SEO

O Que é o AMP (Accelerated Mobile Pages)?

Por Redator Mestre

Se você é de SEO ou gerencia algum site de conteúdo, você precisa prestar atenção no AMP (Accelerated Mobile Pages). O AMP, como o próprio...

Redator Mestre

Se você é de SEO ou gerencia algum site de conteúdo, você precisa prestar atenção no AMP (Accelerated Mobile Pages). O AMP, como o próprio nome já diz, é um dispositivo que acelera páginas feitas para dispositivos móveis. O nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo falando sobre a função dessa ferramenta. Quer saber mais? Dê o play e confira!

Como Funciona o AMP?

Com o AMP, você consegue fazer uma espécie de marcação para adicionar uma camada no seu site para que as suas páginas de conteúdo sejam servidas para o usuário de forma acelerada. O site não é carregado inteiro, e sim partes dele de forma acelerada. O Google anunciou que está testando essas páginas aceleradas para dispositivos móveis direto no buscador. Elas, então, vão aparecer no resultado das pesquisas de forma tradicional e o usuário poderá clicar nelas.

Vale lembrar que o Google há um tempo atrás percebeu que os dispositivos móveis estavam crescendo e que os sites precisavam ser compatíveis a eles e, então, passou a marcar os sites compatíveis. Depois disso, os sites que eram prejudiciais foram marcados e passaram a ser pontuados um pouco menos. Para o nosso CEO, Fábio Ricotta, isso também vai acontecer com o AMP.

Vantagens do AMP

Os usuários ficam felizes quando as páginas carregam rápido, principalmente quando isso ocorre em seus dispositivos móveis. Por isso, pense como um usuário. Se você entra em um site, tem uma boa experiência e, além de tudo, ele carrega rápido, você vai voltar a acessá-lo. Vale a pena, então, pesquisar sobre essa iniciativa. Com o AMP, é possível fazer uma infinidade de coisas no seu site, até colocar banner, por exemplo.

Algumas empresas já aplicaram o AMP e o Wall Street Journal é uma delas. O jornal norte-americano viu seus acessos crescerem com o acelerador, já que ele funciona principalmente para páginas que servem conteúdo. O seu site não será punido pelo Google caso não tenha o AMP, mas ele não vai estar dentro dos padrões do buscador. Além disso, a quantidade de acessos a um site que não é compatível com dispositivos móveis e nem é acelerado tende a cair a médio e longo prazo.

Pesquise sobre o AMP e tente aplicá-lo no seu site. As pessoas, com o tempo vão exigir isso e o Google vai sempre caminhar para a melhoria da experiência do usuário. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, fale aqui nos comentários.

Um grande abraço e sucesso!

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?