O Fim do PageRank? O Google Remove o PageRank do GWT

Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje o blog Search Engine Roundtable levantou uma importante questão sobre o PageRank. Na última atualização do Google Webmaster Tools, que incluiu a área de “Labs” como novidade, acabou por levar uma funcionalidade curiosa: a informação de qual a sua página com maior PageRank.

PageRank no Google Webmaster Tools

Por várias vezes, em diversas palestras, o Google tem desestimulado o uso do PageRank como uma medida de importância nos trabalhos de SEO, pois, em diversas oportunidades, os profissionais de SEO ou pessoas comuns baseiam a qualidade de um website pelo valor do PageRank atual do website.

PageRankNo fórum de ajuda para webmasters em inglês, a Googler Susan Moskwa explicou o que levou a esta atitude por parte do Google:

We’ve been telling people for a long time that they shouldn’t focus on PageRank so much; many site owners seem to think it’s the most important metric for them to track, which is simply not true. We removed it because we felt it was silly to tell people not to think about it, but then to show them the data, implying that they should look at it. :-)

Com isto, muitos blogs e profissionais de SEO ao redor do mundo se questionam sobre qual será o fim do PageRank, pois agora, o “último” sobrevivente, é a Google Toolbar.

Na minha opinião, acho difícil o Google conseguir se desvincular do PageRank, pois é uma “marca” que já acompanha o Google desde o seu início. E pensando como profissional de SEO, divulgar uma atualização de PageRank é um linkbait tremendo para o Google.

O que vocês acham?

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

16 Comentários para “O Fim do PageRank? O Google Remove o PageRank do GWT”

  1. cleo

    Eu acho melhor!
    Tirar da cabeça do pessoal a ideia de que o PR é a coisa mais importante para SEO, que na minha opnião é só uma consequência de um bom plano, é algo que o Google já deveria ter feito ha muito tempo.

    ;)

    Responder
  2. Bruno

    Desvincula o PR seria uma boa porque ai as pessoas param de pensar que um site só é bom se o PR for alto,dai as pessoas focam mais e criar conteúdo de qualidade do que chegar uma pontuação alta, que o que na verdade faz um site é o conteúdo e não o PR na minha opinião

    Responder
  3. @diasbass

    Muitos que acham seus sites 100% bons em relação a estratégias de SEO só por causa do PageRank, terão q rever seus conceitos. #boa

    Responder
  4. Ique Muniz

    Concordo com você Fábio. O PageRank virou uma marca, uma associação muito forte ao Google e ao seu posicionamento nas SERPs. Acho que o comentário do pessoal também faz sentido. Essa idéia de remover do GWT é justamente para forçar os usuários a tirar o PR da cabeça como algo de extrema importância, um diferencial na hora de posicionar-se…

    Mas eu fico me perguntando… Com isso, aqueles textos de profissionais como o do Rand sobre PR Sculpting, todas as técnicas envolvidas, de nada valeram então? Foi só uma tentativa de desvendar algo que, no final, nem era relevante?

    Responder
  5. Cassiano Travareli

    Fala Ricotta,

    Hoje twittei uma frase do Search Engine RoundTable:

    “…Google cannot remove PageRank from the Toolbar, it is too much of their branding…”

    E acho que é bem por ae! Como você disse isso está desde o começo com o Google, e não acredito que removerão do tool bar.

    Caso sumam com a barra de PR, ainda existem as barras de DmR e DmT, entre outras diretrizes que ajudam em uma “amostra” do que o PageRank é, então acho que extinguindo a barra de PR, não resolverá muita coisa.

    Massssss, nunca se sabe né? As coisas mudam rápidas demais…

    Grande Abraço!

    Responder
  6. Pedro_Grigolli

    Acho que o Google cansou de tentar através de uma notificação amigável mudar o conceito dos profissionais de SEO ao tentarem esculpir o seu PR usando estratégias de link building com um conteúdo que não acrescenta muito ao usuário das buscas, mas acredito que as estratégias continuam valendo para aumentar o trust da pagina. Acho que devemos continuar usando estratégias para esculpir o Page Rank mesmo não sendo levado em consideração.

    Responder
  7. Castro

    Muitas pessoas que conhecem pouco de SEO analisam o PR como metrica fiel , praticamente um indicador de qualidade do profissional(s) que trabalhou no site.
    Seria incrivel se o Google tivesse exito em se desvincular do PR
    Também seria incrivel se o Corinthans fosse campeao da libertadores e se o programa “Zorra Total” fosse engraçado … mas nossa realidade é cruel e tambem acho que e muito dificil o Google se desvincular do PR.

    Mas uma coisa ficou um pouco obscura para mim. Se a intencao e remover o PR nao seria melhor tira-lo da ToolBar que e onde a maioria das pessoas tomam base … remove-los da GWT e so confirmar o que muitos profissionais de SEO ja sabem … que e o conteudo que manda …

    Responder
  8. rafaeloliveira

    Salve Fábio!

    Olha, eu acho que eles estão demorando a atualizar o PageRank e agora mexeram no GWT para atrair atenção e mostrar que – apesar do Bing – eles ainda dominam o mercado.

    É um pouco de teoria da conspiração sim, mas faz parte do que os publicitários gostam de chamar de “below the line”.

    Gera comentários – como estes – e mostra a força da tecnologia proprietária do grande irmão.

    Enfim, a justificativa deles se faz valer, o PR não é tudo, mas reflete uma boa estratégia!

    Abraço!

    Responder
  9. Diego Silva

    Não penso que excluíram definitivamente o Pagerank, pois é um estimulo a mais ao criador de um website.

    Para os que afirmam que a exclusão do pagerank é a melhor escolha é devido à preguiça de investir bem em seus website e conseguir destaque e mesmo um Pagerank melhor. Preguiça mesmo ou seja “Assim não preguisso ligar para isso, tenho preguiça ”

    Analisei os websites e pageranks daqueles que comentaram aqui no qual defendem essa idéia de não pagerank.

    – cleo: Possivelmente 0 ou 1
    – Bruno de Souza: 1
    – @diasbass: 1
    – Mauricio Cardoso: Pagerank: 1

    Defensores da preguiça em vez de uma total e limpa otimização.

    Espero que o pagerank continue 100% ativo e creio que não irão excluí-lo definitivamente em causa daqueles que não o entendem (pagerank) ou fazem uso do mesmo incorretamente, enquanto outros que sabem o que ele realmente significa e o usam e o ensinam corretamente.

    É melhor pensarem em outra solução.
    Dar mais valor ao conteúdo? Antes de o Pagerank existir, não davam o devido valor ao conteúdo e continua até hoje, esse desculpa não encaixa, ou melhor… Nenhuma, o pagerank acrescenta um maior valor ao conteúdo é uma premiação, e todos gostam de premiações, somente não alcança quando não está interessado mesmo em pagar o preço para alcançar.

    Cabe ao usuário criar bom conteúdo independente de pagerank ou rank algum. Devem investir em uma concordância entre o conteúdo, técnicas de SEO, SEM, VEO e outras para conseguirem sucesso como webmaster, blogueiros e afins. Ignorar o Pagerank não é a solução.

    Aqueles que defendem o Não Pagerank façam o seguinte, esqueçam Blogblogs, technorati, estar na 1ª pagina de agregadores com Dihitt e outras redes semelhante… Esqueceu? Então você realmente é um (a) preguiçoso (a) no qual não liga para o seu conteúdo e o bem do mesmo, nem pretende pagar o preço para o sucesso.

    Google está armando algo.

    Responder
  10. gadarf

    Se isso acontecer será um processo demorado, não irão se desvincular do pagerank de uma hora para outra.

    Responder
  11. caynan

    Rapaz, concordo é complicado, meu page rank atual é 0, porêm eu não concordo com o Fim do Page Rank, afinal um dos meus objetivos é aumentar o meu. o que eu defendo seria uma reestruturação do Page Rank, e espero que concordem comigo que a corrida por um page rank maior incentiva o crescimento e o aumento da qualidade de um blog/site, afinal em muitos blogs/sites a maior fonte de renda é o google adsense.

    mas essa é minha opnião, espero que entendam e discutam de forma racional.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>