Como o Domínio pode ajudar no Rankeamento

Olá leitores da Agência Mestre!

Na última quinta-feira, o nosso colega Nassar falou sobre como fazer a otimização de urls bem como a importância dessa prática para os trabalhos de SEO.

Hoje, vamos usar os argumentos dessa prática para falar de um assunto complementar: a importância de se escolher bem o domínio para o site.

Mas o que significa um domínio adequado?

placa transito nave espacialDa mesma maneira que a url de um post deve descrever o conteúdo do mesmo, o domínio principal deve descrever de maneira sucinta o conteúdo do site – se isso é bom para seus usuários, para as search engines essa afirmação também é válida. Para tanto, utilizar uma keyword, seu sinônimo ou até mesmo uma long-tail é essencial.

E é justamente por fornecer uma breve descrição do site que utilizar palavras-chave no domínio é uma técnica que auxilia, e muito, para um bom posicionamento do site para as palavras-chave utilizadas. Como uma placa de sinalização de trânsito, que não precisa de muitas palavras para dizer o que significa.

Em um post muito interessante, Ann Smarty (Search Engine Journal), faz algumas demonstrações de como um site com um domínio utilizando palavras-chave conseguiu posicionamento rapidamente para uma determinada query de pesquisa.

O Domínio perfeito já tem dono

Domínios com correspondência exata com palavras-chave e pesquisas geralmente não são tão fáceis de encontrar, pois a probabilidade de já terem um dono é muito grande.

Nesse caso, procure verificar se ele não está expirado ou se não está à venda. Quer saber como fazer isso? O Fábio Ricotta escreveu um post muito legal explicando como comprar domínios antigos ou expirados.

Mas, e você, já percebeu o efeito das palavras-chave no domínio de um site?

Não é necessário fazer estudos super complicados para perceber esse efeito. Alguma vez você fez alguma pesquisa no Google e o primeiro resultado foi um site com a url exatamente igual a sua query de pesquisa? Independente de sua resposta, comece a prestar atenção nos resultados das pesquisas que você faz – você vai perceber que esse tipo de resultado é bastante freqüente.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

24 Comentários para “Como o Domínio pode ajudar no Rankeamento”

  1. Thiago Blauth Ferreira

    Fizemos isso com a empresa ao qual sou SEO e na época acabamos dando sorte… domiciliarenfermagem.com.br é como a empresa presta serviços de enfermagem domiciliar fechou todas! A central de Web Masters do Google fala sobre isso!

    Paz no coração e Luz na razão.

    Responder
  2. Documentario Embasex

    Olá Fabiane,

    Um alerta que eu quero fazer é com relação à compra de domínios. É bom que antes de se comprar algum, verificar se o domínio em questão não tem uma taxa muito alta de SPAM Complaints (taxa alta de classificação como SPAMMER). Muitos domínios estão à venda por já terem praticado SPAM e por terem sido bloqueados!

    Mas como a escolha de um nome (levando em consideração palavras chaves de um mercado) é uma tarefa árdua, mas também é perfeitamente possível se escolher um nome genérico, se bem que o reconhecimento de domínios assim só viria depois de muito trabalho – quem saberia pelo nome Amazon o que é vendido por lá!

    O nome de meu domínio é Embasex – não diz muita coisa, mas quem sabe eu o torne bem popular e uma empresa com conteúdo adulto o queira comprar – termina em sex!

    Abraços.

    Responder
  3. Flávio Raimundo

    @Documentario Embasex,em se encontrando um domínio perfeito em termos de marca e sendo um SPAM Complaints, não bastaria um pedido de reconsideração?

    Responder
  4. Documentario Embasex

    Olá Flávio Raimundo,

    Bom eu não sei lhe dizer como seria isto pois eu nunca enfrentei (e nem quero) enfrentar uma situação de ter o meu domínio bloqueira por abusar das normas legais de envio de mensagens (tipo ACT 2003).

    Mas pelo que eu já vi, entrar na lista negra de SPAMMERs é fácil, mas sair é outra “estória”.

    Já vi reclamações de pessoas que compraram listas de e-mails (aquelas com milhões de endereços) e tiveram em menos de um mês os seus domínios bloqueados e inclusive perderam a hospedagem (que inclusive para alguns ainda faltavam mais de 6 meses para acabar o contrato), e que já estavam a mais de 3 meses enviando toda a sorte de documentos pessoais para o Google (e o Yahoo se não me engano) e ainda não tinham resolvido suas situações.

    Por isto que eu afirmei que é bom verificar isto antes de se comprar um domínio! Muitos os compram com o objetivo de vender, mas muitos não têm muita escolha sobre o que fazer com ele.

    Abraços.

    Responder
  5. Gustavo Freitas

    É o meu GF Soluções também não diz muito no momento…rs…mas quem sabe no futuro?
    sem brincadeiras, ótimo assunto e que ainda pode ser muito explorado aqui.
    um abraço.

    Responder
  6. Jean carlo

    Quando comprei meu domínio pesquisei bastante e todos os domínios que eu queria não estavam disponíveis. Lembro que fiquei quase uma semana tentando arrumar um bom link quando me decidi por usar canalphotoshop tive uma surpresa. Em pouco tempo eu já recebia muitas visitas vindas do Google e do Yahoo com os termos Canal no Photoshop.
    Acho que tive um pouco daquela sorte de principiante.

    abraços

    Responder
  7. João Netto

    Bom dia.

    E suponha que você tenha um site e queira utilizar um segundo domínio com a URL otimizada, daria certo adquirir um domínio ex: http://www.palavrachave.com.br e fazer um redirecionamento 301 para o domínio principal?

    Está ai uma pergunta interessante.

    João Netto
    Agência Kryzalis – Criação de sites.

    Responder
  8. Danilo Luiz

    Bom dia,

    Quero reforçar a pergunta do nosso amigo João Neto

    “E suponha que você tenha um site e queira utilizar um segundo domínio com a URL otimizada, daria certo adquirir um domínio ex: http://www.palavrachave.com.br e fazer um redirecionamento 301 para o domínio principal?”

    e uma outra pergunta também,

    Qual a diferença de relevância entre os dominios abaixo ?

    como os buscadores interpretam os registro de dominios com finais, .com.br,.imb.br, .com,.info.br…? eles dão a mesma relevância para todos?

    http://www.palavrachave.com.br
    http://www.palavrachave.com
    http://www.palavrachave.info.br
    http://www.palavrachave.srv.br
    http://www.palavrachave.org.br
    http://www.palavrachave.imb.br

    se o site for de uma imobiliaria e tiver o termo por exemplo casas financiadas o dominio sendo então http://www.casasfinanciadas.com.br e tiver um outro dominio com o mesmo termo mais com o final http://www.casasfinanciadas.imb.br qual deles será mais relevânte ?

    se puderem me esclarecer

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Danilo

      Bom, a posição oficial do Google é de que a TLD (que é o “final” do domínio que você mencionou) não afeta o posicionamento do site – que o que importa é a qualidade do conteúdo, dos seus links de entrada, etc. Entretanto, a TLD “.info” é muito utilizada por spammers (por serem as mais baratas) – por esse motivo acredita-se que é bom evitá-las.

      No mais, também é interessante pensar na usabilidade. O que os usuários vão guardar com mais facilidade, “meusite.com.br” ou “meusite.srv.br”?

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços

      Responder
  9. Francisco Alexandre

    eu criei recentemente um site de hospedagem de sites gratuito e coloquei na sua url a palavra hospedagem eu queria saber se essa palavra torna a minha url apropriada para o meu site.

    Responder
  10. Profº Bauru

    Olá Fabiane, depois que comecei a pensar em blogs como uma outra alternativa de renda, nunca mais deixei de pensar nisso que você abordou no post. Hoje mesmo adquiri um domínio que nunca imaginei que estivesse disponível. Olhando as estatísticas de um outro blog que tenho, é o termo mais buscado e corresponde a imensa maioria de visitas que o blog recebe. Bem legal pensar nisso e deveria ser obrigatório para quem pensa em ganhar muitas visitas.

    Responder
  11. juliano

    Bom dia!

    gostaria de saber se faz diferença um dominio com “em” na sua extensão:

    por exemplo:

    nomedaempresaEMtalcidade.com.br

    nomedaempresatalcidade.com.br

    Responder
  12. Davidson

    Poxa, o domínio realmente tem uma grande importância, usava CO.CC em meu site e ele tinha pouquíssimas páginas indexadas no google, comprei um .info e em poucos dias já tem bem mais páginas indexadas do que o CO.CC em meses.

    Responder
  13. Martins

    Se eu comprar um dominio que foi registrado há mais de 5 anos, porém este dominio nunca teve um site, ou seja, nunca teve um conteudo. Ele será considerado pelos motores de busca um site novo ou um site com 5 anos?

    Responder
  14. paulo

    Registrei o dominio gamesflash.com.br , na verdade foi um golpe de sorte, com mais de 9 milhoes de busca globais mensais estou disposto a fazer um site de games flash, sera que esse nome vai ter um impacto direto no site devido sua keyword e sinônimo direto com o nome do site?

    Responder
  15. Roger

    Olá tenho um blog com a extensão de domínio .info queria saber se vale a pena continuar com essa extensão ou se eu deveria trocar?Eu queria saber se essa extensão é prejudicada nas buscas ou se isso é só especulação?

    Responder
  16. Gerson

    Bom post.
    Utilizar a palavra chave seguida de uma outra letra ou palavra complementar para diferenciar interfere na prioridade dos resultados?

    Exemplo:
    comprarroupas.com.br
    comprarroupasABC.com.br

    Grato.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>