Meta Tags SEO: Quantidade e Qualidade

Antes de desenvolver em cima deste tema, vou especificar quais são as meta tags importantes para o SEO e para este post especificamente:

  • Title tag (<title></title>)
  • Meta description
  • Meta keywords

Muitas pessoas têm dúvida quanto a isso, então resolvi esclarecer a questão já de início. Com certeza, muitos vão torcer o nariz ao ler isso e pensar em outras meta tags que, inclusive, têm funcionalidade em SEO, como a meta tag robots. Mas vale frisar mais uma vez: vou falar das meta tags mais importantes para o SEO!

Para continuar o ramo da discórdia, eu sei que também deverá ser questionada a importância da meta keywords, já que, hoje em dia, muitos SEOs declaram que ela é irrelevante, mas vou mantê-las aqui por enquanto.

Para não “trocar os pés pelas mãos” com este post, é importante ter em mente, também, os conceitos sobre o uso de palavras no seu documento HTML. Para tanto, vale a pena a leitura do post Keyword: Stuffing vs. Density. Em suma, você deve saber que repetir muitas vezes uma palavra-chave, além de ser spam, é super chato para quem está lendo. Vamos ao post.

Meta Tags SEO

Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização on-page de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.

O mais absurdo é não utilizar a title tag. Mas tanto para a description, quanto para a meta keywords, o mesmo é válido e deve ser uma regra no seu trabalho de On-Page SEO:

Criar meta tags únicas, criativas e que seu conteúdo seja dedicado (intimamente ligado) ao conteúdo da página em questão.

Isso faz toda a diferença no ranking de uma página para suas palavras-chave alvo.

Meta Tags de Qualidade

Gerar meta tags automáticas a partir do tema do site, ou da página, é uma alternativa muitas vezes viável e prática, mas com certeza a criação manual de meta tags gera resultados muito mais relevantes. Claro que isso não é possível de ser feito para 100% dos sites e das páginas. Mas a automatização deve ser deixada para último caso mesmo.

A qualidade de uma meta tag tem dois lados a serem avaliados:

  1. Como uma pessoa avalia a meta tag
  2. Como um buscador avalia a meta tag

Para uma pessoa, a meta tag precisa ser chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-for-action. Para um buscador, a meta tag precisa de uma dose de palavras-chave para que o algoritmo da ferramenta de busca classifique bem a página. O essencial no desenvolvimento de meta tags é achar o meio termo entre esses dois lados.

Aqui no blog, eu já escrevi posts com informações sobre SEO para Title Tags e SEO para Meta Description. Para as meta keywords, basta selecionar as palavras importantes da página e listá-las juntamente com suas variações e sinônimos.

Meta Tags: Quantidade

Quantidade também é uma informação a se ficar atento no que diz respeito às meta tags, mas, claro, não é sobre a quantidade de meta tags, e, sim, a quantidade de caracteres em cada meta informação. Esse, provavelmente, é o maior desafio na criação de meta tags.

Por exemplo, ao criar um título, você vai querer que apareça o nome do site, mais o título da página e mais algum outro detalhe relevante. Tudo isso sem ir além de 70 caracteres. Para meta description, a preocupação é não cruzar 160 caracteres e ainda passar o recado sobre o conteúdo da página utilizando os termos importantes para a página.

Mas antes que você enlouqueça contando letrinhas nas suas meta tags, procure um contador de caracteres como o que nós temos em nossa página com ferramentas de SEO:

Essa informação sobre a quantidade de caracteres em cada meta tag é importante para que seja mais bem controlado o tamanho (em caracteres) de cada frase e para que elas não fiquem parecendo (ou sendo, de fato) spam. Ultrapassar a quantidade esperada de caracteres em cada meta tag é um forte indicativo de tentativa de spam.

Claro que cada valor não precisa ser seguido à risca – 161 caracteres na meta description não vai ser motivo de punição para um site. Por outro lado, 100 caracteres de pura repetição de palavras-chave não é nem um pouco recomendado. É preciso, realmente, achar o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade.

A nossa página do contador de caracteres tem mais detalhes sobre a quantidade de caracteres de cada meta tag. Não deixe de passar por lá e favoritar a página. E, por fim, para conhecer um pouco mais da meta tag robots, confira o post do Heron: Robots Meta Tag: Como o Google Analisa. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

86 Comentários para “Meta Tags SEO: Quantidade e Qualidade”

  1. nelson maguilla

    Sou blogueiro iniciante,leio varías matérias sobre tags,meta-tags,keywords,mas até agora não entendi isso,e como inserir isso em meus blogs para melhora-los.

    Responder
    • Frank Marcel

      E aí Nelson!

      Ainda não ouvi falar sobre meta tags individuais para os posts de blogs que utilizam o Blogspot, como o seu blog, mas é possível, pelo menos, exibir meta tags na página inicial do blogspot.

      As meta tags são meta informações sobre uma página na Internet que especificam suas características. Essas meta informações são inseridas no código fonte do documento HTML (ou PHP, ASP, …, o que for). No caso deste post, eu falo sobre 3 delas: title, meta description e meta keywords, que são inseridas no documento HTML (etc.) entre as tags de cabeçalho: head.

      Fica mais ou menos assim:

      < head>
      < title>Título da página
      < meta name="description" content="descrição da página" />
      < meta name="keywords" content="palavra 1, palavra 2, palavra 3" />
      < /head>

      Você tem prática em “programação” HTML?

      Espero ter ajudado!

      Responder
  2. herculano souza

    olá. o fim dessa questão ajudaria muitos webmasters.
    meta tag em subpaginas em varios idiomas

    fiz um site em flash, composto por um index.html
    que serve só para os visitantes escolherem o idioma do site,
    esse arquivo index dá 7 opções de idiomas
    lembrando que o arquivo index não tem conteudo, só
    as paginas chamadas pelo click da escolha dos idiomas é que possuem conteudos.
    o problema é:
    se as meta tags devem ser colocadas no arquivo index
    e as palavras chaves a serem usadas nas metags devem está presente na pagina
    como faço se a minha pagina index só possui os 7 links que redirecionam
    o visitante ao site com o idiomas escolhido por ele, e o index é zero
    de conteudo, e o pior, cada uma das 7 paginas são apenas o aruivo main.html
    gerado pelo flash após o click no recurso publish do flash
    e que na verdade o conteudo do meu site estão todos no 7 filmes gerados pelo flash
    os 7 arquivos main.swf são exatamente os mesmos, só que em idiomas diferentes
    se são 7 idiomas diferentes, creio que para os mecanismos de busca acharem cada uma das minhas
    7 paginas em idiomas diferentes eu devo fazer 7 metatags, uma para cada uma das 7 paginas
    e cada metatag deve ter seu conteudo nas linguas de cada paginas, seria a metatag “keywords”
    e uma metatag “description” em cada uma das sete main.html?

    mas onde eu colocaria esse essas metatags?

    no arquivo index, repetindo o comando “keywords” e “description” 7 vezes na mesma pagina?

    ou

    colocaria uma metatag “keywords” e uma “description” em cada arquivo main.html que servem só apra chamar
    os arquivos.swf gerados pelo flash
    pelo comando publish?
    desde já agradeço.

    Responder
    • Frank Marcel

      Herculano, honestamente, o mais correto é não desenvolver sites inteiramente em flash. Por quê? Justamente porque todo o conteúdo do site fica dentro de 1 swf, tornando complicado definir meta tags individuais para cada porção de conteúdo.
      Incluir 7 meta tags em uma página não é solução.

      Colocar 1 conjunto de meta tags em cada página que você tem, já é um começo. Eu, ainda assim, recomendo não desenvolver sites em flash. É a melhor solução.

      Por último, recomendo a leitura desses outros posts sobre flash:
      SEO e Flash
      Por que não criar sites em flash ainda

      Abraços!

      Responder
      • Antonio

        Olá Frank, quando eu fiz o curso de flash CS4 dentro do Flash vc pode atribuir metas tag o caminho é este:

        Arquivo/configuração de publicação “ctrl+shift+f12”

        Na aba Flash / Informações do Arquivo.

        Dentro vc pode colocar as metas tags e todo os dados do seu arquivo até copyright

        Agora tenho uma pergunta, não sou muito bom em SEO mas tenho uma dúvida sobre acentuação, Posso usar acentos no meu arquivo meta tag?

        Abraços e obrigado

        Responder
  3. Jonathan

    Olá… sou blogueiro, utilizo a plataforma wordpress e frequento este site a algum tempo ja…

    ja li de tudo aqui e em apostilas, livros sobre SEO, e ainda nao consegui uma boa colocação no google, por exemplo atualmente estou usando as tags iguais as keywords, isso nao sei se eh o certo entende, vcs poderiam fazer uns posts mais vocacionado para a linguagem wordpress e tambem nao utilizar linguagens tao tecnicas, pois muitos dos artigos, nao soh eu mas muitas pessioas ficam confusas…

    espero que possam me ajudar…

    obrigado

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Jonathan! Sempre que surgir uma dúvida, não deixe de nos perguntar!
      Olha só, para você se familiarizar com os termos de seo, consulte o nosso Glossário de SEO. E para qualquer dúvida, pode comentar!
      Sobre wordpress, nós temos uma categoria dedicada ao SEO para wordpress, você já passou por lá!? WordPress SEO.
      Sobre as tags, eu não costumo usar tags e deixá-las compor as meta keywords, mas é uma alternativa. Eu prefiro não fazer isso.

      E sobre qualquer outra dúvida, abuse dos comentários!

      Abraços!

      Responder
  4. Eduardo Faria

    Olá, acho que sites totalmente em flash são um pouco canseira de fazer um bom trabalho SEO neles. Isso se deve ao fato de que os buscadores ainda não estão extremamente familiarizados com isso. Então para resolver isso, fazendo o trabalho canseira, usa-se um otimização intensa em meta tags, links externos, enfim…
    As meta tags são de suma importância na otmização. Tanto que a Meta Description é a que os buscadores usam para ser sua DESCRIÇÃO nos resultados das buscas. Logo, colocar as keywords e a description igual não fica tão legal assim.
    =]

    Responder
  5. Frank Marcel

    E aí Eduardo!

    No caso, utilizar o mesmo conteúdo em meta description e meta keywords é errado. Na description o correto é colocar um pequeno parágrafo sobre o conteúdo da página, enquanto que a meta keywords deve levar os principais termos da página separados por vírgulas. Sao coisas diferentes e nao deve ser feito desta maneira, você tem razao.

    Valeu pelo comentário!

    Responder
  6. Thiago Mouço

    Frank, nas keyword, devemos usar acentuação e ç, apenas as palavras cruas ou misturar os dois?
    Além disso, a virgula é melhor pra indexar? Li em alguns lugares que atualmente os buscadores não estão lendo amis a virgula, assim sendo podemos usar a palavra corrida e ele le o todo ou a unidade, sem rpecisar repetir a mesma. Ex.: cavalo de corrida (o buscador acha: cavalo de corrida, corrica, corrida de cavalo, etc).
    Obrigado pela ajuda.
    abcs.

    Responder
  7. Thiago Mouço

    Ah Frank, fora isso, qual maximo de palavra que ele indexa? Obrigado novamente.

    Responder
  8. Frank Marcel

    E aí Thiago!

    Recomendo acentuação e ç sim, misturando com grafias erradas se elas tiverem um volume de busca alto. Até onde eu sei, a semântica da meta keywords é que as palavras sejam separadas por vírgula, nunca ouvi falar de mudança nisso.

    Eu procuro manter a meta keywords em no máximo 200 caracteres (caracteres e não palavras), não lembro se o “limite” é 200 ou 250 – caracteres.

    Já li recomendações de 20 ou 25 palavras, mas não sei da onde surgiu a métrica por palavras e não por caracteres.

    Por fim, vale lembrar também que as meta keywords estão praticamente nada populares entre as search engines em termos de rankeamento…

    Abraços!

    Responder
  9. Edson Souza

    Ótimo post. Recentemente houve uma diminuição das quantidades de visitas vindas do Google no blog, então resolvi verificar a estrutura do meu blog. Percebi que diversos posts estavam com uma grande quantidade de caracteres nas meta tags, keywords e description.

    Será que isso reduziu a qualidade das minhas páginas e por esse motivo o Google não está mandando a mesma quantidade de visitas?

    Sem querer abusar, mas aproveitando a oportunidade, gostaria que me tirasse uma dúvida: atualmente utilizo os plugin Platinum SEO, Tag Title e o SEO Booster Lite, é possível que a utilização destas três ferramentas prejudique a reputação do meu blog frente ao Google?

    Desde já agradeço.

    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo.

    Responder
    • Frank Marcel

      Olha Edson, uma grande quantidade de caracteres nas meta tags pode prejudicar sim, pode dar ao site uma face de SPAM.

      Quanto aos plugins, não há como o Google saber quais plugins você usa, a menos que o plugin escreva no HTML (como é o caso do All in One SEO Pack, predecessor do Platinum SEO). Mas não acredito que o Google considere isso em seus fatores para montar o ranking de resultados. Em boa parte dos casos, o Black Hat está na intenção, não na técnica.

      Se os plugins fazem algum Black Hat, então você pode ser prejudicado, caso contrário, não há porque se preocupar.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Espero ter ajudado.

      Responder
  10. Acelio

    Atrazadão!

    Posto aqui pra ver se a galera ainda está viva. :-)

    Estou me interessando mais sobre SEO, depois desta mudança no Google(de busca por intenção), e vejo aqui no mestreSEO, que só você é que dá feedback aos comentários. Então foste o ecolhido :-)

    Sou bem das antigas, do tempo do cadê, altavista e tal. Depois surgiu a busca de verdade. Naquele época as keywords funcionavam. Hoje não mais, para o Google. Mas mesmo assim é bom usar. Sabe-se lá o que a turma nova do Bing/Yahoo pode querer fazer, né?

    Uma dúvida idióta: uma keyword pode ser composta de mais de uma palavra? Já vi em alguns sites assim: (palavra1, casa na praia, palavra3…) ou até (palavra1, ‘casa na praia’, palavra2…).
    Confesso que já fiz isto, nos promórdios, mas funcionava.

    Responder
    • Frank Marcel

      Sim, você pode usar frases como meta keywords. Mas meta keywords não influenciam posicionamento dos sites. Invista seu tempo em outras atividades.

      Responder
      • Acelio

        Valeu a dica. Não perco mais tempo com as keywords.
        Aproveitando…
        Peguei um trabalho num site que é uma loja-virtual, que usa um sistema hospedado. Um pepino.
        O sistema não gera title nem desciption para algumas páginas da loja. Tem inúmeras variáveis que geram conteúdo duplicado.
        Depois de 2 semanas consegui que o Google indexasse 18 das 56 páginas.
        Eliminei do sitemap as páginas com as meta-tags iguais. Retirei do template da loja, algumas meta-tags que eu acredito serem obsoletas ou trabalharem contra o meu objetivo de indexar tudo.
        O pessoal responsável pelo sistema me pediu para “colocar de volta” as meta-tags que tirei, por que a falta delas é que estaria causando este problema de baixa indexação.
        meta-tags como:
        distribution, abtract, rating, doc-type, resource-type ,subject ,audience, doc-rights, revisit-after, doc-class, language, classification.
        Eu tirei porque o sistema não gera os valores de acordo com a página, e elas mostravam sempre o mesmo valor. Algumas delas, valores equivocados…
        Acrescentei as geotags e algumas DC tags, que podem ser a mesma para todas as páginas do site.
        Alguma consideração sobre estas tags com metadados que seriam destinados a uma possível classificação do site por mecanismos de busca?

        Responder
        • Frank Marcel

          Não trabalho com meta informação além de título, description e robots. Nunca ouvi/li nenhuma recomendação sobre outras, além destas. Não recomendo e não uso.

          Responder
  11. Fernanda

    Poxa, quero saber se estou fazendo algo errado hahaha
    Uso o All In One Seo Pack, e, mesmo digitando o titulo exato no google, ele não aparece. E olha que um dos meus posts saiu no Ueba, recebendo mais de 400 visitas em apenas um dia!

    Responder
    • Frank Marcel

      Fernanda, seu blog pode estar com algum outro problema que esteja fazendo com que o Google não indexe o site corretamente! É preciso olhar alguns pontos como conteúdo duplicado, troca de links e outros problemas conhecidos como Black Hat.

      Responder
    • Acelio

      – Uma sugestão é trocares de plugin, para o Platinum SEO – Ele já tem um sistema de “migração”, para quem vem do All In Onehttp://techblissonline.com/platinum-seo-pack/

      Podes também otimizar o servidor, para ele ser mais rápido nas respostas, atualizar o WordPress e otimizar o tema e seus plugins(carregar sob demanda)

      Responder
  12. mari

    olá boa tarde parabens pelo site mestre seo bom gostaria de tirar algumas duvidas na tille tag sobre acentuaçao como devo colocar juruaia moda intima ou juruaia moda íntima com acento no i como ficaria melhor para otimizar por favor me tire essa duvida aguardo resposta grata.

    Responder
    • Frank Marcel

      Na verdade, o correto é utilizar a ortografia correta das palavras, independente de SEO. Você precisa passar profissionalismo e adquirir a confiança de quem visita o seu site antes de tudo. Esses pequenos detalhes fazem diferença.

      Responder
      • mari

        Obrigada pela resposta mas gostaria de saber se realmente influência o acento pois antes deixei sem acento juruaia moda intima e depois com o acento no ultimo i o site perdeu várias posiçôes o titulo está na heading tag essas perdas de posioes tem haver com o acento ou não???????

        Responder
        • Frank Marcel

          Olha, você está com problemas para aparecer na busca pelo nome do seu site “juruaia moda intima” e “juruaiamodaintima” – muito provavelmente não foi a acentuação que causou isso.

          Além da acentuação, acho que você deveria buscar outras alterações recentes no site, como troca de links, conteúdo duplicado, etc. Talvez seu site tenha sido penalizado – Talvez.

          Responder
  13. Carol

    Olá!

    Estou trabalhando para um site e estive analisando o código-fonte de seu concorrente que está em 1º lugar no google pra ver o que havia de interessante. No código não havia nenhum conteúdo, apenas as tags title, description e keywords, todas duplicadas. Sendo que a tag title não só estava duplicada, mas também com conteúdo diferente em cada uma. Fora isso havia um javascript e mais nada. Não consigo entender como eles podem estar em primeiro se não há conteúdo em html.
    Será que essa duplicação das tags principais influencia em alguma coisa?

    Agradeço a atenção!

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Carol. Fiquei meio confuso com as suas tags duplicadas diferentes, mas independente disso existem vários fatores de posicionamento de sites, title e description são apenas 2 dos mais de 200 fatores, segundo o Google.

      Em 2009, o SEOmoz lançou a sua pesquisa sobre os fatores de rankeamento mais importantes, em 2011, vem um novo provavelmente. No estudo eles mostram como os backlinks são importantes nos rankings, mais até do que títulos ou description.

      Nós temos um artigo na Agência Mestre sobre a questão: Search Engine Ranking Factors 2009

      Responder
      • Carol

        Muito bom o artigo, tomara que saia logo a nova pesquisa deles!

        A duplicação a que me referi era da seguinte forma:

        tag description: texto 1
        tag keywords: texto 2
        title: texto 3

        tag description: texto 1
        tag keywords: texto 2
        title: texto 4 (texto diferente do primeiro title)

        Aparecia dessa forma no código… e zero de conteúdo! Não entendo como podem estar em primeiro… alguma coisa tem aí!

        Obrigada pela dica de qualquer forma! :)

        Responder
    • Frank Marcel

      Bom Matheus, para aumentar a densidade, basta repetir a mesma palavra algumas vezes ou remover palavras diferentes.

      A mensagem geral deste artigo e é o que é importante você ter em mente, é que a chave não é a densidade de palavras-chave, mas a comunicação. A meta description tag não influencia rankings diretamente, hoje. Mas é um canal importante para se atrair o clique do usuário.

      É nesse sentido que você deve pensar as suas meta description tags, e não na densidade.

      Abs,

      Responder
  14. nelson

    Olá estou precisando de ajuda , meu site é feito pelo construtor de sites , que tem um blog abrindo dentro dele que acontece que coloco as metas tags e ,nao aparece nas pesquisas ,pois quando abre o artigo aparece as tags da home , ai exibindo o codico fonte vejo que as metas que coloquei esta la nomeio proximo do artigo acredito que precisaria subir meu artigo e as metas tags no começo ,poderia me ajudar.

    Responder
    • Frank Marcel

      Oi Nelson, se entendi bem, você tem um blog dentro de um site, mas as meta tags da página inicial estão prevalecendo sobre as meta tags do blog?

      Se o seu servidor for Apache, rodar PHP e MySQL, minha sugestão principal é: Instale o WordPress. Seus problemas com o blog acabarão e você ainda vai poder fazer diversas configurações extras para deixá-lo otimizado.

      Caso contrário, você precisa mesmo é brigar com o seu sistema até ele funcionar da maneira correta.

      Responder
  15. Robson

    Oi, eu tenho uma duvida. Estava usando uma meta tag de keywords, e gostaria de saber se o Google vê com bons olhos o uso desta meta tag.
    Ou eu posso ser punido se usar esta meta tag?

    Responder
    • Frank Marcel

      Hoje em dia, acredita-se que o abuso de palavras nas meta keywords possa ser considerado spam pelo Google, e aí seria prejudicial.

      O Google diz que não usa mais as meta keywords para fins de rankings.

      Por outro lado, seus concorrentes podem usar para ver quais palavras você considera importantes.

      Isso é basicamente tudo sobre meta keywords.

      Responder
      • Robson

        Valeu cara, me ajudou muito!
        Acho que vou usar somente a meta tag description mesmo, que é a mais usada por todos sites e blogs.
        Falow!

        Responder
  16. Curley

    Dentra da meta tag keywords, as palavras chaves são separadas por vígulas e espaço? ou só virgula sem espaço?
    Ajuda ae galera…

    Responder
  17. Solange Gomes

    Oi Frank .. tudo bem… parabéns pelo post.
    É possível que o Google forme um título da página (na SERP) pela relevância da palavra-chave encontrada nela? de Forma automática? Por exemplo, no código fonte da página, na title, não há a palavra-chave, mas na SERP do Google o título dela aparece a palavra-chave. Vi um caso desse na net… queria saber como é possível.. Obrigada.. Abraços.

    Responder
    • Frank Marcel

      É possível sim, Solange. Tal como a snippet, a qual o Google procura um trecho de conteúdo que mais pareça “responder” a busca feita pelo usuário (normalmente usa a meta description, mas pode usar outro trecho de texto da página), para o título também existe a possibilidade de que o Google coloque nas suas páginas de resultado, um título diferente do exibido na title tag.

      Segue o mesmo princípio: ele identifica uma página que acredite ser de alta relevância para o usuário e monta título e snippet com base em informações da página (ou sobre a página) de forma a expor ao usuário essa informação de alta relevância.

      No caso do título, ele pode usar o texto âncora de backlinks, tag h1 ou até um trecho de texto da página. Mais informações em: Como o Google Forma os Títulos da Snippet.

      Responder
  18. Fabiana

    Olá Frank
    Tenho uma pergunta para fazer sobre as meta tags.
    Ouvi dizerem que o Google proibiu a inserção de meta tags por que muitos criadores estavam inserindo coisas irrelevantes ao site. Como exemplo, um site de balada inserir havaianas. Isso tem nexo?

    aguardo,

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Fabiana!
      A parte sobre o Google proibir algo, não tem nexo.
      A parte de webmasters usarem meta tags para mostrar informações não relacionadas ao site ocorreu, de fato.

      E desse fato, o Google passou a ser mais cauteloso com a forma como avalia e dá crédito as meta tags. Isso já foi há bastante tempo.

      Responder
  19. Fabiana

    Obrigada pela informação Frank, vou seguir com a criação das meta tags então..

    Responder
  20. Nash

    Olá, tudo bem? Parabéns pelo excelente post.

    Gostaria de saber sobre o uso de acentuação e pontos (sim, “.”) em meta-keywords. Elas influenciam ou são irrelevantes?

    Responder
  21. Jean Michell

    Oi, tenho uma dúvida…

    Qual a melhor forma de “otimizar” posições nos buscadores em relação à meta tag KEYWORDS?

    Colocar menos palavras ou mais palavras?
    Separar por vírgulas ou não?

    J.

    Responder
    • Frank Marcel

      Meta tag Keywords não tem mais influência em buscadores (não nos principais). Quando fazia diferença, o limite girava em torno de 200 a 250 caracteres e palavras/expressões separados por vírgula. Se você quiser utilizar, sugiro que fique dentro deste escopo.

      Mas não vejo necessidade de utilizar.

      Responder
  22. Paulo Henrique

    Olá Frank Marcel, parabéns pelo site!

    Nas últimas semanas tenho lido muito a respeito de otimização de site para buscadores e ferramentas SEO afim de conseguir ter sucesso com meu site de classificados.

    Ora, talves a primeira coisa que vêm à mente é “mais um site de classificados?”. Mas todas as vezes que essa mesma pergunta me paralisa, analiso o caso do OLX. Um site de classificados que nasceu em Portugal e que, através de técnicas de otimização, sejam elas SEO, SEM, etc., e, também de marketing, conseguiu se expandir para outros países, inclusive no Brasil.
    Sempre acesso sites diversos para tentar verificar qual a técnica utilizada para a otmização do site.

    As vezes me deparo com situações que não seguem quaiquer regras de SEO ou, quando seguem, não se aplica com tanta incidência.

    Já li vários artigos a respeito, e confesso que nunca fico totalmente esclarecido. Por exemplo, no seu artigo menciona como se deve configuar a tag título, entre 70 e 160 caracteres. Até aí tudo bem, mas acesseu o código fonte da página do OLX e reparei que a meta tag Título do site deles possui mais de 160 caracteres. Também não verifiquei, superficialmente, nenhuma técnica de SEO que pudesse estar ali nas metas descritas.

    Claro que no caso do OLX, conta-de e muito os anos do site no ar, fora os fatores de marketing, o que fazem o site se manter no topo.

    Outra coisa que pesquisei foi sobre o Google Adwords, o OLX utiliza ele para propagar sua marca e, enquanto fica no topo, paga as melhores taxas de CPC.

    Portanto, diante desse “palheiro”, qual a técnica que o OLX utiliza e tantos outros?

    Responder
    • Frank Marcel

      Na verdade, para título (title tag) eu recomendo 70 a 80 caracteres, não até 160. 160 é o número referência para meta description tag.

      Na verdade, o “palheiro” é a técnica em si. Não existe uma técnica isolada que faça um site ganhar o jogo. É a combinação de todas elas que traz o resultado – Onpage, Link Building, Conteúdo e Social Media.

      Responder
  23. Paulo Henrique

    O Joomla é um bom sistema para trabalhar com SEO?
    O que se deve configurar neste sistema para se trabalhar com SEO?

    Responder
    • Frank Marcel

      Particularmente, nunca trabalhei com Joomla, mas a princípio SEO vai bem com qualquer sistema, especialmente se o desenvolvimento já nascer com SEO. Os sistemas se tornam empecilhos maiores ou menores quando se precisa corrigir um SEO que não foi feito.

      Responder
      • Emanuel

        Joomla, bem como outro CMS no qual você possa configurar o código de maneira semântica e com bom código vai bem sim…o que pesa mais é conhecer as boas práticas de desenvolvimento, mas isso é inerente a qualquer CMS/Framework que você vá usar. Abs

        Responder
      • Marcelo Thomaz

        Olá,
        Eu não recomendo Joomla!
        Além de mal otimizado à SEO (duplica todo conteúdo), ele tem mania de dar erro em atualizações e plugins, isso quando dá pra atualizar ou instalar.

        Eu prefiro até instalar dois wordpress e fazer a integração do que usar Joomla!.

        Já foi bom, mas hoje não confio no projeto.

        Essa é minha opinião pessoal, existem pessoas que amam o Joomla!

        Até mais.

        Responder
    • Ubiratan

      Oi Paulo,

      Já utilizei muito o Joomla e ele possui alguns recursos nativos como URL´s amigáveis, meta tags e etc, nativos. Também existem algumas extensões muito boas para extender as funcinalidades em relação ao SEO. A melhor que já utilizei, hoje é paga, mas dependendo de suas necessidades pode valer a pena o investimento. Chama-se sh404SEF e você pode encontrá-la no diretório do Joomla neste link: http://extensions.joomla.org/extensions/site-management/sef/10134 (ela é compatível com a nova versão do Joomla 1.7). Seja como for, antes de mais nada dê uma boa olhada no diretório pois todo dia tem novidades!

      Responder
  24. Willian Marinho

    Olá Frank. Gostaria de tirar uma dúvida: estou usando as ferramentas livres de vocês para conferir a densidade de keywords e a quantidade de caracteres numa meta tag. Queria saber, através do que é mostrado na ferramenta de densidade de keywords, qual a porcentagem ideal para uma boa densidade. Obrigado pela ajuda.

    Responder
    • Frank Marcel

      Na verdade, não se preocupe com a densidade. Fique de olho, sim, na quantidade de caracteres, pois o Google não vai exibir todos que você escrever, mas ao invés de se preocupar com a densidade, preocupe-se com a mensagem que você está passando para a pessoa que faz a busca, se ela é atrativa/convincente o suficiente para ganhar o clique.

      Responder
  25. Selva

    Olá Frank,

    Parabéns pelo seu belo trabalho, sou sua fã! Mas queria tirar uma dúvida:

    Afinal as meta tags Keywords são ou não relevantes aos motores de busca? Como e para que usá-las?

    Obrigada.

    Selva

    Responder
  26. Caio

    Não estou colocando mais Tags nas minhas postagens, por acreditar que acabo gerando paginas de baixa qualidade indexadas no google, estou errando fazendo isso?

    Responder
    • Frank Marcel

      Não é errado não colocar meta description tag em uma página, mas é uma boa prática utilizá-la para você ter a oportunidade de controlar o texto que o Google exibe na snippet em resultados de busca. Controlando esse texto, você tem a oportunidade de convencer o usuário a clicar no seu resultado, tendo um texto atrativo escrito ali.

      Meta keywords tag não são úteis.

      Title tag é obrigatória.

      Responder
  27. Cauã diniz

    Olá!
    Primeiramente, meus parabéns pelo conteúdo. Sou leigo no assunto mas consegui entender bastante coisa!

    Por favor, eu tenho uma grande dúvida: No final do ano passado (dez) eu decidi que não mexeria mais em meu site (estou tentando ganhar a vida com um ecommerce) e em janeiro ele bombou de visitas e vendas. Aí, no começo de fevereiro, fui mexer no site, alterando algumas coisas e atualizei o Gerenciamento de Armazenamento de Cache. Não sei se foi isso, mas as visitas despencaram absurdamente. Posso atribuir a queda das visitas a esse procedimento que fiz? Estou desesperado pois estava vendendo muito bem no site e agora….. parou! Por favor, peço sua ajuda, não tenho muitas pessoas a quem recorrer.

    Abraço!

    Responder
  28. Luis Gomes

    Frank, boa tarde!

    Sempre leio as dicas e artigos, deste site, apesar de não ser um profissional da área, gosto e respeito muito seus artigos e comentários, parabéns, profundo conhecedor do assunto.

    Mas escrevo, para tentar uma ajuda especifica, estou instalando uma loja Open cart e gostaria de saber se tens mais artigos a respeito de melhoramento do SEO, para ser aplicado neste opensouce!

    Desde já, agradeço sua atenção

    Luis Gomes

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Luis!

      Os conceitos de SEO são aplicáveis a qualquer site, não são restritos a plataformas específicas. Pelo contrário, algumas plataformas tem meios de facilitar a implementação dos conceitos de SEO, mas para aquelas que não facilitam, ainda é possível fazer do jeito difícil mesmo. Raras plataformas tornam alguma implementação impossível.

      Se você quer um guia geral, experimente seguir a linha do nosso Tutorial de SEO.

      Responder
  29. Marcos

    Olá Frank, vc sabeme dizer qual o número máximo de palavras chaves iguais que podem ser usadas por blog?
    abraços

    Responder
    • Frank Marcel

      Não existe resposta para essa pergunta, Marcos. Essa é a pergunta errada =)
      Veja que na Agência Mestre existem infinitas palavras-chave que se repetem artigo sim, artigo não. Você pode fazer tantas abordagens diferentes para um mesmo tema, quanto você conseguir.

      (Espero que você não esteja se referindo a meta keywords tag, que nem deve ser usada.)

      Responder
  30. Sandro

    Ola, gostaria de parabenizar o site, pois ajuda muito, todas as pessoas que querem otimizar suas pagina dentro dos padroes da web atual.

    Tenho uma duvida, a respeito das meta keywords… Posso utilizar as mesmas palavras chaves em diferentes paginas?

    Responder
  31. Alexandre

    Olá, tenho 2 dúvidas a respeito de tags que não consigo encontrar as respostas.

    A primeira é quantas tags devo utilizar por post (antes eu usava em torno de 5; hoje estou usando em torno de 10. Creio que seja muito);

    A segunda é se posso colocar várias tags em um post com uma ou duas palavras repetidas (ex: em um post sobre mente, colocar “mente humana”, “mente poderosa”, “mente perfeita”, “mente sã”, “segredos da mente”…

    abraços

    Responder
    • Frank Marcel

      Alexandre, muitas vezes nem é bom usar tags, mas depende de como você as utiliza no seu site.

      Considerando o que as pessoas geralmente fazem, taggear posts/páginas para ter nuvens de tags (ou algo parecido) em todas páginas do site, toda página/post listado as tags em que estão marcados, bem como linkando para as páginas de cada tag marcada, ou seja, cada tag tem uma página própria que lista todos posts/páginas com as quais ela foi marcada – isso tudo geralmente é uma grande bagunça para usuários e para o Google.

      Agora que você já está nesse caminho, valeria olhar para sua ferramenta de web analytics e conferir quantas visitas e pageviews (ou outras métricas) essas páginas de tags tem, bem como medir quantas pessoas realmente navegam pelas tags (clicando nelas, indo para artigos, voltando a elas, navegando entre elas, …) e julgar se elas realmente são úteis.

      Se for o caso, talvez valha a pena manter a forma como você fez ao longo do tempo (5 tags ou menos). Caso elas não tenham essa importância toda (olhando para as métricas), eu testaria removê-las gradativamente e observaria os resultados (possivelmente melhorando, mantendo, mas não piorando) com o site sem as tags.

      Responder
      • Alexandre

        Frank, eu confesso que, à primeira vista, achei muito estranho você aconselhar não usar tags (porque quase todo mundo usa). Mas realmente, faz todo o sentido. Tanto que fiz o que aconselhou (removi as várias tags que geravam pouca visita e deixei as mais relevantes, sendo que farei, aos poucos, redirecionamentos 301 com elas, eliminando todas e deixando somente as categorias).

        Mas eu tive uma ideia e gostaria de saber a sua opinião…a ideia seria, após escrever um texto, colocar embaixo dele: ‘tags (ou ‘termos mais pesquisados’): bla, blabla, blablabla’. Ou seja, colocar as palavras-chave mais relevantes, só que sem criar links próprios para elas.

        O que acha disso?

        Na verdade, um e-book em pdf que criei acabei usando essa estrategia (coloquei embaixo da primeira pagina várias tags) e ele me traz muitas visitas (sem a necessidade de poluir os buscadores/sitemap com n links relacionados às palavras-chave).

        Gostaria de saber se isso é ilegal ou não!

        Muito obrigado. Seu site é o melhor do assunto!

        Responder
  32. Leonardo Alves

    Uma duvida, digamos que eu tenha uma lista com os modelos de celulares da LG, e resolva fazer uma automação nas meta tags, com por exemplo… LG XXX, LG YYY, LG VVV, assim por diante com todos os modelos mais atuais, isso me geraria algumas 200 tags acredito, os mesmo processo seria aplicado com os SO e modelos para outros fabricantes, mas a minha grande duvida é: o uso de tags em grande quantidade é viavel?
    (Importante: a automação não ocorre dentro do sistema, e sim em uma aplicação escrita em VB.NET rodando local que apenas carrega e gera a lista de acordo com as combinações informadas pelo programador)

    Responder
  33. Alexandre

    Boa noite,
    Meu site foi desenvolvido em php e minhas tags title e description estão no head…
    Porém, cada página é sobre um local da minha cidade, não seria mais interessante o title e o description serem de acordo com cada página? como eu faria se estas tags ficam na head e meu head, por ser php, é fixo?

    Se estiver confuso me avise rss
    Muito Obrigado pela atenção.
    Um Grande Abraço!

    Responder
  34. Washington

    Olá…lendo os posts sobre SEO ví em vários lugares que existem penalização para quem repete palavras etc…mas analisando muitos dos primeiros lugares no google por exemplo a busca por “book fotografico”, os dois primeiros resultados repetem muito as palavras no html , como book fotografico, book infantil , book (e varias partes da cidade)..isto tipo de pratica não seria penalizada? porque eles estão em primeiro lugar logos após os anuncios?

    Responder
  35. rodrigo

    tenho 3 concorrentes e usamos basicamente as tags repetidas .
    1 dos sites esta sempre em primeiro lugar na busca por qualquer uma das palavras e nas outras eu alterno posições . pq acontece isso ?

    Responder
  36. Lucas Duque

    Boa noite Frank, me tire uma duvida, estava usando o webxtool e vi que meu site tem muitos problemas como Meta Descrições Longas,Meta descrições duplicadas,Meta descrições curtas,Títulos duplicados,Títulos longos,Títulos curtos,Problemas de Canonização e o erro 404.
    Eu tinha uma boa indexação no google com meu site e também tinha vários links nas primeiras paginas do google, vi que de alguns meses pra ca meu site vem caindo muito no google. Isso pode ter sido por conta desses problemas?

    Desde já agradeço atenção

    Responder
  37. iran

    Se meu site tiver muita repetição de palavra-chave no index, pode dá problema? Qual seria o limite de palavras-chave?

    Responder
  38. Eduardo Lourenço

    Estou começando a estudar SEO agora, mas pelo que pude perceber, não são somente as meta tags que te dão um lugar de destaque na busca. Tem que se prestar a atenção no H1, H2 etc, title, se for fazer algo com imagem tem que colocar a tag alt. E todas as palavras tem que estar relacionadas com o seu site, senão o google não indexa a sua página. Abraços a todos… estou apenas iniciando.. espero aprender muito mais sobre SEO.

    Responder
  39. João Brinati

    estou tendo problemas com meu site, o Google fala que esta com muitas meta descrisções repitidas, mas ja mudei em meu site, mas ele ainda continua acusando.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>