Keyword: Stuffing vs. Density

Olá! Neste post vou abordar algumas questões interessantes sobre palavras-chave, que é o que faz um site aparecer como resposta à uma busca ou não.

Palavras-chave

Essas são as palavras que as pessoas digitam nos motores de busca da web quando procuram alguma informação, serviço ou produto.

Acerca do mesmo tema, existem várias formas de se pesquisar. Se quero saber sobre a seleção brasileira de futebol, posso pesquisar seleção de futebol, seleção do brasil, ou até mesmo CBF. Quer dizer, essas são algumas palavras-chave para se chegar até informações sobre a seleção brasileira de futebol.

A ordem segundo a qual os sites que contêm as palavras-chave pesquisadas aparecem nas páginas de resultados de busca, dentre outros fatores, depende da desidade de palavras-chave do site.

Densidade de Palavras-chave

Essa densidade é a porcentagem de palavras no conteúdo de um site (incluindo o código html) que combinam com as palavras-chave pesquisadas. Os motores de busca valorizam, ou seja, priorizam páginas da web que apresentam uma alta densidade de palavras-chave.

Naturalmente, alguém pode até pensar “vou escrever várias, repetidas e incansáveis vezes as palavras-chave relevantes para o meu site e aparecer primeiro no google!”

Leviano erro…

Keyword Stuffing

Entupir o site com palavras-chave não é a solução para ser top ten nos motores de busca. O Keyword Stuffing (abarrotamento? entupimento? uso excessivo? não encontrei um termo muito satisfatório, mas gostei de uso excessivo…) já é conhecido e tratado pelos principais motores de busca, de modo que não passa nem perto de ser uma alternativa para se obter uma boa qualificação para um site. Na verdade, um webmaster que implemente uma técnica assim, invariavelmente vai obter desqualificações para seu site.

Por fim

O uso excessivo de palavras-chave é uma forma negativa de atrair tráfego para o site, que mais cedo ou mais tarde é penalizado pelos motores de busca. Por outro lado, uma alta densidade de palavras-chave é uma boa forma de dizer aos motores de busca que seu site é de qualidade e é informativo sobre um determinado assunto.

A melhor forma de lidar com isso é ser natural. Colocando textos coerentes, coesos, que não fiquem chatos para leitura ou estagnados em baixa e repetitiva informação, quer dizer, se um site é sobre linux, relacione vários assuntos sobre linux, ao invés de escrever “linux” 999.999 vezes por página…

Acho que este post esclarece um pouco o assunto e espero que faça surgir outras dúvidas e reflexões. Não deixe de compartilhar conosco nos comentários! Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

46 Comentários para “Keyword: Stuffing vs. Density”

  1. Ederson Spader

    Eu ja testei varios programas de SEO e tirei a minha conclusão: Devemos estudar sobre o assunto e fazer uso pratico, focando conteudo para o usuario. A maioria ou 99% dos programas esta para sites em inglês e nem sempre funciona bem em sites em portugues.

    Responder
  2. Marcelo

    Fabio… este artigo éstá bem generalista, não acha não?
    Usar repetição de palavras chave ainda funciona, e muito bem.

    Procure por exemplo por

    relogio de ponto

    no google… e veja esta página.
    A empresa que a desenvolvou usou descaradamente a repetição de palavras chaves e o google não reclamou. Pelo contrário, a colocou na 9a posicao. E isso faz mais de 6 meses! Logo, repetir palavras chave funciona sim, por mais black hat que seja.

    nelponto.com.br

    Responder
  3. Frank Marcel

    Olá Ederson,

    Não há dúvidas de que o estudo vai nos ajudar muito mais do que qualquer sistema automatizado.

    Eu aconselho que você siga estudando e visitando o nosso site. Volte sempre.

    Abraço

    Responder
  4. Frank Marcel

    Olá Demétrios! Você está acompanhando mesmo o blog, hein? Valeu!

    Bom, fala-se em uma densidade de 4 a 7 por cento em relação ao conteúdo de texto total do site.
    Uma outra abordagem é você escrever o texto naturalmente e depois voltar corrigindo e manipulando para que a sua keyword apareça 1 vez a mais que qualquer outra palavra da página.

    Ex: Se você escrever um texto sobre “casas bonitas” e no mesmo texto aparecer “flores bonitas” 7 vezes, faça com que “casas bonitas” apareça 8 vezes pelo menos. Assim você consegue uma boa métrica para a densidade de palavras-chave.

    Abraços.

    Responder
  5. Designer Gráfico Demétrios Martins

    Frank, valeu pela resposta! Eu recentemente vi uma ferramenta online que faz um calculo em porcentagem da relevância das palavras contidas em sua página, o engraçado é que o robô conta palavras nada haver e dá um numero alto na “densidade”, tipo “para que” com 58%, “com para” 48%, e as palavras-chave reais tem uma densidade bem menor, tipo 11%…justamente o que você citou no post acima. Outra coisa: como trabalhar 3 palavras-chave numa mesma página? devo fazer aparecer em torno de 4 a 8 por cento para as 3 palavras-chave ou não?

    Abraço.

    Responder
  6. Frank Marcel

    Às ordens Demétrio!

    A sugestão no caso de várias palavras-chave, é tratar cada uma em uma página diferente. Aí, em cada página você poderá se dedicar ao máximo em uma única palavra-chave.

    Entendeu?

    Abraço!

    Responder
  7. fabio

    Achei o artigo evasivo por não dizer como os robos definem quando ocorre stuffing?

    Será a partir de uma certa densidade ou tem regras mais inteligentes como, por exemplo, não repetir seguidamente a mesma palavra por mais de duas vezes?

    Responder
    • Frank Marcel

      Olá Fabio!

      Na verdade, os robos não dizem como ocorre o stuffing, por uma razão óbvia: se eles dissessem, todos ficariam no limite do stuffing. Já ouvi números sobre 4% a 7% para a densidade da keyword em relação ao texto.

      Mas isso é outfashioned, não se trabalha mais em densidade. O que você precisa é escrever um bom texto, em que a keyword apareça naturalmente. A qualidade do texto vai contar muito mais que qualquer portentagem… sério! Trabalhe o conteúdo, não a keyword.

      Abraços!

      Responder
  8. Marcos Silveira

    Olá Frank,

    Parabéns por mais um de seus excelentes posts, acompanho já faz várias semanas o blog de vocês, porém havia postado apenas no fórum até então.

    Tenho uma dúvida quanto as keywords, no caso é o seguinte, entendi que incluir as informações das keywords no próprio conteúdo do site mais de uma vez é essencial, porém não algo sem nexo, e sim interagindo com o conteúdo de forma natural, mas eu fico em dúvida quanto a repetição das keywords na própria meta tag.

    Pego como exemplo o meu hoster de sites, como as principais hospedagens procuradas diretamente são “hospedagem php” e “hospedagem asp”, na meta keywords ficou, o termo hospedagem, repetindo da seguinte maneira: hospedagem de sites, hospedagem php, hospedagem asp

    É correto repetir desta maneira ou eu devo deixar assim: hospedagem, sites, php, asp ?

    A questão de palavras ou frases nas keywords também me deixa um pouco confuso, não sei ao certo se devo usar algo composto, como “hospedagem de sites”, ou devo separar tudo por virgulas, “hospedagem, sites”, ou então optar por ambas, que muitas vezes é o que eu faço, mas nunca excedendo o limite de keywords.

    Obrigado pela atenção e novamente parabéns pelos posts!

    []’s

    Responder
  9. Frank Marcel

    E aí Marcos! Recomendo o seguinte: use a expressão completa como palavra-chave: hospedagem de sites, hospedagem php, etc., etc., pois elas de fato são as suas palavras-chave. E se “sites, php, asp” também são palavras-chave para você, use-as também. E continue respeitando o limite de caracteres da meta keywords.

    Abraços e valeu pelo comment!

    Responder
      • Frank Marcel

        Acredito que 200 ou 250. Mas meta keywords não influenciam o posicionamento dos sites. É melhor investir o seu tempo em outras atividades, que dão maiores resultados.

        Responder
  10. Jakson

    Gostei muito desse post, muito bem colocada essa técnica black hat, continue assim. Tenho aprendido muito aqui no mestreseo.com.br.

    Webmaster SEO
    White Hat – a melhor escolha

    Responder
  11. Ary

    Olá Frank, uma dúvida: uma determinada palavra chave apararecia em 13º lugar no Google (verifiquei atrvés das ferramentas para webmasters) e de um dia para o outro passou para o 48º lugar. O que pode ter acontecido?? Alguma dica?

    obrigado!

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Ary,

      O Google faz diversas mudanças de posicionamento ao longo do dia. Na ferramenta de webmasters do Google ele te dá uma média da sua variação e não a posição exata.

      Um abraço!

      Responder
    • Frank Marcel

      Ary, muitas coisas podem ter acontecido! ;)

      Mas antes, há quanto tempo o posicionamento dessa palavra era 13º? Você acompanhava sempre essa palavra?

      Se você passou a usar algum black hat, ela pode ter sido penalizada; se não, pode ser um Google dance – o Google pode estar testando resultados diferentes nesta palavra.

      Responder
  12. Lamarky

    Eu percebi no meu blog que não estava tratando as keywords devidamente, e isso fez com que o blog caisse muito nas posições do google pra sites piores e de menor conteúdo que o meu, a chave está ai, tratar com coesão as palavras-chave de modo a encaixar todas elas.

    Responder
  13. Felipe

    Tenho me preocupado mais ultimamente com as keywords e realmente vejo que vale a pena a longo prazo. Como no meu site os textos são enviados geralmente por outros autores que desconhecem essas regras, fico nos bastidores tentando otimizar o que posso já que não posso meter meu nariz nos artigos dos outros^^ mas várias páginas estão bem posicionadas e já estou contando com algumas dezenas a mais de visitas diárias.

    Longa vida ao All in one Seo plugin!!!

    Responder
  14. Emannuel

    Bom dia, pessoal!

    Gostaria de saber se, por exemplo, eu fosse criar um site de consultas veiculares colocasse as meta-tags:

    consulta veicular, consulta de veiculo, consulta de placa, consulta chassi, consulta chassi veiculo, consulta placa de carro, consulta multa de carros, entre outras… Seria aceito ou se isso é uma técnica de Black Hat?

    Aguardo resposta.
    Grande abraço.

    Atenciosamente.

    Responder
  15. Renata

    É incrível a qualidade deste blog, todos estão de parabéns! Sanei todas as minhas dúvidas sobre…
    1) palavras-chave
    2) meta tag

    Se alguém ler meu comentário sem antes ler os outros acima e também tiver dúvidas, recomendo que “suba” e leia todos os comentários, não restarão dúvidas.
    Abraços

    Responder
  16. Alexandre

    Frank,

    Tenho visitado seu blog sempre, acho fantástico!
    Tenho uma dúvida com relação a palavra-chaves:
    1- é verdade que utilizar vírgula sem espaço entre elas melhora a composição das frases. Ex. futebol,bola,lateral,goleiro,armador. (sem espaços entre as virgulas)
    2 – que tipo de texto devo usar na tag “alt” das imagens? texto longo, curto, posso usar virgula?
    3 – é correto usar a tag “title” nos links como href ?

    Abraço

    Responder
    • Frank Marcel

      1 – Palavras-chave onde? A meta tag keywords não serve para se obter melhores rankings. Em todo outro lugar, faz parte de um português bem escrito separar a vírgula da palavra sucessora por um espaço em branco. Nas meta keywords, tanto faz.

      2 – Preferencialmente curto. Use a palavra-chave ou termo-chave representativo da imagem.

      3 – Correto sob que ponto de vista? Nunca vi nada que comprovasse que esta tag é essencial para rankings, nem teste em contrário. Mas, com certeza, trata-se de uma boa prática, mas não necessária.

      Abs,

      Responder
  17. Gabriel Ishida

    to tentando achar onde eu vi você falando pra ão escrever muito ou quase nada na tag meta name keywords… sumiu :P
    quanto às palavras, que eu saiba tem que ter espaço entre as vírgulas e as palavras…

    Responder
  18. LCAP

    Uma dúvida,

    o que fazer quando uma Keyword tem acento?

    Já vi que o Google mostra o meu site em posição diferente para pesquisas de currículo (com acento) e curriculo(sem acento).

    Fica péssimo trabalhar a keyword sem o acento, só que vejo muita gente fazendo pesquisa e não digitando acento.

    Abraços,

    Responder
  19. Yuri

    O que ouço muito falar é que o idéal é que as palavras chaves descritas apareçam em cerca de 5% do texto do site, o que acha sobre isso Frank?

    Responder
    • Frank Marcel

      Acredito que não faça sentido.
      Basta fazer algumas buscas, passar o texto das páginas em um “verificador de densidade” para ver que a densidade não é relevante.
      E também, é muito comum que textos com densidades menores estejam a frente de textos com densidades maiores.

      Responder
  20. Roberto Meirelles

    Bom dia Fábio !
    Preciso de ajuda para que meu site tenha + visitas de busca natural através de palavras chaves .
    Sou corretor , e já estou trabalhando com um leque maior (não coloquei ainda no site) plano minha casa minha vida/imóveis novos prontos e semi prontos e usados .
    Gostaria de obter dicas e ajuda .Obrigado

    Responder
  21. Gabriel Gomes

    Realmente, devemos usar as keywords no site, mas não repetidamente e sim dentro do conteúdo natural, pois assim estaremos conseguindo ficar em boas posições nos provedores de busca pelo conteúdo do site e não pela alta densidade de keywords. Muito bom post, valeu mesmo. Esse site é muito bom, está tirando todas as minhas dúvidas.

    Responder
  22. Samuel

    Eu tenho uma dúvida sobre os títulos de cada páginas. Por exemplo: se eu tenho uma página de pet shop, posso utilizar títulos diferentes entre a home e a página interna? Por exemplo:
    Home: Pet Shop X
    Interna: Ração para cachorro

    ou devo utilizar a interna: Pet Shop X – Ração para cachorro

    ?

    Responder
  23. Mario

    Uma página com um rodapé da seguinte maneira com vários links do tipo:

    Hotéis no Brasil
    Hotéis no Rio de janeiro
    Hotéis em Salvador
    Hotéis em Angra dos Reis
    Hotéis em São Paulo

    e assim por diante com todos os estados… pode ser considerado Keyword Stuffing né?

    Responder
  24. pauloroberto200

    Suspeitava estar no caminho certo, à única coisa que me incomoda é ver um site de qualidade inferior, page rank 0, na minha frente justamente no Google, o inventor do page rank mais isso é outra história.
    Parabéns Frank, seu post foi esclarecedor

    Responder
  25. Robson Luís da Silva

    Olá,
    Bem explicativo esse artigo. Me tire uma dúvida: se eu escrever um artigo com um determinado assunto e usar a palavra-chave “Carro” por exemplo. Se eu escrever outro artigo, com tema diferente e precisar escrever a palavra-chave “Carro” outra vez e assim sucessivamente. Isso é considerado Keyword Stuffing?
    Sou novo como Webmaster.

    Responder
  26. AlbertoBezerra

    Certamente minha pergunta é bem tola, todavia não bem desta área.
    Como devo proceder para, por exemplo, identificar se é melhor trabalhar com a expressão(palavra-chave) “Prática Jurídica” ou “Prática Forense”? Em outras palavras, embora sejam expressões similares, quais representam a mais procurada pelos usuários.
    Muito grato
    Alberto Bezerra

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>