Keywords nas URLs e em nomes de Domínios

Olá a todos do Agência Mestre, algum tempo atrás li um artigo no Search Engine Journal onde alguns profissionais de SEO e membros de alguns importantes fóruns discutiam sobre keywords nas URLs e em nomes de domínios e sua importância para os três principais motores de busca.

Essa questão sempre é abordada em fóruns, blogs e eventos do ramo, pois não podemos afirmar com 100% de certeza o peso que as keywords na URL têm para os diferentes motores de busca.

Depois de muitas análises, discussões e opiniões pode-se afirmar que as keywords nas URL trazem algum benefício aos resultados de busca, mas são tratadas de diferentes maneiras pelos motores de busca.

Keywords na URL têm peso maior para o :

1º MSN
2º Yahoo
3º Google

Por que o Google da uma menor importância para keywords na URL do que as outras?

Como o Google tem um algoritmo mais sofisticado prefere atribuir maior peso na classificação do site a qualidade dos links e seu conteúdo.

Quais os benefícios das keywords na URL?

Se teu site tem a keywords principal na URL e outros sites linkam para você somente com a URL você recebe um link com texto âncora sendo a keyword principal.

Melhora o CTR do seu site, pois nos resultados a keyword aparecerá em negrito na URL, isso ajuda a chamar a atenção de quem esta pesquisando.

Algumas opiniões:

Os nomes de domínios devem ser feitos para as pessoas, e não necessáriamente deve conter a keyword. Muitos sites no topo das buscas não tem a keyword principal em seu domínio. Utilize um nome fácil de ser lembrado e facilite a volta do usuário ao seu site.

Se você procurar por computadores no Google você vera que várias posições da primeira página não tem essa keyword no nome do domínio.

Não utilize keywords long tails (que seriam keywords bem específicas) em nomes de domínios, isso não te ajuda nos resultados de busca para keywords mais genéricas.

As keywords no nome do domínio ajudam a atrair os usuários que estão cada vez mais ignorando spams e buscam a keyword no nome do domínio nos resultados mostrados.

As URLs não são tão importantes para o Google e são mais bem vistas pelo MSN e Yahoo. Mas se você está em um mercado altamente competitivo pode ser um fator de desempate. Aprenda mais e leia sobre otimização de URLs e semântica de links em nosso blog.

Abraços.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

32 Comentários para “Keywords nas URLs e em nomes de Domínios”

  1. Igor

    Olá!
    Tenho uma dúvida quanto a isso.
    Pretendo registrar um domínio para um site que estou fazendo.
    Que tipo de domínio é melhor para ser usado? Separado por hífens ou tudo junto?

    Ex: venda-de-casas.com e vendadecasas.com

    Tenho dúvidas quanto a isso pois para o usuário um domínio separado por hífens fica mais
    legível, porém ouvi dizer que os motores de busca não se dão bem com hífens nos nomes de domínios.

    Abraços, Igor Cemim

    Responder
  2. Fábio Ricotta

    Olá Igor, com certeza, se o domínio SEM hífens estiver disponível, compre-o. Ao meu ver, os buscadores dão mais relevância ao sem hífen, e para os usuários, fica mais fácil de lembrar… pense só, eles vão imaginar “site hífen do hífen higor ponto com ponto br”. Fica meio extenso né?

    Não vi nada comprovando que o tamanho da URL influencia diretamente nos buscadores, mas para cada hífen é um caracter a mais né….

    Espero ter ajudado.

    Responder
  3. Igor

    Muito obrigado por responder minha dúvida.
    Sua resposta foi de grande ajuda :)

    Abraços, Igor Cemim

    Responder
  4. Rogério Sartorato

    Vou adquirir um dominio para um site em WordPress, que visa receber receita via Adsense.

    A URl é somente uma keyword, ocorre que a terminação .com.br, e .com, já foram adquiridas, pensei na .blog.br, Gostaria de saber qual o peso das diferenças das terminações.

    Responder
  5. Fábio

    Olá eu tenho escolhido comprar dominios acromicos, isto é com a inicial e abreviação do nome principal exemplo, Pfarma – Portal Farmacêutico, assim consigo um dominio de 5 caracters, isto é melhor que se eu registra-se o dominio como portalfarmaceutico com 18 caracteres?

    Responder
    • Frank Marcel

      Na verdade, é mais importante pesar se Pfarma ou Portal Farmacêutico tem mais volume de busca. Se Portal Farmacêutico é mais buscado, eu vou com ele.
      Se nenhum dos 2 tem alto volume de busca: ou eu escolho outro domínio, ou o domínio precisa ser uma marca muito boa, da qual se deve construir esse volume de busca alto. Entendeu?

      Responder
  6. Renato

    O tamanho do domínio tem interferência para os mecanismos de busca? ou apenas para o usuários?

    To afim de comprar um domínio só que ele é muito grande tem mais de 5 palavras eu acredito que para o SEO será ótimo, mas para os usuário lembrarem será muito complicado por isso queria uma opinião.

    domínio grande com ótimas keywords ou um curto sem keywords

    Responder
    • Frank Marcel

      Nem grande demais, nem curto demais. Tem que saber medir isso bem. Eu não sou a favor de comprar domínios do tamanho que você pretende.

      Responder
      • Fábio

        Olá Frank,

        Me expressei errado, não era 5 palavras e sim 5 caracteres.

        Vou dar um exemplo:

        por exemplo, tenho um website cujo nome é portal farmacêutico(dominio ficaria com 18 caracteres) , pensando no usuario preferi encurtar ele para uma sigla pfarma(6 caracteres), fiz o correto? ou devia explorar o nome completo.

        Estou na dúvida entre 2 dominios que acontece o mesmo, no nome completo eu teria 18 caracteres, com um encurtamento de portal eu teria 12 caracteres(sonoariedade não tão boa) e manteria a palavra chave, se quiser ainda mais encurtar a palavra chave chegaria a 4 caracteres e uma sonorariedade bacana.

        Melhor curto e com a palavra chave pela metade, ou com a palavra chave?

        agradeço

        Responder
          • Fábio

            Entendi sim Frank, desculpa a demora na resposta. Mais foi minha escolha a forma de 18 caracteres, também temos que pensar no usuário e vejo que os usuários já gravaram o dominio.

            Responder
        • @JoseAdolfo

          Concordo com o Fábio. Só completo com um detalhe. Se quer usar seu dominio para compartilhar em redes sociais como o microblog Twitter um link curto seu é mais interessante.
          Eu tenho o dominio jornaldotriangulo.com.br e gostaria do Triangulo.com pra usar como opção de dominio curto onde terei mais texto para acompanhar a mensagem com link.

          Responder
  7. Alessandra

    olá

    possuo um site de vendas cujo domínio engloba o nome da marca do produto vendido, porém imagino que conseguiria melhor resultados nas buscas com o nome do produto pois é isso que as pessoas procuram quando não conhecem as marcas….
    infelizmente o domínio com o nome do produto está indisponível , mas percebi que poderia fazer uma “junção” utilizando o nome do produto e um sinônimo que resultaria em um nome mais comprido, mas que englobaria 2 palavras chaves compostas…

    seria algo como vender “mini saias” , também conhecidas como “saias curtas”, só que comprar o http://www.minisaiascurtas.com.br para ser achada em ambas as buscas (só que o nome do meu produto se complementa, não ficando assim tão redundante).
    Você acha que o efeito seria o desejado?

    Outra questão: eu poderia fazer um redirecionamento para o domínio da marca depois da entrada pelas palavras chave?

    Responder
    • Frank Marcel

      Pelo que pude entender da sua explicação, a resposta é sim, funciona tudo que você está imaginando.

      Apenas prepare um plano B para essa questão de ter o nome de domínio com palavra-chave, isso deve perder força nos próximos meses. Como no seu caso a marca está junto, isso pode ajudar. Mas prepare um plano B.

      Responder
        • Frank Marcel

          Não. O termo buscado no nome do domínio tem mais força.

          Dentro da taxonomia das buscas, existem as transacionais, informacionais e as navegacionais. Uma busca navegacional é aquela onde você busca o nome do domínio, por exemplo: mestreseo, microsoft, yahoo, mercado livre, …
          Em uma busca dessa, o Google entende que é óbvio que você quer mestreseo.com.br, microsoft.com, br.yahoo.com, mercadolivre.com.br, e assim por diante.

          Usar o nome do domínio com uma palavra-chave, por exemplo minissaia.com.br, é um “exploit”, é um abuso do algoritmo que identifica buscas navegacionais, mas que segue o mesmo princípio: ao buscar minissaia e existindo o domínio minissaia.com.br, o Google vai acreditar que eu estou buscando pelo site especificamente e o retorna na primeira posição.

          Responder
      • Alessandra

        Ok, comprei o domínio…só que me surgiu outra dúvida:
        Estou usando o mesmo site para ambos os domínios de modo que posso manter a divulgação do antigo e aproveitar a posição do novo…
        só que o google ainda não indexou o novo.
        Será que ele não indexou pelo conteúdo duplicado?
        Já soube de muitos sites que fazem esse espelhamento, por isso achei estranho, mas me parece a única opção…
        Pode ter sido isso?
        Como posso garantir a indexação pelo google?

        Responder
        • Fábio Reis

          Olá Alessandra,

          Eu já mudei um domínio totalmente de endereço, redirecionei o antigo para o novo link por link com redirecionamento 301 permanente.
          Demorou um pouco de tempo para os links mudarem para o novo no Google. Faça o redirecionamento de cada link interno do website(ou pelo menos dos principais e página de categoria) e envie um novo mapa do site atualizado com os novos links.

          Responder
        • Frank Marcel

          Preferencialmente você não deve manter os 2 sites ativos com o mesmo conteúdo, pois gera conteúdo duplicado e, sim, o Google filtra páginas de conteúdos iguais – afinal, não faz sentido mesmo mostrar duas vezes a mesma informação, não é mesmo?

          Você deve escolher entre produzir conteúdo único para cada site ou fazer o redirecionamento 301 do antigo para o novo.

          Você consegue “garantir” a indexação no Google através de conteúdo bom e um par de backlinks para esse conteúdo.

          Responder
  8. Alessandra

    Comprei este novo domínio por sugestão de um webdesigner em um curso que fiz, ele disse que era possível fazer um espelhamento do site e garantir a procura pelas palavras chaves, mas não deu detalhes… Será que não seria o modo de fazer a tal duplicação que está errado? :/
    minha intenção não era modificar o conteúdo, mas no máximo fazer um SEO diferenciado para cada um deles (que poderia ainda assim ser configurado pelo google como conteúdo duplicado)… o problema é que na verdade não tenho 2 sites, mas um site que abre em ambos os domínios.
    Por conta disso também não creio que pudesse fazer o redirecionamento e nem pretendia fazê-lo pois sei que apesar do domínio com a palavra chave ser útil o com a marca parece muito mais profissional.

    Responder
    • Frank Marcel

      Alessandra, duplicar o conteúdo continua não sendo a melhor opção. Faça um hotsite/minisite no domínio genérico e mantenha o site principal como sempre.

      Responder
  9. João Ramos

    Bom dia,

    Continuando a conversa sobre keywords nos urls, já li em resposta em cima que ter uma keyword a seguir ao domínio (dominio.com/keyword) não tem a mesma importância que no domínio.

    Mas recomenda-se como técnica de seo para fazer target a uma determinada keyword?

    Obrigado. E parabéns pelo vosso belo trabalho.

    Responder
  10. Leonardo

    Olá eu estava lendo a dúvida da Alessandra acima e tive uma outra dúvida,

    – Quero criar um dominio do tipo,ex: http://www.carrosriodejaneiro.com.br
    – Quando alguem acessar este dominio eu vou fazer ele ser redirecionado pro site oficial da minha empresa
    – Gostaria de saber se mesmo este dominio servindo apenas como redirecionador o Google vai indexar ele bem quando buscarem por Carros Rio de Janeiro

    Obrigado

    Responder
  11. anderson

    Olá pessoal, td bem? Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Trabalho com uma plataforma alugada de ecommerce e toda vez que é realizado um cadastro de produto é necessário digitar algumas palavra -chave pra a “<meta name="keywords" content="…

    As palavras chave que teria que digitar seriam aquelas que estão na description do produto, ou aquelas que encontraria pelo Google Trends, que são mais "aleatórias".

    Desde já agradeço
    Anderson

    Responder
    • Frank Marcel

      Anderson, ultimamente nem é útil utilizar a meta keywords para te falar a verdade. Mas quando era útil, na verdade uma combinação das suas sugestões seria o ideal.

      Responder
  12. Marcelo

    Olá,

    Uma dúvida não muito relacionada com keywords, mas com domínios e SEO. É melhor deixar o domínio principal COM ou SEM “www”? O fato de fazer o redirecionamento do “www.meudominio.com.br” para “meudominio.com.br” via 301 vai interferir no posicionamento?

    Abraços.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>