageRank não vaza internamente. Você trabalha e canaliza para melhor uso. Internamente você tem mau uso – externamente (links externos), você tem vazamento ou perda.

    2.”se você linkar para muitos sites com PR baixo, sim, vai afetar seu PR.” – a princípio, diminui pelo simples fato de você linkar para uma vizinhança ruim, independente de serem muitos links ou poucos.

    3.”Perda de PR é quando a maioria dos links externos do seu site apontam para sites de PR muito baixo ou sites de link spam.” – vizinhança ruim. O PR diminui não por possuir muitos links, mas por linkar para sites ruins. Experimente linkar somente para sites grandes e nos conte o que acontece com o PR! =)

    Obrigado pelo comentário e por compartilhar as suas experiências! =)

    E aí Hummel! Obrigado por mais uma visita e comentário!

    Abraço a todos!

    Responder
  4. Da Brazilian Gangsta

    Se os autores deste site fossem bons, não teriam um PageRank de apenas 3 pontos.

    Responder
  5. Frank Marcel

    E ae Gangsta! Que bom que você deixou o link para o seu site PageRank 10 pra gente visitar!

    Sim, o PR atual do SEO Dicas está em 3, outrora já foi 4. Vamos ver como vai ficar na próxima atualização! =)

    Obrigado pela visita e comentário!

    Responder
  6. estudante de SEO

    Frank, a utilização do rel=”nofollow” nos links ajudaria a evitar essa perda de pagerank com links externos?

    Outra dúvida: Quando nasce um novo site ou blog na internet, eles começam sem PR? Em começando, não seria uma boa estratégia utilizar links externos para outros sites com PR alto e assim trazer relevância para o conteúdo? Abs

    Responder
  7. Frank Marcel

    Sim.. essa é uma das utilidades do nofollow.

    Não se entendi bem a 2ª dúvida. Um blog sai do forno sem PageRank sim. Com algum tempo de publicações ele ganha seu PR, e quando vier a atualização do Google, aí você descobre quanto tá valendo o PageRank do seu blog.

    Linkar para sites de PR alto não necessariamente traz relevância para o seu conteúdo, mas, de certa forma, te coloca na web. Já receber links de sites grandes faz diferença para um blog novo.

    Respondi a dúvida?

    Responder
    • Victor Gonçalves -@vgpvictor

      Fala Frank, cara estou lendo massivamente seus artigos aqui no Agência Mestre. Excelente conteúdo e a sua participação nos comentários faz toda diferença.

      Bom, pelo que entendi do PR, um Blog novo se beneficia ao ser linkado por um site grande (PR alto), mas um site grande não se beneficia em nada, na verdade pode até ser prejudicial pra ele, pois linkar para um site de PR ruim, é basicamente indicar conteúdo ruim. E se você indica conteúdo ruim você não merece ser tão bom assim…. É isso?

      Se for isso, por que um site grande então se interessaria em linkar para o meu site sem usar rel=nofollow?

      Abração.

      Responder
      • Frank Marcel

        A sua lógica está quase boa. Um site novo não é bom, nem ruim – É novo e ainda não teve tempo de ser bom ou ruim. Contudo, se o conteúdo dele é tão relevante a ponto de receber um link de um site de autoridade, dificilmente o tempo provará que este é um site ruim. Concorda? Assim, um grande portal pode com toda segurança fazer links sem nofollow para conteúdos de qualidade em sites menores, menos influentes ou mais novos.

        Por outro lado, um site “comprovadamente” spam, que recebe links spam etc. e tal, dificilmente vai ganhar um link de um site de autoridade, simplesmente porque é conteúdo ruim e nada relevante ou copiado. Entende a chave da questão?

        Abs,

        Responder
  8. Bruno

    Muito bom realmente o que o título do post diz! li em um blog que eu colocando link externo ou interno meu pagerank ia diminui, ja ia aplicar nofollow em tudo ae pensei “não quero ver o que profissionais de verdade diz fiz a busca e parei logo aqui no grande Agência Mestre, mas em vez dos 20 links que tenho para paginas internas vou colocar agora umas 5 imagens que ocupa o mesmo espaço pelo que entendi isso e bom. Brigado

    Responder
  9. Raul Pedro

    Bom Primeiramente eu queria parabenizar a dedicação que vocês veem tendo; é a primeira vez que comento neste site, e também a primeira vez que faço um blog, antes eu trabalhava apenas com desenvolvimento de sites para imobiliária, usando a linguagem PHP e etc…

    Porém nunca me preocupava com o pagerank, mais quando me partiu a ideia de criar um blog ai me veio muitas dúvidas, por isso estou fazendo um estudo intenso.

    Minha dúvida é, links externos no meu blog.
    ————————————————-
    exemplo:

    Meu site é relacionado a download, ai eu pego e coloco uma Widget com o titulo atalhos, ai vou e coloco alguns sites que acho bem procurados, porém não tem muito a vê com o conteúdo do site.
    ————————————————-
    E ai, com isso meu PR aumenta ou diminui?

    O número de Visitantes influe no PR?

    Quando e como você atinge pelo menos o pagerank 1?

    peço que visite meu blog e veja porque meu pagerank é 0, apesar de ele ter só 1 mês de vida!

    Obrigado.

    Responder
  10. Frank Marcel

    Olá Raul!

    À grosso modo, o PageRank se baseia em quantidade de links – quanto mais links, mais PageRank. Mas não é só isso, a qualidade do link, fonte, relação de conteúdo e outros fatores também influenciam. Recomendo que você leia nossos artigos na categoria PageRank para entender mais sobre ele.

    Sobre suas dúvidas:
    A quantidade de link externos (links para outros sites) não influi no PR que a página tem, somente os inlinks influem (links que apontam para a página).
    Outra coisa é o poder de passar PageRank – quanto mais link de saída, menos PageRank vai passar em cada link de saída da página(sejam links para outros sites ou para outras páginas do mesmo site). Entendeu?

    Visitas não influem em PageRank, somente links. Pode ser que um site aumente em visitas e em PageRank ao mesmo tempo, mas essas coisas não estão relacionadas diretamente.

    PageRank se aumenta com ganho de links, links apontando o seu site. Com o tempo você ganha links e o PR aumenta.

    Esclareci as dúvidas?
    Um abraço!

    Responder
  11. Raul Pedro

    Bom, muito obrigado por esclarecer minha dúvida.

    Mais tenho uma outra dúvida:

    Qual a importância do PR para um site/blog no geral?

    Grato!

    Responder
  12. Frank Marcel

    A importância é bem baixa, Raul. Hoje é mais uma questão de ego do que de rankings.

    O PR entra na classificação de resultados, mas é o último fator na equação e que menos influencia os resultados.

    Responder
  13. Bruno

    Frank então quer dizer que um site de pagerank 0 pode ficar melhor posicionado em uma certa palavra chave se melhor otimizado é isso? (Último comentário seu)

    Responder
  14. Frank Marcel

    Sim. Vale lembrar que o PageRank da toolbar é desatualizado também. O PageRank usado no calculo dos rankings é o chamado PageRank Interno – um valor que o Google conhece e atualiza sempre, mas não divulga.

    Em um post antigo meu eu dei um exemplo de resultado assim. Página de menor PR rankeando na frente de páginas com PR maior que ela.

    O tempo pode virar o jogo e a página ficar com mais PR.

    Mas a ordem dos resultados está muito mais relacionada a quão bem cada página responde a query (links, kwds na página, etc.) do que ao puro e simples valor do PageRank.

    Responder
  15. Raul Pedro

    Não tem nem o que falar, minha pergunta foi respondida com 100% de aproveitamento, parabenizo vcs, vou continuar comentando em outros artigos de vocês, vlw Frank.

    Responder
  16. Alexandre Severp

    Boa tarde Frank!

    Estou estudando SEO a uma semana, estou um puco confuso em relação ao PR. Sou do departamento de marketing aqui da loja e me passaram a função de ampliar os horizontes do nosso site. Pesquisa daqui pesquisa de lá achei SEO e Page Rank, minha felicidade foi saber que minha empresa tem PR 3 e 300 pageviews diários, mas nosso concorrente tem PR 2 e 14000 pageviews diários!!!

    Até agora aprendi que tenho links importantes 58 para ser mais exato, o concorrente tem 1962!!!

    A forma que anunciamos os produtos é bem mais eficiente, eles praticamente te forçam a dar cliques e cliques se quiser comprar!

    Então eu pergunto o que faço? Por onde começo? Devo me animar pelo PR? Pelo que percebi não existe grande influência.

    Abraços.

    Responder
  17. Frank Marcel

    Olá Alexandre!

    O apropriado é trabalhar o conteúdo do seu site. Procure ganhar novos links, descobrir o que as pessoas buscam no seu nicho e ofereça a resposta a elas.

    Aprenda SEO.

    Não fique preocupado com PageRank, ele é bem pouco influente nos resultados.

    Procure fazer um site interessante e o resto vem na sequencia.

    Abraços!

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Dennys! Se seu site não for PageRank 10, sempre tem possibilidade de aumentar! ;)

      E tudo começa no kit básico links+conteúdo.
      Abraços!

      Responder
  18. Carlos Lourenco

    Frank Marcel,

    Você é sempre lúcido e coerente.

    Continue apresentando seus artigos e esclarecendo a todos.

    Saúde e sucesso!

    Responder
  19. Rodrigo Guedes Barboza

    Frank, muito obrigado pela informação! Você não apenas demonstra grande conhecimento como além disso sabe como explicar de forma bem clara para que “semi-leigos” como eu entendam. Só gostaria que você me respondesse uma coisa, se possível: eu usava um blog no Blogspot; depois descobri o WordPress e migrei (importando meu blog antigo). Minha dúvida é: manter o blog antigo no ar reduz o Pagerank do meu blog novo (já que todo conteúdo de determinada data para trás é exatamente o mesmo)?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Rodrigo, eu também passei por esse processo de migração de Blogspot para WordPress, e o que eu fiz foi reduzir o conteúdo do Blogspot e linkar para o WordPress.

      Mantendo os dois, mais cedo ou mais tarde o Google filtra um dos dois conteúdos, já que eles são iguais. Eu acho interessante unificar tudo em um blog só, o mais atual.

      Responder
      • Rodrigo Guedes Barboza

        Decidi apagar o Blogspot e manter só o WordPress. Antes eu linkava, mas nas buscas só dava o Blogspot. Acho que ele estava mesmo “roubando” tráfego do blog atual.

        Responder
        • Frank Marcel

          Entendi. Eu mantive um tempo o Blogspot rankeando, até confirmar que os posts no novo blog estavam sendo filtrados por conteúdo duplicado.

          Adicionei a meta tag robots com valor noindex no Blogspot e então o novo blog assumiu todas as posições do blog antigo.

          Migração sem perdas! =)

          Responder
  20. Márcio

    Investir em conteúdo de qualidade e metatags corretas garantirão o pagerank dos seus sonhos. Além é claro de você fazer parcerias com vários websites e blogs, o que trará visitas de um público diversificado e seu site vai se tornar conhecido. Lembre-se que como no mundo real, a melhor propaganda é o boca-a-boca. Então mãos à obra e boa sorte a todos na luta por conteúdo de qualidade na internet!

    Responder
  21. Cls

    Olá, Grande trabalho de vocês parabéns, em relação ao pagerank, como ele ainda funciona? é um dos fatores ainda usado para rankear? mesmo eu tendo um pagerank visivelmente 0 o meu “pagerank interno” pode ser outro? Essas são minhas dúvidas, Desde já grato! Abraços.

    Responder
    • Frank Marcel

      O PageRank ainda é usado para rankings sim. Em vídeos recentes, o Google definiu o PageRank como a “opinião do Google sobre o seu site.”

      Em uma explicação mais antiga, eles mostraram que depois de “fazer todos os cálculos” para ordenar resultados de busca, o PageRank entrava na conta para balancear resultados e então eles são mostrados aos usuários.

      Seu site pode sim ter um “pagerank interno” diferente de zero. Mas independente do valor mostrado, entenda que você deve fazer seu site e acompanhar as visitas. Funciona como métrica melhor do que PageRank.

      Responder
    • Frank Marcel

      Daniel, de modo geral, é bom não ser zero. O PageRank em si, não é um fator com peso decisivo nos rankings do Google.
      Em teoria, quanto mais alto o valor, melhor – mas ainda assim, ele não é um fator decisivo.

      Responder
  22. elievelton

    Parabéns eu encontrei esse site hoje e já adorei li várias postagem e essa aqui em especial vai ajudar e muito para eu melhorar a posição do meu site obrigado pela ajuda e continuem assim ajudando a todos

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>