Otimizando o Site com o Google Search Console

Google Webmasters Home

Se você já vem de longa data trabalhando com SEO, certamente já ouviu falar de uma ferramenta do Google chamada Webmaters Tools, ou Ferramentas para Webmasters. Após muitos anos sob esse nome, o Google mudou o nome da ferramenta para Google Search Console, seguindo uma série de atualizações no visual da ferramenta, além da adição de novos relatórios e recursos.

Esta série de posts vai abordar exatamente o uso desta ferramenta para a otimização de sites. E o que tem de interessante nela? Em resumo, você poderá visualizar e analisar fatores que o Google enxerga sobre o seu site e que, muitas vezes, você não vê. Então, mãos à obra.

Iniciando no Google Search Console

A primeira coisa a fazer é se logar na ferramenta para acessar o painel geral. Para se logar você precisará de uma conta Google. Por exemplo, se você tem um Gmail, então você tem uma conta Google e pode usá-la para isso, ou pode criar uma nova.

Chegando ao painel da ferramenta, provavelmente você não terá nenhum site listado, caso tenha algum, provavelmente alguém já compartilhou um acesso com você. Para adicionar um site novo, clique no botão vermelho “Add a Property” (ou, Adicionar uma propriedade):

Google Search Console: Adicionar Propriedade

E está escrito “uma propriedade” pois, além de site, você pode adicionar uma App para Android também. Por enquanto, vamos nos concentrar em usar o Search Console para cuidar de um site. Ao clicar no botão, aparecerá a opção de digitar o endereço de um site, digite o endereço do site que você gerencia.

Em seguida, será necessário validar que você realmente é o “dono” (ou a dona) do site. Para isso, o Google oferece 4 opções:

  • Adicionar uma tag HTML ao cabeçalho do site (ele vai te indicar qual tag)
  • Através do provedor de nome de domínio (a empresa a qual você usou para comprar o domínio)
  • Usando a conta de Google Analytics
  • Usando a conta de Google Tag Manager

As 2 últimas opções são as mais fáceis, sem comparação. Se o seu site usa o Google Analytics ou o Google Tag Manager e você tem privilégios de gerenciamento na conta, então use uma dessas opções, não tenha dúvidas. Se você não usa essas ferramentas, pare tudo e comece agora.

Ao fazer a verificação do site com sucesso, você chegará à Dashboard (ou painel) com a visão geral sobre o seu site. Não se surpreenda se os relatórios já estiverem repletos de informações sobre o seu site.

Google Search Console: Dashboard

Google Search Console: Dashboard

O Google Search Console pode já ter informações sobre o seu site pois o Google coleta as informações e as organiza, mesmo sem que você tenha cadastrado um site. O cadastro, na verdade, representa uma solicitação de acesso às informações; quando você valida que é um(a) dono(a) do site, então ele libera a visualização dos relatórios para você.

E sobre os relatórios, observe na coluna à esquerda que há uma lista deles:

  • Dashboard (a visão geral)
  • Messages (Mensagens)
  • Search Appearance (Aspecto de pesquisa)
  • Search Traffic (Tráfego de pesquisa)
  • Google Index (Índice do Google)
  • Crawl (Rastreamento)
  • Security Issues (Problemas de segurança)
  • Outros recursos

Vamos para um rápido resumo sobre cada grupo de relatórios, pois o detalhamento eu vou deixar para os próximos artigos na série, ok?

Relatório: Dashboard (Painel)

Este relatório lista algumas das informações do Search Console, em especial, você obtém a lista de mensagens não lidas e gráficos sobre erros de rastreamento, Search Analytics e Sitemaps, uma forma rápida de verificar a “saúde” do seu site. Se qualquer destes itens apontar problemas, você realmente precisa tomar uma ação apropriada, conforme o caso.

Messages (Mensagens)

Nesta opção você vai encontrar mensagens que o Google julgou importante enviar a você. Algumas mensagens que você vai receber são simples notificações, como a integração com outras ferramentas (Google Analytics, por exemplo); outras mensagens serão graves, apontando problemas que o Google encontrou e que podem prejudicar sua presença nos resultados de busca.

Search Appearance (Aspecto de pesquisa)

Este grupo de relatórios é bem interessante, vai desde ajudá-lo a obter rich snippets e marcações estruturadas para exibição nos resultados de busca, à dicas sobre títulos (title tag) ou descrições (meta description) que não estão bem construídas e você deveria considerar ajustar. Ele mostra exatamente qual página e qual problema. Fica na sua mão corrigir!

Search Traffic (Tráfego de pesquisa)

Os relatórios de Search Traffic são essenciais: mostram quantas vezes o seu site aparece nas buscas, em quais palavras, com qual posicionamento médio por termo de busca; listam os backlinks que o seu site possui, o que permite identificar bons links e os ruins, que você não deveria receber; listam ações manuais que o site tenha recebido (penalizações); e também oferece dicas para melhorar a usabilidade do site em dispositivos móveis, também importante para obter bons posicionamentos em busca por dispositivo móvel.

Google Index (Índice do Google)

Nos relatórios de Índice do Google você vai obter um gráfico de quantas páginas do seu site o Google teve indexadas ao longo do tempo, é um acompanhamento interessante. Esse grupo ainda conta com outros 3 relatórios úteis, mas nem tanto.

Crawl (Rastreamento)

Dentro do grupo de Rastreamento também estão relatórios e ações críticas para você: visualizar erros que o Google encontrou ao tentar acessar o site (e corrigir os erros!); visualizar a frequência de visitação do Googlebot e o tempo de carregamento do site; testar como o Google recebe as informações (código HTML) do seu site; testar o robots.txt e enviar sitemaps XML para ajudar a correta indexação de páginas do site.

Security Issues (Problemas de segurança)

No intuito de manter os resultados de busca “limpos” e os webmasters atentos, o Google utiliza esse relatório para notificar você de problemas de malware ou semelhantes. Se o seu site sofrer hacking, for atacado, o Google pode deixar um aviso por aí também.

Outros recursos

Fechando a conta, depois de muita informação sobre o seu site, neste item você vai encontrar outras ferramentas e recursos para melhorar o seu site e a forma como faz a divulgação dele.

Mais Google Search Console

Vou guardar os detalhes de cada relatório para os próximos artigos da série, entrando em mais detalhes nos relatórios mais importantes. Se você não quer esperar e já quer conferir cada um, a Academia de Marketing Digital no Mestre Academy já tem as vídeo-aulas sobre cada um no módulo de SEO. Clique, assine e assista agora!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

11 Comentários para “Otimizando o Site com o Google Search Console”

  1. rodrigo

    Esse tema é bem interessante e grande…ou seja, proporcionará vários outros textos…

    No aguardo deles então…

    brigado

    Responder
  2. http://www.zepoemas.blogspot.com

    Gostaria de ser cientificado sobre os reais motivos para que o blog acima não esteja conectado no google. Será falta de originalidade? Já vi blogs muito piores e que estão indexados? Não consigo entender.
    São poemas. Gostaria muito de constar no site de busca, mesmo em páginas recuadas, mas isto não está acontecendo. Se há erros, como posso resolvê-los?
    Obrigado. Aguardo resposta.
    José Luiz.

    Responder
  3. Julio

    Há algum tempo pensei em usar o Google Webmaster Tools, mas nos termos de uso havia algo como “gratuito para usuários do AdWords” (não exatamente com estas palavras, mas algo parecido). Como não uso propagandas do AdWords em meu site, posso ainda assim utilizar o Webmaster Tools gratuitamente?

    Responder
  4. Marcelo

    Boa noite , será que vc pode me indicar alguem que faça esta mudança para mim, vi que exite alguns sites que não apresenta mensagem de erros na w3c.org, percebemos que existe varias empresas que aparecem ao lado direito, gostaria de saber se pode indicar alguem que possa fazert estas mudanças em meu site, e me ajudar aparecer mais nas buscas.obrigado

    Responder
  5. kleber

    Olá, Gostaria de saber o por que que meu blog fica variando de visitas toda semana, não estou dizendo de variação pequena tem semana qe da 200 diarias e tem semana qe da 9mil por dia e no google webmasters eu to com quasi 8 mil urls restritas por robots e gostaria de saber como des restringir essas urls pois acho qe isso esta atrapalhano no posicionamento do site, como faço pra des restringir essas urls todas ?
    O robots.txt esta perfeitamente certo não sei qual é o problema se vocês poderem mea ajudar eu agradeço abraços e espero por uma resposta se possivel!

    Responder
  6. Ivanez Junior

    Muito bom! comecei a colocar em prática. Ainda tenho dificuldades em analisar algumas questões; até porque em meu caso consegui encontrar apenas as 7 páginas indexadas; os demais itens não mostraram ou ficaram solicitando atenção.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>