Linkbuilding – O Poder do Texto Âncora

Olá leitores da Agência Mestre! Como vão?

Hoje falarei de um assunto que surgiu no Grupo de Search Masters, onde o usuário Marcop levantou um questionamento bem interessante do por que o site do evento do Google Search Masters esta na primeira posição para a palavra “google search masters” se ele contradiz todas as regras de SEO que todos nós já estamos cansados de saber.

Se você conferir no site do evento, vai notar que ele realmente contradiz tudo o que sabemos:

  • Site feito em imagens;
  • Imagens sem alt tags descritivas;
  • O site deveria conter links descritivos na lingua nativa, mas as páginas são nomeadas como em espanhol;
  • Todas as páginas possuem os mesmos títulos;
  • Páginas sem meta tags;
  • Etc…

Bom, o questionamento do Marcop seria muito válido se desconsiderássemos a base de todo o algoritmo do Google: o link.

Mas o link não é apenas um voto de uma página para a outra, o link é um voto com uma descrição sobre o que a página trata, qual assunto aborda, o que o usuário vai encontrar depois de um clique.

Podemos então dividir o link em duas partes: a URL linkada e o texto descritivo.

O texto descritivo é chamado também de texto âncora e esta descrição é quem faz um site posicionar-se bem para uma determinada palavra-chave, sendo que a página em si (ou domínio) sequer possui informação sobre determinada palavra-chave.

Esta conclusão pode ser tirada ao se buscar por “google search masters” e clicar no cache do primeiro resultado (que é a página do evento). O cache do Google será exibido e um pequeno texto deve ser lido:

“Estes termos aparecem somente em links que apontam para esta página: google search masters”

Como muitos websites apontam para esta página com o termo “google search masters” no texto âncora, o website fica bem posicionado para determinada palavra-chave.

Esperto ter ajudado nesta dúvida e estou à disposição para quaisquer outras. Vale lembrar que possuímos o fórum de SEO para que vocês discutam idéias e tirem suas dúvidas de SEO.

Um abraço

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

23 Comentários para “Linkbuilding – O Poder do Texto Âncora”

  1. Walmar Andrade

    É por isso que o conteúdo é o fator número zero para SEO. Conteúdo relevante para o público-alvo = mais links = melhor posicionamento. O restante ajuda muito, mas o essencial está na relação conteúdo e links.

    Responder
  2. Bruno

    Muito bom o post, mas fiquei com uma dúvida.

    O Google entende como informação da ancora o texto descritivo ou o title (atributo) do elemento a , algo como , SEO

    Abs, Bruno

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Olá Bruno,

    São coisas diferentes. O texto âncora vale muito mais do que o Title. É sempre bom utilizar uma âncora boa e um title bem chamativo.

    Um abraço

    Responder
  4. Reinaldo

    Caraca, incrível!!!!

    Eu pensado que ia encontra conteúdo avançado sobre taxonomia e outras ciências de conteúdo em um site chamado mestreseo e só to encontrando coisas que faziamos a 10 anos !!!

    kkk
    nc

    Responder
  5. Reinaldo

    Retifico meu comentario aqui…..

    Olhei o site com mais atenção e ta muito bom, achei conteúdo importante e não somente o mais do mesmo.
    Parabens….enfim……vo aproveita e fala sobre este assunto aqui.

    O link perfeito não se limita ao que foi dito aqui.
    Um exmplo é o link:
    sapatos
    Este link ta otimo para o google pontuar o site sapato.com.br como sendo um site que tem conteúdo para os usuários que digitam na busca a palavra sapato. Mas se você quer melhorar ainda mais use a semântica e deixe o link desse jeito por exemplo:
    sapatos
    Agora se você acha que o melhor seria fazer assim:
    sapatos
    Surpresa !!!! vocÊ acabou com a semântica do link :) e de quebra tentou dar uma de esperto e seu link terá valor menor do que se tivesse sem o atributo .
    Isso porque title é para dar a descrição do elemento e não para repeti-lo :)

    Responder
    • luanna efigenia

      olá Reinaldo, gostei muito da sua dica, mas não entendi bem a diferença do segundo e terceiro link. trabalho com Content e agora começo a me aprodundar mais em SEO e afins. muito obrigada :)

      Responder
  6. Diego Alves

    Estou pesando em fazer um trabalho em textos ancora para baixar minha taxa de rejeição, e de cara a parte seo para dar mais força a outras paginas será trabalhada, a pergunta que deixo é, se eu fizer um texto ancora para mais de um link estaria tendo alguma desvantagem? exemplo palavra chave “maquiagem” como tenho varios posts sobre o assunto, se eu criar ancoras para mais de um post para essa mesma palavra chave estaria fazendo algo errado ou perdendo algum ponto com o sr google?

    Responder
  7. Luis Alves

    fala galera,.. fala ricotinha,, bele?

    cara, estou começando a mexer com SEO, e vi que trabalhar com link building é fundamental para reforçar a relevância das página de pouso.

    gostaria de saber qual é o foco principal que tenho que fazer numa campanha de SEO?
    (trabalhar com link building, fazer o uso dos resultados de KEI…. alguma dica?)

    abraço, valeu, entro no site direto para buscar informações, gosto bastante de como vcs colocam os conteúdos, parabens ae galera, é nois.

    Responder
  8. Vivian Assis

    Adorei esse post explicou bem e com clareza.Pra quem entende de SEO é fácil saber o que é né mas para quem não entende tem que explicar abraços!!!

    Responder
  9. Caio

    Fala Fábio beleza?

    Primeiramente parabens pelo excelente conteúdo sobre SEO disponível aqui. Estou começando a trabalhar com SEO agora e estou com bastante dificuldades de melhorar o posicionamento em determinada key.

    O uso de links (âncora) com a palavra-chave, na index do site, ajuda ?

    Responder
  10. Maik Tomé

    Ótima dica, é o mesmo que ocorre com a palavra-chave clique aqui, que mostra a Adobe em primeiro, pelo grande numero de links remetendo ao site da Adobe e a ancora clique aqui…

    Valeu pessoal
    Abraços

    Responder
  11. jardes farias

    valeu pelas as dicas amigo, a partir de hoje vou usar mais os textos âncora no meu blog. ja to pesquisando um pouco sobre o assunto e vi que é uma ótima dica seo. obrigado

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>