O PageRank mudou – Mas isto realmente importa?

Olá leitores da Agência Mestre,

Estamos recebendo diversas informações que o PageRank mudou e realmente pudemos notar através da ferramenta de PageRank que temos e da Toolbar do Google. Mas isto realmente importa?

A dúvida surge perante aos recentes anúncios e atitudes do Google, que apontavam para uma nova visão da empresa sobre o que mostrar ou não sobre o PageRank aos seus usuários. Primeiro, recebíamos apenas avisos de que não era importante pensar no PageRank como uma métrica ou qualidade do website. Depois recebemos um “aviso” maior, onde a indicação de PageRank foi tirada do Google Webmaster Tools. A atitude final seria desconsiderar qualquer atualização da PageRank Toolbar. Não foi o que aconteceu hoje.

Com esta nova atualização, o Google gera um grande buzz na internet novamente em cima de quem tem maior PageRank que o outro e a filosofia que estavam empregando vai por água a baixo.

Na minha visão, se o Google realmente quisesse desvincular o PageRank como uma “métrica” das pessoas ao redor do mundo, não deveria ter atualizado a PageRank Toolbar. Bom para quem se baseia nesta métrica, e principalmente bom para quem compra ou vende links, pois assim suas “métricas” são renovadas.

E você, o que achou desta atualização do PageRank?

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

40 Comentários para “O PageRank mudou – Mas isto realmente importa?”

  1. Gustavo Freitas

    Fábio,
    hoje penso que a questão de pagerank é mais uma “métrica” pessoal, de realização mesmo. saber que conseguir ser, ou não, bem avaliado pelo Google. sempre irá causar um “buzz” na internet, e principalmente na blogosfera, por ser uma métrica do Google,
    um grande abraço.

    Responder
  2. Canal Adobe Photoshop

    Fábio,
    Como o Gustavo disse acima, essa questão de PR é métrica pessoal mesmo. Não acho que seja tão importante assim. Sei lá, posso estar muito enganado, mas já foi o tempo em que as pessoas davam valor somente a sites e blogs com PR alto. O PR do meu blog subiu para 4 e pra mim não faz diferença alguma. É somente mais um número.

    Abraços

    Responder
  3. Duarte

    Eu da minha parte continuo a acreditar que quanto maior o PR melhor será para o nosso site.

    E com esta actualizaçao subi um nível :)

    Responder
  4. Pablo Almeida

    A próxima toolbar do Google virá sem PageRank. Tem alguma coisa rolando por lá. Acho que a “base de cálculo” dele vai mudar.

    Um abraço!

    Responder
  5. Rafael Medeiros

    vim aqui flar nem disso, mas tbm acho q o google vai mudar seus metodos
    bom, tenho um site e a primeira atulização do pagerank dele foi para “3”, dai meu site ficou parado por um tempo, e o apgerank zerou, agora voltou, e apliquei os mesmos metodos que apliquei antes, consegui o mesmo numero de links, porem nessa atualização meu pagerank foi para “1”. alguém me explica please?
    uma outra duvida é q de qnto em qnto tempo o google atualiza o pagerank?
    fábio quero ver vc no podcast do guanabara.info!!!
    me tira essas duvidas please, abraços

    Responder
  6. Rigoni

    Meu blog não tem nem um mês mas teve uma média de 80 acessos por dia até agora
    esperava um Pr de pelo menos 1 :(

    Responder
  7. O Brasileirinho

    Acredito que o pagerank não vai acabar nunca e que ainda é uma das formas mais éticas de se avaliar sites. Imagine se os donos do Google quisessem faturar alguns bilhões a mais, colocando em primeiro lugar nas buscas aqueles sites que pagassem mais? Antigamente era assim. O yahoo e outros sites colocavam nas primeiras posições quem desse mais. Apesar disso, sou favorável que haja algumas mudanças, pois algumas injustiças acontecem.

    Responder
  8. Evandro C. Pavanete

    O PageRank é focado na popularidade dos sites/blogs e não na qualidade do conteúdo. Muitos sites/blogs com conteúdo de má qualidade aparecem bem posicionados nas buscas, enquanto muitos com conteúdo de qualidade ficam para trás.
    Se os algoritmos de busca focassem na qualidade do conteúdo os resultados retornados nas buscas seriam bem melhores e teríamos informação de qualidade mais facilmente.

    Responder
  9. Fabrício Araújo

    Sabe, eu acho que diversas pessoas já não estão usando o PR como métrica, porque na atualização anterior à essa, eu percebi que o alvoroço foi maior e nesta atualização, quase não se ouviu falar.

    Abraço.

    Responder
  10. Jânio

    Ótima notíca.

    Por mais que não se leve a sério o page rank, quando se trata da Google, é preciso uma certa sensatez, afinal a Google não ia deixar sua ferramenta mais importante passar em branco.

    Por outro lado, eu continuo com a ferramenta da Alexa.com, por questão de análise, rapidez, facilidade, etc.

    Um SEO de respeito não pode deixar um evento como esse passar em branco, não é mesmo?

    Responder
  11. Herick Correa

    Bom, pra mim o PR só serve pros outros falaram “o meu é maior que o seu”, igual aqueles camaradas que mediam seu próprio intrumento pra zoar o amiguinho hahaha (ridículo né), as pessoas estão esquecendo que o mais importante é a conversão que seu site pode trazer. Meu site (portfólio) tem 3 meses, subiu 1 PR, e tem de 50 a 100 usuários por mês mais ou menos, isso é baixo comparado a grandes sites, mas se apenas 1, desses 50, resolverem fazer um site comigo, já valeu o investimento. Não é só comigo mais isso se aplica aos meus clientes também, portanto, pra que serve o PR mesmo? hahahahahah

    Responder
  12. Oscar Ferreira @kakamachine

    Eu acho que além de um buzz que foi criado novamente pelo Google, gerou sim a dúvida em muita gente, cortou ou não cortou o PR?

    Sinceramente, a minha visão pessoal e que ainda é usado sim, não no mesmo grau de magnitude mas um pouco ainda é sim, se não por que não cortar completamente. O PR sempre foi um “filho” do google, aliás o google nasceu respirando PR. Se hoje há varias declarações que não irá ser mais usado, e mais do que lógico que o Google faria isso, afinal estava se gerando tanto burburim em cima de quem tem o PR maior que a visão por completa esta sendo perdida.

    O que resta é esperar uma decisão por completo do google, por que pra mim dizer que PR não vale mais nada é atualizar algumas semanas depois é bem contraditório.

    Abraços
    @kakamachine

    Responder
  13. Benito Pepe

    Olá Fábio e demais colegas, acho que o que mais importa para um site/blog é seu conteúdo, o nível dos comentários e como estamos ajudando as pessoas. É claro que tudo isso dá, em cosequência, movimento ao nosso empreendimento, acho que o PG não difere muito o movimento que tem nosso site, será?

    Abraços, Benito Pepe

    Responder
  14. Leonardo Schabbach

    Creio que o pagerank ainda vale bastante, mas o algoritmo do google cada vez fica mais complexo, portanto é cada vez menos importante o valor do PR. De qualquer jeito, imagine que você procure uma palavra muito visada, diversos sites terão até mesmo em sua URL tal palavra chave, como diferenciar? Ai inevitavelmente entrará a questão do Page Rank, além de umas outras, para fazer a avaliação, o que nem sempre coloca a página realmente mais relevante nas primeiras posições.

    E à pessoa que perguntou o pq do PR dela não ter subido para três como da última vez. Acontece que os sites brasileiros estão perdendo representatividade na internet uma vez que a China e a Índia começam a concorrer também no meio, a fatia do Brasil ficou menor, logo a relevância de seus sites também. É por isso que agora você precisará de cada vez mais links se quiser ter um Page Rank mais alto. Além disso, creio que o algoritmo do google já deva identificar alguns detalhes a mais para medir a relevância dos links que você recebe.

    Responder
  15. NICOLAS

    Acho também que isto não passa de uma autorealização. Para mim o que realmente importa é o nr de acessos. Vejo sites com pagerank 1 terem muito mais acessos que com pagerank 5 por exemplo. E o resultado em termos de acesso é o que pra mim vale…

    Responder
  16. Aurelio Martuscelli

    Olá amigos!

    Li um artigo dos próprios SEOs da Google, que afirmam que o PR não têm a mesma finalidade que antes, agora são importantes outros quesitos. Concordo com aqueles que privilegiam o conteúdo, porém o que se vê por aí são blogs e sites de mulher pelada e fofoca com PR 5, 6 e até 7. Enquanto isso, muitos blogs e sites de qualidade ficam com seu PR em 3, 4… no máximo 5.
    Vê-se que não levam em consideração o número de page views e visitas/dia, nesse caso prefiro o Alexa.
    Forte abraço, com ou sem PR =)

    Responder
  17. Luis Souto

    é.. Aprendi uma coisa, PageRank não importa quase em nada. Eu tenho um blog há 4 meses, no primeiro mês tive uma media de acessos de 120por dia, ai 3 meses depois, meu PageRank subiu para 3, porém, continuo com a mesma media de 120 por dia.

    Responder
  18. João Henrique

    Creio que o pagerank está perdendo o valor mesmo, acho que mudaram o algoritmo e mudaram a maneira de pensar, como o Google mudou a sua relevância que dá para as redes sociais, eles não veêm um link numa rede social, como ‘apenas um link de uma rede social’ mas sim como algum link valioso.
    Tenho isso como experiência própria, meu blog, com apenas meses, pulou de um pagerank 0 para absurdos (ou não) 4, acredito que por causa de muitas redes sociais onde tenho conta.
    Sucessos e SEO sem limites!

    Responder
    • Frank Marcel

      Olha João, eu tive uma experiência dessa também. Quando montei meu blogspot, com pouco conteúdo e pouco tempo de vida (cerca de 3 mêses), a primeira atribuição de PageRank foi um 4.

      Tempos depois, escrevi um artigo aqui na Agência Mestre com alguns insights sobre estes casos de sites novos receberem “alto PageRank” – compartilhe suas idéias por lá:
      PageRank 3 na Primeira Atualização – Como e Por quê?

      Abraços!

      Responder
  19. pet shop

    ola, estou procurando noticias sobre o PR que atualizou dia 31/12/2009 mas nao achei no site de voces, essa eh a ultima msg de PR q eu vi. e realmente tenho um site que diminui e outro que aumentou. é real essa atualizacao ? Obrigado.

    Responder
  20. Anderson Aguiar

    Bem…
    Estou com meu blog há 06 meses, neste mês já passamos dos 3mil visitantes únicos. E o PR ainda é 0.
    No entanto não fico “encucado” com isto, deixo o barco correr.
    Também acho ser questão de métrica pessoal!
    Mas não sou hipócrita, claro que quero ver a pontuação subir!
    Grande abraço!

    Responder
  21. STUDIO DEFACIO

    O meu blog foi criado a 1 ano, 6 meses com PR 0 e a 3 meses atras foi para 2.queria saber de quanto em quanto tempo o google atualiza o PR ou é individual.

    Alguem sabe dizer?

    Responder
    • Frank Marcel

      Funciona assim: o Google atualiza o PageRank das páginas constantemente, todos dias, todo instante. A questão é que ele só publica esses novos valores algumas vezes ao ano.

      O caso geral é que são 4 atualizações por ano, então, uma atualização a cada 3 meses. Varia um pouco, mas segue essa linha.

      Responder
  22. irio

    Eu estou recentemente me inteirando sobre técnicas de seo e apesar de meu pagerank mudar de 0 para 3 eu ainda tenho menos de 10 visitas diárias, e verifiquei através de sites que dão resultados das visitas que recebem que apesar de sites possuirem pagerank baixos tem visitas altissimas. Eu estou perdido.

    Responder
  23. Tiago Lisboa

    Ainda acho que uma grande maioria dos internautas dão um valor exagerado ao PR. O Google já deixou bem claro que a métrica de ranqueamento não se baseia apenas em quantidades de links apontando para seu site. (Isso foi o próprio funcionário do Google que disse no Forum para Webmastes). Eu achei isso um pouco estranho, mas agora vendo o que o Google está tentando fazer, creio que realmente existem outros meios de posicionar um sie nas buscas que é guardado à 7 chaves.

    Responder
  24. marcelo souza

    Meu blog já tem um bom tempo e ainda não recebeu pagerank algum. Não sei como o google calcula isso ou quando vai mudar, mas gostaria muito de saber.
    Voces tem alguma previsão de quando muda o pagerank esse ano?

    Responder
  25. Jeferson

    Eu iniciei um blog(site) a 2 meses e com um PR 2, que creio ser o básico não é? e até agora não mudou em nada, estou aparecendo otimizado em muitas palavras mais a Palavra chave principal é muito concorrida, e as empresas que estou concorrendo usa técnicas que não acho certo. As empresas otimizadas usam uma técnica de Spam, por exemplo a palavra futebol, eles colocam no titulo assim “futebol é aqui, futebol para todos, futebol, jogue futebol, futebol agora” isso só no titulo, fora o que tem dentro do site que é repetida milhares de vezes com links etc. Isso não é o certo correto? Mais não entendo pq essas empresas ficam em primeiro no google, yahoo etc… Será que devo usar essa mesma técnina?

    Vlw!

    Responder
  26. Eric

    Bom, meus sites sempre ficam entre PR 2 e 3, e mesmo assim tenho uma boa posição nos resultados de pesquisas. Tenho varios link de relevância por que a google não atualiza isso?

    Responder
  27. CdM

    Eu bem tento, mas nunca consegui ter um PR acima de 2.
    Experimentei blogs, e muitas páginas, mas nunca consegui nada.
    Agora tenho um site de classificados. Já tenho algumas visitas, mas PR nada :(

    Responder
  28. Ricardo Frederico Souza da Silva

    Interessante o artigo… em 2009 pessoas pensavam que o pagerank era importante… e agora em 2013 a grande maioria ainda credita que isso seja um fator relavante. Eu mesmo acredito.

    Gerencio algumas dezenas de sites e realmente sites que tem pagerank 4 ou 6 tem um número de visitas orgânicas superior a sites com ZERO ou 2. Mas isso também é decorrente da quantidade e qualidades das divulgações que realizamos.

    Abraço!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>