Resultados Positivos com Long Tail Keywords

Olá leitores da Agência Mestre!

palavras

O início do trabalho de SEO envolve uma boa escolha de keywords. A pesquisa por palavras que serão trabalhadas durante a otimização de um site é fundamental para que se ganhe posições em sua área exata de atuação no mercado.

Existem dois grupos onde podemos dividir as keywords: as genéricas e as específicas. O segundo grupo também leva o nome de long tail keywords, ou palavras da cauda longa. Tais palavras se caracterizam por frases ou termos que especificam uma busca. Como exemplo, podemos citar “celulares” como genérica e “celulares com câmera e mp3” como específica.

O termo long tail surgiu com Chris Anderson, escritor e editor chefe da revista Wired, que mostrou em um artigo uma estratégia que revelava trabalhar em áreas menos competitivas em um nicho de mercado, através de palavras longas e mais específicas, ao invés de disputar com as keywords genéricas e sua alta concorrência.

Anderson analisou o desempenho do site Amazon.com, mostrando que a página obtém 57% de suas vendas através de buscas por long tail keywords, deixando resultados com palavras genéricas e populares com o restante dos lucros.

De Grão em Grão…

Traduzindo a teoria para a prática, as long tails podem produzir um efeito de muitas visitas para o seu site. Embora individualmente cada keyword de long tail não represente um alto volume de tráfego, todas elas combinadas podem, sim, representar um tráfego maior do que as keywords genéricas até.

Enquanto as palavras genéricas recebem um alto volume de buscas, mas são amplamente concorridas, as long tails tendem a responder por um número menor de visitas ao site. Tais acessos, no entanto, são obtidos com mais facilidade e, apesar de serem em menor escala, possuem pequena ou nenhuma concorrência.

Gráfico Long Tail

Somando-se o desempenho de cada keyword deste grupo, é possível chegar a números expressivos, que podem até mesmo superar os valores de uma palavra genérica, considerada top nas search engines, mas de grande concorrência.

A recomendação de apostar na estratégia das long tails está justamente em oferecer maiores possibilidades para ser encontrado pelo seu usuário, ainda que os acessos sejam baixo individualmente.

É importante analisar o resultado como um todo, principalmente se o retorno for positivo financeiramente (no caso de seu site ser um e-commerce, por exemplo).

Pense como o Usuário

Uma das grandes vantagens em se trabalhar com long tail é ter a possibilidade de pensar como o usuário. Ao acessar uma search engine e digitar palavras longas, o usuário visa encontrar diretamente o que ele busca, seja para informação ou para compra de um produto.

Ao utilizar a variação de palavras no SEO, você poderá atingir uma maior quantidade de usuários, que, com certeza, já terão em mente o que desejam dos buscadores. Tal prática se traduz em um maior ROI.

Com isso, você ganha um ponto extra diante dos concorrentes, pois conseguiu ser encontrado pelo seu público alvo mais facilmente, dando a ele a resposta exata à sua busca na search engine.

Portanto, ao buscar novas palavras para seu trabalho em otimização, além de pesquisar os termos mais procurados, procure visualizar o que o seu nicho de mercado está querendo. Pense como o usuário e dê a ele o que deseja.

Como Descobrir as Long Tails?

O próprio Google pode ajudar você a descobrir keywords para seu trabalho de otimização. Através de suas ferramentas, é possível procurar termos relacionados ao seu negócio, encontrar variações de palavras partindo de um termo genérico e medir o nível de buscas médias de cada uma delas para decidir quais são as melhores para se trabalhar.

Dentre as ferramentas, destacamos como uso essencial as seguintes:

Analytics: instrumento básico para analisar tudo sobre seu site. Entre outras opções, é possível enxergar quais keywords são utilizadas pelos usuários para entrar em sua página. Assim, você pode verificar as estatísticas de visitas e passar a adotar as palavras mais usadas. As long tails também estarão por lá.

Adwords Keyword Tool: uma das ferramentas do Adwords, o PPC do Google, o Keyword Tool permite encontrar variações e sinônimos de uma palavra qualquer. Basta digitar o termo para receber uma lista de sugestões, com o nível de concorrência de cada uma, bem como a média de buscas no último mês e no geral.

Insights: o Google Insights é uma ferramenta que permite analisar o desempenho isolado de termos com uma estatística mais detalhada. Além de oferecer dados por períodos diversos, o Insights traz keywords que estão em ascensão, ou seja, que estão ‘na moda’ entre os usuários. Uma boa para atacar palavras do momento.

Introduza as long tails como um aliado a mais no SEO de seu site. Trabalhe com elas buscando oferecer maiores possibilidades e estude as estatísticas para acompanhar os resultados e perceber se a estratégia está funcionando!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Resultados Positivos com Long Tail Keywords”

    • Ique Muniz

      Olá Walter, com certeza. Se a keyword estiver na URL, no nome do domínio, já passa uma força maior para o trabalho de SEO e facilita bastante na busca pelas primeiras posições. Com as long tails, a situação também não é diferente!

      Responder
  1. lcesar

    boa tarde,eu instalei o wordpress é deu tudo certo ok.
    agora minha duvida é em importar meu blogspot para o wp,pois o mesmo apresenta erro. e as configurações gerais pricimpalmente as url.
    grato LCESAR

    Responder
  2. Fernando

    Olá.

    Realmente a ferramenta Adwords Keyword Tool me ajudou muito a modificação de minhas palavras chave.

    Estava focando em algumas que não são muito procuradas, acho que por isso não obtive os resultados esperados.

    Abs! Fernando.

    Responder
  3. Victor de Souza

    Tive aulas sobre cauda longa na faculdade, ela ajuda você a segmentar melhor o seu negócio, gera mais qualidade nas buscas apesar de menos quantidade.

    Responder
  4. Everton

    Estou investindo nessa técnica, realmente concorrer com os gigantes é dura, mas fácil usar palavras especificas. gostei muito do post

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>