Meta Tag e Keyword Stuffing – Black Hat das Antigas

Os search engines estão sempre a procura de bons conteúdos para mostrar entre os melhores resultados nas páginas de busca. Naturalmente, não estão interessados em mostrar páginas pouco relevantes ou com um teor de spam, especialmente dos tipos de fácil identificação, como páginas com alta densidade de keywords (número de vezes que uma keyword ou keyphrase – uma ou mais palavras-chave – é usada no conteúdo da página), mas sim, as páginas mais relevantes para o termo pesquisado. No fim das contas, as pessoas não vão gostar de ler um conteúdo com excessiva repetição de palavras, muito menos search engines.

Keyword Stuffing – Conteúdo

Essa técnica de colocar uma quantidade excessiva de keywords no conteúdo do site é uma técnica de black hat chamada Keyword Stuffing, que era muito usada antigamente, quando os algoritmos de search engines eram mais fracos, a fim de melhorar o ranking das páginas do seu site, mas que hoje não é muito comum e não resulta em bons rankings.

Claro que é necessário que o conteúdo do site contenha as keywords para que o search engine identifique o seu conteúdo e o relacione com o assunto em questão, mas é bom manter o bom senso. Por exemplo, supondo um site sobre notebook, não há a necessidade de repetir a palavra notebook por todo lado em cada página do site para que uma search engine entenda que o site é sobre notebooks. Bastam ocorrências suficientes para que uma pessoa identifique que é um site sobre notebooks.

Quando usada a técnica Keyword Stuffing, ao invés de melhorar o ranking das páginas do seu site, você acabará recebendo uma punição por estar utilizando uma técnica de black hat, que as search engines conseguem identificar facilmente.

Meta Tag Stuffing

Como já sabemos, as meta tags devem ser únicas para cada página do site. Elas podem ser usadas para complementar as keywords da página sem recorrer ao keyword stuffing e facilitar ainda mais a identificação do assunto do site por parte de search engines. Porém, se no pouco espaço disponível para as meta tags (em termos de caracteres), for feita uma repetição excessiva das palavras-chave, ou forem utilizadas palavras palavras que não tem nenhuma, ou pouca, relação com o conteúdo da página, ambos casos são considerado meta tag stuffing.

O primeiro caso, pelo próprio fato de que a repetição é um ponto negativo, pode levar o Google (ou outros buscadores) a desvalorizar o site, que, claramente, está tentando manipular os rankings, ao invés de prover bom conteúdo. O segundo caso, palavras pouco relacionadas, levam a conclusão de que o site está tentando adquirir rankings ou visitas através de palavras que têm um volume de busca maior do que as palavras-chave principais do site, mas que vão “enganar” o visitante, ou search engine, quanto ao conteúdo da página.

É o antigo caso de muitos sites que não eram relacionados com música repetir “Britney Spears” algumas vezes pelo site para atrair visitantes, mas se o site era sobre notebooks, quem procurava “britney spears”, acabava não encontrando o que procurava, uma experiência ruim. Como sabemos, os search engines, especialmente o Google, não gostam disso e certamente essa página será penalizada.

Concluindo, os search engines sabem o que é keyword stuffing e procuram por isso. Eles examinam a densidade de keywords e, se perceberem que tem alguma coisa fora de proporção, o site terá problemas. Portanto, evite técnicas black hat, especialmente esses modelos antigos, utilize algumas técnicas de SEO como link building, evite conteúdo duplicado, use SEO na title tag, entre outras técnicas white hat, assim, você estará aplicando SEO no seu site sem o risco de receber alguma punição dos search engines.

Ficou com dúvida em algum termo? Consulte nosso glossário SEO.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Meta Tag e Keyword Stuffing – Black Hat das Antigas”

  1. Lamarky

    Olá, acompanho o blog de vocês a algum tempo, parabens pelos artigos, agrega bastante mesmo.
    Eu tenho uma dúvida se estou fazendo Meta Tag Stuffing e gostaria da opiniao de vocês.
    Eu fiz uma meta tag no blogger, e a descrição é a seguinte:

    “Faça o download de ebook grátis, encontre livros jurídicos, receitas, livros evangélicos, cursos, tutoriais e etc. Aqui você pode baixar livros gratuitos, audiobook e muito mais.”

    Keywords: “ebook ,livro ,download ebook ,ebook gratis ,audiobook ,livros para baixar ,livros para download ,cursos ,livro evangelico”
    O que acham que eu poderia modificar pra otimizá-la? corro o risco de ser penalizado ? Obrigado desde ja.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>