Keyword Research – Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave?

As keywords são os elementos que guiam qualquer trabalho de otimização – seja ela on-page ou off-page. Por conseqüência, a keyword research se torna uma das mais importantes atividades relacionadas com SEO e marketing na internet.

Em termos de marketing, através do trabalho de pesquisa de keywords é possível aprender mais sobre os clientes como um todo, prever mudanças em demandas e ter tempo para reagir às alterações de mercado – independente de qual seja esse mercado.

Já para o SEO, através de uma pesquisa de keywords profunda e bem feita, é possível tornar os trabalhos de otimização mais efetivos – não aumentando somente o tráfego de um site, mas também as suas conversões. Otimizar um site para as keywords erradas pode fazer com que seu site não seja encontrado para o que você realmente deseja que ele seja, além de atrapalhar as conversões e resultar em tempo perdido.

Portanto, para fazer uma boa pesquisa de keywords, montamos alguns passos para te auxiliar nessa tarefa.

alvoEntenda Seu Público-Alvo

Um dos erros mais comuns cometidos na hora de fazer a pesquisa de keywords é acreditar que já se sabe que tipo de palavras as pessoas vão utilizar para encontrar o site.

Quanto mais conhecimento você tem sobre uma determinada área, maior a tendência de que você utilize termos mais técnicos e específicos – ou seja, as pessoas que vão usar as mesmas palavras que você utilizaria podem não ser exatamente seu público-alvo.

Para entender que tipo de palavras os usuários vão utilizar para encontrar seu conteúdo, o primeiro passo é não confiar somente em seu conhecimento da área para montar uma lista de keywords.

Monte uma Lista de Palavras

A intenção, nesse passo, é montar uma lista de keywords em potencial – e nessa etapa abrir mão da criatividade é um desperdício. Se você tem uma equipe, ótimo, promova um brainstorm. Senão, pergunte a amigos e parentes sobre que tipo de palavras usariam para encontrar conteúdo sobre o assunto de que se trata seu site.

Não se esqueça de verificar o que seus concorrentes estão fazendo. Para tanto, preste atenção nos títulos das páginas, meta descriptions e meta keywords. Provavelmente isso vai te ajudar a obter palavras-chave que os usuários estão utilizando nas pesquisas.

Uma ferramenta bastante útil nessa etapa é a Keyword External Tool. Nela, insira uma lista de termos mais genéricos e mantenha selecionada a opção “utilizar sinônimos”. No exemplo abaixo, fiz uma pesquisa com as palavras “natal” e “presentes de natal”:

google keyword external tool

Como é possível reparar, essa ferramenta gera uma grande quantidade de termos (dependendo da pesquisa) e que vai aumentar consideravelmente sua lista de candidatas à keywords. Outra opção para aumentar sua lista de candidatas é o uso do Google Suggest, aliás, o Bruno Galileu escreveu um artigo com algumas dicas de como usar o Google Suggest.

Nessa etapa, procure não selecionar apenas keywords simples, mas também long-tails e frases mais específicas.

Selecione as Keywords

Agora que você já tem uma lista de possíveis keywords é hora de selecioná-las. O Google Keyword External Tool continua sendo uma ferramenta interessante para auxílio nesta tarefa.

Uma boa métrica a ser avaliada nesse momento é o custo por clique (CPC). Geralmente as keywords que tem valores mais altos são aquelas que trazem boas conversões.

Para usar o Keyword External Tool para ver os dados de CPC da sua lista de palavras, cole as palavras na ferramenta, marque a opção “Não exibir idéias para novas palavras-chave. Quero ver somente os dados sobre as palavras-chave que inseri” e selecione “Mostrar CPC Médio Estimado”:

CPC

Ao montar a lista de keywords de um site é necessário levar em consideração não somente o volume de buscas nos quais elas são utilizadas, mas também outros fatores como a concorrência e a sazonalidade.

Geralmente quanto mais uma keyword é utilizada pelos usuários, maior a sua concorrência. Ou seja, a dificuldade de obter bons posicionamentos é maior.

Quanto à sazonalidade, algumas palavras-chave são muito utilizadas apenas em uma determinada época do ano – para elas, é importante analisar se os benefícios trazidos pelo bom posicionamento nelas realmente compensa o esforço e o tempo desprendidos nessa tarefa.

Para verificar qual o comportamento dos usuários para determinadas pesquisas, uma boa técnica é utilizar o Google Insights for Search. No exemplo abaixo, estou utilizando as palavras “presentes” e “presentes de natal”:

google insights

Como é possível perceber, “presentes de natal” é uma long tail que tem um grande volume de buscas nos meados de novembro e dezembro, mas praticamente não é utilizada após esse período. Enquanto que presentes tem um comportamento diferente, o volume de pesquisas por ela se mantém praticamente constante, tendo spikes em épocas como natal, dia das mães, dia dos namorados, e outras datas semelhantes.

Como Usar as Keywords?

Após terminar de montar a sua lista de keywords propriamente dita, selecionando as palavras de acordo com o comportamento de busca dos usuários e as taxas de conversão que elas podem trazer para o seu site, o próximo passo é planejar como as keywords serão utilizadas nas páginas.

Cada Página Deve ter Um, E Apenas Um, Foco

Se sua pesquisa foi eficiente e coerente com o tema do site, muitas dessas palavras-chave vão aparecer naturalmente ao longo do conteúdo. Utilize esse fato a seu favor! Aproveite a ocorrência natural das palavras para ir estabelecendo o foco de cada página.

Quando se fala em foco, conseqüentemente se fala em número de keywords. Não, não estamos falando de densidade, mas sim da quantidade de termos chave que são utilizados em cada página. O ideal é que cada página tenha no máximo 3 palavras-chave e suas variações. Dessa maneira a página tem uma grande possibilidade de obter rankeamento para as variações de keywords também. Além do mais, um conjunto muito grande de keywords pode atrapalhar (e muito) a tarefa de estabelecer o foco da página.

Ao chegar no final das páginas pré-estabelecidas, provavelmente vão sobrar algumas keywords. Pense em como montar páginas específicas para abordá-las e como essas páginas vão estar interligadas com o restante do site.

Palavras-Chave e Conteúdo

Uma vez que cada página tem seu foco e, conseqüentemente, um conjunto próprio de keywords, agora é hora de utilizá-las. Lembre-se de usar as keywords nos seguintes itens:

  1. URL
  2. Title Tag
  3. Heading Tags
  4. Meta Description
  5. Conteúdo

Entretanto, jamais se esqueça que a quantidade de ocorrências das palavras-chave não é uma boa métrica para verificar se uma página está bem otimizada, mas isso não exclui o fato de que elas devem ocorrer em lugares de destaque da página. Aliás, falando em ocorrência de keywords, o Rand Fishkin escreveu um artigo muito interessante sobre como seria uma página otimizada perfeitamente.

Para todos os itens descritos acima, procure escrever de maneira amigável ao usuário, onde as palavras-chave ocorram sem prejudicar a leitura.

Acompanhe o Progresso

De nada adianta montar uma lista bem elaborada de keywords e utilizá-las no site se você não as acompanhar.  Afinal de contas, é através do acompanhamento das palavras-chave que você vai perceber quais estão te trazendo melhores retornos, quais as implicações no rankeamento utilizar as keywords de tal maneira na title tag e diversas outras verificações.

Aqui na Agência Mestre, temos uma ferramenta disponibilizada para assinantes que faz justamente esse acompanhamento, é a Rank Tracker, que acompanha posições no Bing, Yahoo!, Google e até no Caffeine.

Busca Interna do Site

Os termos mais utilizados na busca interna do site têm o poder de lhe dizer o que os usuários querem  encontrar no seu site, quais links você pode dar mais destaque e, principalmente, que conteúdo você deve possuir.

Complementar sua lista de keywords com as palavras utilizadas pelos usuários é uma maneira muito interessante de manter seu conteúdo sempre alinhado com o desejo dos usuários – melhorando, assim, suas taxas de conversão.

A pesquisa de keywords é um processo contínuo na otimização de um site. Todos os dias são lançados novos produtos, tendências e, conseqüentemente, com o passar do tempo o comportamento do usuário pode ser alterado. Um termo que hoje é muito buscado, daqui a poucas semanas pode perder sua relevância. Além do mais, é  importante ter em mente que o próprio crescimento do site pode levar a uma busca constante por novos termos.

E você, costuma passar por todas essas etapas quando faz uma pesquisa de palavras-chave? Já utilizou algum meio diferente para fazer keyword research? Conte-nos o que achou desse processo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Keyword Research – Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave?”

  1. Castro

    Muito bom artigo Fabiane , gostei … e por isso , porque eu gostei , vou divulgar … hehehehe

    Mais tenho uma duvida , quanto tempo / quantas visitas eu espero para reotimizar minhas paginas , e digo isto não somente para seo , como para sem tb ..

    Digamos que eu trabalhe sempre com 2 dias … após de 2 dias vejo o resultado e mudo conforme for o caso , mas vai que eu do um azar danado e nesses 2 dias so procuram pessoas que não são meu publico alvo … perdi um trabalho de otimização anterior …

    Obviamente não vou esperar 1 ano para reotimizar … mais gostaria de saber qual é a dica ..

    att – Castro

    Responder
    • Fabiane Lima

      Bom, dois dias é um tempo muito curto. Você vai acabar passando mais tempo reotimizando conteúdo do que investindo esse tempo em outras atividades tão ou mais importantes que reotimização. =)

      Responder
  2. Paulo Costa

    Fabiane, tenho uma loja virtual e vendo produtos naturais, mas sou iniciante no negocio.
    Te pergunto. quantas palavras chaves devo colocar por produto em cada pagina?

    Abraços.

    Responder
  3. Ivan Júnior

    Bem interessante, contribuiu bastante. Deu uma clareza na minha ideia, sobre Keywords.

    Digamos, que uso o wordpress, com um tema, que usa H1 em todos os titles tags.

    Assim, uso uma keyword na title tag, seria necessário o uso da mesma keyword, que é o principal foco da página, em alguma outra Heading Tags?

    Responder
  4. Ed silva

    Olá Fabiane, parabéns pela matéria.
    Tenho um dúvida e de repente você pode me ajudar!

    Tenho um site de celebridades, portanto atualmente eu trabalho palavras-chave para cada matéria, visto que nem sempre o assunto de uma matéria tem a ver com outra. Enfim, já li em diversos lugares para escolher algumas palavras-chave e trabalhar em cima delas no site inteiro (pelo que entendi). A pergunta é: devo trabalhar as palavras-chave do meu nicho ou palavras-chave para cada matéria?

    Responder
  5. Rafael

    Olá Fabiane,
    Boa Noite.
    Parabéns pelo artigo, deu para tirar bastante dúvida.
    Fui usar a ferramenta de palavra chave do ad words e tanto a palavra “dinheiro” quanto “sobre dinheiro”, têm a mesma quantidade de pesquisas, isso significa que a palavra “sobre” é irrelevante?
    Obrigado pela atenção.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>