SEO

Link Spike – Você sabe o que é?

Por Fabiane Lima

Os Link Spikes são aumentos repentinos na quantidade de links de um site e podem ser ou não seguidos de queda brusca. É essencial analisar os tipos de Link Spikes e porque eles ocorrem, pois podem ou não acarretar em punição para um site.

Fabiane Lima

Se você monitora constamente o número de links para o seu site e de seus concorrentes, vai perceber que às vezes ocorre um comportamento singular na curva de crescimento de links: grandes aumentos seguidos de quedas bruscas.

Esses “picos” na curva de crescimento de links é que são chamados de link spikes. No gráfico abaixo você pode observar como pode ser o comportamento de um link spike:

spikes

Link Spike – Porque São Importantes?

Além de serem muito interessantes para acompanhar as tendências de pesquisas (os usuários só fazem links para aquilo que procuram / acham interessante), eles servem para indicar se um site pode ou não ser penalizado pelas Search Engines.

Antigamente, uma prática comum dos spammers era aumentar absurdamente a quantidade de links de entrada de um site, para que esses subissem na classificação. Com a melhora dos algoritmos das Search Engines, essas técnicas não surtem mais o efeito esperado – e são até punidas.

A criação súbita de muitos links para um site pode ser interpretada como uma tentativa de manipulação de resultados, ao invés do acúmulo natural de links sem qualquer interferência. Podendo ser motivo para levantar a bandeira para um determinado site, ou até mesmo puni-lo.

Obviamente que não é qualquer pico de links que vai acarretar em punições nas Search Engines. Vale ressaltar que existem vários tipos de link spikes – e é isso que vai determinar ou não uma punição.

Link Spikes – Causas

Os Link Spikes podem acontecer naturalmente ou não, e podem ter vários motivos. Sendo eles:

Os motivos que levam ao link spike é que são determinantes para dizer se foram, ou não, motivo para a punição de um site.

Vamos supor que um site não utiliza nenhuma rede social para divulgar suas páginas, serviços e conteúdo. Aumentos súbitos de links, sejam eles com âncoras perfeitas ou genéricas, podem estar denunciando uma compra descarada de links. Isso pode levar a uma punição.

O link bait também deve ser utilizado com cuidado. Ater-se ao foco do conteúdo do site é de extrema importância – o crescimento de links para o seu site vindos de sites que não tem conteúdo relacionado ao seu, não vão te acrescentar nenhum valor em termos de Pagerank. Além do mais, as visitas vindas de links de assuntos não relacionados geralmente têm altas taxas de bounce.

Os links gerados pelo próprio comportamento dos usuários não são motivo de preocupação. As pessoas só fazem links para aquilo que as chama a atenção ou se interessam – e isso pode acontecer de maneira sazonal ou não. Por exemplo, vamos analisar as buscas por flores e presentes nos últimos 12 meses, no Brasil:

insights3

Em dezembro (natal) há um grande aumento das pesquisas para presentes e um leve aumento para flores. Já em maio e junho (dia das mães e dia dos namorados, respectivamente), há picos maiores para as pesquisas por flores do que para presentes.

Se você tem um site sobre “flores”, em dezembro, maio e junho você provavelmente terá um aumento considerável de links para o seu site – o que provavelmente representará um link spike na sua curva de crescimento de links.

O mesmo comportamento das pesquisas sazonais é observado para as notícias. Para exemplificar, podemos citar a morte do cantor Michael Jackson. Abaixo, segue o gráfico das buscas por esse assunto no Brasil nos últimos dois meses:

michael

Com a morte do cantor, o número de buscas por suas músicas cresceu muito – não tanto quanto as buscas pelo nome do próprio cantor. Um site sobre músicas e letras de músicas, por exemplo, provavelmente teria um crescimento razoável de links nessa época.

É válido ressaltar que numa campanha de link building, mais vale a qualidade do que a quantidade.

Monitorar a quantidade de inbound links do seu site / blog é de extrema importância para os seus trabalhos de SEO. Além de te fornecer informações sobre os efeitos de suas campanhas de link building, você também é capaz de verificar o comportamento geral dos usuários para determinadas pesquisas – que pode te auxiliar a melhorar as suas estratégias, desde o uso de keywords e a elaboração de conteúdo, até a procura por links externos.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Muito bom o artigo Fabiane, parabéns.

  2. Avatar

    Puxa!!! Já estou há um ano nessa vida de blogueiro e não sabia desses detalhes.

    MUito bom o texto.

    Abraços

    • Avatar

      @Darcy
      Bom, é muito importante sempre acompanhar os dados do blog, até mesmo para poder mensurar seu crescimento. =)

      @Fernando
      Obrigada! =)

  3. Avatar

    Valeu Fabiene, é sempre bom saber de coisas deste tipo para que o todo o tempo gastando com SEO nos nossos sites não seja jogado ralo abaixo.

    Agência Mestre sendo útil como sempre rs ;D

    Bjs

  4. Avatar

    “A criação súbita de muitos links para um site pode ser interpretada como uma tentativa de manipulação de resultados”

    Pode ser, porém não automaticamente e emediatamente.
    É analisado cuidadosamente.

    Divulgar em diversos locais como agregadores e conseguir 100 links por conta propria diariamente, não é problema. Desque feito em locais de qualidade (não falo de pagerank).

    Independende de pagerank 1 ou 10. Basta anlisar o site por completo, tem qualidade? Então aproveitamos e divulgamos nossos sites.

    • Avatar

      “A criação súbita de muitos links para um site pode ser interpretada”

      “Pode ser, porém não automaticamente e emediatamente.”

      Exatamente, “pode ser” – não será sempre para todo e qualquer caso.

  5. Avatar

    “o crescimento de links para o seu site vindos de sites que não tem conteúdo relacionado ao seu, não vão te acrescentar nenhum valor em termos de Pagerank. Além do mais, as visitas vindas de links de assuntos não relacionados geralmente têm altas taxas de bounce.”

    Porém em posicionamento. O “voto” será útil.

    Além do mais, as visitas vindas de links de assuntos não relacionados geralmente têm altas taxas de bounce.

    Nem sempre. Outro motivo para não usar muito as redes sociais,principalmente em outros idiomas.

    • Avatar

      Quanto ao “voto” será útil, depende. “Votos” de conteúdo não relacionado não têm tanto valor quanto os votos de conteúdo relacionado.

  6. Avatar

    “mais vale a qualidade do que a quantidade.”

    Vivem afirmando isso porém não explicam com cautelo essa “qualidade” de links.

    Qualidade é Texto ancora. Pronto, explicado.

    • Avatar

      Olá Diego!

      Na verdade, você conseguir um texto âncora perfeito em um site spam não significa qualidade. Qualidade é mais do que o texto âncora…

  7. Avatar

    dicas maravilhosas e extremamente instrutivas!!! muito obrigado!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?