Google, Eu Quero Mais PageRank!

Bom dia leitores da Agência Mestre, hoje irei relatar um caso, antigo, porém muito, no mínimo, curioso, que envolve toda a questão do famoso PageRank. Para você que desconhece o conceito de PageRank vale a pena ler esse artigo O que é o PageRank?.

Google PageRank

Desde do começo dos trabalhos de SEO em sites da internet no final dos anos 90 muita coisa mudou, porém irei falar especificamente sobre o Pagerank. Essa métrica do Google foi “lançada” dentro do diretório do Google mas só passou a ter sua importância reconhecida pelos profissionais da área no final de 2000, para ser mais específico em dezembro, com o lançamento da Google Toolbar.

A partir desse ponto, a história do PageRank começou a explodir, todos os esforços dos SEO’s eram focados, basicamente, em conseguir links de sites com PageRank alto, e tem muita gente que continua nesse barco, esquecendo-se que o PageRank não é a única métrica para se conseguir um bom rankeamento nas buscas.

Há alguns anos existiu um caso de uma empresa de web host que processou o Google exigindo um aumento dos PR’s dos sites que eles hospedavam. É engraçado, mas é verdade, você pode conferir a história neste link da CNet (em inglês), onde é dito:

Search King, an Oklahoma City-based Web site network and advertising seller, filed a lawsuit Friday against Mountain View, Calif.-based Google, alleging the search giant unfairly bumped down its Web addresses from top rankings in search results. The complaint was filed in the U.S. Western District Court of Oklahoma.

Em suma, a empresa Search King alegou que um dos seus sites possuia um PageRank 7 durante cerca de 1 ano e meio quando conseguiu atingir um PageRank 8, porém após um mês tudo começou a desandar. O que me chamou a atenção foi esta passagem do texto:

According to the complaint, the Web hosting company in August started the PR Ad Network–an advertising network in which it sold text links on the popular Web sites to get them a better listing in Google’s results.

Dentro da queixa feita pela empresa eles teriam alegado que sua campanha “PR Ad Network”, traduzindo venda de links com intenção de manipular os resultados das buscas, conhecido hoje com uma técnica Black Hat, havia sido punida, fazendo com que eles perdessem muitos clientes. Após esse mês seu PageRank caiu de 8 para 4. Teria esse caso sido o primeiro caso de punição por venda de links? Bom ao que tudo indica sim! Para os que gostariam de ler todo o desenrolar da história leia essa matéria da CNet (em inglês).

E Como Aumentar o PageRank?

PageRank

Resumindo: O Google define essa métrica como votos. Cada link externo recebido pelo seu site são como votos que representam a confiança destes para com o seu site, com isso o Google consegue determinar quais são mais e menos relevantes.

Através do PageRank o Google monta os rankings das páginas mais importantes da web considerando-se mais de 500 milhões de variáveis e 2 bilhões de termos, na visão do Google. Páginas que eles acreditam ser mais importantes ganham um PageRank maior e tendem a aparecer melhor nas buscas.

Um Pagerank alto será consequência de  um árduo trabalho de SEO. Concentre-se no seu trabalho de otimização do site, na produção de conteúdo, ganhe leitores, ganhe links, faça sua campanha de media social e com isso aumente seu PageRank. Com tudo isso você terá o resultado esperado para o seu site. Se você não sabe qual o seu PageRank a Agência Mestre disponibiliza algumas ferramentas de SEO para ajudá-lo nos trabalhos de SEO, e uma delas foi feita para Verificar o PageRank.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

32 Comentários para “Google, Eu Quero Mais PageRank!”

  1. Rodrigo Maia

    Hoje a melhor maneira de conseguir um bom pagerank e conseguir links de forma orgânica, ou seja, produzindo bom conteúdo. Com o conteúdo de qualidade os links aparecerão.

    Pra mim o google não vende links patrocinados, ele vende conteúdo, relevância. Por isso que o google que conteúdo, conteúdo e mais conteúdo.

    Responder
  2. Roberto

    Olá Bruno, esse artigo vem justamente no momento que eu estou surpreso e confuso do porque me vi em uma situação.
    Por favor, se for possível me responda se o Pagerank alto tem alguma coisa haver com o posicionamento do site na lista de resultados em uma busca.
    Melhor dizendo… ter um PAGERANK baixo “0” é sinal de que meu site provavelmente não será indexado entre os primeiros resultados de uma busca.
    Pergunto, pois tenho um exemplo de pagerank “0” que está entre os primeiros resultados quando até no primeiro dependendo da busca realizada.

    Parabéns pelo artigo Bruno

    Obrigado

    Responder
  3. Adelson (Gerenciando Blog)

    Olá, Bruno! Só recentemente descobri o Agência Mestre e já estou acompanhando o site com atenção.

    Bastante interessante o assunto do PageRank. Afinal, é um conceito que todo blogueiro tem hoje na cabeça e se esforça para conseguir. Em meus 3 meses de blogueiro, algo em que sempre investi meu tempo foi deixar comentários em outros blogs, pensando assim estar contribuindo para a criação de links para o meu – até que me deparei com o tenebroso conceito do “nofollow”.

    Hoje, invisto meus esforços na criação de conteúdo interessante e organizado em meus blogs, esperando que isso se reverta futuramente em um aumento no PageRank.

    Um abraço e continue com o ótimo trabalho!

    Responder
  4. Kadan Cordeiro

    Antes eu pensava que o PageRank, era medido de acordo com o número de visitas. Interessante esse caso dessa empresa que entrou na justiça contra o Google.

    Abraços!!!

    Responder
  5. Bruno Nassar

    @Rodrigo
    Definitivamente eu concordo com você, conteúdo de qualidade é de suma importância para uma boa colocação nos resultados de buscas, ou seja, pro SEO.

    @Roberto
    Definitivamente, um PageRank 0, não será um degrau insuperável para se ter uma boa colocação nos resultados das buscas, afinal todos começamos do zero certo? Provavelmente se o site em questão tiver realmente conteúdo de qualidade for bem otimizado e for atualizado constantemente esse quadro, do PageRank 0, será revertido na próxima atualização.

    @Adelson
    Sua iniciativa é muito boa e é um dos pontos no qual eu foco em um outro artigo meu aqui na Agência Mestre, Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante. De uma lida nele pois abordei alguns pontos nteressantes para quem está começando.

    @Kadan
    O número de visitas de um site deve sim ser uma métrica utilizada no ranking do PageRank. Foi um caso um tanto quanto engraçado não?

    Responder
  6. Joaquim Oliveira

    Muito bom o Artigo
    É importante lembrar como o Bruno disse que em se tratando de SEO não se deve focar absolutamente no PR pois ele serve mais como um fator de desempate, ou seja, quando sites possuem um conteúdo semelhante, levando em consideração a palavra chave pesquisada o fator a determinar o posicionamento no sistema de busca é o PR.
    Por exemplo; eu tenho dois sites com conteúdo idêntico, feita a busca no google o que aparecerá primeiro será o com page rank mais alto. Agora se eu tiver dois sites um com PR 8 e outro com PR 4 os dois podem trabalhar com turismo no nordeste por exemplo, mas o com PR 4 pode ser mais relevante para a palava JERICOACOARA e pode aparecer na frente do outro site com PR 8 que tb trata de turismo no nordeste, mas não é tão relevante para a palavra pesquisada.
    Isso deve responder a pergunta do Roberto, pois mesmo um site com PR 0 pode aparecer em primeiro lugar na busca, desde que seu conteúdo contenha as palavras chaves pesquisadas e não exista outro site com maior relevância e PR para o termo buscado.

    Abraços

    Responder
  7. Guilherme Cândido e Cruz

    Muito interessante. Porém ainda fico encucado, existe alguma relação do google indexar mais rapido paginas com pg não atribuido? ja me aconteceu duas vezes esse tipo de coisa. 15 min para indexar por 2 meses até ele inserir um pr 1 , ai depois tudo ficou lerdo.. denovo haha !

    Responder
  8. Roberto

    Justamente Bruno, o que eu disse é quye o pagerank é “0” mas a colocação deste site já está entre os p´rimeiros relacionaods ao seu conteúdo e muitas vezes ele aparece em primeiro, desbancando muitos grandes aí.

    Ou seja penso que o pagerank alto não é indispensável para uma boa posição.

    Estou certo?

    Responder
  9. Chris Benseler

    Pode não ser a forma mais rápida, mas certeza “produção de conteúdo” é a mais estável e sólida para se conseguir um aumento de visitas!
    []s!

    Responder
  10. alyne

    oi bruno !
    sou novata na área e tenho me interessado bastante sobre seo …
    mas o seguinte… o pagerank não é melhor só pra questão comercial?
    obrigada!

    Responder
  11. Chris Benseler

    Alyne, o PR ajuda nos resultados das buscas que o Google faz. Se vai ajudar na parte comercial ou não do seu site/blog, depende do foco dele!

    Responder
  12. Bruno Nassar

    Joaquim

    Obrigado pelo comentário, é legal ver o pessoal participando!

    Abraços.

    Responder
  13. Bruno Nassar

    Guilherme,

    Eu não creio que há uma relação direta entre o PageRank e a taxa de indexação do seu site, nunca li qualquer estudo sobre o assunto.

    abraços

    Responder
  14. Bruno Nassar

    Roberto

    Realmente um PageRank alto não é primordial, porém tem seu peso atribuído dentro do algoritmo do Google.

    Abraços

    Responder
  15. claitom sega

    eu concordo com você,pode ter alto pagerank porém sem conteúdo de boa qualidade não é nada.
    Parabéns pelos posts,muito bons.
    Um abraço

    Responder
  16. Bruno

    É verdade, hoje o pessoal se preocupa apenas com PR, agora, qualidade de textos, site leve e bem elaborado se tornou coisa do passado para muitos…
    Abraços

    Responder
  17. Gabriel

    Contéudo é a primeira coisa que o Google ve, o pagerank é coadjuvante
    as pessoas querem fazer qualquer tipo de site, procurar um milhao de links e pronto, acha que vai estar no topo das pesquisas.

    O mais importante é conteúdo e organização.

    Ótimo artigo, parabéns

    Responder
  18. Ruben Zevallos Jr.

    Tenho alguns sites, como o http://www.Direito2.com.br, que tem o PR flutuante, em uma atulização do site está com PR 3 e na outra com PR 5 e assim por diante. Não faço SEO, nem compro links, mas volta ou outra o site já foi penalizado, indo de dezenas de milhares de visitas por dia para menos de 300.

    Tenho lido que o PR não é mais relevante como antes, que agora a coisa é contéudo, organização e claro, referências em outros sites.

    Gostei muito do seu site… já coloquei nos meus favoritos.

    Responder
  19. João Netto - Criação de Sites

    Boa tarde,

    Recentemente estava lendo uma matéria em uma das revistas que assino que o pessoal está esquecendo a qualidade dos sites para investir em SEO, esquece do visual, usabilidade, experiência do usuário entre outros vários fatores, só se preocupam com o bendito SEO.

    Acho que deveríamos sim se preocupar com SEO, mas pensar nele como um todo, um site bem feito, padrões web, usabilidade, experiência de usuário e um site focado em seu público-alvo.

    Se trabalharmos assim com certeza vamos ter uma internet melhor, porque as vezes agente faz uma pesquisa no google e entramos nos primeiros resultados e nos deparamos com site que não tem qualidade nenhuma, feio, desorganizado, confuso até para quem fica na internet 10 horas por dia, isso tem que acabar, o google tem que começar a ver os sites como um todo, e exibir os resultados na ordem de qualidade total de um site, acho que esse método de avaliação que hoje é usado prescisa melhorar muito.

    Bom é minha opinião, abração a todos.

    Responder
  20. Valderes Zimmer

    Prezados amigos.

    sou leitor assídou dos vossos artigos, e pesquisando os nossos concorrentes no google (fabricantes de máquinas têxteis), observei que a maior parte deles tem um posicionamento melhor que o nosso. Isso com certeza se deve a diversos fatores que não vamos detalhar agora. Nossa empresa já implemento uma série de técnicas de seo, e ainda tem muito a fazer. Gostaria de saber se o valor do pagerank dos sites são atualizados em tempo real, ou são atualizados de tempo em tempo?

    Responder
    • Bruno Nassar

      Olá Valderes,

      Bom o PageRank ele não é atualizado constantemente, ao menos não para nós. Todo as métricas utilizadas para gera o Pagerank são sim monitoradas diariamente pelo Google porém a atualização só é feita de tempos em tempos, para ser mais específico de aproximadamente de 4 em 4 meses.

      Responder
  21. Torpedo

    O Google vende anuncio, a receita vem de link patrocinado. O fato de possuir uma boa um resultado orgânico de qualidade faz com que tenha o maior número de usuários que por sua vez gera valor p/ o anunciante.

    Abs

    Responder
  22. Torpedos

    n° de links é um fator p/ seo e pagerank é outro fator. quando linkamos muitas páginas com pegerank baixo tornamos mais dificil aumentar o parank da página apontada no entanto o fato de ter varios backlinks tambem pesa. Quando temos que escolher apenas um dos dois: o que pesa mais na balança n° de liks ou pagerank?

    Responder
    • Frank Marcel

      @Torpedos: uma coisa está ligada a outra. A quantidade de links influencia o PageRank. E quanto maior o PageRank da página que faz o link, mais ela influencia o PageRank da página que recebe o link.

      Responder
  23. Márcio Eduardo (marduf)

    A conclusão que chego é o seguinte, até onde vale a pena comprometer o visual do site para alcançar um melhor posicionamento nas buscas do Google? Eu tenho um site todo em flash com xml – http://www.marduf.com.br – e realmente tenho tido a experiência de estar conquistando cliente mais pelo aspecto visual dos sites do que pela performance nas busca.

    Responder
    • Jeff

      Valeu as dicas, eu já estou procurando fazer ajustes para otimizar a página e melhorar os resultados.

      Responder
  24. Lucas

    Só uma dúvida bruno, se eu tiver 300 links vindos do mesmo site contarão 300 links ou só 1? Obrigado!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>