Funil de Conversão em SEO – Entendendo os Momentos do Usuário

Processo de Conversão em SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Quando trabalhamos em um projeto de SEO, logo pensamos, vou fazer uma estratégia para as palavras mais importantes e outro para a long tail. É algo bem comum de acontecer, onde simplesmente ignoramos o momento do usuário, ou seja, qual a intenção dele com aquela palavra-chave.

Neste artigo eu gostaria de trazer uma visão mais interessante para vocês, onde avaliamos a intenção do usuário, organizando o nosso trabalho de SEO por etapas do momento de conversão.

Como exemplo, vamos seguir o fluxo de uma pessoa interessada em hospedar o seu novo site:

Momento de Conversão em SEO

Passo 1: Pesquisa Genérica

Neste passo, o usuário está buscando algo bem genérico para satisfazer o seu problema. Neste caso, a pessoa está interessada em um servidor, digitando “hospedagem de sites na internet”. Aqui é o momento onde a head tail ou mid tail deve estar bem trabalhada. Um usuário que tem um problema bem genérico assim pode ser impactado pela sua marca, dando uma certa credibilidade à ela. É importante saber que ele ainda não está propenso a converter, passando assim, para a próxima etapa.

Passo 2: Pesquisa de Nicho

O usuário tendo o conhecimento que precisa ser um pouco mais específico, ele tenta a busca por “hospedagem de sites php”, pois o seu site é feito na tecnologia PHP. Aqui é o caso onde ele vai buscar algumas referências de marca e por isto a sua empresa precisa estar bem posicionado junto aos canais de notícias e matérias especializadas. Este é um trabalho feito principalmente pela assessoria de imprensa mas também pode ser feito através de guest posts em canais relevantes.

Passo 3: Descobrimento de Marca

Descobrindo um canal de notícias de sua confiança que fala sobre o assunto, a pessoa se sente mais à vontade para buscar algo como “hospedagem php netrevenda”, onde ele especifica o assunto + uma marca. Neste momento é muito importante que a sua empresa esteja bem posicionado para buscas importantes e com sua marca. É algo que simplesmente com fatores On-Page você resolve.

Passo 4: Investigação de Marca

Após descobrir mais detalhes sobre uma empresa e o seu serviço é hora do usuário buscar mais informações sobre a confiabilidade daquela empresa. Para isto ele pode digitar algo como “netrevenda reviews”. Neste ponto é fundamental que você monitore os seus casos bons e ruins, pois se você tiver algum conteúdo na internet denegrindo a imagem da sua empresa, pode ser que ela deixe de converter o usuário.

Passo 5: Navegação de Marca

Entendendo que aquela marca é muito boa, o usuário pode realizar uma busca como “netrevenda site” para acessar o site da empresa. Parece simples, mas em muitos casos que trabalhamos a marca sequer aparece para o próprio nome. É algo bem grave que pode atrapalhar em seu momento com o usuário. Faça o teste, busque pela sua marca + site ou website.

Passo 6: Compra

Entusiasmado com a sua marca e serviço, o usuário deseja aquele “descontinho”. É bem provável que ele vá procurar um cupom de desconto ou um link que provê o desconto. Desta forma ele pode executar consultas como “cupom de desconto netrevenda”. É fundamental que você fique de olho e, se possível, tenha uma página do seu website que ofereça algum desconto ao usuário, para alavancar ainda mais as vendas.

Passo 7: Avaliação

Por fim, um pouco preocupado depois da compra, o usuário começa a ter dúvidas sobre o que adquiriu, podendo pesquisar algo como “como instalar wordpress netrevenda”. Ele precisa desta informação para continuar fiel à sua aquisição. Desta forma, veja com o seu call center, o seu email de suporte ou outros canais de atendimento ao usuário, quais são as dúvidas principais. Com elas em mãos, crie conteúdo que ajude o usuário.

Visão Geral

Processo de SEO

Conclusões

O trabalho de SEO deve ser sempre olhando todo o caminho do usuário e considerando todas as palavras envolvidas.. No próximo projeto que você trabalhar ou até mesmo no atual, pense neste modelo e aplique em seus projetos.

Um abraço e até o próximo artigo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Funil de Conversão em SEO – Entendendo os Momentos do Usuário”

  1. webisaac

    Fábio, meus parabéns pelo artigo. Seu artigo me deu vários insights sobre como trabalhar melhor as marcas de meus clientes aqui em BH. A preocupação de se trabalhar com o todo, pensando nos momentos do usuário, é uma tática que tende a trazer excelentes resultados, como temos visto nos cases das grandes marcas e e-commerces do Brasil e no Mundo.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>