Facebook Notas e SEO – Funciona ou Não?

Facebook SEO

Olá leitores da Agência Mestre,

Hoje temos duas perguntas sobre Facebook que eu acabei por escolher para este nosso artigo pois ambas tratam do assunto da área de Notas do Facebook e como isso pode ser utilizado na sua estratégia de SEO. Vejamos cada uma delas:

Olá. Estrategicamente, é mais proveitoso redigir notas no facebook com o mesmo conteúdo que foi postado no site da empresa ou compartilhar o conteúdo do site apenas como um link? Qual é o impacto para SEO? Valeu! – por fabiosan

As notas que são criadas em alguma fã page no facebook, podem ser usadas para criar link building? E qual o peso disso para o futuro?

O Facebook Notas

O Facebook Notas, para quem não conhece, é uma feature que o Facebook possui para qualquer usuário, dono de um perfil ou página, possa adicionar uma nova página na Internet, com conteúdo, imagens, vídeos e etc. O processo de criação destas páginas é bem simples, e o Carlos Muniz ensinou muito bem em suas colunas semanais a como fazer isso no Facebook Notas.

Conteúdo para o Facebook Notas

Uma das coisas que o Carlos mais falou em seu artigo sobre o Notas é que elas são praticamente uma extensão do seu website e não apenas uma fonte de conteúdo replicado. Mas em muitos casos, seja pela preguiça, ou pela “crença” de algumas empresas ou pessoas, muitos copiam o mesmo conteúdo que possuem em seus websites e inserem nas suas páginas (notas) do Facebook.

Em termos de conteúdo duplicado que falamos aqui na Agência Mestre, este tipo de duplicação é a mesma coisa do que duplicar páginas internas do seu website ou ainda páginas de parceiros. O Google irá entender que aquele conteúdo, que já existe no seu website está replicado em uma página existente dentro do domínio do Facebook.

Visto que o objetivo que temos é trazer tráfego para o seu website, uma das coisas mais interessantes é prover para os seus fãs do Facebook um conteúdo único, fornecendo um certo valor ao Google também, uma vez que ele irá encontrar um conteúdo único na sua página de nota. Com isto, você conseguirá aparecer nos resultados, mas para aparecer bem, não basta possuir apenas conteúdo único, você deve observar outros fatores.

Indexação

Para detalhar um pouco mais e mostrar que é possível indexar conteúdo com as Notas do Facebook, podemos utilizar o comando “site:” a fim de listar as páginas indexadas do Facebook:

Pesquisa no Google por páginas do Facebook

O interessante por aqui é usar em seguida do comando site: algumas palavras, para ver o tipo de conteúdo indexado. Algo como site:facebook.com/note.php bicicleta mostra todas as páginas de notas do Facebook que possuem a menção da palavra bicicleta.

Link Building

Uma pergunta recorrente, que surgiu nos comentários do artigo do Carlos e também no meu Formspring, como mostrado no início do artigo, é como explorar o Facebook para Link Building, ou seja, ganhar links mesmo.

Para começar a conversa, todos os links criados em sua página de notas são marcados com nofollow, ou seja, não passam nenhum autoridade ou relevância. Desta forma, qualquer link que você “construir” no Facebook Notas, será apenas relevante por enviar usuários para o seu website mas para os mecanismos de busca não serão úteis (pensando em link juice).

Conclusões

Com este crescente do Facebook no Brasil e da facilidade de se utilizar o Facebook Notas, muitos acabam errando na forma de tirar o melhor proveito desta forma de interação. Como vimos, é fundamental prover um conteúdo único, engajando com os seus fãs e amigos, para que assim, o seu website ganhe mais visitantes oriundos da rede social. Não se esqueça que o propósito do Facebook é conectar pessoas, propiciando compartilhamento de idéias, de uma forma diferente da web “comum” e desta forma o seu trabalho de “SEO” voltado para o Facebook é angariar pessoas de qualidade para visitar os seus website.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

3 Comentários para “Facebook Notas e SEO – Funciona ou Não?”

  1. Bruno Alves

    Fábio,

    só discordo da questão dos links, mesmo sendo nofollow, são usados como sinais. Isso já foi confirmado pelo Google, só não explicaram como, uma vez que é tudo nofollow.

    Abs

    Responder
  2. Fábio Santos

    Valeu, Ricotta.

    Tá falado.

    Pra colocar mais uma lenha ai, segue a resposta do Interney via Formspring.

    “Quando eu quero divulgar o conteúdo propriamente dito, como por exemplo um case da agência, eu divulgo a nota inteira.

    Quando quero gerar visitação divulgo uma porção suficiente para gerar interesse e um link.

    Em tese o impacto de SEO é zero, já que o Google não indexa Facebook”.

    Abraço!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>