Dúvidas de SEO: HTML 5, Domínios, Operadores do Google, Firefox

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estou de volta em mais uma edição do “Pergunte ao Ricottinha” que reúne diversas dúvidas e questões que os nossos leitores e assinantes enviaram e discutiram ao longo da semana. Como de praxe, vamos começar o nosso artigo com as discussões do nosso fórum de SEO, em seguida, trazemos as dúvidas enviadas ao meu Formspring e por fim o nosso Q&A com as dúvidas da semana.

Vale uma menção super importante para o Frank Marcel, o qual vem desempenhando um excelente trabalho no nosso Q&A, discutindo e sanando diversas dúvidas dos nossos assinantes. Parabéns pelo trabalho!

Então vamos as dúvidas e discussões:

Perguntas e Respostas do Fórum

Como vocês puderam acompanhar, o nosso fórum está crescendo cada vez mais, com mais participantes e dúvidas. Desta forma, selecionei os tópicos que achei mais relevantes nesta semana. Não se esqueça que o nosso fórum é gratuito, logo, você pode colocar as suas dúvidas, divulgar uma vaga de SEO ou apenas dar um alô. Aproveite e crie um post por lá.

Quanto tempo o Google demora para punir um site depois de uma denúncia?

O usuário do fórum patricknn possui uma dúvida muito recorrente na nossa área, referente a quando fazemos uma denúncia, quando o Google realmente demora para punir um determinado website. O interessante, e onde indiquei para o usuário do fórum, é ler a entrevista que fizemos com o Ariel, algumas semanas atrás. Nela o Ariel fala exatamente do que acontece no caso de denúncias contra spam.


SEO e HTML 5

Uma das maiores dúvidas dos profissionais de SEO e alguns webdevelopers é o que irá acontecer se você passar a utilizar HTML 5 em seus projetos. Confira na discussão o que alguns profissionais acham do assunto e contribua você também para o assunto.


Perdi posições no Google devido a queda do servidor, como recuperar?

Em uma situação bem similar ao caso que relatei a 1 mês atrás aqui na nossa coluna, um dos usuários do fórum teve problemas com o seu website, o qual ficou fora do ar por um certo tempo. Com isso, o site sofreu uma queda de rankings e até agora não conseguiu o posicionamento original. Confira nesta discussão algumas opiniões dos usuários do fórum.


Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.

Fabio, sobre a ordem das keywords em um domínio (http://goo.gl/n24UD), qual ferramenta você indica para decidir o melhor domínio? A keyword tool do adwords é válida para esse caso? Obrigado!
Eu acho super válida a utilização de qualquer ferramenta que você possa obter o que os usuários estão buscando. Ferramentas com o External Tool do Adwords, o Suggest, a Wonder Wheel, são facilidades que você pode utilizar para realmente utilizar as palavras que as pessoas estão buscando.

Uma dica interessante por aqui, que eu gosto de fazer, é abrir o External Tool, colocar o meu tema, puxar as palavras-chave sugeridas para um TXT. Em seguida, pego os radicais, e crio diversas variações usando a ferramenta Merge Words. Um detalhe é que nesta ferramenta você pode utilizar a opção de Domaining, assim ele já combina com a extensão final que você precisa (.com, .com.br, .net, etc…).


Sempre vemos vc falando sobre “queries”, “operadores” e afins. Vc teria coragem de publicar uma listagem c TODOS q vc conhece bem explicadinhos?, ou se não conseguiria explicar a lógica por tras deles para fazermos tentativas?

Infelizmente eu não tenho uma lista de operadores, mas vou listar para você os que eu mais utilizo e como utilizo:

site:www.meusite.com.br

Este operador um grupo aproximado das páginas que o Google possui em seu índice.

intitle:”Passagens Aéreas”

Este operador solicita ao Google que exiba apenas páginas que possuem em seu título o termo “Passagens Aéreas” (nesta forma exata).

inurl:passagens

Este operador solicita ao Google que exiba apenas páginas que possuem a palavra “passagens” na sua URL.

Uma coisa interessante dos operadores é que você pode combiná-los e ainda pode negativá-los:

site:www.meusite.com.br intitle:”Passagens Aéreas”

Este operador solicita ao Google que exiba apenas páginas que são do domínio www.meusite.com.br E que possuem em seu título o termo “Passagens Aéreas” (nesta forma exata).

site:www.meusite.com.br intitle:”Passagens Aéreas” -inurl:argentina

Este operador solicita ao Google que exiba apenas páginas que são do domínio www.meusite.com.br E que possuem em seu título o termo “Passagens Aéreas” (nesta forma exata) E que não possuam o termo “argentina” em sua URL.

Outro operador que tenho muito costume de usar é o intext, o qual solicita ao Google que encontre páginas que possuam em seu conteúdo APENAS (sem contar URL, título e meta tags) um determinado termo:

site:www.meusite.com.br intext:”Adicionar Site”

Pretendo fazer uma coleção de exemplos bem mais detalhadas, mas estes são a base para todas as consultas que realizo.


Quais extensões do Firefox ou Chrome você utiliza para trabalhar com SEO e qual o diferencial ou principal recurso cada uma delas possui?
Realmente eu nunca postei sobre as minhas extensões. Eu sou um utilizador assíduo do Firefox e ainda não migrei totalmente para o Chrome, mas possuo algumas extensões bem interessantes que facilitam a minha vida aqui no Firefox.

Extensões focadas em SEO:

  • Webdeveloper – praticamente obrigatório para quem desenvolve para web e também para profissionais de SEO. Com ela eu consigo ver o código fonte facilmente, remover a exibição de imagens e CSS;
  • SEOmoz Toolbar – para aqueles que são assinantes do SEOmoz, recomendo fortemente instalar a toolbar, a qual lhe dá os detalhes de DA, PA e ainda informações de backlinks segundo o índice Linkscape;
  • FoxProxy – com esta extensão eu posso trocar entre os meu proxies, para verificar resultados localizados em um determinado local do globo;
  • Delicious – uma extensão onde integra a minha conta do Delicious com o meu browser, desta forma eu posso salvar os artigos, patentes e material de estudo que gostei para referências futuras;
  • Domain Details – é um extensão bem simples que me dá detalhes de um domínio específico, tais como tipo do servidor, os cabeçalhos, o IP do servidor, a bandeira do país do servidor e um link pro Whois do domínio;
  • Firebug – praticamente é um mandamento para quem é desenvolvedor web, pois com ele você pode inspecionar o seu código. Esta é a principal função no meu caso;
  • Page Speed – uma extensão fundamental para saber onde e o que podemos melhorar para agilizar o carregamento das páginas dos nossos websites;
  • Search Status – utilizo ele principalmente para verificar links nofollow e mostra a informação de Pagerank, uma vez que não utilizo a Google Toolbar;
  • Table2Clipboard – esta é uma extensão simples para ajudar a copiar dados de uma tabela HTML, seja uma linha específica ou uma coluna por completo, ela auxilia no processo de copiar os dados para assim eu utilizar em uma planilha, por exemplo;
  • Live HTTP Headers – é uma extensão formidável para encontrar redirecionamentos, descobrir quais os cabeçalhos que o servidor retorna para a sua requisição. Tudo em tempo real, diretamente acoplado no seu browser.

Sugiro ainda que vocês leiam este artigo do Bruno Nassar sobre extensões para o Firefox e ainda este do Frank Marcel sobre Extensões para o Chrome.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

Categoria, como tirar o melhor proveito?

Um de nossos assinante levantou a dúvida sobre como melhor organizar a arquitetura de um site, especialmente quando o domínio já é a keyword exata do nicho do site. A dúvida girou em torno de ficar fazendo repetições da keyword na URL (keyword.com.br/keyword/subcategoria/post-com-keyword-no-titulo-denovo) e como montar a arquitetura do site neste cenário. O Frank Marcel passou por lá e esclareceu melhores formas de distribuir keywords e montar landing pages em um website assim.

A ferramenta SeoQuake utilizada no Google Crome não pega as paginas indexadas do bing? Eu tentei com vários sites inclusive conhecido e aparece n/da é isso mesmo?

Dúvida simples: a ferramenta não funcionou. Solução simples: Atualizar a ferramenta. Para quem não conhece, a SEOQuake é uma extensão para o Google Chrome (e também um plugin para o Firefox), que mostra informações diversas sobre um site, como PageRank, páginas indexadas em cada top Search Engine, volume de links, whois, entre outras.

Estratégia para lançar blog em redes sociais

O Assinante levantou a dúvida sobre como iniciar um trabalho em redes sociais para um blog recém criado e como manter a interação. O Frank Marcel indicou 3 artigos já publicados aqui na Agência Mestre que mostram justamente por onde começar a caminhar por redes sociais e interação.


O Nosso Curso de SEO

Turma do Curso de SEO em São Paulo
Para quem já estava pedindo no começo do ano, estamos com uma turma em aberto para o mês de Fevereiro. Nos dias 19 e 20 de Fevereiro, estamos oferecendo uma turma nos novos moldes.

É importante ressaltar que temos poucas vagas disponíveis, logo, se você tem interesse, não perca a oportunidade e aprenda com o melhor Curso de SEO do país.

Divulgue este artigo

2 Comentários para “Dúvidas de SEO: HTML 5, Domínios, Operadores do Google, Firefox”

  1. M. Toledo

    sobre os operadores, tem outros simples também:

    link:seusite.com.br
    vai exibir as páginas que estão com link para o seu site

    cache:seusite.com.br
    vai exibir o cache do google

    filetype:mp3
    busca arquivos com determinada extensão

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>