Dúvidas de SEO: Joomla, Long Tail, 404 e Conteúdo Duplicado

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Cá estou eu em mais uma sexta-feira, trazendo a vocês o bate-papo informal em SEO, o “Pergunte ao Ricottinha”. Pois bem, essa semana selecionei 4 temas muito interessantes do meu formspring. O primeiro é uma pergunta sobre Joomla que eu optei por responder de forma mais geral. A segunda é uma dúvida sobre como escolher a sua palavra-chave. A terceira é uma dúvida sobre a nossa página de 404 e o link juice que ela possui. Já a pergunta final é uma dúvida bem interessante sobre este tipo de artigo que eu estou fazendo e conteúdo duplicado.

Em seguida, selecionei algumas perguntas bem interessantes do nosso Q&A, que para quem não conhece, é uma área, onde os assinantes da Agência Mestre podem fazer perguntas sobre SEO e estratégias, e em até 48 horas úteis, o time da Agência Mestre (incluindo eu, o Frank e outros) respondemos para você.

Nesta semana, o Frank Marcel contemplou os nossos assinantes com respostas excelentes para algumas dúvidas muito legais.

Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.


Pergunta: Bom dia Ricottinha ! O que vc me diz de SEO em Plataforma Joomla ?

Resposta: Eu sou a favor de toda e qualquer plataforma que possibilite alterações. Já ouvi falar muito bem do Joomla e de alguns plugins mas nunca tive oportunidade de trabalhar com este CMS.

Na minha visão, eu trabalho com estratégias de SEO e elementos da arquitetura que são padronizados. Em cada CMS ou projeto, independente da linguagem, eu tento reproduzir estes elementos.

Por exemplo, eu gosto de customizar os títulos de todas as páginas, incluir um texto descritivo para cada categoria ou ainda incluir uma lista de conteúdo relacionado em cada página de artigo. Se o CMS já tiver um plugin beleza, se não tiver fazemos um.


Fábio, na definição das keywords para otimizar um site, é melhor focar em palavras genéricas (ex: carros), ou apostar na cauda longa (ex: carros em sao paulo)?

Resposta: Depende do seu estágio e autoridade do seu website.

Se você está iniciando um trabalho na internet, compensa olhar primeiro as oportunidades mais fáceis, ou seja, as palavras na long tail. Veja as que são menos concorridas e ataque elas.

Em um segundo grupo de metas, foque palavras que estão mais próximas do meio e cabeça da cauda.

Em outro cenário, se você é um website autoritário e já consolidado na Internet, como Wikipedia por exemplo, você pode atacar as palavras mais genéricas pois a sua autoridade irá lhe ajudar a rankear bem para estes termos.


Ricottinha, a @Agência Mestre criou uma página muito interessante para o erro 404 e naturalmente irá ganhar alguns links para essa página. Não seria o caso de se colocar a meta canonical para a home ou para a página que vocês falam sobre o erro 404? Abs! – por Domício Neto

Resposta: Grande Domício! É um prazer responder a sua pergunta. Bom, quando criamos a página de 404 super interativa, não pensamos em link juice. A idéia era produzir um mini viral, que as pessoas gostassem e ao mesmo tempo comentassem sobre o nosso website.

Naturalmente, surgirão links, como os compartilhados no Twitter ou em algum website, mas o que mais me interessa são aquelas aqueles artigos que mostram “As Melhores Páginas de 404”, como por exemplo este. Nestes casos, o autor do blog cria um link pro domínio em si e um para a página de 404. Esta é uma forma escalável de se ganhar link. Eu não preciso trabalhar para adquirir mais.

Uma outra tática que posso criar facilmente, é observar a quantidade de backlinks através do GWT em páginas de erro e desta forma criar uma página 404.html e redirecionar todo o juice para lá. Desta forma a pessoa ainda vê a página de erro, mas nós aproveitamos o juice.

Agora efetivamente respondendo a sua pergunta, se eu quiser colocar um canonical nas páginas, eu tenho que retornar um código 200 e não o 404. Se eu retornar 200, vou criar um grupo “infinito” de páginas para o meu site. Por isso acho que a estratégia de observar onde são os “pontos de entrada” de juice e assim redirecioná-los para uma versão “404.html”.


Postar no blog do Agência Mestreas perguntas feitas aqui, não seria conteúdo duplicado já que o Formspring é indexado normalmente? o que você fala a respeito?

Resposta: Sim e não ao mesmo tempo! A primeira vista, cada pergunta do Formspring indexa de duas maneiras: a primeira é através da sua URL, como por exemplo “http://www.formspring.me/fabioricotta/q/1171821192”. A segunda maneira é através da página inicial do perfil, a qual exibe as últimas perguntas e respostas feitas por aquele usuário.

Agora vamos analisar um pouco melhor o caso. Quais são os backlinks da página de pergunta? Essencialmente, ele possui um backlink da minha página de perfil, quando eu a atualizo, e ponto. Mais nenhum backlink possível.

Já quando eu insiro a pergunta e resposta aqui na Agência Mestre, normalmente eu agrupo com uma porção nova de conteúdo, coloco um pouco mais de contexto e ainda a página recebe links de diversos lugares, tanto internos quanto externos. Deixando assim, esta página muito mais relevante do que a página do Formspring.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

  • Redirecionamento de Páginas indexadas – O nosso assinante possuía um website em WordPress e um certo tempo depois ele decidiu trocar o seu website mas esqueceu de redirecionar as suas URLs. A dúvida se extendeu em termos mais técnicos onde o Frank Marcel respondeu com muita propriedade.
  • Redirecionamento htacess – Em outra dúvida sobre redirecionamento, um assinante pergunta se é necessário fazer o redirecionamento e como fazer quando o seu website aceita a URL amigável e a versão com parâmetros.
  • Microsite com WordPress – O assinante criou uma espécie de hotsite e com 3 semanas estava indexado no Google. Segundo ele, cerca de 1 semana depois, o website simplesmente desapareceu do Google. Confira a resposta do Frank, que mostra uma linha de raciocínio para identificar um possivel problema no website.
  • Plugin Extreme WordPress – Um assinante pergunta o que achamos do plugin e se o consideramos um processo de Link Farm ou venda de links. O Frank analisou muito bem o plugin e respondeu a dúvida do nosso assinante, listando os problemas com o tipo de estratégia do plugin.
  • Redirecionamentos em microsites – Um de nossos assinantes comenta sobre o uso de microsites e uma posição que o Pedro Dias comentou no Search Labs. Em seguida ele pergunta ao nosso time qual a melhor estratégia para deixar a sua rede mais segura.
  • Redirecionamento 301 e re-ranking sem perda – Um assinante perguntou qual seria a perda e se existe perda ao se efetuar um redirecionamento 301.
  • Pequena dúvida de robots.txt – Um dos nossos assinantes levantou uma boa dúvida com relação ao arquivo robots.txt e a forma de se especificar um diretório. O Frank respondeu mais essa, dando vários exemplos e uma explicação excelente sobre o caso.
  • Cadastro em Social Media – Me adicione – Um dos nossos assinantes pergunta a melhor estratégia de se utilizar o Me Adicione com várias redes sociais. O Frank respondeu esta dúvida mostrando a melhor forma de se tirar proveito das redes sociais.

O Nosso Curso de SEO

Turma do Curso de SEO em São Paulo
Para quem já estava pedindo, já abrimos inscrições para a nossa nova turma do Curso de SEO em São Paulo. Esta turma do nosso curso está com data marcada para os dias 20 e 21 de Novembro.

Assim como na última turma, estamos com o novo módulo de eCommerce, o qual causou uma excelente impressão nos nossos alunos, além de é claro, todo o conteúdo atualizado e com as últimas novidades da área de SEO. No curso você encontrará com a nossa equipe, poderá tirar as suas dúvidas e ainda aprender muito mais sobre a nossa área.

Vale ressaltar que até o dia 08/10 você obtém o melhor desconto. Logo, corra e garanta já a sua vaga.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Dúvidas de SEO: Joomla, Long Tail, 404 e Conteúdo Duplicado”

  1. Domicio Neto

    Fala Ricottinha! Obrigado por ter respondido a minha dúvida lá no formspring.me, mas ainda fiquei em dúvida, ou melhor, a sua resposta criou uma nova dúvida.

    Quando você fala “observar onde são os “pontos de entrada” de juice e assim redirecioná-los para uma versão “404.html”, você se refere a fazer um função que todo usuário que vier de uma determinada página onde contém o link para a page de erro 404, será redirecionado para outra?

    Eu vi que quando digito http://www.mestreseo.com.br/erro/404/ sou redirecionado para http://www.agenciamestre.com/seo/404-error mas acho que não é essa a questão.

    Se puder explica melhor esse processo que você falou de redirecioná-lo.

    Abração!

    Responder
  2. Juliano Torriani

    Muito bom o Post!

    Muito interessante a “dica” sobre conteúdo duplicado. Se seu conteúdo é mais rico e tem mais Backlinks vai ser o conteúdo escolhido pelo google para aparecer de acordo com a palavra chave, enquanto os outros conteúdos serão descartados.

    Quanto a estratégias de palavra chave para SEO, é interessante pensar em como o cliente procura o seu produto ou serviço e desenvolver o trabalho para esse publico, geralmente palavras com dois ou 3 termos no início e depois indo atrás das mais genéricas.

    Pense sempre no conteúdo e em criar páginas com conteúdo de qualidade no seu site de acordo com a palavra chave que quer posicionar e deixar bem claro para o google que tal página fala sobre o assunto da palavra chave.

    Abraço Valeu pelo artigo
    Juliano Torriani
    @julianotorriani

    Responder
  3. Leonardo Linhares

    Prezado Fábio, tudo bom?

    Vc. vê relação direta dos trabalhos de SEO’s e a segurança de sites, e-commerce e portais?
    No caso de expor, destacar palavras e frases?

    Abraços e obrigado pela atenção.

    Leonardo Linhares

    Responder
  4. Rogério (@matofino)

    Sobre SEO na plataforma JOOMLA!, posso afirmar que dá p/ trabalhar TRANQUILAMENTE. Diversas outras técnicas de otimização, arquitetura… também!
    Para quem já usa WordPress, é normal que tenha algum estranhamento com a plataforma, mas assim c/ Fábio falou, o CMS têm características próprias e é tão bom quanto. Para quem utiliza Drupal, é café com leite.
    No repositório oficial do Joomla! existem diversas extensões p/ SEO. Mas se você realmente quiser ter um código com mais qualidade e “facilidades avançadas”, recomendo que utilize componentes e plugins pagos.
    Dica de ouro: o arquivo .htaccess é o Capitão Nascimento do Joomla!.

    Fábio – sou tão fã da tua página 404 que mostrei como exemplo de criatividade na minha oficina/palestra do Joomla! Day Brasil 2010. Se quiser ver a foto, passa lá no Flickr do @ludyamano.

    Abraço!

    Responder
  5. Karim

    Olá Pessoal,

    Trabalho já a algum tempo com Joomla e existe ferreamentas muito eficientes para SEO, dentre eles o JoomSEF, ijoola e dois plugins muito eficientes, o Plugin Easy Ping e o Plugin Auto Meta Desc SEO.

    O Joomsef é o meu preferido e ja trabalho com ele a algum tempo. Porém estas ferramentas nao vão resolver tudo, mas serão de grande valia.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>