Otimização de Textos para SEO do Site

Olá! Hoje vou passar mais uma vez sobre o tema de densidade de palavras-chave, que é algo utilizado em otimização de sites, porém, dessa vez olhando mais o texto como um todo. Vamos a mais uma dica!

Densidade Otimizada

A melhor forma de assegurar que a densidade de palavras-chave em um texto seja otimizada, é fazer com que os termos para os quais a página seja alvo de busca sejam os mais freqüentes.

Por exemplo, para uma busca por “link building”, a página deve apresentar a frase “link building” pelo menos uma vez a mais que qualquer outra frase relevante de duas palavras (frase relevante: não conta “por isso”, “melhor forma”).

É verdade que a densidade de palavras-chave em um texto não é o que há de mais importante para os motores de busca. Mas isso não significa também que não é um ponto a ser otimizado, quer dizer apenas que tentar otimizar perfeitamente cada texto de um site é um trabalho “desnecessário”, basta que as palavras-chave apareçam algumas vezes no texto, de acordo com o tamanho do texto, e o trabalho está feito.

Outro ponto interessante a se prestar atenção é o uso de palavras-chave em diferentes páginas de um site. O que acontece é que o crawler pode ficar em dúvida sobre qual página é de maior relevância e, no pior caso, isso vai gerar competição entre duas páginas do mesmo site!

Uma boa saída para esta situação é disponibilizar visualmente para os usuários (e consequentemente para o buscador) os termos mais importantes a serem encontrados no seu site, por exemplo, em um menu, ou algo semelhante.

A partir daí, faz-se o link back a partir de cada página que contenha uma palavra-chave de outra página, para a página que é mais relevante para essa palavra-chave. Blábláblá.

Por exemplo, uma página que tenha como termo importante “SEO”, como explicando o que é SEO, e outra que cite algumas vezes o termo “SEO”, porém cita casualmente, (“…hoje em dia, SEO é muito importante…”), então faz-se o link back de “SEO” nesta segunda página para a primeira, cujo foco é a explicação e detalhamento do tema “SEO”.

exemplo de link back

Por hoje é só

Bom, a otimização de textos pode não ser a solução para o seu site rankear em primeiro em todos motores de busca, mas pelo menos vai ajudar a ganhar um pontinhos a mais frente a concorrência. Vale a pena dar uma atenção.

Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>