Domínios são como o vinho

Domínios são como o vinho, quanto mais antigo melhor. Realmente é notável a vantagem que um domínio antigo tem em relação a um novo. Mas por que os motores de busca fazem esta diferenciação? Pelo simples fato de que nos dias de hoje a criação de domínios é muito maior e estamos cercados de domínios com conteúdo duplicado, spam, páginas com vírus e voltadas a propaganda extensiva. Existem ainda, aqueles que criam domínios e aplicam técnicas de black hat para conseguir um maior desempenho em pouco tempo.

Voltando à analogia com o vinho, ninguém quer um vinho ruim, assim os motores de busca não querem em seus indexes um site de má qualidade.

Domínios Antigos

A boa notícia para os navegantes do Agência Mestre é que existem sites voltados à venda de domínios antigos e assim você conseguirá tirar proveito da sua idade. Neste caso abuso de idade não é crime! =)

Um bom exemplo de um site que faz esta venda de domínios é o YourMainDomain.com, lá você pode selecionar ainda por PageRank! Assim você compra o domínio com o PageRank que desejar.

Caso você queira comprar um domínio antigo, verifique os seguintes itens:

  • Quando ele foi registrado?
  • O domínio teve o seu registrar trocado?
  • Ele está no archive.org?
  • Está listado no DMOZ?
  • Qual era o conteúdo disponibilizado antigamente
  • Está banido do Google(apresenta resultados no buscador)?

Se todas as respostas forem boas, este é um domínio interessante a ser adquirido!

Domínios Expirados

Muito se comenta sobre se os domínios expirados, que são aqueles que passam do prazo para renovação, perdem o PageRank. O fato é que perdem sim.

Em pesquisas recentes aqui na empresa, descobrimos que assim que o domínio é expirado, o Google (e outros motores de busca) conseguem esta informação e assim automaticamente o PageRank é zerado.

Logo, se você é daqueles “espertinhos” que fica de olho em domínios expirados, saiba que eles não continuam com o PageRank.

Uma dica boa é que domínios expirados normalmente possuem nomes bons, com palavras-chaves interessantes, pois estes domínios foram registrados a um bom tempo. É bom ficar ligado caso algum domínio bom apareça.

Para isto você pode usar os seguintes sites para monitorar e procurar por domínios expirados recentemente:

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

22 Comentários para “Domínios são como o vinho”

  1. Rochester

    Muito boa a dica de compra de dominios antigos.
    tem uns bem velhinhos no yourdomain… na home tem um de 11 anos :o
    daqui a pouco eu acho uns mais velhos que eu… hehe

    Responder
  2. heron

    Lembrar que os dominios expirados entrarão no efeito sandbox
    :p

    E eu gosto de vinho merlot

    Responder
  3. Registro de dominio

    É verdade, quanto mais antigo é o domínio, melhor para SEO. Vale lembrar que quanto mais antigo o domínio, mas tráfego residual ele deve ter.

    Atenciosamente,

    Ricardo Vaz Monteiro

    Responder
  4. Rodrigo Sampaio

    Meses atrás eu fui obrigado a reservar o nome da minha empresa pois um pessoal do norte do Brasil começou a usá-la indevidamente.

    Apesar deste destes terem cooperado e concordado em retirá-la do site deles, a idéia naquele momento foi impedir que isso acontecesse novamente…afinal de contas, este tipo de “informação” esta acessível a todos os interessados dentro do site do INPI.

    Fechando meu comentário com o texto acima, bem que o pessoal do Google também poderia levar essa informação em consideração visto que passa credibilidade e garante a boa “índole” da empresa detentora desse direito.

    Abraços !

    Responder
  5. Rodrigo Guedes Barboza

    A respeito de sites expirados, fiz uma busca no Whois sobre um site que permite criar sites de graça (webs.com – conhece?) e vi que ele está marcado para expirar em 2012. Isso significa que nesta data ele (e todos os sites criados através dele) saírão do ar? Ou apenas é o prazo para que o administrador do site renove sua assinatura?

    Responder
  6. Imóveis a Venda - Porto Alegre

    Olá Fábio,

    Venho verificando meus domínios em sites que informam a idade do domínio e todas as vezes é retornada a resposta “Domain Age N/A”, entendo que é necessário um certo tempo para se detectar este dado mas possuo domínios com anos de idade, conteúdo ativo e único, e mesmo assim não aparece essa tal idade. Há algum tempo delimitado para a aparição deste dado?

    Abraço

    Roger W. Barros

    Responder
  7. Jefferson

    Olá Fábio.

    Verifiquei um dominio em YourMainDomain.com, e este dominio tem PR7 e apenas 5 links apontando para ele.
    Pode um site ter um pagerank alto assim com pouquissimos links de PR médio apontado para ele? Ou será que isso está ligado mais pelo tempo do domínio do que os links externos? O PR pode diminuir com o tempo?

    Abraço,

    Jefferson

    Responder
  8. Leonardo

    Achei um bom dominio estacionado que me interessa, inclusive já peguei os dados de contato do dono desse domínio. Mas a minha dúvida é saber qual a melhor forma de se fazer isso, ou seja, como devo proceder em relação a uma possível negociação, e como funcionaria essa troca de dono junto ao “registro.br”?

    Responder
  9. binho

    Olá é sempre bom apreender um pouco mais, gostaria de saber sobre como fazer a transferência de um domínio para o nome de outra pessoa.
    Obrigado

    Responder
  10. Marcel

    Coisinha básica.
    O PR pode ser zerado em um dominio expirado, no entanto, os backlinks presentes vão continuar apontanto para ele, ainda mais em se tratando de paginações mais antigas. Neste caso, basta acionar o dominio que o pr tem grandes chances de voltar com a mesma pontuação.

    Responder
  11. Alex Ramos de Oliveira

    Uma dúvida,

    Eu li em um site que se eu renovar o meu domínio por Ex. 10 anos isso influencia nos fatores de rankeamento isso é verdade ?

    O texto é mais ou menos esse(Você sabe que você pode registrar seu domínio por até 10 anos? Ao fazer isso, você vai mostrar ao mundo que você é sério sobre seu negócio. Além disso, é bom para o SEO.)

    Responder
  12. Silvia

    Ola tudo bem!

    Rapaz eu pretendo registrar um dominio, mais o nome que eu estou querendo ja existe um .com.br dele, sera que vale apena, ou teria algum problema, registrar apenas o .com mesmo e tocar o negocio ?

    Responder
  13. Luiz Parreira

    Fábio, sou leitor assíduo dos seus artigos; Tenho um domínio utilizando apenas a extensão .COM por alguns anos e tenho conseguido alguma relevância no meu mercado aqui no RJ; Apareceu agora o proprietário do .COM.BR me oferecendo a transferência do mesmo, como você acha que isso impactaria o meu tráfego e relevância? E o que seria o melhor a fazer com o .com.br? Agradeceria muito o seu input. Parabéns e sucesso!

    Responder
  14. malu

    Muito interessante essa matéria. Não sabia que era possível comprar domínios dessa maneira. Procurei alguns nomes mas todos já estavam registrados.
    Agora já sei como encontrar mais domínios interessantes.
    Obrigado pelas dicas.

    Responder
  15. Eduardo Cintra

    É verdade o domínio é muito importante, eu mesmo já consegui um bom resultado em SEO para um cliente graças ao domínio que ele tinha.

    Responder
  16. Fernando

    Meu domínio, assim como todos do meu host estão com a idade “Not Available”. Existe algum script que resolva? Meu domínio tem uns 8 anos!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>