Modelo de Relatório de SEO – Como Mostrar Resultados

Quem esteve no UaiSEO ou já compareceu em uma edição do nosso Curso de SEO, já conhece o nosso modelo de Relatório de SEO –  O relatório que usamos para medir o nosso trabalho, analisar um site e, especialmente, mostrar para o cliente como o trabalho foi desenvolvido e quais resultados foram gerados ao longo do período do projeto.

Métricas
Imagem original

Importância do Relatório de SEO

Depois de um mês, ou mesmo meses, de trabalho sobre um site, desenvolvendo tanto a otimização Onpage, quanto a otimização Offpage, realizando trabalho em redes sociais, usabilidade e conversão, é importante conseguir analisar e medir todo o desenrolar do projeto para que sejam identificados sucessos e pontos a serem melhorados.

Por aí, começa a primeira importância de se ter um relatório de SEO bem elaborado e detalhado – é um documento rico para que o Analista SEO consiga mensurar e julgar seu próprio trabalho, deixando bem claro o atual status do site, principalmente para que seja possível comparar com períodos anteriores e acompanhar o seu progresso. Isso favorece, também, para que ele justifique todo o investimento feito nele e no trabalho desenvolvido.

Com essa justificativa em mãos, tem-se razão mais do que necessária para se manter o desenvolvimento do projeto, e manter-se o investimento em SEO, quando ainda pode ser o caso de aumentá-lo, para se obter resultados ainda mais significativos. É o objetivo paralelo de um relatório de SEO completo: justificar ao cliente, ou chefe, que o investimento aplicado em SEO está, sim, gerando resultados positivos.

Modelo de Relatório de SEO

Este artigo é para notificar nossos assinantes e leitores sobre o mais novo Guia em nossa área de Assinantes: O Guia para criar um Relatório de SEO. Este guia é um passo-a-passo de todo o processo envolvido na criação do relatório de SEO que usamos em nossas análises e apresentamos aos nossos clientes. Nele, procuramos cobrir todo o trabalho desenvolvido em um site.

No relatório, são apresentados gráficos e métricas diferenciados e como fazer para criar os gráficos e obter as métricas. Ele cobre desde atividades Onpage, passa por análise conversão, visão sobre o comportamento do usuário dentro do site, análise de palavras-chave (além de simples rankings), análise de sites de referência (além  de simples visitas), análise de landing pages e relacionamento do site com Search Engines, até o relatório de Link Building desenvolvido no projeto.

Se você ainda não é assinante, aproveite esta oportunidade para tornar-se assinante e, além deste guia, conferir nosso Guia de SEO, Tutorial de SEO para WordPress, o Guia para Análise de Concorrentes, toda a lista de Artigos Premium e ferramentas exclusivas que analisam rankings, backlinks, redes sociais e de conteúdo e ainda contar com o expertise da Agência Mestre na área de Perguntas e Respostas.

Por último, recomendo o nosso Curso de Google Analytics para você aprofundar os conhecimentos na ferramenta e mensurar, não somente o SEO, mas todas estratégias de marketing em ação. Ainda, inscrevendo-se nos nossos cursos você ganha 1 mês de Assinatura Ouro da Agência Mestre, a qual te dá direito a todo o conteúdo citado anteriormente. Espero encontrar você no curso. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>