Google Rich Snippets Testing Tool

Olá leitores da Agência Mestre,

Algum tempo atrás o reportamos aqui na Agência Mestre a adoção das Rich Snippets pelo Google. Depois deste anúncio várias pessoas começaram a se movimentar nos bastidores buscando documentação e em seguida já passaram para a fase de implementação de RDF ou Microformats em seus sites. O problema era saber como o Google iria entender as informações do seu website.

Pois bem, diante disto, o Google lançou uma ferramenta chamada Rich Snippets Testing Tool que tem como finalidade fazer uma amostra de como a inserção das padrões “ricos” em uma página web irá aparecer nos resultados das buscas do Google.

Por exemplo, se testarmos o perfil do LinkedIn do Fábio Ricotta nesta ferramenta, podemos observar que caso esta página apareça nos resultados de busca, ela poderá aparecer com mais detalhes, fornecendo para o usuário mais detalhes de o que irá encontrar na página do perfil do Fábio. De fato, fazendo uma busca por “Fábio Ricotta” no Google, você entra já esta snippet disponível.

Google Rich Snippets

O interessante é que é possível conferir os dados, referentes as rich snippets, encontrados no código na página. De posse disto, fica fácil fazer testes, gerando uma amostra e re-fazendo até que você atinja um snippet bem interessante para os seus usuários.

Qual o Impacto para o SEO?

Como o próprio Frank Marcel disse em seu artigo sobre Rich Snippets, com resultados mais “interessantes”, ou seja, com mais informação, a taxa de cliques no seu resultado orgânico irá aumentar, fazendo com que o seu website receba mais visitas.

Além deste ponto, o Google pode utilizar os Microformats e RDF que os websites fornecem para qualificar melhor os rankings, sendo que se uma página contém informações que ele “entende” ou se contém mais informações do que outra, ele pode dar um bônus significativo.

Com estas possibilidades, cabe a você, profissional de SEO, analisar toda a documentação disponível para adaptar o seu website aos Rich Snippets, pois ainda não sabemos quando o Google irá disponibilizar estes snippets do seu website.

Caso você tenha quaisquer dúvidas quanto ao uso das Rich Snippets, microformats, RDF e toda a gama de informações utilizadas nas Rich Snippets leia a documentação oficial do Google.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Google Rich Snippets Testing Tool”

  1. mlemos

    Ah, isso sim era uma ferramenta que estava faltando.

    Não acredito que o uso de Rich Snippets só por si faça que as páginas sejam melhor classificadas no Google.

    Porém tenho a certeza que pode levar a um site ter mais visitantes vindos de páginas de buscas pelo fato dos resultados mostrados com Rich Snippets serem apresentados de formas que os distinguem de resultados de outros sites que aparecem primeiro mas não usam Rich Snippets.

    Responder
  2. Isaac Batista

    Essa matéria, embora foi publicada em 2009, continua tão atual quanto antes. Os Rich Snippets, somados à outras técnicas de otimização, ajudam tanto na melhoria de ranking como também na Taxa de Cliques (CTR) das páginas do site. Como dito no comentário anterior, os resultados de pesquisa que exibem “Dados Ricos” se diferenciam dos demais e atraem a atenção do usuário, aumentando a probabilidade de mais cliques.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>