Menu Superior – Uma Chance Para Keywords

Falando um pouco sobre menus, a maioria de nós sempre pensa em quais áreas dividir o site de acordo com o que temos para mostrar aos usuários. Consideramos sempre usabilidade para uma fácil navegação, o que é excelente. Mas às vezes nesse processo esquecemos do SEO e como ele pode ser muito bem usado nessa hora.

Pense nisso: se você fala sobre muitos tópicos, produtos, artigos, etc. as chances de alguns desses termos sejam keywords muito buscadas são grandes, e também que sejam bem competidas. Então você precisa fazer algo e um lugar para eles no menu superior será uma grande ajuda.

Aqui está um exemplo:

É empresa que trabalha na área de energia, e mesmo que muitas pessoas procurem o site para ver coisas como “quem somos”, “o que fazemos”, etc. nem tantas devem estar fazendo busca por esses tópicos. Em vez disso, devem estar buscando por coisas como “energia renovável”, “mudanças climáticas”, “combustíveis alternativos”, e por aí vai. Muitas keywords que poderiam ser exploradas melhor no menu.

A questão é que se você dá nomes assim à suas áreas do site, as chances de que essas keywords sejam escolhidas como texto âncora na hora que alguém vai linkar pra você aumentam muito. E a combinação disso à sua estratégia interna vai trazer muitos bons resultados. Ainda não está convencido? Olhe o exemplo a seguir e faça uma busca pelos termos que aparecem no menu superior. Ou ainda, visite os concorrentes do site que você está trabalhando e se encontrar algum exemplo parecido faça o mesmo teste.

Ficou por fora de algum termo? Acesse nosso glossário de SEO e SEM e tire sua dúvida. Ou então deixe um comentário!

Até a próxima!

fonte: SEOmoz

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Menu Superior – Uma Chance Para Keywords”

  1. Marcos Elias

    Geralmente recomendo isso, especialmente em sites com muuuitas páginas. Mesmo menus dinâmicos, quando usam tags DIVs ocultas para gerar as listas, acaba tendo efeito, já que o texto âncora vai no código da página.

    Responder
  2. Fábio Ricotta

    Olá Marcos,

    Cuidado apenas para não parecer conteúdo escondido… Usar conteúdo dinâmico, onde o texto está no HTML, o crawler vê isso, e o usuário não vê, pode resultar em punição.

    Abraços

    Responder
  3. Walmar Andrade

    É uma boa dica, mas tem que ver se não vai parecer forçar a barra. Um menu com um monte de palavras repetidas também fica mal para o usuário. Vale a pensa investir em SEO quando isso não prejudica a usabilidade do site.

    Responder
  4. Angelo

    Queria saber o que se faz com uso de submenus? ou melhor, um mesmo menu quebrado em outros , apenas para separar por assunto, isso é bem visto pelo google bot?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>