Dúvidas de SEO: URLs, Indexação, Trackback e Domínios

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estamos em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que traz dúvidas e questões “apimentadas” que surgiram esta semana. Como conversado no último artigo, vamos começar com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos o meu “tradicional” Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana. Espero que gostem desta edição.

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Otimização de URL no wordpress

O usuário do fórum Fabrício pergunta sobre a importância de se manter ou retirar da URL do seu blog a string “/category/”. Confira o debate dos prós e contras com relação a este tipo de tratamento de URLs no WordPress.


Demora demasiada na indexação

O usuário PortalTech conta a história do seu website, o qual ele moveu da plataforma Blogger para WordPress e conferiu que depois desta mudança a velocidade para indexar o website está muito lenta. Veja nesta discussão quais são os problemas que podem ter causado este tipo de demora na indexação.


TrackBack x SEO

O usuário Haesungov levantou uma dúvida do que seria o Trackback e como ele poderia ajudar no trabalho de SEO. Em seguida o próprio usuário voltou ao fórum com alguns dados da pesquisa que realizou. Por fim, eu dei a minha opinião sobre o assunto, mostrando como os trackbacks podem ajudar em uma estratégia de SEO.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

Fabio, voce ja falou da importância de paginas unicas e da utilização de cerquilha para passar os parâmetros da paginação. Mas por que alguns sites, utilizam a cerquilha seguida de um ponto de exclamação na URL?

A questão das cerquilhas ou hash (#) que eu referenciei (e você mesmo mencionou) refere-se ao assunto de evitar que páginas desnecessárias acabem por entrar no índice do mecanismo de busca. Agora, a cerquilha seguida de um ponto de exclamação refere-se a adoção do Google para indexar conteúdo em Ajax.

Para ser mais exato, em Outubro de 2009, o Google propôs uma nova forma para entender o conteúdo em ajax. Os desenvolvedores normalmente fazem uso da cerquilha para direcionar o conteúdo do ajax, por exemplo, www.meusite.com/#portfolio aos olhos do Google iria mostrar apenas a home page, já para o navegador, com javascript habilitado traria o conteúdo do portfolio da pessoa em questão.

Na visão do Google, para entender este conteúdo, os desenvolvedores devem fazer uso da cerquilha seguida de um ponto de exclamação, o chamado hashbang, e desta forma, o Google automaticamente irá entender que você deseja trabalhar em seu protocolo e acaba por interpretar a sua URL de forma especial, separando tudo o que vem depois do hashbang e passando isto por parâmetro na URL, sendo que o parâmetro será o _escaped_fragment_.

Segue abaixo um exemplo:

www.meusite.com/#!imoveis/saopaulo

será transformado pelo Google em

www.meusite.com/?_escaped_fragment=imoveis/saopaulo

Desta forma, o seu servidor deverá interpretar esta nova URL e devolver o conteúdo exatamente como deveria ser se alguém tivesse requisitado a primeira URL.


Olá Fábio, meu site ficou 1 dia inteiro fora do ar pois a anuidade do domínio venceu, com isto o domínio foi congelado, vi somente após um cliente comentar comigo, e apos isso o site simplesmente sumiu das buscas, o que posso fazer?

Olá, esta situação é muito complicada mesmo e posso lhe dizer que estou vivendo exatamente o mesmo caso. O meu domínio fabioricotta.com expirou estes dias e acabei renovando 7 dias após ele ter saido do ar. Resultado? Veja você mesmo:

Tráfego do Domínio

Voltando em 2007, eu tive o mesmo problema, onde o meu domínio ficou cerca de 6 dias fora do ar pelo mesmo problema, como você pode ver abaixo:

Trafego do Domínio em 2007

A minha conclusão com a primeira experiência foi que realmente, se o seu domínio expirar, ele vai “arrebentar” os seus rankings. Eu perdi diversos posicionamentos na época que voltaram cerca de 1 mês depois. Outros eu acabei por nunca voltar.

O que vou avaliar, agora, 3 anos depois, como o Google está lidando com o assunto. Infelizmente perdi rankings para praticamente tudo, mas pode também ser o Google aguardando para ver qual o conteúdo que voltou para o meu website.


“Cada vez mais os domínios com localização + keywords serao mais valiosos….” http://goo.gl/NyOam “domínios com localização + keywords” quer dizer CidadeKeyword.com.br? Li que Keyword em dominios estão se desvalorizando aos poucos. O que você diz

Achei excelente a sua pergunta, primeiro porque você fez uma referência ao meu artigo e segundo que você tocou em um ponto que eu acho que está bem na “moda” falar: domínios exatos. Bom, vamos discutir primeiro o problema dos domínios exatos.

É de senso comum que boa parte dos domínios com a palavra-chave exata já estão comprados. A maioria deles é usada para conseguir rankeamento fácil, pois sabemos que o Google realmente privilegia um domínio que possui a palavra-chave exata como nome de domínio. É bom lembrar que não estamos falando de parte da palavra, ou da palavra estar contida dentro do nome do domínio, mas sim o nome exato do domínio ser a palavra-chave foco.

Desta forma, vimos nos últimos anos cada vez mais pessoas explorando o uso de domínios exatos para rankear e mais recentemente (1 ou 2 anos) estamos com um crescimento gigantesco de palavras da long-tail utilizadas como domínio, simplesmente pelo fato do Google “bonificar” este tipo de domínio.

Mas aí entramos em outro assunto, um domínio exato ganha uma certa valorização do Google e depois? O que acontece é que estes domínios exatos tendem a receber textos âncoras com o nome do seu domínio, como se fossem uma espécie de marca mesmo. Sendo assim, eles conseguem atingir bons rankings e ficar entre (normalmente) o Top 3.

O meu comentário sobre domínios com palavra-chave + localização vem de encontro com esta última abordagem que mostrei, e também pelo simples fato de cada vez mais o Google estar regionalizando os resultados de busca. Logo, faz muito mais sentido favorecer o domínio www.desentupidorasaopaulo.com.br do que o www.desentupidora.com.br quando uma pessoa de São Paulo fizer a busca, pois tudo indica que o primeiro domínio seja mais relevante para o local.

No meu modo de ver, isto faz sentido, mas me apóio ainda na facilidade de se ganhar o texto âncora de acordo de acordo com o nome do domínio, o que facilitaria o resultado com a localização rankear melhor.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Até que ponto a utilização da Canonical Tag prejudica o rankeamento?

Um dos nossos assinantes perguntou sobre canonical tag, como ela funciona quando se já tem uma página indexada. Ele ainda pergunta qual a diferença de tratamento entre ela e o robots.txt. Confira a resposta com detalhes.

URL´s para testes utilizando a mesma hospedagem

Um dos nossos assinantes possui uma dúvida quanto a realização de técnicas de black hat. Ele pretende fazer um website para testes e pretende hospedá-lo no mesmo servidor que o seu website pessoal. A dúvida que ele levanta é se isto pode causar algum problema para o seu website. Confira a resposta com detalhes.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Dúvidas de SEO: URLs, Indexação, Trackback e Domínios”

  1. Arthur Amaral

    Parabéns pelo artigo Fábio, me tirou algumas dúvidas!
    Felizmente nunca esqueci de pagar a anuidade do meu domínio, não sabia que os prejuízos eram tão grandes assim!
    Abraços.

    Responder
  2. Carlos

    Em comentário a ultima questão.

    Interessante a pergunta sobre um dominio com localização + keyword. E realmente acontece que o Google da um valor maior sobre isso sim. Estou efetuando um teste, onde comprei um dominio com o nome “http://www.guarulhosdesentupidora.com.br” e apenas efetuei um SEO onPage no site. Não passou muito dias para rankear na palavra chave do dominio em 4º lugar. Tendo como base de que o dominio é novo e não tem nenhum link apontando para o mesmo. O google achou e indexou em uma posição privilegiada digamos assim.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>