Dúvidas de SEO: Links Patrocinados e Email Marketing, Remoção de URL, Texto Âncora, Canvas e CSS

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estamos aqui reunidos em mais uma sexta-feira para falar das dúvidas e discussões que aconteceram esta semana no nosso Q&A e no meu Formspring. Nesta semana selecionei 4 perguntas bem específicas mas que geram muitas dúvidas na comunidade de SEO. A primeira é referente a influência de links patrocinados e email marketing em SEO. Depois, discutimos qual a melhor forma de remover uma página dos resultados do Google. Em seguida, explico um pouco sobre como os mecanismos de busca entendem um texto âncora. Por fim, vamos falar de uma prática muito comum entre os novos websites que estão surgindo no mercado, o uso de Canvas.

Já na nossa área para assinantes, o Q&A recebeu diversas dúvidas e o Frank Marcel estava lá para respondê-las com agilidade e muito conhecimento. Nesta semana, ele falou um pouco sobre Google Analytics e como obter a página que o usuário veio do Google. Em seguida, ele ajudou um usuário a descobrir e entender o porque da queda de tráfego do seu website. Em outra pergunta, o Frank solucionou a dúvida de um assinante sobre o conteúdo de diretórios e ainda deu uma boa aula sobre conteúdo duplicado. Em mais uma dúvida sobre redirecionamento 301, um dos nossos assinantes indaga sobre a mudança de URLs e perda de páginas indexadas. Por fim, na última dúvida, um dos nossos assinantes questiona um caso de um arquivo robots.txt com uma configuração atípica.

Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.


Fábio, estratégias como links patrocinados e e-mail marketing irão aumentar o número de acesso de um determinado site. Isso faz com que o google melhore seu conceito sobre esse site nas buscas organicas?

Resposta: Diretamente por estas estratégias não. Mas por exemplo, se eu fizer um email marketing e cerca de 10-15 desses emails forem publicados em forma de URL (através de grupos de emails por exemplo), posso ganhar um pouco de link juice.

Tudo depende de como você visualizar a sua estratégia. Por exemplo, se fazendo um trabalho em links patrocinados, onde você não está bem no orgânico, pode aumentar a sua visibilidade na Internet, onde se uma pessoa gostar da sua página, ele pode compartilhar a URL através de um artigo em seu blog, do seu Twitter ou do Facebook.

Mas para fechar o assunto, acredito que isso depende muito dos usuários que você está focando e pode lhe trazer pouco link juice. Mas diretamente, não tem influencia.


O que melhor para remover URLs do índice do Google? Erro 404 ou meta-tag NO-INDEX? [ ]’s

Resposta: Eu gostaria primeiro de tirar um mito da cabeça das pessoas: apenas inserir a sua URL no seu arquivo de robots.txt não irá remover a sua página do índice do Google. Digo isso pois muitos profissionais fazem isso e acreditam neste ponto. Quebrado o mito, vamos a resposta.

Digamos que você quer remover uma URL do índice do Google mas a página será mantida no servidor. O primeiro passo é acrescentar a meta tag robots com o valor noindex setado, ficando desta forma:

<meta name="robots" content="noindex" />

Desta forma, ao ler novamente a página, o Google irá entender que a sua página não deve aparecer em seu índice. Em seguida, a melhor estratégia é bloquear a sua página no arquivo robots.txt, pois desta forma você evita que o Google tente ler a sua página. É importante fazer isso somente quando o Google remover a sua página do índice.

Existe ainda o método através do Google Webmaster Tools com a ferramenta URL Removal Tool, disponível neste endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/removals.

Agora, se a sua página foi removida do seu servidor e ainda aparece no índice a melhor forma é indicar o erro 404 ou 410 e em seguida esperar o Google descobrir que está página não existe mais. Você ainda pode forçar a remoção utilizando a ferramenta URL Removal Tool, mas eu usaria apenas em último caso.


Se eu otimizar meu site para um termo como ‘Tudo Sobre Vinhos’, isso também me ajudará na busca pelo termo ‘Vinhos’ ??

Resposta: Essa é uma excelente questão que eu gostaria de discorrer em mais detalhes do que eu respondi no meu Formspring. Quando ganhamos um link com um texto âncora, os mecanismos de busca tentam entender quais são os termos que são mencionados naquele texto. Por exemplo, no caso da pergunta, podemos quebrar em 6 tokens o texto âncora: “tudo sobre vinhos”, “tudo sobre”, “sobre vinhos”, “tudo vinhos”, “tudo”, “sobre”, “vinhos”.

Com essa informação de tokens, os mecanismos de busca identificam os temas que a página referenciada e assim podem dar relevância para aqueles termos.

Finalizando, se você receber um link, como texto âncora “Tudo Sobre Vinhos” vai lhe ajudar no posicionamento para a palavra “Vinhos”, mas ainda sim não será o mesmo que receber um texto âncora com a palavra exata.


Boa tarde Ricotta, fiz uma pergunta via twitter para você via o twitter da minha empresa(@kryzalis) mas acho que você não viu, Aplicar CANVAS em titulo de textos e em outros, causa algum efeito negativo ou positivo para o SEO da página?

Resposta: Boa pergunta! O interessante é que dependendo de como você olha o canvas ele pode parecer prejudicial. Deixe-me explicar melhor. Se eu selecionar exatamente o texto do canvas e clicar com o botão direito e exibir o código fonte, ele irá me mostrar um HTML totalmente bagunçado, com várias tags HTML para estilização do texto. Agora se eu ver o código fonte como search engine (bot), o código está limpinho.

Logo, aplicar canvas não te prejudica. O que eu olharia bem é qual o Javascript que você está usando. Se ele for muito grande (em Kb) por falta de compactação ou por outro motivo, ele pode prejudicar o tempo de carregamento do seu website. Então eu me preocuparia mais com isso do que em termos de SEO.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Google Analytics

Um de nossos assinantes perguntou sobre o rastreamento de SERP no Google Analytics: como descobrir a partir de qual página de busca um usuário visitou o site e por qual keyword (“seo” – a partir da primeira página; “pagerank” – a partir da segunda página; …). A resposta está no artigo, para assinantes, Como investir em Long Tails.

Queda no número de URLs indexadas pelo Google

A dúvida do assinante foi sobre indexação do Google sobre conteúdo duplicado, o controle desta duplicação e se a queda acentuada de páginas indexadas poderia ser uma punição. Na resposta, o Frank Marcel passou por teorias sobre a evolução de “qualidade mínima” para que uma URL seja de fato indexada.

Criando conteúdo em diretórios

Duplicar conteúdo em diferentes diretórios é uma boa estratégia? Na resposta a esta dúvida no sistema de Q&A, os esclarecimentos sobre conteúdo duplicado e como aproveitar múltiplos diretórios sem necessariamente criar múltiplos conteúdos.

Redirecionamento 301

Um site com muitas páginas precisou ser redirecionado as pressas para um segundo domínio, o problema é que a indexação neste segundo domínio não vai bem e cada vez menos páginas constam no índice do Google. E agora? Na resposta, o procedimento correto e as possíveis perdas em situações como esta, além do processo de reversão.

Indexação controlada apenas por Sitemaps, é possível? Pelo Robots.txt?

Em uma análise de concorrentes, um de nossos assinantes achou um robots.txt com uma configuração extremamente atípica – Disallow: / – o bloqueio de acesso a todo conteúdo do site, além de outros detalhes no robots.txt. Ele queria saber se fazia algum sentido. Os detalhes, na resposta.


O Nosso Curso de SEO

Turma do Curso de SEO em São Paulo
Para quem já estava pedindo, já abrimos inscrições para a nossa nova turma do Curso de SEO em São Paulo. Esta turma do nosso curso está com data marcada para os dias 20 e 21 de Novembro.

Assim como na última turma, estamos com o novo módulo de eCommerce, o qual causou uma excelente impressão nos nossos alunos, além de é claro, todo o conteúdo atualizado e com as últimas novidades da área de SEO. No curso você encontrará com a nossa equipe, poderá tirar as suas dúvidas e ainda aprender muito mais sobre a nossa área.

Vale ressaltar que até o dia 08/10 você obtém o melhor desconto. Logo, corra e garanta já a sua vaga.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Dúvidas de SEO: Links Patrocinados e Email Marketing, Remoção de URL, Texto Âncora, Canvas e CSS”

  1. Renan Felix

    Ótimo artigo, tenho uma sugestão – até para fins de acessibilidade – você acrescentar em cada artigo uma versão amigável para impressão, sem imagens ou imagens reduzidas.

    abraços!

    @profissionalseo

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>