Entrevista com Cassiano Travareli da BrasilSEO

Cassiano Travareli
Olá leitores da Agência Mestre!

Hoje tenho o imenso prazer de publicar a entrevista feita com Cassiano Travareli, da BrasilSEO.

Gostaria de agradecer imensamente o Cassiano pelo tempo disponibilizado para esta entrevista.

Agência Mestre:: Conte-nos um pouco sobre você, sua carreira, e como entrou na BrasilSEO.

Cassiano:: Meu nome é Cassiano Murbach Travareli, sou formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Itajubá e estou terminando minha pós graduação na área de Engenharia Web. Comecei a me interessar pela área de web enquanto ainda fazia graduação, atuando na área de Web Design, e cada vez mais me interessando pelas maravilhosas façanhas possíveis através de CSS. E foi nessa área que comecei a trabalhar na empresa que estou até hoje, porém meu foco mudou e muito. A empresa atua no mercado americano e já trabalhava com SEO quando me juntei a equipe. Assim que entrei na empresa já comecei a me interessar pela área de SEO.

Agência Mestre:: Porque escolheu SEO para trabalhar?

Cassiano:: Um mercado emergente, ainda pouco explorado no Brasil, e que já estava pegando fogo lá fora. Tive a oportunidade de vivenciar na empresa diversos testes, resultados e objetivos atingidos, e meu interesse foi aumentando a ponto de entrar de cabeça nesse universo. Quando você entende e consegue perceber a importância que é um serviço de SEO, os olhos brilham, e os resultados mostram o potencial da divulgação de informação.

Agência Mestre:: Qual o teu principal foco dentro da BrasilSEO? Quais os seus maiores desafios?

Cassiano:: O meu foco é divulgar a informação! Divulgar o conhecimento, faz com que gere discussões construtivas para se ganhar mais conhecimento. E o BrasilSEO têm feito isso, e estamos felizes das pessoas estarem opinando, discutindo, discordando, e isso gera um ambiente legal para o aprendizado. O maior desafio é sempre tentar trazer algo novo, que disperte o interesse das pessoas, que gere discussão, que faça a diferença dentro do universo online.

Agência Mestre:: Falando em desafios, quais são os desafios da BrasilSEO com relação à SEO para 2009?

Cassiano:: SEO é um desafio diário, é análise, é testes, é descobertas, é um compromisso de estar oferecendo algo que realmente têm valor. Os desafios do BrasilSEO em relação a SEO é o de divulgar cada vez mais a informação, de estar cada vez mais ligado a mídias sociais, estar disponível para o usuário quando ele precisar. Procurar manter as boas posições nas ferramentas de busca, já que sabemos da qualidade da informação a que estamos oferecendo ao usuário.

Agência Mestre::Qual você considera sua principal estratégia para se diferenciar de seus concorrentes?

Cassiano::Eu não vejo outros sites que falam sobre SEO como concorrentes, eu vejo como um acréscimo à informação que o usuário interessado na área irá adquirir. É claro que todo site busca conseguir uma visita a mais de um usuário, e para isso contamos com um pessoal qualificado que trabalha com SEO, cuidando muito bem de nossas posições nas ferramentas de busca, e isso faz muita diferença. :)

Agência Mestre:: Qual sua expectativa em SEO para 2009?

Cassiano:: O Brasil tem evoluído muito nessa área. As empresas começaram a abrir mais os olhos para o mercado online e isso tende a aumentar muito mais em 2009. Acredito que SEO é um mercado com um potencial imenso e a tendência será o surgimento de diversas empresas no ramo. Só espero que sejam empresas de qualidade como a Agência Mestre, pois tem muitas empresas no mercado que realmente não vale a pena nem comentar. Frase de uma empresa que não merece créditos
“Garantimos seu site na 1ª posição do Google!”
E eu garanto nunca mais entrar no site da empresa que diz isso.

Agência Mestre: Porque Itajubá tornou esse grande Pólo em SEO?

Cassiano::Tanto a Agência Mestre como o BrasilSEO, localizados em itajubá, tiveram influência de empresas americanas e começaram a trabalhar forte no mercado de SEO muito antes do que outros lugares. Com isso as empresas foram crescendo, contratando e treinando novos funcionários, e proliferando o conhecimento nessa área. Contando também com a amizade das duas empresas que estão sempre se reunindo, fazendo discussões, participando de todos eventos na área e divulgando a informação, faz com que Itajubá seja considerado uma força grande quando falamos em SEO.

Agência Mestre:: O que você sugere para quem está começando na área de SEO, tanto como profissional, quanto aquele que quer fazer o primeiro trabalho de SEO em seu website?

Cassiano:: O principal é a pessoa realmente gostar do que faz. Tem que estar se atualizando todo dia, procurar estar sempre evoluindo o conhecimento, entrar em contato com pessoas que trabalham na área, procurar tirar dúvidas em fóruns e com especialistas, participar de eventos, fazer testes e analisar resultados, pois SEO é uma área muito dinâmica, e é necessário estar sempre preparado para as mudanças.

Agência Mestre:: Por fim, qual a mensagem que você gostaria de passar para as pessoas interessadas em SEO?

Cassiano:: Hoje em dia está muito mais fácil conseguir informação de qualidade sobre SEO na internet. As ferramentas estão nas suas mãos, o que precisa é a dedicação para transformar a informação em resultados. Informação que é muito bem distribuída tanto pelo BrasilSEO como pela Agência Mestre. Ambos estão abertos para tirar dúvidas de todos e a proliferação do conhecimento.

Divulgue este artigo

8 Comentários para “Entrevista com Cassiano Travareli da BrasilSEO”

  1. Cassiano Travareli

    Olá Leandro Motta,

    foi um prazer participar da entrevista com você, e parabéns mais uma vez pelo Agência Mestre.

    Abraço!

  2. Pedro Dias

    Gostei de ler,

    Principalmente por ver frases como “E eu garanto nunca mais entrar no site da empresa que diz isso”.

    Parabéns Cassiano :) e obrigado pela excelente contribuição que tem dado no Fórum de Ajuda do Google.

  3. Robson Grilo

    otimizar a busca do site de sua empresa é uma forma de fortalecer o marketing e trazer melhores resultados para seus clientes e seus lucros a curto ou longo prazo.. vale a pena investir em SEO!

  4. Carlos

    Parabéns pela entrevista, e é muito bom saber que profissionais e empresas daqui estão cada vez mais atuando no mercado lá forá, creio que contribua na melhora da qualidade dos profissionais que atuam aqui.

    Abs a todos.

  5. Edson Reis

    Muito boa a entrevista!
    Gostaria de parabenizar o Leandro pelo artigo. É legal e interessante saber sobre este tipo de serviço prestado na região. Realmente temos muitas oportunidades de negócios através da Internet e não existem mais fronteiras, afinal “The World is Flat” como escrito pelo Friedman em seus livros e agora virou até propaganda de empresa de telefonia móvel.
    Envie sempre as novidades.
    Abraços
    Edson Reis