Otimização da estrutura das URLs

Vamos resumir aqui um guia de SEO para URLs. Alguns cuidados devem ser tomados para que seu site tenha uma confiança maior, não se pareça com spam e que não tenha páginas interpretadas como conteúdo duplicado.

Tamanho da URL

Não use mais do que 3 a 5 palavras na sua URL. De acordo com Matt Cutts do Google, se houver mais de 5 palavras…

[Google] O algoritmo irá dar menos peso a cada keyword usada na URL e não o peso máximo.

Mais um ponto a favor das URLs curtas: de acordo com uma pesquisa recente, as URLs mais curtas são clicadas duas vezes mais do que as longas. Com isso você ganha mais clicks por pesquisa que o usuário realiza e seu ranking acaba por subir junto.

Hífen ou Underline?

Apesar do Google não ter uma preferência sobre hífens ou underlines, pois consegue identificar keywords até mesmo juntas. Se você tem uma URL com keyword1_keyword2 o Google só retornará a página para uma pesquisa de keyword1_keyword2? Isso quase nunca acontece, mas por uma boa prática dê preferência aos hífens.

Maiúscula ou minúscula?

Nomes de domínios não são case sensitive porém as URLs sim. Então se por algum motivo você decidiu que suas URLs vão ser maiúsculas lembre-se que o usuário não está acostumado a digitar deste modo. Fique atento se você não tem links para uma mesma página com URLs em letras maiúsculas e minúsculas. O Google irá interpretar isso como páginas duplicadas.

Minha URL parece spam?

Se você tem duvidas que sua URL tem cara de spam use a ferramenta de detecção de spam do SEOmoz. Esta ferramenta se baseia em : palavras comuns em spams, quantidade de hífens, profundidade do subdomínio, comprimento do domínio, número de dígitos.

Lembre-se de nunca utilizar ULRs terminadas em .exe, elas não serão indexadas.

Leia sobre keywords nas urls e em nomes de domínios e aprenda a otimizá-las mais ainda.

Assine nosso feed e abraços.

Mais em: Search Engine Journal

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

19 Comentários para “Otimização da estrutura das URLs”

  1. Web Design Demétrios

    Boa dica e ótimo post Bruno !!!!
    É o que esta faltando mais no Agência Mestre, focar nas URL que são imporatantissimas. Gostaria de ler mais sobre URL amigáveis feitas em PHP, ASP etc…
    Eu testei a ferramenta que citou mais não entendi muito o que diz as colunas:
    My Guess – Spam Score- TLD Score – Spam Words – Hyphens – Subdomain Depth – Domain Length – Digits

    Até mais !

    Responder
  2. Bruno Galileu

    Olá Demétrios, a coluna Spam Score seria a pontuação final da sua URL. TLD Score te pontua conforme a terminação do seu dominio, como por exemplo .com, .net, .biz., .info, esse ultimo é muito utilizado para spam. Spam words leva em conta se sua URL utiliza palavras comumente usadas em spams. Subdomain e Domain Depth testam sua profundidade que não pode ser muito extensa e Digits seria o tamanho final da sua URL

    Responder
  3. Web Designer Demétrios

    Dúvida:
    Tem peso diferente também para número de caracteres, exemplo:

    “tudo-sobre-seo-sem-buscadores” (5 palavras)
    “cadastramento-produtos-executivos” (3 palavras porém mais caracteres)

    Em termos de caracteres a segunda página é mais cumprida o que teria menos peso (caso o google analise isto também).

    Responder
  4. Fábio Ricotta

    Demétrios,

    Já li muito sobre tamanho de URL e é só não exagerar. Não vá colocar 15 palavras na URL, mas em diferenças pequenas de caracter eu acho que não influi muito. Para o usuário lembrar é melhor a que possui menos caracteres, ou melhor, a que possui menos palavras.

    Abraços

    Responder
  5. Daniel Ideriba

    Olá amigos!

    Gostaria de saber como retiro URL’s da busca da Google?
    Minha URL’s está do modo antigo e agora subi um novo site e otimizei as URL’s para serem amigáveis e fiz redirect das url’s antigas para as novas.

    Porém ele continua indexando as minha url’s antigas, o que devo fazer?

    Abraços!
    Daniel Ideriba

    Responder
  6. Jefferson

    Olá boa tarde, amigos eu tenho uma dúvida pois quando faço uma consulta de pesquisa do site no google como (site:) ele monstra um resultado de por ex: 2.950 (Resultados 1 – 10 de aproximadamente 2.950). Porém ele somente está listando até a página 27 (até Resultados 261 – 270 de 270). Alguém pode me dizer se minhas 2.950 urls estão realmente indexadas???

    Grato,

    Att. Jefferson

    Responder
  7. Frank Marcel

    @Daniel: Se você fez o redirecionamento utilizando o código 301, não se preocupe, o Google vai acertar as URLs pra você em breve.

    @Jefferson: Eu levantei uma questão parecida para o Pedro Dias (Google) que responderia esta sua dúvida também, mas fiquei sem uma resposta exata. De qualquer forma, quando você chega à página 27, o Google mostra o link para resultados omitidos? Ou não mostra mais nada?

    Abraços!

    Responder
  8. Rafael

    olá amigo gostaria de tirar um duvida, o google está indexando meu site, só que ele estava a uma semana atras com 51 urls indexadas, e agora está com 48, porque está baixando este numero? obrigado.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Rafael,

      até uma certa quantidade de páginas, o Google mostra o valor absoluto, mas a partir de alguma quantia, ele mostra valores aproximados. Pode ser o seu caso.

      Fora isso, a indexação de páginas de um site não é necessariamente sempre crescente. Depende de que as páginas sejam de fato interessantes (aos olhos do Google) de se manter no seu índice.

      Responder
  9. Rogério Sartorato

    Qual o peso da terminação do dominio?

    Pois quero registar um e o .com e .com.br já foram registrados.

    Tenho opções como blog.br, art.br e por ai vai…

    O que fazer? Qual o melhor?

    Responder
  10. Cascel

    Ola Bruno seguindo seus Posts Fiz um novo blog para um cliente, mas por receio de conteudo duplicado, preciso de uma ajuda.
    seus antigos links eram: http…site. com. br/Link-Formato-Antigo.html
    seus novos links são os mesmos porém todo em minúsculo: http…site .com .br/Link-Formato-Antigo.html

    Responder
  11. Leandro dos Santos

    Uma coisa que sempre me deixa na dúvida quanto às URLs é a presença de palavras muito pequenas como a, o, de, da, do, ate, com, etc… também as chamadas stopwords, que seriam palavras muito comuns, que variam de idioma para idioma. Até quando é bom ou não usar essas minúsculas palavras e as stopwords?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>