Imagens com links x Links textuais x Links no H1

Acompanhando uma discussão no WebmasterWorld sobre a diferença entre links em imagens e links em textos, as perguntas que vem a cabeça são: qual é melhor? Links em imagens passam PageRank? Eles implicam em confiabilidade?

O ponto é que ambos os métodos passam PageRank, mas um possui uma eficiência maior que o outro.

Todos os links passam valores, a questão é sobre o nível de autoridade que o link passa. Um link textual está no topo da cadeia, não vai existir nada superior a ele. Os links em imagens são razoáveis e possuem um desempenho até que bom. Os links em imagens que forem construídos pensando na acessibilidade, isto é, utilizando a tag alt para fornecer uma descrição de qualidade para a imagem, obterão uma melhor performace do que os links em imagem que não possuirem a tag.

Agora, a grande questão é que links nas tags H’s (h1, h2, …) possuem um desempenho maior do que os links textuais comuns. Em vários casos podemos notar isto. Verifique em seus sites, blogs. Teste. Estes links acabam tendo um resultado melhor.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

14 Comentários para “Imagens com links x Links textuais x Links no H1”

  1. Marcel Mouta

    Bom post, detalhes que podem fazer a diferença. Na discussão só não ficou muito bem definido se usar link em imagem dentro do título é spam ou não, afinal de onde o “Quadrille” tirou essa teoria?

    Responder
  2. Frank Marcel

    Demétrio, ao meu ver, nem faz sentido esperar algo assim. Você já está na página, não faz sentido linkar para ela mesma e esperar que isso represente algum resultado significativo.

    “Demétrio Martins se auto-denominou o melhor designer gráfico do mundo”. “Tudo bem. Ele acha que é. Mas será que é mesmo? O que os outros (links que a página recebe) acham disso?”

    O link no H1 para a própria página não vai fazer diferença, a diferença fica por conta de ter um H1 rico e relacionado ao conteúdo da página. Isso sim faz a diferença.

    Responder
  3. Web Designer Demétrios

    Dúvida:
    Vale a pena colocar dois ou mais links numa tag Hx?
    exemplo palavra-chave 1 – palavra-chave 2
    Como o google interpreta isso vendo que tem duas palavras-chave dentro de uma única Hx…

    Outra dúvida:
    No site da globo.com o sitemap, aquela tira que fica acima do título “você esta aqui: notícias > esporte > Brasil vence jogo” esta dentro de uma H1 com seus respectivos links. O site esta dando maior peso para o sitemap do que o próprio título da notícia, que esta dentro de h4. Qual a lógica disso tudo?
    Usar tags Hx no sitemap traz um peso maior para o site ou página, do que usar um simples paragrafo ou , por exemplo?

    Responder
  4. Bruno

    Dando segmento à dúvida sobre link nas tags ‘H’:

    Se o conteúdo do H1 deve ser “rico e relacionado ao conteúdo da página”, qual o sentido em fazer um link para uma outra página? Por exemplo, se estou na página “curriculo.htm” e tenho o Curriculo, não faz sentido linkar para uma página “portifolio.htm”, certo?

    O que eu devo linkar no ‘H’, então?

    Responder
  5. Bruno

    Usei a tag HTML para ilustrar o comentário acima, mas elas não são exibidas. Re-captulando:

    “… Por exemplo, se estou na página “curriculo.htm” e tenho “Curriculo” dentro da tag H1, não faz sentido linkar este H1 para uma página “portifolio.htm”, certo? …”

    Responder
  6. Web Designer Demétrios

    Entendi.
    No caso da globo.com existe uma explicação pro objetivo da equipe de TI em usar h1 para sitemap e h4 para título da página?
    Quanto a usar um H3 ou h4 no sitemap? tem um peso maior para a página ou site do que usar um simples ou ? Semanticamente é correto?

    Responder
  7. Frank Marcel

    Demétrios: colocar links nas tags hx é uma questão de teste. Eu não recomendaria atacar tags h1 para links e dezenas de keywords, mas você pode fazer isso e nos contar o resultado!
    O sitemap a que você se refere seria o breadcrumb na verdade, não é!?
    É o seguinte, mantenho as recomendações já passadas neste blog – use o h1 de forma semelhante ao título da página (title tag) e que seja isso: um título para a página. A globo deve estar arriscando, testando – procure pelas notícias que você encontrar na globo e veja como está o posicionamento da globo, pode ser que seja uma boa opção, mas eu não faria assim.

    Bruno: conforme eu dizia, eu não recomendo usar a h1 para links, mas para título da página mesmo. Já os outros h’s é um caso a se pensar…

    Vale lembrar a todos que fazer links é também uma questão de usabilidade e ajuda para o usuário – você faz um link para uma página relevante que venha complementar a informação que está sendo passada para o visitante – isso é o principal a se observar.

    Responder
  8. André Philipe

    Frank, gostaria, em primeiro lugar, de parabenizar o site pelo conteúdo relevante e as dicussões sempre com informações importantes.
    A minha dúvida é a seguinte:
    É recomendável usar em um H1 uma imagem no lugar do texto?

    Por exemplo, usar:

    no lugar de
    Titulo

    Abraços!

    Responder
  9. Fábio Ricotta

    Olá André,

    Você pode utilizar, mas o recomendado mesmo é utilizar um texto. Você pode estilizar o H1 com CSS, fazendo-o parecido com a imagem que precisar.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>