Guia Para o Iniciante em SEO

Bom dia leitores da Agência Mestre!

Neste artigo farei um pequeno guia para as pessoas que estão iniciando sua carreira de SEO.  A inspiração veio de  um artigo do SEObook.com sobre os erros dos novatos no SEO.

Guia Para o Iniciante em SEO

Onde Encontrar Informações Confiáveis?

O começo como sempre, é complicado. É um caminho com muitos obstáculos. A quantidade de informações na internet é muito grande, e é onde esbarramos no nosso primeiro problema.

Com tantas informações disponíveis e sendo o SEO uma ciência não exata, no que podemos ou não confiar? Lembrando que em muitos casos as informações discutidas na área de SEO são achismo ou pouco testadas, tornando a confiabilidade duvidosa.

A saída para esse problema, hoje em dia, tornou-se um tanto quanto simples. Devemos priorizar artigos e opiniões de pessoas já experientes na área, que já tem um conhecimento bem avançado e que podem ser como conselheiros, que publicam artigos e testes detalhados com muita qualidade. Entre estes peritos de alta qualidade podemos citar o SEOBook e SEOmoz, além de é claro, indicar o maior contato do Google com os webmasters, o Matt Cutts.

Mas fique ciente de um fato: não basta ler sobre SEO periodicamente. Você deve testar até mesmo o que os peritos da área dizem, pois isto lhe agrega experiência e conhecimento do mercado.

Como Proceder Agora?

Definidas algumas fontes, tente começar entendendo melhor o que são os search engines. Entender um pouco da história e o contexto onde o SEO surgiu, são pontos básicos. Por exemplo, você sabe quando surgiu o termo SEO? O Fábio Ricotta escreveu um artigo no seu blog pessoal que conta a Origem do termo Search Engine Optmization. Tudo irá girar em torno dos mecanismos de busca e conhecê-los um pouco mais a fundo.

Entender o funcionamento dos search engines irá ajudá-lo a compreender melhor os conceitos relacionados ao SEO. Começar com conceitos básicos de SEO irá te dar uma base de sustentação, fundamental, para a compreensão de técnicas mais avançadas. Não queira pular etapas do aprendizado, no começo tudo é novidade, tudo é diferente, não ache que você já sabe SEO por ter lido alguns artigos. Ter um guia para o início do estudo é uma forma de manter o foco. Sugiro a você que deseja iniciar na área de SEO, o Tutorial de SEO da Agência Mestre, que irá orientá-lo de forma clara e objetiva para você não pular etapas.

O estudo de SEO exige muita leitura.  Algumas das técnicas que são hoje primordiais para ter um bom rankeamento, amanhã podem não ser suficientes para garantir um bom resultado nas buscas. Os algoritmos, dos mecanismos de busca, evoluem constantemente adicionando novas métricas e desvalorizando métricas antigas para montar o seu ranking.

Mapa do Tesouro do SEO

Gradativamente, quanto mais você ler e mais técnicas souber, mais dúvidas terá, a partir deste momento já é hora de procurar informações mais avançadas e colocar todo o básico aprendido em prática. Procurar respostas para suas dúvidas é uma forma de resolvê-las e ao mesmo tempo de aprender cada vez mais. Muitas vezes durante esse processo de aprendizagem temos idéias de técnicas para testar nos sites, e as vezes, sem sabermos, são técnicas Black Hat SEO e podem prejudicar todo o seu esforço. Portanto antes de querer fazer testes procure por estudos de testes já realizados, afinal, muitas dessas idéias já foram colocadas em prática por pessoas mais experientes e usar seu estudo só tornará seu aprendizado mais fácil.

Os testes serão uma parte constante da carreira de um SEO. É importante ter em mente que os testes de SEO são também testes de paciência, pois os resultados demoram a surtir efeito e consequentemente para tirar conclusões certas são necessários semanas ou meses de avaliação para obtenção de dados precisos e confiáveis.

Outro ponto crucial ao se realizar qualquer aplicação de técnicas de otimização de sites (SEO) é não ser apressado e tentar testar 100 técnicas diferentes ao mesmo tempo, procure focar seus testes em algumas poucas ações para que você não se perca.

Para finalizar, lembre-se de sempre procurar informações relevantes e de fontes confiáveis. O SEO não é uma ciência exata, mas muito dela pode ser compreendida. Não desanime com os resultados, ou a falta deles, as vezes muito tempo e muito trabalho são necessários para conseguir um destaque nas buscas orgânicas.

Seja persistente, não aceite uma derrota facilmente, e principalmente, aprenda a analisar os resultados. Não ache que somente o ranking é tudo pois muitos outros fatores devem ser analisados na hora de decidir se o site está evoluindo ou não. Uma boa sorte.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

12 Comentários para “Guia Para o Iniciante em SEO”

  1. Gabriel

    Estou começando agora, ja tinha lido vários artigos de vocês, são muito úteis.

    Esse post serviu muito para mim.

    Responder
  2. Monthiel

    Muito bom o artigo. Eu pessoalmente ainda não estudei nenhuma técnica de SEO. Na verdade até fiz isso no passado, no início da vida de blogueiro, mas acabei deixando para lá. Preciso muito aprender algumas técnicas, por mais simples que seja, para começar a levantar o ranking e a moral de meu blog. Acredito eu que o Agência Mestre é então o lugar certo.

    Abraços e sucesso!
    Monthiel

    Responder
  3. Bruno Nassar

    Gabriel,

    Que bom que você está gostando do nosso blog. Fique ligado sempre estamos publicando matérias interessantes, e não se esqueça de participar do nosso Fórum de SEO.

    Responder
  4. Bruno Nassar

    Monthiel,

    Obrigado! É só ler nosso Tutorial de SEO, ali está concentrado todo o básico do SEO, e com certeza existem muitas técnicas que você pode aplicar no seu blog!

    Boas sorte e obrigado!

    Responder
  5. Bruno Nassar

    Fábio,

    Opa sugestão anotada! Irei repassar para o Fábio Ricotta, vamos ver o que ele acha, quem sabe ele não gosta da idéia.

    Obrigado pela sugestão!

    Abraços.

    Responder
  6. Fabrício

    Bruno,

    Achei muito interessantes esse artigo e o Tutorial de SEO é uma mão na roda para quem está começando como eu.

    Gostaria de dar uma sugestão, vocês já pensaram em transformar os artigos em Capítulos e converte-los para PDF ?
    E futuramente poderia virar um livro de técnicas SEO de vocês.

    Isso facilitaria muito, eu por exemplo, estou copiando artigo por artigo para colar, formatar e transformar em um tutorial SEO. Quando terminar vou imprimir para poder ler onde quiser.

    Abr,

    Responder
  7. Dioney Winne

    Bruno.

    Na verdade eu não entendo muita coisa sobre otimização, nem é a area que eu gostaria de atuar. Mas estou interessado em montar um e-commerce, e sei que quanto mais eu me aprofundar nesse assunto, menas chanse eu tenho de contratar uma empresa que não vai corresponder as minhas expectativas, gostaria de uma indicação de uma empresa que possa fazer esse tipo de trabalho.
    Se for possivel mande no meu E-mail.

    Obrigado.,..

    Responder
  8. Everton Roberto

    Bom Dia!

    Primeiramente, parabéns pelo excelente conteúdo do Blog, antes mesmo de conhecer SEO ja visitava esse blog pela qualidade dos conteúdos.
    Eu queria aqui deixar uma pergunta que concerteza devem existir e fazer aos trilhões aqui no Blog, como inicio nesse mercado de SEO?
    Eu tenho o curso de técnico em informática, mas infelizmente o curso era muito aquém do meu conhecimento em informática, ou seja, tinha horas que eu sabia mais que o professor, mas isso acontecia porquê os mesmos achavam que ja sabiam de tudo, enfim, completei o meu curso mas até hoje não consegui arrumar algum emprego um pouco mais estável. Então em minhas pesquisas pela internet, acheo o termo SEO, então ao pesquisar dei direto com esse blog, a partir daqui comecei a me interessar, eu nem sabia que existia esse trabalho e quão complexo poderia ser. Atualmente estou desempregado, então aproveito meu tempo para continuar estudando sobre SEO, então resolvi fazer algo para colocar em prática os conhecimentos que eu adquiria: Fiz um site para a empresa de meu pai, fiz o código de acordo com os padrões w3c, fiz tudo na mão, e como isso me rendeu conhecimento, tanto que não uso mais o dreamweaver pq achei mais rapido e facil fazer via código (gosto meu rs) e validei todos os links e paginas no validador w3c. Finalizando a história, ja obtive algum resultado, onde eu consigo achar o site através do nome, coisa que antes nem digitando o endereço do site eu conseguia. Voltando a questão inicial, como que eu vejo se ja estou apto a por exemplo, trabalhar em uma agencia de SEO? Vi em uma reportagem de março de 2009 da info, que existem vagas mas faltam profissionais, confirmam esse dado?
    Quero investir o pouco dinheiro que eu tenho em algo novo que me de retorno, além de gostar bastante de SEO, também preciso de dinheiro para poder fazer mais cursos e me especializar cada vez mais. Peço encarecidamente uma opinião aos profissionais e visitantes do blog.

    Desculpem o enorme texto.

    Sds,

    Responder
  9. DC

    “Gradativamente, quanto mais você ler e mais técnicas souber, mais dúvidas terá.”

    Errado, é justamente o contrário. Como Matt Cutts afirmou em um de seus videos. Conteudo de qualidade e links são os principais. Creio que independende do passar dos anos, esses 2 não mudaram.

    E mais uma vez, você não link para os sites relevantes, esta passando um mal exemplo sobre ligações externas.

    Até mais.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>